Buscar

PROVA A2 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 2 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica. Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve várias dimensões. (www.oei.es/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf)‎ A partir dos parágrafos acima qual das dimensões abaixo não está relacionada ao FRACASSO ESCOLAR:
	políticas
	históricas
 Certo	hereditárias
	sócio-econômicas
	ideológicas
Paulo, aluno da Escola X, foi reprovado no 3º ano de escolaridade do Ensino Fundamental pela 4ª vez. O fracasso escolar de Paulo analisado a partir de uma questão institucional, parte do princípio que:
 A)O fracasso de Paulo acontece porque a cultura vivenciada pelo aluno em sua família não está sendo respeitada na escola.
 B)A escola X reproduz as relações de poder e dominação que há na sociedade.
Assinale a alternativa correta:
 Certo	As afirmativas A e B estão corretas.
	A afirmativa A é a única correta
	A afirmativa A é contrária a afirmativa B.
	A afirmativa B é a única correta.
	As afirmativas A e B estão erradas.
Muitas escolas estão bastante preocupadas com a qualidade dos relacionamentos interpessoais entre alunos e seus professores. Muitos problemas de relacionamento chegaram para Dora - a diretora do colégio e ela está buscando parâmetros para avaliar o que pode ser considerado bullying. Dos comportamentos abaixo qual pode ser caracterizado como bullying dentro do espaço escolar?
	Maria criou um jornal virtual dentro do seu blog onde elege os colegas mais inteligentes, bonitos, engraçados e coloca fotos que são tiradas no recreio com o consentimento desses amigos. Quem é popular, quer entrar no blog da Maria.
	Fabio entregou para a inspetoria do colégio todos os seus amigos que estavam fora da sala de aula, pois preferiram jogar futebol no momento da aula de química.
 Certo	Joana não permitiu que Fabio entrasse em seu grupo de seminário alegando que ele era ¿delicado¿ e não parecia com os meninos de sua sala, pois não gostava de futebol nem de jogo de luta. A partir disso, os meninos passaram a chamá-lo de Fabinho Ken, fazendo uma alusão ao boneco namorado da Barbie, gerando um grande constrangimento para Fabio.
	Luísa que é líder de torcida organiza suas colegas do vôlei para uma tarde na quadra de esportes em que apenas meninas do vôlei podem participar, gerando muita insatisfação nas outras meninas que não foram convidadas.
	Pedro formou uma comunidade na internet para discussão filosófica sobre temas que estão no limite da ética com a religião. O primeiro tema em discussão será aborto, mas só pode participar quem tem uma orientação cristã e é convidado por ele.
Qual desses transtornos é caracterizado por comportamentos agressivos e hostis de alunos que se julgam superiores a outros colegas e por isso realizam perseguições e difamações na escola:
	TDAH
	Autismo
	Carência cultural
	Depressão Infantil
 Certo	Bullying
Marque a alternativa que indica quais as habilidades sociais devem ser desenvolvidas nos alunos para prevenir situações de bullying no espaço escolar?
	Habilidades de liderança e competitividade
	Habilidade linguística e resiliência
	Habilidades de expressão oral e raciocínio lógico
 Certo	Habilidades de empatia e amizade
	Habilidades de oralidade e criatividade
No dia 20 de setembro foi sancionada a Lei n° 5.792 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que dispõe sobre a notificação e encaminhamento de autores de bullying no espaço escolar para a polícia e o Conselho Tutelar. A Orientadora Educacional do Colégio de Aplicação, em entrevista, chama a atenção para a necessidade de definir exatamente quais atitudes fazem parte do comportamento de bullying, pois é muito comum que adolescentes tenham uma irreverência que possa ser externalizada na forma de apelidos e brincadeiras que fazem parte do seu relacionamento habitual. Das alternativas abaixo, qual apresenta somente comportamentos considerados bullying no espaço escolar?
	Discordar da opinião do colega, argumentando a favor de sua forma de pensar o mundo.
 Certo	Excluir do grupo de atividades, colocar apelidos e perseguir colegas por motivos fúteis.
	Difamar as meninas com comentários sobre a sua sexualidade, não permitir que alguns colegas façam trabalhos em grupo, não devolver material escolar que foi pego emprestado.
	Não emprestar material escolar, não permitir que faça trabalho em grupo e colocar apelidos em colegas de escola.
	Expor conversas eletrônicas para toda a rede e não convidar para o time de futebol as meninas que não tem estrutura física para o jogo.

Outros materiais