Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House, a partir dos estudos da Universidade de Ohio, identifica e detalha diferentes comportamentos de liderança e a sua adequação às contingências ambientais e a características dos subordinados.
Entre eles, a liderança
a) autocrática, que não leva em conta as necessidades dos liderados, mas é a única viável em situações de conflito instalado.
b) participativa, adequada para liderados de baixa capacitação e pouca motivação.
c) apoiadora, semelhante à “estrutura de iniciação” e adequada quando os liderados não realizam tarefas estruturadas.
d) carismática, que induz a uma alta motivação dos liderados e é adequada para tarefas desafiadoras.
e) diretiva, adequada quando as tarefas são ambíguas, mas que pode ser percebida como redundante por liderados experientes.

O modelo situacional proposto por Fiedler para explicar a liderança e sua relação com a eficácia dos liderados foi reconceituado, no final da década de 1980, em conjunto com Joe Garcia, gerando a Teoria do Recurso Cognitivo, apresentando, como uma de suas conclusões:
a) A racionalidade é o fator determinante a ser induzido pelo líder, independentemente do grau de tensão da situação.
b) Nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho.
c) O estresse atua favoravelmente no desempenho, devendo ser fomentado, de forma moderada, pelo líder diretivo.
d) O líder cognitivo é tido como o mais eficaz, pois identifica e utiliza as melhores habilidades de cada liderado.
e) A liderança diretiva somente é útil em grupos heterogêneos e deve ser substituída pela cognitiva sempre que viável.

Leia o fragmento a seguir. Liderança pode ser definida como a capacidade de __________ um conjunto de ___________ para alcançar metas e objetivos. Apesar da organização conferir aos seus gestores a __________ formal, isso não lhes garante uma capacidade de liderança eficaz.
A opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima é:
a) gerenciar – negócios – capacidade;
b) motivar – subordinados – eficiência;
c) mobilizar – recursos – hierarquia;
d) motivar – gestores – liderança;
e) influenciar – pessoas – autoridade.

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.
Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:
a) negociam a troca de recompensas por esforço e reconhecem as conquistas;
b) administram por exceção: intervêm apenas quando os padrões não são alcançados;
c) procuram e observam os desvios das regras e dos padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;
d) inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo;
e) têm uma gestão laissez-faire, oposta à gestão autocrática.

Um administrador acaba de assumir a chefia do setor de pessoal da empresa em que trabalha. O administrador tem muito tempo de casa e é muito bem visto pelos colegas, que demonstraram satisfação com a sua promoção. O setor é responsável pelo processamento da folha de pagamentos, processamento e registro das movimentações trabalhistas e pela manutenção dos arquivos com informações dos funcionários. A empresa tem, como política, delegar liberdade aos chefes para recompensar ou punir os funcionários sob sua responsabilidade.
Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria:
a) diretivo;
b) democrático;
c) delegador;
d) orientado para a tarefa;
e) orientado para o relacionamento.

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de operações da empresa em que trabalha. O administrador tem pouco tempo de casa e sua promoção foi vista com desconfiança e insatisfação pelos colegas de equipe. O setor é responsável por projetos importantes de melhoria e inovação na área fim de atuação da empresa. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação e seu trabalho é bastante valorizado pela empresa. O novo chefe entende que terá pouca liberdade para recompensar ou punir os membros da equipe.
Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria:
a) orientado para o relacionamento;
b) orientado para a tarefa;
c) transacional;
d) transformacional;
e) apoiador.

A teoria da liderança situacional, proposta por Hersey e Blanchard, enfatiza as características dos liderados para determinar o comportamento de liderança mais adequado – ou seja, a teoria sustenta que o estilo de liderança mais eficaz é contingente às características dos liderados.
Mais especificamente, a teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende do nível de prontidão dos subordinados, que se refere ao:
a) nível das competências individuais e ao grau de satisfação com o trabalho;
b) nível de engajamento e ao tipo de comprometimento organizacional;
c) grau de capacidade e ao interesse em desempenhar uma determinada tarefa;
d) nível de satisfação com a chefia e ao grau de proatividade do subordinado;
e) grau de atração das recompensas e à percepção da relação esforço-desempenho.

