Buscar

PROVA A3 M.P.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A3 M.P.ALFA.LETRA.
Maria tem 7 anos de idade e está na fase da alfabetização. Ao escrever as palavras tem espelhado algumas letras: E, F, G e B, por exemplo. Sua professora pede que Maria compare a sua escrita espelhada com outros textos em que a mesma palavra está escrita convencionalmente para que ela perceba a diferença entre o seu raciocínio na hora de escrever e o raciocínio de outros escritores. Há intervenções possíveis e eficazes para ensinar a criança a superar a escrita espelhada, marque a única resposta que contempla esse objetivo.	
	Fazer a criança copiar a palavra 5 vezes para ela internalizar a forma correta de escrever.
 Certo	Colocar um espelho frente a letra espelhada e pedir para a criança raciocinar sobre a lateralidade da mesma.
	Pedir para a criança escrever da direita para a esquerda (o contrário, portanto) para que o seu cérebro aprenda mais sobre dominância lateral.
	Pedir a criança que escreva sempre com a mão direita, pois quem espelha são preferencialmente os canhotos.
	Colocar esta criança para observar um colega que escreve corretamente e depois, solicitar que ela escreva ao lado dele a mesma palavra por 10 vezes até que ela aprenda a direção da mesma.
2. Uma professora do primeiro ano do ensino fundamental inicia sua aula com a leitura de um texto, apresentando seu autor e discutindo com as crianças sobre o significado da leitura. É uma atividade muito divertida, pois todos dão a sua opinião e aprendem sobre os diferentes gêneros textuais. Após toda essa atividade, a professora escolhe uma palavra e a partir dela, apresenta várias outras com seus respectivos significados para as crianças conhecerem. Ao final do dia, aprenderam a ler várias palavras e a conhecer os fonemas que as formam. Essa atividade trata de qual método de alfabetização?	
	Misto
	Fônico
 Certo	Analítico
 	Sintético e Construtivista
	Sintético
3. Observem o texto retirado da 17ª. Lição da Cartilha Maternal de João de Deus. r rei rua raio rijo raiva rato ira vara jura fera ar ir vir ver Podemos perceber que houve uma apresentação dos diferentes sons da letra r na Língua Portuguesa. Atividades como essas que apresentam palavras isoladas e sem um contexto de leitura mais amplo, fazem parte de qual método de alfabetização? Marque a resposta correta.	
	Analítico
 Certo	Sintético
	Letramento
	Misto
	Psicogênese da Língua Escrita
4. Veja a seguinte lição retirada de uma cartilha: b Boi - boa - aba - beba - bata- baba - batia	Após essa apresentação, segue um exercício de cópia das mesmas palavras em letra bastão e por fim, um ditado com as palavras: bebê, Biba, Bola e boneca. Como a cartilha trabalha com as estruturas menores da língua portuguesa e segue para as estruturas maiores fazendo um movimento de síntese para a aprendizagem da leitura, podemos afirmar que se trata de um método:	
	Letramento
	Analítico-sintético
	Analítico
 	Misto
 Certo	Sintético
5. Na alfabetização, a concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. No que se refere à alfabetização, é um dos pressupostos dessa concepção que:	
 A leitura e a escrita são concebidas como um processo cognitivo que deve ser construído juntamente com os esquemas de conhecimento assimilados e acomodados.
	Na alfabetização, deve haver lugar para as práticas discursivas que fazem parte da cultura das crianças: escrever é uma forma de interação.
	A alfabetização é um processo sócio-cultural que contempla as práticas linguísticas cotidianas e as diferenças regionais como elementos legítimos de serem utilizados na escola.
	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra.
 Certo	A alfabetização é uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras.
6. Na reunião de planejamento pedagógico Eulália - uma professora recém-chegada na escola Marquês de Abreu questionou a utilização da escrita espontânea para a produção de palavras, pois achava que se a criança não aprendesse a escrever de forma ortográfica, não aprenderia mais e poderia ficar persistindo no erro. Sua orientadora falou sobre a capacidade que as crianças tinham de refletir sobre a escrita durante o seu processo de construção. A concepção de escrita como um sistema de representação da realidade faz parte de qual concepção de conhecimento?
 Certo	Construtivista
	Empirista
	Sócio-construtivista
	Sintética
	Método fônico

Outros materiais