Buscar

PROVA A9 M.P.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA A9 M.P. ALFA. LETRAMENTO
Usando o material francês Jeux de Visages, os alunos da Educação Infantil exploraram as diferentes "expressões faciais".
Sabemos da importância desta atividade na preparação para a alfabetização como:
 Dramatização dos sentimentos norteadores de interpretações textuais coerentes
	Desenvolvimento da oralidade , articulação dos fonemas e relação letra e sons;
	Atendimento fonoaudiológico para as dificuldades de prolação;
 Certo	Desenvolvimento integral , pois no processo de alfabetização e letramento , o corpo e os movimentos estão incluídos;
	As consoantes isoladas só ganham sons quando estão acompanhadas de uma vogal
Entendemos que os exercícios mecânicos da caligrafia ou cópias sem sentido para o aluno, não englobam a movimentação, expressão e desejo de todo o corpo, pois estão fundamentados numa concepção de linguagem estática, com treinamento mecânico da escrita a partir dos modelos que a escola oferece. A movimentação que possibilita controle do corpo e o desenvolvimento da percepção espacial, oferecida pela psicomotricidade , quando presente no cotidiano da turma de alfabetização , são habilidades fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Justificamos que a psicomotricidade.
	 permite aprender brincando fazendo a escrita das letras através do uso de tintas e,gomas e material de diferentes texturas.
	não é uma ciência mas ocorre em dinâmica própria para o desenvolvimento infantil
 Certo	contribui para o exercício intencional e planejado de exercitar o esquema corporal, o equilíbrio, a coordenação motora grossa e fina, a estruturação espaço-temporal e a lateralidade.
	promove o treino de habilidade responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita como a coordenação motora, a discriminação visual e a organização espacial, segundo COLELLO( 1993, p. 59).
	 são atividades a serem planejadas e desenvolvidas com as crianças apenas pelos profissionais de educação física que devem estar presente no quadro de profissionais da escola de alfabetização
A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto o homem, seu corpo em movimento e em relação com o mundo e seus sentimentos. Ciência que estuda o desenvolvimento das habilidades motoras e psicológicas. Podemos então afirmar que
	as atividades lúdicas e planejadas pelo professor alfabetização favorecem apenas o desenvolvimento social , a relação interpessoal e o amadurecimento dos grandes músculos
	atividades de psicomotoras oferecidas pelo professor alfabetizador não interferem no desenvolvimento da leitura e escrita no momento da alfabetização infantil
 Certo	 atividades de psicomotoras oferecidas pelo professor alfabetizador contribuem para o desenvolvimento da escrita do educando , e devem fazer parte do cotidiano escolar, em todos os anos iniciais do ensino fundamental
	somente as escolas que oferecem o profissional psicomotricista poderão ter este apoio para alfabetização e letramento de suas crianças
	atividades psicomotoras precisam ser desenvolvidas apenas na educação infantil já que a proposta é o desenvolvimento das habilidades motoras , fundamentais para a escrita , na fase de alfabetização , entre outros objetivos do segmento escolar.
Podemos identificar como atividade de alfabetização e letramento que utiliza várias linguagens:
	Jogos da memória de sílabas.
	Utilização de cartilhas.
	Trabalho de cópia.
 Certo	Atividades com letras de música.
	Exercícios de cobrir letras.
A Professora Luciana, usou a música Boneca de Lata, da Bia Bedran, para uma atividade lúdica na classe de alfabetização:
Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu com o nariz lá no chão
Levou mais de duas horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa aqui
Pra ficar boa...
As crianças iam cantando e movimentando o corpo quando a musica dizia a parte do corpo amassada, na boneca.
Avaliando a relevância da atividade para uma turma de alfabetização podemos afirmar que
 Certo	A expressão com o corpo contribui para a alfabetização por ser a primeira forma de comunicação da criança com o mundo.
A expressão corporal e a música são lúdicas , mas não chegam a contribuir para a alfabetização.	
O corpo é instrumento de expressão dos sentimentos , ideias e palavras, mas não apresenta correspondência com os códigos usados na escrita.
Esta atividade só ajudaria na leitura se as crianças já soubessem ler as palavras que estivessem cantando.	
A atividade não contribui para a alfabetização porque as crianças ainda não sabem ler e escrever fonemas com ç , z e outras dificuldades gráficas.
 
A professora alfabetizadora oferece sempre jogos como atividade tendo o Dominó, um jogo de sequência com números e quantidades, como o preferido da turma. Podemos afirmar que o jogo, como atividade, contribui com a alfabetização, por organizar diferentes linguagens, constituídas pelas linguagens corporal, simbólica, oral, e proporciona o desenvolvimento da capacidade de se expressar utilizando essas as diversas linguagens.
Assinale a afirmativa que justifica o jogo como linguagem corporal que contribui para o desenvolvimento das crianças em processo de alfabetização.
	Todo jogo proporciona o contato com os números que são os primeiros códigos a serem conhecidos pelas crianças preparando-as para a grafia das letras.
	Emília Ferreiro desenvolveu a pesquisa denominada ¿A Psicogênese da Escrita¿, que tem como pressuposto a Teoria Construtivista apresentando a linguagem corporal como inicio da construção do conhecimento na criança.
	o desenvolvimento do raciocínio da criança é elemento importante para a identificação do código da escrita e as diferentes grafias das letras.
	no estudo da teoria de Piaget percebemos que o desenvolvimento acontece na interação da criança com o ambiente que o cerca. Mais precisamente, com a ação do sujeito no processo, neste caso, o professor que cuida das regras a serem seguidas.
 Certo	No jogo, a criança experimenta seu meio, as relações sociais ali existentes e formula hipóteses sobre o funcionamento da língua e as testa em novos encontros sociais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes