Buscar

PROVA A2 ED. ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 2 EDUCAÇÃO ESPECIAL
A história da Educação Especial revela diferentes concepções de educação em relação ao trabalho de escolarização do aluno com deficiência. Assinale a única opção que fundamenta o trabalho numa escola inclusiva:
	Organiza o trabalho em classes especiais para alunos com deficiência.
	Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem com parte dos alunos que não apresentam deficiência.
 Certo	Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
	É concebida como uma instituição educacional à parte do sistema geral.
	Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
Débora é uma jovem professora que iniciou a sua atuação docente numa pequena escola particular no subúrbio de Vila da Penha (Rio de Janeiro). Em sua primeira semana de trabalho foi convocada por sua diretora para uma reunião em que o aluno Matheus de 8 anos de idade e sua família seriam apresentados aos profissionais da escola. A diretora explicou para Débora que a inclusão de alunos deficientes é assegurada por lei e pôde complementar a sua explicação com mais um argumento que mostrava respeito à diversidade de formas de ensinar e respeito à cidadania de Matheus. Marque o único argumento que NÃO faz parte desta descrição qualitativa e, portanto, NÃO poderia ter sido usado pela diretora:
	A diretora se limitou a explicar que a decisão da professora não pode ferir a legislação nacional que obriga todos os estabelecimentos de ensino se prepararem para receber e educarem alunos com diferentes deficiências.
 Certo	A diretora explicou que a escola é pequena e precisa do maior número possível de alunos para poder cumprir suas metas orçamentárias e receber o valor dos investimentos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
	A partir da legislação brasileira (LDB 9394/96 e Constituição Federal de 1988) a diretora pôde explicar para toda a equipe que Matheus tem direitos assegurados pelo simples fato de ter nascido em solo brasileiro. Portanto, a escola precisa se adequar o mais rápido possível para atender às suas necessidades.
	A diretora se solidarizou com a insegurança de Débora, afinal de contas essa seria uma experiência nova e desafiante para a jovem professora. Entretanto, a diretora logo apresentou uma serie de sites e artigos que ensinam como locomover crianças com diplegia.
	A partir do conceito de inclusão e acessibilidade a diretora provou que uma boa escola deve ser boa para todos, inclusive, para os alunos com deficiências e fraco desempenho acadêmico.
O processo de conquista e o reconhecimento de alguns direitos das pessoas com deficiência, no Brasil e no mundo vem avançando. Temos como exemplo a Declaração Universal dos Diretos Humanos - 1948.
Assinale o item que apresenta SOMENTE documentos legais que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo:	
Declaração de Salamanca, Lei nº 8.078/90, CONDEPHAAT-1982
Constituição Federal -1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90
 
	
Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90, Convenção de Guatemala
 Certo	Declaração de Salamanca - LDB 9394/96 - Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 LDB 9394/96, Estatuto da Criança e Do Adolescente, CONDEPHAAT-1982 
Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como uma pessoa estática e passou a ser vista como:
	ser demoníaco
	bobo da corte
	sujeito dependente
 Certo	pessoa dinâmica e com possibilidades
	pessoa incapaz
Renato, pessoa com paralisia cerebral, na década de 50 não teve oportunidade de vivenciar um processo educacional inclusivo. Nessa época, a pessoa com deficiência ficava fora do ambiente escolar.
Na década de 50, a educação da pessoa com deficiência seguia o paradigma:	
 de suportes	
de serviços	
de condicionamentos
 Certo	assistencialista	
de competências
Ao longo da história do homem observamos que a visão social sobre a questão da deficiência sofre transformações que influenciam diferentes movimentos sociais em relação à pessoa com uma deficiência. Na Idade Antiga, aproximadamente entre os anos de 4000 /3500 a.C. até 476 d.C., podemos afirmar que o movimento característico em relação a uma pessoa com deficiência que melhor define o comportamento social dessa época é de:
	Integração social
	Inclusão social
 Certo	Exclusão social
	Neutralidade
	Participação social

Outros materiais