Os estudos sobre liderança e a influência do comportamento do líder sobre a atuação e produtividade dos liderados ganharam ênfase nos anos 1940, sendo emblemáticos aqueles desenvolvidos por estudiosos da Universidade de Ohio e da Universidade de Michigan. Dentre esses últimos, emergiu a Teoria Bidimensional, segundo a qual
a) é possível identificar duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário (pessoas) e orientação para a produção (tarefas).
b) existem duas dimensões da atuação do líder: a primeira, racional, que deve ser priorizada em situações ordinárias, e a segunda, intuitiva, que só deve ser ativada em situações extraordinárias.
c) o líder pode ser avaliado a partir de duas abordagens distintas: características pessoais ou inatas, e habilidades adquiridas, sendo considerado mais eficaz aquele que apresentar a melhor combinação aplicável ao estilo dos liderados.
d) existem dois tipos específicos de líderes, com diferentes dimensões de atuação: o líder gerencial, centrado em resultados, e o líder carismático, centrado na própria atuação.
e) o fenômeno da liderança pode ser estudado sob duas dimensões ou enfoques diversos: a perspectiva ativa e a perspectiva reativa, sendo ambos relevantes para o alcance dos resultados pretendidos.

Ao avaliar as características da nova liderança da companhia, um administrador afirmou que naquele momento havia ali líderes tipicamente
a) transformacionais, que negociam a troca de recompensas por esforço, prometem recompensas pelo bom desempenho e reconhecem conquistas.
b) visionários, que procuram e observam desvios de regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias e intervindo apenas quando os padrões não são alcançados.
c) transacionais, que conduzem e motivam seus seguidores para o alcance das metas estabelecidas, esclarecendo os papéis a serem desempenhados por cada um e deixando claro o nível de exigência das tarefas a serem cumpridas.
d) situacionais, com comportamentos encorajadores, caracterizados por estabelecimento de regras e instruções detalhadas, monitoramento direto e centralização decisória, independentemente das qualificações e competências do subordinado.
e) autênticos, que têm capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para a organização que cresce e melhora a partir do presente.

Um dos conhecidos estudos sobre o fenômeno da liderança em ambientes corporativos foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados por Rensis Likert, dando origem à Teoria Bidimensional, a qual
a) identifica duas facetas do comportamento do líder, uma centrada nas preocupações com a tarefa, e outra nas relações pessoais com a equipe.
b) classifica o líder de acordo com suas características inatas, apontando duas categorias: líder diretivo e líder catalisador.
c) busca conjugar as duas dimensões do fenômeno da liderança, inata e adquirida, para alcançar o modelo ideal para cada líder no contexto da organização em que atua.
d) propõe que a adequada correlação entre ações apoiadoras e medidas coercitivas leva ao “ponto ótimo” de atuação do líder eficaz.
e) predica que a liderança somente será eficaz se o líder souber conjugar as duas dimensões básicas de atuação: grau de tensão do ambiente e grau de resiliência da equipe.

A Teoria de Administração que enfatiza a influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas é a
a) das Relações Humanas.
b) Clássica.
c) de Administração Científica.
d) Neoclássica.
e) por Objetivos.

Uma das classificações apontadas pela doutrina para o tema da liderança indica a divisão entre as teorias situacionais e, de outro lado, as teorias de estilo de liderança, também chamadas comportamentais. De acordo com o preconizado por estas últimas,
a) a estrutura de iniciação corresponde ao ponto em que o líder adquire as habilidades necessárias ao seu papel.
b) a liderança é algo inato, não podendo ser aprendida, razão pela qual os líderes devem ser identificados entre os membros da organização.
c) o predominante não são os traços de personalidade, mas sim o estilo de liderança adotado pelo líder da organização.
d) o tipo de estrutura organizacional adotada determina a escolha do melhor líder para os subordinados.
e) cada equipe possui peculiaridades que demandam diferentes estilos de liderança, sendo a democrática a menos eficaz.

Nas relações interpessoais em empresas existem várias maneiras de influenciar as pessoas. Uma delas é a forma pela qual utilizamos as fontes de poder que dispomos. Uma dessas fontes de poder, denominada de Poder Pessoal,
a) baseia-se nas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento das pessoas, prevalecendo o poder pessoal de estabelecer vínculos com os outros, de tal forma que, voluntariamente, eles façam o que se espera deles.
b) concentra-se no carisma inato que a pessoa traz consigo, atraindo coercitivamente o outro e, por esse motivo, faz com que as pessoas a sigam.
c) é inerente às pessoas que têm o “dom” de ensinar e levar as outras pessoas a colocarem seu potencial em prática, principalmente quando elas não possuem conhecimento formal técnico.
d) baseia-se no nível de autoridade atribuída pela empresa para comandar e liderar projetos, fazendo com que os outros possam atingir resultados extraordinários.
e) relaciona-se aos colaboradores, indicados por seus líderes, possuidores de elevado conhecimento técnico e experiência e que, por esse motivo, serão designados para monitorar os demais colegas em suas dificuldades pessoais.

A Teoria sobre Estilos de Liderança foca no estilo de comportamento dos líderes em relação aos seus subordinados. Nesse contexto, o líder democrático
a) permite liberdade total para as decisões grupais ou individuais, delega totalmente a divisão das tarefas ao grupo.
b) não avalia o grupo nem controla os acontecimentos, apenas comenta as atividades quando perguntado.
c) determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível ao grupo.
d) procura ser um membro normal do grupo e limita-se aos fatos nas críticas e nos elogios, de forma objetiva.
e) fixa as diretrizes de forma centralizada e depois permite aos grupos que tomem todas as decisões daquele momento em diante.

O ambiente contemporâneo no qual as organizações estão inseridas impele que seus líderes sejam capazes de encarar, simultaneamente, complexos interesses dos mais diversos stakeholders. Os quadros abaixo apresentam as variáveis do ambiente e as competências demandadas aos líderes contemporâneos:
A correlação correta entre as colunas é:
Coluna Variáveis ambientais
I Transformações contínuas nos modelos de negócios
II Demanda por inovação
III Uso intenso de conhecimento
IV Gestão em rede
Coluna Competências
a Flexibilidade e tolerância ao erro
b Capacidade de aprendizagem para transformar recursos e desenvolver negócios
c Empreendedorismo para identificar oportunidades
d Atuação horizontal
a) I-c − II-b − III-a − IV-d.
b) I-d − II-a − III-b − IV-c.
c) I-a − II-c − III-b − IV-d.
d) I-c − II-a − III-d − IV-b.

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico.
Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe. Trata os subordinados como iguais.
b) Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o estabelecimento de objetivos, entre outros.
c) Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.
d) Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão.
e) Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.

Os estudos sobre o tema da liderança desenvolvidos por acadêmicos da Universidade de Ohio na década de 1940 apontaram duas categorias de liderança, a partir de diferentes dimensões do comportamento do líder, sendo uma delas:
Qual é a categoria de liderança mencionada?
a) Consideração, que representa a forma como o líder planeja e executa as tarefas, conduzindo os liderados para a realização das metas estabelecidas.
b) Estrutura de iniciação, que corresponde ao grau em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados para o atingimento dos objetivos organizacionais.
c) Recurso cognitivo, que se traduz no poder de persuasão do líder em relação aos liderados, utilizado em prol do interesse da organização.
d) Valência, que é a medida de valor atribuída pelo líder a cada um dos liderados de acordo com o retorno obtido.
e) Carisma, que é um atributo pessoal e intransferível de todo líder eficaz e que conduz aos resultados almejados.

O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos:
Qual das afirmativas é verdadeira?
a) a importância da ênfase na produção e nas tarefas, relativizando o papel das características pessoais do líder.
b) que a liderança é uma condição inata das pessoas, passível de transmissão apenas em situações peculiares.
c) a possibilidade do desenvolvimento de traços de personalidade ligados às tarefas, sendo inviável desenvolver aqueles ligados à gestão.
d) que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.
e) que fatores exógenos não influenciam o comportamento do líder autêntico, eis que este deve sempre ter o domínio da equipe.

Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:
Quais são as categorias de liderança identificadas?
a) diretiva e colaborativa.
b) democrática e autocrática.
c) autocentrada e cooperativa.
d) ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
e) estrutura de iniciação e consideração.

Em funções de liderança é necessário realizar ações gerenciais como o feedback que se define como:
Qual é a definição correta de feedback?
a) manual de procedimentos éticos para o trabalho individual ou em grupo.
b) capacidade de entender os indivíduos ou o grupo com os quais se está trabalhando.
c) canal de motivação dos indivíduos ou do grupo com os quais se está trabalhando.
d) instrumento de comunicação para fornecer informações sobre como a atuação das pessoas afeta o seu desempenho ou o do grupo.
e) relatório de pesquisas de satisfação individual ou em grupo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House, a partir dos estudos da Universidade de Ohio, identifica e detalha diferentes comportamentos de liderança e a sua adequação às contingências ambientais e a características dos subordinados.
Entre eles, a liderança
a) autocrática, que não leva em conta as necessidades dos liderados, mas é a única viável em situações de conflito instalado.
b) participativa, adequada para liderados de baixa capacitação e pouca motivação.
c) apoiadora, semelhante à “estrutura de iniciação” e adequada quando os liderados não realizam tarefas estruturadas.
d) carismática, que induz a uma alta motivação dos liderados e é adequada para tarefas desafiadoras.
e) diretiva, adequada quando as tarefas são ambíguas, mas que pode ser percebida como redundante por liderados experientes.

O modelo situacional proposto por Fiedler para explicar a liderança e sua relação com a eficácia dos liderados foi reconceituado, no final da década de 1980, em conjunto com Joe Garcia, gerando a Teoria do Recurso Cognitivo, apresentando, como uma de suas conclusões:
a) A racionalidade é o fator determinante a ser induzido pelo líder, independentemente do grau de tensão da situação.
b) Nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho.
c) O estresse atua favoravelmente no desempenho, devendo ser fomentado, de forma moderada, pelo líder diretivo.
d) O líder cognitivo é tido como o mais eficaz, pois identifica e utiliza as melhores habilidades de cada liderado.
e) A liderança diretiva somente é útil em grupos heterogêneos e deve ser substituída pela cognitiva sempre que viável.

Leia o fragmento a seguir. Liderança pode ser definida como a capacidade de __________ um conjunto de ___________ para alcançar metas e objetivos. Apesar da organização conferir aos seus gestores a __________ formal, isso não lhes garante uma capacidade de liderança eficaz.
A opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima é:
a) gerenciar – negócios – capacidade;
b) motivar – subordinados – eficiência;
c) mobilizar – recursos – hierarquia;
d) motivar – gestores – liderança;
e) influenciar – pessoas – autoridade.

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.
Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:
a) negociam a troca de recompensas por esforço e reconhecem as conquistas;
b) administram por exceção: intervêm apenas quando os padrões não são alcançados;
c) procuram e observam os desvios das regras e dos padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;
d) inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo;
e) têm uma gestão laissez-faire, oposta à gestão autocrática.

Um administrador acaba de assumir a chefia do setor de pessoal da empresa em que trabalha. O administrador tem muito tempo de casa e é muito bem visto pelos colegas, que demonstraram satisfação com a sua promoção. O setor é responsável pelo processamento da folha de pagamentos, processamento e registro das movimentações trabalhistas e pela manutenção dos arquivos com informações dos funcionários. A empresa tem, como política, delegar liberdade aos chefes para recompensar ou punir os funcionários sob sua responsabilidade.
Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria:
a) diretivo;
b) democrático;
c) delegador;
d) orientado para a tarefa;
e) orientado para o relacionamento.

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de operações da empresa em que trabalha. O administrador tem pouco tempo de casa e sua promoção foi vista com desconfiança e insatisfação pelos colegas de equipe. O setor é responsável por projetos importantes de melhoria e inovação na área fim de atuação da empresa. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação e seu trabalho é bastante valorizado pela empresa. O novo chefe entende que terá pouca liberdade para recompensar ou punir os membros da equipe.
Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria:
a) orientado para o relacionamento;
b) orientado para a tarefa;
c) transacional;
d) transformacional;
e) apoiador.

A teoria da liderança situacional, proposta por Hersey e Blanchard, enfatiza as características dos liderados para determinar o comportamento de liderança mais adequado – ou seja, a teoria sustenta que o estilo de liderança mais eficaz é contingente às características dos liderados.
Mais especificamente, a teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende do nível de prontidão dos subordinados, que se refere ao:
a) nível das competências individuais e ao grau de satisfação com o trabalho;
b) nível de engajamento e ao tipo de comprometimento organizacional;
c) grau de capacidade e ao interesse em desempenhar uma determinada tarefa;
d) nível de satisfação com a chefia e ao grau de proatividade do subordinado;
e) grau de atração das recompensas e à percepção da relação esforço-desempenho.

Os estudos sobre liderança e a influência do comportamento do líder sobre a atuação e produtividade dos liderados ganharam ênfase nos anos 1940, sendo emblemáticos aqueles desenvolvidos por estudiosos da Universidade de Ohio e da Universidade de Michigan. Dentre esses últimos, emergiu a Teoria Bidimensional, segundo a qual
a) é possível identificar duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário (pessoas) e orientação para a produção (tarefas).
b) existem duas dimensões da atuação do líder: a primeira, racional, que deve ser priorizada em situações ordinárias, e a segunda, intuitiva, que só deve ser ativada em situações extraordinárias.
c) o líder pode ser avaliado a partir de duas abordagens distintas: características pessoais ou inatas, e habilidades adquiridas, sendo considerado mais eficaz aquele que apresentar a melhor combinação aplicável ao estilo dos liderados.
d) existem dois tipos específicos de líderes, com diferentes dimensões de atuação: o líder gerencial, centrado em resultados, e o líder carismático, centrado na própria atuação.
e) o fenômeno da liderança pode ser estudado sob duas dimensões ou enfoques diversos: a perspectiva ativa e a perspectiva reativa, sendo ambos relevantes para o alcance dos resultados pretendidos.

Ao avaliar as características da nova liderança da companhia, um administrador afirmou que naquele momento havia ali líderes tipicamente
a) transformacionais, que negociam a troca de recompensas por esforço, prometem recompensas pelo bom desempenho e reconhecem conquistas.
b) visionários, que procuram e observam desvios de regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias e intervindo apenas quando os padrões não são alcançados.
c) transacionais, que conduzem e motivam seus seguidores para o alcance das metas estabelecidas, esclarecendo os papéis a serem desempenhados por cada um e deixando claro o nível de exigência das tarefas a serem cumpridas.
d) situacionais, com comportamentos encorajadores, caracterizados por estabelecimento de regras e instruções detalhadas, monitoramento direto e centralização decisória, independentemente das qualificações e competências do subordinado.
e) autênticos, que têm capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para a organização que cresce e melhora a partir do presente.

Um dos conhecidos estudos sobre o fenômeno da liderança em ambientes corporativos foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados por Rensis Likert, dando origem à Teoria Bidimensional, a qual
a) identifica duas facetas do comportamento do líder, uma centrada nas preocupações com a tarefa, e outra nas relações pessoais com a equipe.
b) classifica o líder de acordo com suas características inatas, apontando duas categorias: líder diretivo e líder catalisador.
c) busca conjugar as duas dimensões do fenômeno da liderança, inata e adquirida, para alcançar o modelo ideal para cada líder no contexto da organização em que atua.
d) propõe que a adequada correlação entre ações apoiadoras e medidas coercitivas leva ao “ponto ótimo” de atuação do líder eficaz.
e) predica que a liderança somente será eficaz se o líder souber conjugar as duas dimensões básicas de atuação: grau de tensão do ambiente e grau de resiliência da equipe.

A Teoria de Administração que enfatiza a influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas é a
a) das Relações Humanas.
b) Clássica.
c) de Administração Científica.
d) Neoclássica.
e) por Objetivos.

Uma das classificações apontadas pela doutrina para o tema da liderança indica a divisão entre as teorias situacionais e, de outro lado, as teorias de estilo de liderança, também chamadas comportamentais. De acordo com o preconizado por estas últimas,
a) a estrutura de iniciação corresponde ao ponto em que o líder adquire as habilidades necessárias ao seu papel.
b) a liderança é algo inato, não podendo ser aprendida, razão pela qual os líderes devem ser identificados entre os membros da organização.
c) o predominante não são os traços de personalidade, mas sim o estilo de liderança adotado pelo líder da organização.
d) o tipo de estrutura organizacional adotada determina a escolha do melhor líder para os subordinados.
e) cada equipe possui peculiaridades que demandam diferentes estilos de liderança, sendo a democrática a menos eficaz.

