Buscar

APOL I AQUISI. LINGUAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

uestão 1/5 - Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia a seguinte citação: 
“A participação do adulto como interlocutor linguisticamente mais habilitado exerce o papel de mostrar-se sensível às intenções comunicativas da criança, buscando aproximar o nível linguístico desta ao seu [...]. A constatação de que as crianças apresentam intenções comunicativas desde seus primeiros meses de vida influenciou os estudiosos da linguagem a pesquisar a fala espontânea da criança em interação com seus pais”. 
Considerando o trecho de texto dado e os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações a seguir:
I. Na fase do balbucio, a criança emprega todas as vogais e grande parte das consoantes, aparecendo, ainda, sons guturais e nasais para os quais não existem símbolos para representá-los graficamente ou foneticamente.
II. Para reproduzir as palavras da língua, a criança combina os elementos linguísticos de que dispõe, o que faz pela imitação.
III. No processo de desenvolvimento da fala, a criança começa por imitar a si mesma em longos e intermináveis monólogos; a imitação dos outros já é mais difícil, embora, aos dois ou três anos de idade, a linguagem da criança seja o eco de tudo quando ela ouve.
IV. Aos dois meses, a criança encontra-se no estágio denominado verbal.
Está correto apenas o que se afirma em: B	I, II e III
A alternativa correta é a letra b). I está certa, pois, na fase do balbucio, a criança emprega “todas as vogais e grande parte das consoantes, aparecendo, ainda, sons guturais e nasais para os quais não existem símbolos” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A II está correta, porque, para reproduzir as palavras da língua, a criança combina “os elementos linguísticos de que dispõe, o que faz pela imitação” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A III está certa, uma vez que, no processo de desenvolvimento da fala, a criança “começa por imitar a si mesma, em longos e intermináveis monólogos; a imitação dos outros já é mais difícil, embora, aos dois ou três anos, a linguagem da criança seja o eco de tudo quando ela ouve” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A IV está errada, já que, “antes dos 10 meses, aproximadamente, a criança passa pelo estágio pré-verbal” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16).
		Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral e EscriTA“Ao nível da aquisição da linguagem, é necessário, para [a teoria behaviorista de] Skinner, considerar dois elementos, como aliás para todos os comportamentos: a história dos reforçamentos que o sujeito experimentou e a situação na qual o comportamento é realizado. Para conhecer a primeira, é necessário ter em conta as práticas da comunidade verbal, na qual vive a criança”.
Conforme os conteúdos do texto-base Teorias de aquisição da linguagem sobre a questão da aquisição da linguagem na perspectiva behaviorista, analise as afirmações a seguir:
I. Os teóricos behavioristas afirmam que tanto os aprendizes de uma língua materna quanto de uma segunda língua recebem input linguístico dos falantes no seu ambiente, além de reforço positivo para suas repetições corretas e imitações.
II. Skinner afirma que as crianças usam uma expressão linguística e, por meio de operações associativas às formas produzidas pelo adulto, produzem a forma correta, que parte de critérios estabelecidos pelos próprios adultos.
III. Para Skinner, as crianças imitam os sons e padrões que ouvem ao redor delas e recebem reforço positivo ao fazê-lo, por exemplo, quando uma criança realiza pedidos por meio de uma série de tentativas e erros até ser bem-sucedida na conquista do que quer.
IV. A teoria behaviorista defende a perspectiva inatista de linguagem.
Está correto apenas o que se afirma em:
A alternativa correta é a letra c). I está certa, pois os teóricos behavioristas afirmam que tanto os aprendizes de uma língua materna quanto de uma segunda língua recebem input linguístico dos falantes no seu ambiente, além de reforço positivo para suas repetições corretas e imitações (texto-base Teorias de aquisição da linguagem, p. 21). II está certa, visto que Skinner “afirma que as crianças usam uma expressão linguística e, por meio de operações associativas às formas produzidas pelo adulto, produzem a forma correta, que parte de critérios estabelecidos pelos próprios adultos” (texto-base Teorias de aquisição da linguagem, p. 21). III está correta, já que, para Skinner, as crianças “imitam os sons e padrões que ouvem ao redor delas e recebem reforço positivo ao fazê-lo (por exemplo, quando uma criança realiza pedidos através de uma série de tentativas e erros até ser bem-sucedida na conquista do que quer)” (texto-base Teorias de aquisição da linguagem, p. 21). IV está errada, porque “a teoria de aquisição de linguagem behaviorista tem como fundamento principal que todo o conhecimento advém do meio, ou seja, o ser humano nada tem de inato, tudo é aprendido. Dessa forma, o aprendiz é um ser passivo diante do meio. Sendo assim, essa teoria não pode ser inatista, ou seja, assumir que a criança já possui conhecimento linguístico prévio” (texto-base Teorias de aquisição da linguagem, p. 22).
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
“Acredita-se que o pensamento é formado na vida social, conforme as organizações dos ambientes habitados pelas crianças e dos objetos imersos nos contextos sociais que forneçam a elas o conhecimento, as técnicas, e, os motivos necessários para o desempenho das tarefas sociais; estes instrumentos materiais ou simbólicos modificam-se ou levam a criação de novos instrumentos”.
Tendo em vista os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, assinale a alternativa correta:
	A	A linguagem tem uma grande importância na organização da conduta da criança e no seu desenvolvimento.
A alternativa correta é a letra a), pois a linguagem tem uma grande importância na organização da conduta da criança e no seu desenvolvimento (texto-base O influência da linguagem “é feita de fora para dentro; depois, passa a se projetar de dentro para fora. No início, o controle da conduta é feito pelos pais, por meio da linguagem; mais tarde, pela própria criança. ‘A conduta da criança, inicialmente controlada pelos adultos sob a forma de incitações e recomendações verbais, progressivamente passa a ser controlada por ela própria, através da linguagem interiorizada’ao mesmo tempo, a momentos sucessivos da organização da função. No desenvolvimento da linguagem da criança, vê-se que o uso afetivo é o mais primitivo, precedendo o uso lúdico, e este último precede o uso prático; o uso representativo se elabora a partir do uso prático, enquanto o dialético é o último a se manifestar” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 8).
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
 “Paulston [...] acredita que o falante de uma língua desenvolve uma habilidade de adaptação em contextos sociais da língua-alvo. Em outras palavras, a atividade de comunicar-se só é possível, porque o falante já tem o conhecimento linguístico e as regras sociais de comunicação são adquiridas quando vividas em situações reais”.
A alternativa correta é a letra E, pois, “aprender a falar é aprender o desempenho de um certo número de papéis, é dominar um certo número de condutas das quais fomos inicialmente apenas espectadores” (texto-base O desenvolvimento da linguagem.
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
“Pesquisas [...] demonstram as intenções comunicativas de crianças desde idades muito precoces. Os gestos, as expressões faciais, o olhar do bebê constituem formas de comunicar intenções. Combinado à comunicação não verbal, o bebê passa a produzir vocalizações, com entonações marcadas. Assim, os adultos compreendem mais facilmentesuas intenções e podem conversar com elas”.
I. As primeiras reações da criança resultam unicamente da impressão sonora; entretanto, aos seis meses, as diferenças de sons se tornam acentuadas e correspondem a estados de alegria, de cólera ou de indiferença.
II. Aos nove meses, a criança já compreende gestos simples.
III. Entre os 10 e os 14 meses, aproximadamente, a criança pronuncia a primeira palavra com significação.
IV. No estágio da palavra-frase, a criança consegue elaborar frases mais complexas.
A alternativa correta é a letra C.I II III). I está certa, porque as primeiras reações da criança “resultam unicamente da impressão sonora; entretanto, aos seis meses, as diferenças de sons se tornam acentuadas e correspondem a estados de alegria, de cólera ou de indiferença” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). II está correta, uma vez que, “aos nove meses, a criança já compreende gestos simples” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). III está certa, já que, “entre os 10 e os 14 meses, aproximadamente, a criança pronuncia a primeira palavra com significação” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). IV está errada, pois, no início da aquisição da fala, a palavra pode ter várias significações. “É o estágio da palavra-frase. O nome de um objeto serve para designar todas as ações com ele relacionadas. [As] frases [são] constituídas de uma só palavra” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17).

Outros materiais