Buscar

Conflitos Organizacionais na Aeris Energy

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA
PROINTER 
Alexandre do Nascimento Silva
RA: 20191111086
Gustavo
RA:
Pádua
RA:
Israel
RA:
Antônio
RA:
 
Fortaleza /CE
2019
 
 INTRODUÇÃO 
 A Aeris foi fundada com o objetivo de se torna uma referência na fabricação de pás eólicas e, para atingir esse objetivo, criou uma equipe altamente qualificada, com potencial para agregar valor e qualidade ao produto e gestão, para responder eficazmente aos desafios no mercado.
Para isso, buscou-se identificar e descrever os diversos tipos de conflitos existentes na organização que possa vir a pôr em risco a eficiência das atividades logística, assim como identificar os conflitos interpessoais, pretendendo mostrar quais são as causas desses conflitos, quais os tipos, como surgem, e como estes refletem na produtividade da empresa. Portanto, foi realizada uma pesquisa em campo.
Nesse sentido essa pesquisa tem como objetivo identificar possíveis conflitos organizacionais na Aeris Energy que possam comprometer a eficiência logística.
 A logística é a área de apoio na produtividade da empresa, que tem como seu cliente a produção, que busca um atendimento rápido, padronizado com qualidade e segurança. Para isso a logística usa ferramenta de procedimento operacional padrão (POP). 
 Os conflitos na organização são gerados de acordo com a demanda, e desafios que são implementados com o crescimento da empresa, que com isso faz alimentar a produtividades, de forma desordenada, juntos com seus pedidos dos clientes. São fatores inevitáveis em toda organização, ficando a dever do gerente e responsável, analisar, identificar e administrar os conflitos a fim de amenizar seus malefícios e transformá-los de negativos para positivos. Este trabalho expõe os resultados obtidos com a pesquisa e apresenta os resultados que os conflitos trazem para a organização estudada e quais os impactos desses conflitos para a organização e para os envolvidos.
 
 Para melhor conhecermos os conflitos é importante que saibamos suas formas e tipos de ocorrência, de maneira que ao se deparar com uma situação de atrito possamos identifica - lá, para assim buscar a melhor forma de resolução.
 “O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram” (CH IAV ENATO, 2004, p. 416).
FATORES CAUSADORES DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Verificamos que o conflito é inevitável e constante nas organizações, o correm principalmente por pressão do mercado, forçando a organização a adaptar-se às novas realidades. Essas alterações são geralmente de caráter tecnológico, estrutural ou comportamental, buscando com isso melhorar a eficácia na busca por resultados, aumentar ou manter lucros, enxugar custos, atualizar a organizações em todos os aspectos, crescer ou manter -se no mercado. Mudanças organizacionais podem trazer demissões, reestruturações e espalhar medo e resistência, por isso representam uma fértil fonte de conflitos. Recursos limitados: a escassez de recursos, devido a enxugamentos promovidos pelas organizações para tornarem-se competitivas, são motivo de muitos atritos, pois podem limitar desempenho de colaboradores e departamentos. As limitações vão desde dinheiro até às pessoas, o que gera muitas vezes grandes jornadas de trabalho objetivando o alcance de metas. 
 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
 Uma vez que conhecidos e identifica dos os conflitos precisam ser administrados ou geridos, para que se resolvam da forma mais eficiente e eficaz.
 Para isso a organização utiliza algumas ferramentas de resoluções de causa e efeito, PDCA, 5W2H, análise SWOT, análise de Ishikawa, 6W2H. 
 
 
 Essa ferramenta, são usadas para:
Definir o problema;
Identificar as possíveis causas;
Verificar as reais causas;
Propor uma solução para o problema;
Implantar a solução;
Analisar os resultados.
TRANSFORMANDO OS CONFLITOS ORGANIZACIONAL EM ORPORTUNIDADES
 Em 12 de outubro de 2018, o Sr. Cássio Penha (diretor executivo) em busca de mais eficiência operacional, foi mais além, contratou a Embraer (empresa terceirizada) trouxe o kaizen, cujo suas especialidades e treinar pessoas, assim acabando com os conflitos, e aquilo que todo o empreendedor procura, redução de sustos e aumento de produtividade.
Kaizen vem do japonês, e significa “mudança para melhor”. Que para prática, os colaboradores devem primeiramente entender algumas regras que o kaizen traz.
 
 Todos os colaboradores devem estar envolvidos, de gestores do topo até intermediários e pessoal de base.
O Kaizen é baseado em uma estratégia barata; acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores.
Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa.
Apoia-se no princípio de uma gestão visual, de total transparência de procedimentos, processos e valores, tornando os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos;
A atenção deve ser dirigida ao local onde se cria realmente valor, ou seja, o chão de fábrica (isto no caso de uma indústria – no da sua empresa, priorize o ambiente de trabalho).
O Kaizen é orientado para os processos.
Dá prioridade às pessoas; acredita-se que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e de um estilo de trabalho diferente por parte das pessoas. Isso por meio da orientação pessoal para a qualidade e para valores como: espírito de equipe, sabedoria, moral e autodisciplina.
O lema essencial da aprendizagem organizacional é: aprender fazendo.
 Com isso a organização vem amenizando os conflitos, obtendo mais práticas nos processos produtivos, em formas de treinamentos.
 O conflito é natural do ser humano e por isso estão presente no ambiente empresarial, que composto por pessoas, das mais diversas opiniões e personalidades. Nesse artigo foi abordada a gestão de conflitos, com ênfase nos seus impactos e resultados nas organizações. Assim foi apresentado conceitos, tipos, fatores causadores de conflitos, formas de administra - lós, e seus efeitos nas organizações, tudo para que se torne mais claro e compreensível esse assunto tão relevante na atualidade, tanto para as empresas quanto para seus gestores. 
 
 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Nesse artigo foi possível conhecer e explorar o conflito organizacional da empresa Aeris Energy desde seu conceito até os efeitos gerados por ele nas organizações, tendo em vista aprimorar práticas e desmistificar o assunto como sendo um problema para o gestor e as empresas. 
A administração de conflitos exige muita habilidade por parte de quem for tratar, porém nem sempre é ruim, se bem analisado e com o uso das ferramentas corretas ele pode transformar-se em um aliado do crescimento e mudança. 
 
 As pessoas têm personalidades e opiniões diferentes, por isso é comum ter situações divergentes na convivência, tanto em ambientes familiares quanto empresariais. Mas se a razão do conflito for boa e construtiva, um simples choque de opiniões pode trazer uma mudança
importante e necessária. 
 
 Através do conteúdo apresentado foi possível ter acesso às diferentes modalidades de resolução de conflitos, e identificado que as situações conflitantes podem ser encaradas de diversas formas desde a mais pacífica até o embate entre as partes, porém sempre de forma respeitosa e digna, não deixando as emoções de lado, mas controlando para que não gerem indisposições desnecessárias e sem sentido. 
 
 O maior desafio então é saber escolher a melhor estratégia de resolução para cada caso, levando em consideração tudo que for importante, escutando os envolvidos e buscando aumentar os efeitos construtivos e minimizar os destrutivos, promovendo o bem-estar entre as pessoas e o desenvolvimento da organização. O que sempre fará a diferença serão as pessoas, suas intenções e habilidades, por isso são tão importantes nas organizações, e estudar formas de auxiliar na sua convivência e bem-estar se faz necessário e imprescindível para todo gestor as organizações que desejam sucesso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais