Buscar

PROVA A3 CONT.MET.PRAT.ENS.CREC.E ENS.FUND.

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 3 CONT. MET. PRAT. ENS. CRECHES E ED. INFANTIL
1.Durante o cotidiano das instituições de educação infantil serão promovidas ações que irão consolidar a união do cuidar e educar como práticas inseparáveis. É no espaço do dia a dia, no ritmo e ao longo de cada jornada que acontecem saltos qualitativos no desenvolvimento da criança, respeitando sua singularidade, movimento e necessidade, a criança fará descobertas vivendo experiências a partir de tudo que será oferecido a sua volta. Com relação a esse aspecto está correto afirmar que:	
	a avaliação deve ser criteriosa, pois nesse momento serão identificadas as capacidades iniciais de aprendizagem.
 	identificar a organização da rotina e do ambiente como aspectos que devem garantir exclusivamente a saúde e a segurança da criança.
 Certo	a família deverá preocupar-se em manter-se informada a respeito de tudo que acontecerá nesse espaço.
	o planejamento não é um aspecto importante, pois o essencial é a abertura para os movimentos espontâneos da criança.
	a alimentação e o sono devem ser considerados os aspectos mais importantes, pois permitirão a saúde e o crescimento saudável.
2. As crianças devem ter acesso a saúde e higiene, tanto quanto aos conhecimentos do mundo e de sua cultura. Os profissionais de creches e instituições de educação infantil devem buscar planejar o cotidiano procurando respeitar as individualidades, bem como as necessidades especificas de cada faixa-etária.
 A partir do parágrafo acima, podemos afirmar:
 	a brincadeira interfere positivamente no desenvolvimento global da criança.
 Certo	que a educação alimentar é tão importante quanto os aspectos pedagógicos, nessa etapa da educação.
	a partir dos 4 a 5 anos, é esperado que as crianças já tenham adquirido todos os hábitos necessários de higiene e alimentação com independência e autonomia.
	o cuidar e o educar devem ser tratados separadamente para que as ações sejam melhor planejadas.
	o desfralde e o desmame devem ser feitos em casa, pois necessitam do olhar carinhoso das mães.
3.A organização da rotina e do ambiente são aspectos que irão expressar a ideia de criança e da educação que será oferecida à ela dentro da instituição. FORTUNATI (2009, p. 61) destaca em relação a esse aspecto que: pensar o espaço como gerador da experiência representa o sinal de uma atenção de escuta das necessidades das crianças que antecipa " e, no entanto, apoia " o cuidado da relação e da interação do adulto com as crianças dentro do contexto educacional.
Considerando as palavras do autor, está incorreto pensar que:
	O educador deve estar atento às várias manifestações das crianças percebendo sua frequência e em que condições ela ocorre.
 Certo	com exceção dos educadores, os demais adultos da instituição não tem tanta importância, ao se falar dos relacionamentos humanos que vão interferir no desenvolvimento das crianças.
	o educador deve respeitar a individualidade de cada criança e buscar formas afetuosas de intervir durante momentos emotivos.
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	o planejamento do espaço envolve um olhar atento que deve refletir as necessidades do grupo infantil
4.Na creche "Moranguinho" a professora de turma, avisou a professora auxiliar que ao longo da divisão de tarefas, em hipótese alguma, ela levaria qualquer criança da turma ao banheiro, pois ela não estudou para isso e essa tarefa não é dela.
 A frase da professora acima REFLETE:
	as conclusões de pesquisadores e especialistas da área que buscam em seus discursos e textos demonstrar a importância do cuidar como aspecto essencial na educação infantil.
	o texto das diretrizes nacionais curriculares, que afirmam a importância de dividir as tarefas ligadas ao cuidar e ao educar.
	sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurando que essa professora procura dar atenção especial, conforme as necessidades que identifica nas crianças.
	espaços de ação e compartilhamento em que todos interagem trocando experiências significativas.
 Certo	uma visão equivocada que está associada a praticas fragmentadas e excludentes que ajudam a marcar a divisão social de classes.
5.Sabemos que a creche é um espaço coletivo em que as práticas de higiene e saúde fazem parte da formação de todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com as crianças. Sobre o tema: A saúde na educação infantil, marque a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Nunca farei
(2) Às vezes farei
(3) Sempre farei
( ) Higienizar os brinquedos que são levados a boca diariamente
( ) Dar banho de sol diariamente nas crianças num período nunca inferior a 15 minutos, utilizando pouca roupa e respeitando o sol da manhã.
( ) Manter janelas e portas fechadas para não entrar ventos que possam resfriar as crianças.
( ) Soprar a comida quando ela estiver muito quente.
A ordem correta é:
	
3 3 2 1
	3 3 3 1
	3 1 2 2
	3 2 1 3
 Certo	3 2 1 1
6.As crianças devem ter acesso a saúde e higiene, tanto quanto aos conhecimentos do mundo e de sua cultura. Os profissionais de creches e instituições de educação infantil devem buscar planejar o cotidiano, procurando respeitar as individualidades, bem como as necessidades especificas de cada faixa-etária. Nesse ponto o educador NÃO deve oferecer atividades que:	
 Certo	incentivem todos os momentos da alfabetização através de cópias extensivas no quadro e ditados.
	esclareçam as curiosidades ligadas a descoberta do corpo e a diferença entre os gêneros.
	tenham conhecimentos relacionados a matemática, ciências, artes, leitura e escrita, através de atividades lúdicas e criativas permitindo a expressão das crianças.
	estejam de acordo com o nível cognitivo da criança.
	ajudem as crianças a refletir sobre suas ações quando desobedecerem as regras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes