Buscar

PROVA A8 ED.ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA A8 ED.ESPECIAL
Filme: Temple Gandin
Sinopse: Temple Grandin, jovem autista, tem sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.
Considerando aspectos estudados a respeito dos transtornos globais do desenvolvimento, o filme Temple Gandin foi baseado em:	
uma ficção, pois o transtorno global do desenvolvimento está sempre atrelado a deficiência intelectual.
 Certo	uma história real, de uma pessoa autista que alcançou estágios avançados de desenvolvimento.	
uma ficção, não tem como uma pessoa com TGD ingressar em uma Universidade.
uma ficção, pois uma pessoa não tem como perceber o mundo de maneira diferente, os órgãos dos sentidos funcionam de maneira semelhante em todos os seres humanos.
uma história real, pois toda pessoa com TGD possui grande conhecimento e interação com animais.
 
São considerados alunos com transtornos globais de desenvolvimento aqueles que apresentam quadro de:	
	autismo clássico, síndrome de Down, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação.
 Certo	autismo clássico síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação.
	deficiência intelectual, deficiência física ou deficiência sensorial.
	autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Down, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação.
	autismo clássico, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou deficiência física.
O americano Jason McElwain, 18 anos, diagnosticado com autismo e apaixonado por basquete, protagonizou uma história incrível.
No dia 15 de fevereiro de 2006, o técnico da escola deu o uniforme do time a McElwain e o avisou de que se, no final da partida o time estivesse liderando o placar com folga, ele poderia entrar. Faltando quatro minutos para o fim da partida e com uma diferença de dois dígitos, Jason entrou em quadra.
 McElwain acertou seis arremessos de três pontos e mais um de dois pontos, totalizando 20 pontos em pouco menos de quatro minutos. A cada cesta convertida, a torcida explodia no ginásio da escola. O time de McElwain venceu por 79 a 43. O show de Jason foi eternizado ao receber o prêmio ESPY de melhor momento do esporte em 2006.
Fonte: http://www.espbr.com/busca/Mcelwain
A história de McElwain revela que o processo de inclusão educacional no desenvolvimento da pessoa com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento):
 revela que somente a estimulação familiar promoverá todo sucesso no desenvolvimento da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento.	
é significativo, desde que o aluno permaneça somente em uma escola especial, segregado do convívio com outros alunos.
prejudica o desenvolvimento do aluno com TGD, dificultando histórias de superação como a de McElwain.
 Certo	possui uma importância significativa, pois o ingresso da criança com TGD em um processo de inclusão escolar, marcará um enorme diferencial no desenvolvimento do indivíduo.
nada significa, pois o tratamento médico será o único responsável pelo avanço no processo de desenvolvimento da pessoa com TGD.
No processo educacional dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, professores precisam entender que o aluno com TGD processa informações de maneira diferente, tem resistência a mudanças, pode ser mais sensível ao barulho, exigindo assim, que adaptações aconteçam no planejamento.
 Sendo assim, o processo de inclusão dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, segundo a legislação brasileira, deve:	
acontecer somente com a presença de um mediador com pós graduação concluída na área de Transtorno Global do Desenvolvimento.	
acontecer no centro de atendimento educacional especializado, segregando alunos com transtornos globais do desenvolvimento do convívio com outros alunos.
acontecer em parceria com a família, que deve permanecer no período escolar, realizando as mediações necessárias, visando minimizar as diferenças e dificuldades apresentas pelo aluno com TGD.
 Certo	acontecer através de uma rede de apoio, integrando ações entre o professor da turma regular, o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o coordenador pedagógico.
ser o grande desafio somente do professor, que deve assumir toda responsabilidade pelo desenvolvimento do aluno com TGD.
O aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em classe comum de escola regular. No contexto escolar, o trabalho pedagógico proposto deve valorizar os seguintes aspectos. EXCETO:	
	Um ambiente estimulador e desafiante para o aluno.
 Certo	A segregação do convívio social na comunidade escolar
	Desenvolver o seu processo de aprendizagem.
	Leituras e manejos adequados das regras sociais.
	Promover o bem-estar e oportunidades de interações sociais
Thalita é uma adolescente de 12 anos de idade que recebeu um diagnóstico de autismo e foi incluída na Escola estadual Gabriela Mistral. Os pais dos seus colegas de classe estão reprovando a atitude da escola por considerar Thalita incapaz de acompanhar os conteúdos do Ensino fundamental. Como professor desta escola, qual argumento poderia ser usado com objetivo de explicar aos pais dos alunos a viabilidade do processo educativo de Thalita na rede regular? Marque a resposta correta.	
	A escola vai receber Thalita e permitir que ela curse seus estudos em classe comum apenas para o cumprimento da lei.
	A lei obriga a escola a receber Thalita, mas não oferece os melhores subsídios para educar a jovem com tão grave transtorno.
 Certo	Thalita aprenderá através de atividades diversificadas e terá o recurso da flexibilização curricular para acompanhar as atividades realizadas com os seus colegas.
	Thalita fará apenas atividades de recreação e educação física com os colegas para ter contato com outros adolescentes.
	Os autistas não se socializam mesmo e sendo assim, Thalita pouco interferirá na dinâmica da turma.

Outros materiais