Buscar

PROVA A2 FILOSOFIA DA ED. BRAS.

Prévia do material em texto

PROVA A2 FILOSOFIA DA ED. BRAS.
Os conceitos "natureza" e "cultura" são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer reflexão filosófica a respeito da prática pedagógica. Nesse sentido, marque entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a relação entre esses conceitos considerada ideal para uma prática pedagógica crítica e construtivista.
O comportamento humano é movido por pulsões instintivas, o que limita toda prática pedagógica já que uma vez sendo instintivamente violento, o sujeito não pode ser transformado pela intervenção formativa.
 Certo	O comportamento humano não movido pela natureza, mas sim por valores construídos socialmente. Portanto, é o objetivo da prática pedagógica formar o sujeito, consciente e inconscientemente, para o convívio social, já que ele não é naturalmente apto a isso.
A prática pedagógica não precisa se preocupar com os instintos já que ela é a única ação formatica que o sujeito trava contato ao longo da sua vida.	
A prática pedagógica precisa levar sempre em conta os comportamentos dos pais dos alunos porque alguns comportamentos podem ser vistos como herança genética. Nesse sentido, existem alguns aspectos da natureza do aluno que não podem ser modificados pela prática pedagógica.	
Não cabe a prática pedagógica refletir sobre a relação entre a natureza e a cultura; a sua função é reproduzir os conteúdos definidos como curriculares.
A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo , corresponde a Pedagogia Cientificista?
	Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo: os homens são essencialmente iguais.
 Certo	Visa garantir a cientificidade do pensamento e da prática pedagógica com a finalidade de aumentar a produtividade no campo educacional.
	Visa garantir uma formação confessional em que seja garantida a transmissão dos princípios cristãos.
 	Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
	Baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes, fazendo uma defesa em torno das diferenças individuais.
A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo, corresponde a Pedagogia Essencialista?
	Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
	Visa garantir a cientificidade do pensamento e da prática pedagógica com a finalidade de aumentar a produtividade no campo educacional.
	Trabalhar com os conteúdos de forma contextualizada e crítica.
 Certo	Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo: os homens são essencialmente iguais.
	Baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes, fazendo uma defesa em torno das diferenças individuais.
É um conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade. Estamos nos referindo ao:
	
3. Conhecimento mítico
	5. Conhecimento espontâneo
	4. Conhecimento filosófico
 Certo	2. Conhecimento artístico
	1. Conhecimento científico
Algumas frases utilizadas por grande parte da nossa população são atribuídas à natureza humana, por exemplo: "Homem não chora", "É natural ter medo do desconhecido". Sobre a relação entre natureza humana e cultura, marque a resposta correta.
 Certo	A ideia de natureza humana é um produto da humanidade, pois somos seres históricos e culturais.
	O que chamamos de natureza humana, é na verdade produto de determinadas culturas.
	O ser humano define seu comportamento, exclusivamente, pela sua natureza.
	A natureza humana é uma criação divina e não pode ser questionada.
	Natureza humana e cultura possuem o mesmo significado.
Podemos dizer que há um tipo de cultura que consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço. Estamos pensando na cultura...
 Certo	popular
	de massa
	midiática
	popular individualizada
	erudita

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

11 pág.
Unit II

UNINASSAU MANAUS

User badge image

AMP Divulga

Perguntas Recentes