Buscar

PROVA A10 M.P.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA A10 M.P. ALFA.LETRA.
Das premissas abaixo, qual NÃO se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
 Certo	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
	A leitura e a escrita são trabalhadas dentro da função social que apresentam na sociedade. Neste sentido, na educação infantil, mas importante que ser alfabetizado, é compreender os usos que fazemos da leitura, da escrita e da oralidade.
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	Os jornais têm especo de destaque nas aulas, pois se tratam de um texto vivo, relacionado ao contexto os leitores e que possibilitam uma série de interpretações em suas diferentes seções.
	São trabalhadas: conversas, leitura de textos, debates e brincadeiras, explorando de forma intensa os elementos da oralidade.
Refletindo sobre as afirmativas de Gagliari e Vliese apresentadas abaixo: ¿A leitura é um ato de dialogismo e interpretação. Envolve aspectos semânticos e fonéticos, segundo CAGLIARI, possibilita ¿ao leitor apropriar-se das ideias que descobriu, ao decifrar o texto, e acrescentar suas próprias ideias às do autor¿. então ¿A imersão do sujeito na cultura e sua transformação ocorrem via um outro sujeito que funciona como um elemento mediador entre a realidade sócio-cultural e o homem.(...) É o outro que nos fala sobre as tradições, nos ensina a linguagem e nos proporciona o contato com os artefatos culturais produzidos em nossa sociedade.¿ (Vliese,2000) Podemos concluir que estas sejam asserções que se relacionam . Assinale abaixo a opção correta.
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa ou complementação da primeira
 Certo	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa e exemplifica sobre a primeira
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Umberto Eco escreveu: "Eu definiria o efeito poético como a capacidade que um texto oferece de continuar a gerar diferentes leituras, sem nunca se consumir de todo". O autor apresenta uma posição sobre a leitura que está relacionada com a concepção de alfabetização como um processo discursivo que confere à seguinte característica à leitura:
	A leitura de textos literários precisa ser precedida da aprendizagem de um rico vocabulário ensinada pela leitura de dicionários, pois caso contrário, o leitor nunca terá a exata noção do que o autor quer dizer com a sua obra.
	Ao ler um texto, o leitor, pode encontrar uma sucessão de significados, mas apenas um é real e significa o que o autor quis dizer ao produzir a obra.
	Leitor e leitura são totalmente dissociáveis como o criador que nunca se assemelha a sua criatura.
	Os textos são estruturas materiais que sobrevivem à diferentes épocas guardando os mesmos sentidos por toda a humanidade.
 Certo	Os textos são capazes de apresentar múltiplos sentidos para as palavras que são escritas, dependendo do autor e do seu momento de vida.
Cagliari nos trouxe inúmeras reflexões sobre o ato da leitura. Segundo ele, para o leitor ler um texto e compreender o que está escrito, não basta decifrar os sons da escrita nem é suficiente descobrir os significados individuais das palavras¿ (2009, p. 307), de forma descontextualizada e mecânica. Tendo por base essa reflexão qual das atividades abaixo não representa essa defesa do autor?
 Certo	Ler e saber responder exatamente o que o professor pede no momento de interpretação dos textos.
	Ler e compreender o texto de forma singular fazendo deste ato uma ressignificação das palavras lidas de acordo com as experiências socioculturais do leitor.
	Usar a leitura como um instrumento de comunicação e orientação na sociedade, sabendo interpretar de acordo com os presumidos do leitor.
 	Uma leitura que acontece como um diálogo porque os pressupostos do leitor são contemplados no momento da leitura
	Ler como se fosse um encontro entre consciências, pois é uma atitude que requer a inteireza do sujeito e sua ação reflexiva
Leia e pense sobre a relação das afirmativas que se seguem: Afirmativa 1 : Em entrevista ao Diário do Grande ABC , SP, A autora Magda Soares ressaltou que no filme "Central do Brasil" alguns personagens conheciam a carta, mas não podiam escrevê-la por serem analfabetos. Eles ditavam a carta dentro do gênero, mesmo sem saber escrever.(...) No universo infantil há outro bom exemplo: a criança, sem ser alfabetizada, finge que lê um livro. Se ela vive em um ambiente literário, vai com o dedo na linha e faz as entonações de narração da leitura, até com estilo. Ela é apropriada de funções e do uso da língua escrita. Essas são pessoas letradas sem ser alfabetizadas. Afirmativa 2 : Para a autora Marlene Carvalho, "letrado, no sentido em que estamos usando esse termo, é alguém que se apropriou suficientemente da escrita e da leitura a ponto de usá-las com desenvoltura, com propriedade, para dar conta de suas atribuições sociais e profissionais". A respeito das afirmativas, assinale a opção correta:
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
 	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
 Certo	 As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
Débora é uma professora recém chegada na escola municipal Gabriela Mistral. Seu planejamento anual para a turma de primeiro ano do Ensino Fundamental conta com atividades de leitura e escrita que fazem parte de um projeto pedagógico chamado: Lendo, escrevendo e narrando as histórias dos Irmãos Grimm. Das várias atividades que ela planejou uma, em especial, chamou a atenção das crianças: dar um novo final para a história Chapeuzinho Vermelho. As crianças escreveram uma diversidade de finais, demonstrando a sua compreensão do texto. Com qual modelo de leitura a professora Débora trabalha e por quê? Marque a resposta correta.
	Modelo dialógico da leitura, pois estava claro que só poderia haver um final correto, aquele que se relacionava com a história contada.
	Modelo psicolinguístico porque o contexto sócio-cultural das crianças aparecia na história que foi selecionada para a atividade.
	Modelo de leitura psicolinguístico porque a correção da língua e a imaginação são priorizadas nas atividades.
 Certo	Modelo dialógico de leitura, pois havia uma interação entre leitor, autor e texto, possibilitando uma co-autoria do leitor na hora da leitura.
	Leitura como decodificação, pois a atividade de interpretação só foi possível na medida em que as crianças sabiam ler perfeitamente a história.

Outros materiais