Buscar

PROVA A8 C.M.P.E. CRECHES ED.INF.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A8 C.M.P.E.CRECHES ED.INFANTIL
O termo alfabetização corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia, a escrita alfabética, que corresponde às habilidades de utilizá-la para ler e escrever. Com relação às habilidades requeridas para essa ação na educação infantil NÃO É NECESSÁRIO:
	ouvir, contar histórias e dramatiza-las de forma lúdica.
	saber usar instrumentos como lápis, papel entre outros.
	dominar o seu traçado
	memorizar as convenções letra-som
	Certo ler e produzir textos reais de várias estruturas
Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos. Qual das frases abaixo NÃO ESTÁ entre as diretrizes apontadas pelo autor:
	deve-se ensinar à criança a linguagem escrita e não somente as letras.
	o ensino da escrita deve ser apresentado de modo que a criança sinta necessidade dela.
	a necessidade de aprender e escrever deve ser natural, da mesma forma como a necessidade de falar.
	a escrita deve ser apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa.
	Certo a escrita das letras deve ser apresentada isoladamente, através de associações de imagem.
Com relação às estratégias de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que:
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos exclusivamente por adultos (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, mas com objetivo de promoção ou classificação das crianças.
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, com objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	Certo Devem se pautar em múltiplos registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns, etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	Devem se pautar em raros registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	Devem se pautar na meritocracia,pois desde bem pequenas, as crianças podem conhecer o que é a lógica competitiva e meritocrática.
Os instrumentos mais adequados para avaliar as crianças na Educação Infantil são:
	Leitura oral
	Atividades para a escrita
	Atividades de casa.
	Certo Portfólio, fichas descritivas, observação diária.
	Provas individuais e coletivas.
Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequencia básica de atividades diárias é, antes de mais nada, é o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. BARBOSA E HORN (2001, P. 67). Com base no texto, a creche Tia Nastácia pretende organizar o ambiente e sua rotina, e com relação a esse aspecto NÃO É NECESSÁRIO preocupar-se com: a ) a promoção de identidade pessoal, o desenvolvimento de competência e a oportunidade para movimentos corporais. b) o oferecimento de atividades mais agitadas e mais calmas, sempre com flexibilidade. c) possuir o mobiliário adequado as crianças no sentido de treiná-las a maior parte do tempo em que estiverem na instituição para a leitura e a escrita de letras cursivas. d) garantir que o ambiente diante do despreparo da criança possa reter seu acesso ao ensino fundamental. 
ESTÃO CORRETAS:
	a - b
	a - d
	b - d
	a - c
	Certo c - d
A função pedagógica da pré-escola está focada na aquisição do código do sistema de leitura e escrita? No domínio do uso dessas nas práticas sociais?
	Não há distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade para usá-lo; pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrário. O importante é a obrigatoriedade de a criança no período final da pré-escolar estar completamente alfabetizada.
	A concepção ¿tradicional¿ de alfabetização, traduzida nos métodos analíticos ou sintéticos, é fundamental na pré-escola, pois, além de focar os métodos e o uso de cartilhas, valorizava nesse processo a decodificação das palavras, desvinculando-as em seu significado para a criança.
	Dependendo do que deseja a pré-escola, a entrada da criança no mundo da leitura e escrita pode ser bloqueada por formalidades que conciliem alfabetização e letramento.
	A função da pré-escola é deixar a criança pronta para ser alfabetizada, ou seja, desenvolver práticas a partir de exercícios de prontidão que introduzirão as crianças no mundo letrado.
	Certo O foco na educação infantil é desenvolver as múltiplas linguagens na criança; entre elas, o grafismo. Um ambiente alfabetizador (interno à pré-escola ou externo ¿ em espaços outros) favorece aprendizagens e o desenvolvimento da criança sobre a função de comunicação da língua, ampliando processualmente a sua leitura de mundo.

Outros materiais