Buscar

ATIVIDADE RESUMO OLEO DE LORENZO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluna: Nayara Donato Damasceno
Turma: ADS 45
RESUMO DO FILME- ÓLEO DE LORENZO
O filme Óleo de Lorenzo, retrata a história verídica de Lorenzo Odone filho do casal de historiadores Augusto e Michaela Odone, um menino que aos cinco anos de idade que começou a demonstrar sintomas de uma rara doença genética denominada adrenoleucodistrofia (ADL), que provoca uma incurável degeneração no cérebro levando o paciente a morte no máximo dois anos, a qual não havia cura e nem tratamento. 
Ao descobrirem o diagnóstico de seu filho, o casal começou a pesquisar e tentar achar formas de ajudar seu filho. Dedicando-se cada dia de suas vidas em livros de medicina,bibliotecas, a cada hipótese de tratamento, formas de amenizar o sofrimento de Lorenzo, os Odones procuravam médicos e especialistas para discutir a respeito e assim, buscar mais ajuda para o filho. 
Os Odones enfrentaram muitas dificuldades no caminho para ajudar seu filho,dificuldades como, o preconceito de médicos, professores e especialistas,eles também eram impossibilitados de fazerem testes e tinham dificuldade em achar parceiros Químicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo. 
Depois de muito estudar o caso , com ajuda de especialista, desenvolveram um óleo, que recebeu o nome óleo de Lorenzo, que é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados. Para chegar a esta mistura, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas na época, inclusive feitas em animais, chegando a administrar em seu próprio filho um óleo tóxico quando testados em ratos, este feito mostrou que óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ADL. Mesmo assim ainda hoje o óleo é não é autorizado em humanos, pelo FDA (Food and Drug Administration - Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos).
Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao estado normal, apenas barrou a doença,e através de tratamentos, conseguiu melhoras significativas. Por causa de sua descoberta e estudos, o trabalho do Sr. Odone foi reconhecido pela comunidade científica e acadêmica, que resultou no título de Doutor honoris causado pela sua imensa contribuição à ciência e à medicina. Com o exemplo do caso de Lorenzo a doença começou a ser discutida e trabalha danos Estados Unidos, ajudando a muitos outros meninos. 
Lorenzo ao contrário do que diziam, com a ajuda do óleo viveu até seus trinta anos,onde a causa de morte não foi a ALD e sim uma broncopneumonia . Apesar de suas limitações,conseguia se comunicar com o piscar dos olhos e movimento dos dedos. Ouvia musica e historias. Com o exemplo do caso de Lorenzo a doença começou a ser mais discutida.
Os personagens do filme, Augusto e Michaela Odone adquiriram conhecimentos científicos que constituem um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico, ao fazerem estudos sobre o caso de seu filho Lorenzo, lendo livros fazendo experimentos com os óleos Augusto e Michaela adquiriram esse tipo de conhecimento.
Assim como também, adquiriram o conhecimento filosófico que é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo ás luzes da própria razão humana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes