Buscar

PROVA A9 FILOSOFIA DA ED.BRAS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA A9 FILOSOFIA DA ED. BRAS.
1.O esgotamento do imperialismo clássico e a necessidade de estruturação e de desenvolvimento da transnacionalização do capital exigiu um novo modelo de organização da produção do trabalho. Esse novo modelo caracteriza-se pela produção em série de produtos padronizados; automação rígida; incorporação massiva de operadores semiqualificados - enquanto o trabalho qualificado fica restrito a uma minoria -; rígida separação entre planejamento e execução. Neste tipo de organização do trabalho, o trabalhador direto, qualificado ou desqualificado, não exerce nenhum poder de decisão, a qual fica a cargo da gerência científica.
Marque a alternativa que expressa esse modelo de organização produtiva.
	Leninismo
	Keynesianismo
 Certo	Taylorismo-fordismo
	Neoliberalismo
	Kaisen
2.No Plano Social, tanto no período pós-guerra quanto ao final do século XX, a densidade demográfica nas grandes cidades gerou um problema que afetará o Plano educacional, já que as grandes cidades vão inflar em termos populacionais e as escolas não possuirão vagas para todos os alunos necessitados. Ao processo correspondente a essa descrição, chamamos:	
Ciclos segregatórios
Ciclos decisórios	
Ciclos integratórios e rescisórios
 Certo Ciclos migratórios e imigratórios
Ciclos alegóricos
3.O ideário neoliberal combate as teorias keynesianas que fundamentaram a política do Estado do Bem-Estar Social, no processo de refuncionalização do capitalismo, frente a sua crise de acumulação de capital. Segundo os teóricos neoliberais, as raízes da crise centram-se nas políticas sociais, desenvolvidas desde a Segunda Guerra Mundial, e que possibilitaram o fortalecimento das bases sindicais que, cada vez mais, lutavam para garantir, no âmbito do Estado estrito senso, o aumento de subsídios públicos para gastos sociais.
Marque a alternativa que não compõe medidas do "receituário" neoliberal.
 Certo	Implementar políticas públicas que asseguram a renda dos mais pobres e um sistemas estatal de proteção aos trabalhadores desempregados.
	"Desregulamentar" a economia para fomentar o livre comercio e diminuir a intervenção estatal na atividade econômica.
	Estabelecer como meta a política fiscal e estabilidade monetária.
 	Corte dos gastos públicos com políticas de bem-estar social.
	A restauração "natural" de desemprego, ou seja, a criação de um exército de reserva de trabalho para quebrar a força dos sindicatos.
4."Vivenciamos os anos oitenta, do século passado, bombardeados por um festival de pronunciamentos alarmantes, no que diz respeito à sociedade como um todo. Falas estas, que proclamaram pelos quatro cantos do mundo uma sociedade em crise. Crise do homem moderno, crise dos paradigmas científicos, crise do socialismo real, crise do marxismo, crise do Estado do Bem-Estar Social, etc."
 
Podemos deduzir sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a escola brasileira:	
O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se pleno e os centros educacionais representam a perfeição ao longo da década de oitenta.
 O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se intocável pelas forças de poder.	
O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se sob julgo dos militares até os dias de hoje.	
O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se igual ao período da primeira República.
 Certo	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se em crise também, já que a Educação espelha a realidade do país e os centros educacionais representam, em nível geral, um desequilíbrio qualitativo ao longo da década de oitenta.
5.As últimas décadas do Século XX, no plano internacional, foram marcadas por um movimento de reorganização do Capitalismo no plano político-econômico-social e ideológico. Quais acontecimentos contribuíram para a transformação do Capitalismo, ante uma crise de acumulação de capital?
	A Segunda-Guerra Mundial, a formação da União Soviética e a Guerra Fria.
 Certo	Crise do socialismo real, crise do Estado de bem-estar social e adoção da doutrina neoliberal.
	As ditaduras na América Latina, a doutrina anticomunista e a Guerra no Iraque.
	A Revolução Cultural Chinesa, a corrida armamentista e o emprego de armas atômicas para a manutenção da paz.
	A Revolução Cubana, a crise nuclear e a Guerra do Vietnam.

Outros materiais