Buscar

PROVA A5 M.P.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A5 M.P.ALFA.LETRA.
A concepção de homem, de cultura e de mundo pode influenciar decisivamente a forma de um professor planejar e executar o processo de alfabetização. Na concepção sócio-histórica, fundamentada na obra de Lev Vygotsky, temos uma concepção de homem determinado pela cultura e autor de sua história. Das atividades abaixo qual NÃO contempla essa concepção?	
 Certo	No final do ano letivo, a escola monta auto de Natal no qual todas as crianças devem decorar suas falas e confeccionar suas roupas para apresentação. Entretanto, não são trabalhados os valores e o conceito do que seja a festa natalina, apenas fazem a apresentação como uma manifestação cultural da comunidade.
	Carlos é um professor alfabetizador que traz inúmeras histórias da nossa cultura para ler e narrar para seus alunos. Após a leitura, as crianças encenam o que compreenderam e re-escrevem da forma como sabem.
	Marta é professora da educação infantil e trabalha com as práticas culturais do Jacarezinho, uma comunidade localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro que tem muitos grupos de rap e samba. Ela utiliza as músicas e analisa as letras das canções com as crianças.
	Marta pediu para as suas crianças da educação infantil fazerem uma fantasia de índio e usarem uma tintura feita de jenipapo para tatuar a pele. Leu a síntese da história de Iracema de José de Alencar e pediu que eles produzissem uma esquete sobre a história da índia, a partir da compreensão que tiveram.
	Joana trabalha com um livro didático oferecido pelo governo Federal cujo conteúdo e extensivo á todos os estados brasileiros. Dessa forma, as práticas culturais regionais são apresentadas nos textos, nas parlendas e nas ilustrações do livro didático.
2. A Professora Márcia pediu para suas crianças escreverem uma lista de nomes de alimentos que gostassem de comer. Veja abaixo a escrita de Carolina e Maria Eduarda: Carolina - MACARAO ,UVA ,VAGE , PURE , OMELET, BATATA Mª Eduardo - AROS , FEGAO , OVO , MCARÃO , COVI , BOCOLIS Podemos afirmar que cada criança constrói a lógica simbólica em etapas , isto é , capaz de produzir hipóteses do sistema de representação da escrita.Este tipo de atividade permite ao professor acompanhar o desenvolvimento da escrita de seus alunos . Assinale abaixo como o professor pode usar o resultado desta atividade de acordo com esta afirmativa.	
 Certo	oferecer atividades diferentes e , na concepção construtivista , possibilita ao professor a formação de grupos de forma criteriosa, para atender as hipóteses de escrita de cada criança.
	separar os alunos em diferentes níveis para que os mais adiantados não prejudique aos que apresentam as hipóteses de representação menos desenvolvidas
	apresentar pequenos textos somente aos alunos que já estão no Nivel Alfabético da construção da escrita , segundo a Psicogênese da Lingua,
	apresentar a forma correta da escrita das palavras e solicitar que copiem três vezes para ajudá-los a escrever corretamente
	classificar os níveis de cada aluno e solicitar que escrevam outras listar de coisa treinando o som da palavra e a grafia da letra
3.De acordo com os estudos da teoria Histórico-Cultural ( Sociointeracionismo)no trabalho de apropriação da leitura e da escrita numa dimensão discursiva é importante:	
	Colocar as crianças em contato com livros didáticos
 Certo	Garantir às crianças trocas através da oralidade.
	Realizar exercícios de repetição e memorização
	Oferecer às crianças atividades de cópia.
	Permitir às crianças produzir textos escolares.
4. O trabalho com o jornal em sala de aula é uma interessante atividade que pode ajudar o professor a alfabetizar letrando por diferentes razões. NÃO é uma dessas razões o fato de:	
	ser possível trabalhar a diferença entre o jornal impresso e o jornal disponível na Internet.
	jornal ser um material rico em diversidade dos gêneros textuais
	a criança poder produzir um jornal em parceria com o professor.
 Certo	o professor utilizar o jornal na aplicação e fixação de regras ortográficas.
	o jornal ser um portador de texto com diversos tipos de gêneros.
5. Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.	
	Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização.
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade.
 Certo	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores.
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
6. Leiam o provérbio abaixo: A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida. Esta frase pode explicar a concepção de leitura que existe na prática de alfabetização sócio-interacionista. Marque a resposta que explica por quê?	
	Concepção que compreende o texto de forma única, com uma única interpretação possível, como todas as pessoas sentem igual o paladar de uma comida.
	A leitura é comparada com a comida, pois na concepção sócio-interacionista é a partir da leitura que a criança começa a construir conhecimento sobre a sua cultura letrada.
	Concepção de que para ser leitor devemos ler textos que alimentem nosso conhecimento para que as zonas de desenvolvimento proximais possam existir e desenvolver o sujeito. Ler apenas o que for produtivo.
	Uma concepção que por estar fundamentada em cartilhas, livros que traduzem a expressão da língua portuguesa de uma época, precisa ser repetida, mastigada várias vezes até ser decifrada.
 Certo	Nesta concepção de alfabetização a leitura é dialógica e produz significados únicos para cada leitor, pois estão imersos num contexto sócio-cultural específico e com características próprias.

Outros materiais