Nas relações interpessoais em empresas existem várias maneiras de influenciar as pessoas. Uma delas é a forma pela qual utilizamos as fontes de poder que dispomos. Uma dessas fontes de poder, denominada de Poder Pessoal,
a) baseia-se nas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento das pessoas, prevalecendo o poder pessoal de estabelecer vínculos com os outros, de tal forma que, voluntariamente, eles façam o que se espera deles.
b) concentra-se no carisma inato que a pessoa traz consigo, atraindo coercitivamente o outro e, por esse motivo, faz com que as pessoas a sigam.
c) é inerente às pessoas que têm o “dom” de ensinar e levar as outras pessoas a colocarem seu potencial em prática, principalmente quando elas não possuem conhecimento formal técnico.
d) baseia-se no nível de autoridade atribuída pela empresa para comandar e liderar projetos, fazendo com que os outros possam atingir resultados extraordinários.
e) relaciona-se aos colaboradores, indicados por seus líderes, possuidores de elevado conhecimento técnico e experiência e que, por esse motivo, serão designados para monitorar os demais colegas em suas dificuldades pessoais.

A Teoria sobre Estilos de Liderança foca no estilo de comportamento dos líderes em relação aos seus subordinados. Nesse contexto, o líder democrático
a) permite liberdade total para as decisões grupais ou individuais, delega totalmente a divisão das tarefas ao grupo.
b) não avalia o grupo nem controla os acontecimentos, apenas comenta as atividades quando perguntado.
c) determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível ao grupo.
d) procura ser um membro normal do grupo e limita-se aos fatos nas críticas e nos elogios, de forma objetiva.
e) fixa as diretrizes de forma centralizada e depois permite aos grupos que tomem todas as decisões daquele momento em diante.

O ambiente contemporâneo no qual as organizações estão inseridas impele que seus líderes sejam capazes de encarar, simultaneamente, complexos interesses dos mais diversos stakeholders. Os quadros abaixo apresentam as variáveis do ambiente e as competências demandadas aos líderes contemporâneos:
A correlação correta entre as colunas é:
Coluna Variáveis ambientais
I Transformações contínuas nos modelos de negócios
II Demanda por inovação
III Uso intenso de conhecimento
IV Gestão em rede
Coluna Competências
a Flexibilidade e tolerância ao erro
b Capacidade de aprendizagem para transformar recursos e desenvolver negócios
c Empreendedorismo para identificar oportunidades
d Atuação horizontal
a) I-c − II-b − III-a − IV-d.
b) I-d − II-a − III-b − IV-c.
c) I-a − II-c − III-b − IV-d.
d) I-c − II-a − III-d − IV-b.

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico.
Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe. Trata os subordinados como iguais.
b) Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o estabelecimento de objetivos, entre outros.
c) Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.
d) Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão.
e) Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.

Os estudos sobre o tema da liderança desenvolvidos por acadêmicos da Universidade de Ohio na década de 1940 apontaram duas categorias de liderança, a partir de diferentes dimensões do comportamento do líder, sendo uma delas:
Qual é a categoria de liderança mencionada?
a) Consideração, que representa a forma como o líder planeja e executa as tarefas, conduzindo os liderados para a realização das metas estabelecidas.
b) Estrutura de iniciação, que corresponde ao grau em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados para o atingimento dos objetivos organizacionais.
c) Recurso cognitivo, que se traduz no poder de persuasão do líder em relação aos liderados, utilizado em prol do interesse da organização.
d) Valência, que é a medida de valor atribuída pelo líder a cada um dos liderados de acordo com o retorno obtido.
e) Carisma, que é um atributo pessoal e intransferível de todo líder eficaz e que conduz aos resultados almejados.

O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos:
Qual das afirmativas é verdadeira?
a) a importância da ênfase na produção e nas tarefas, relativizando o papel das características pessoais do líder.
b) que a liderança é uma condição inata das pessoas, passível de transmissão apenas em situações peculiares.
c) a possibilidade do desenvolvimento de traços de personalidade ligados às tarefas, sendo inviável desenvolver aqueles ligados à gestão.
d) que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.
e) que fatores exógenos não influenciam o comportamento do líder autêntico, eis que este deve sempre ter o domínio da equipe.

Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:
Quais são as categorias de liderança identificadas?
a) diretiva e colaborativa.
b) democrática e autocrática.
c) autocentrada e cooperativa.
d) ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
e) estrutura de iniciação e consideração.

Em funções de liderança é necessário realizar ações gerenciais como o feedback que se define como:
Qual é a definição correta de feedback?
a) manual de procedimentos éticos para o trabalho individual ou em grupo.
b) capacidade de entender os indivíduos ou o grupo com os quais se está trabalhando.
c) canal de motivação dos indivíduos ou do grupo com os quais se está trabalhando.
d) instrumento de comunicação para fornecer informações sobre como a atuação das pessoas afeta o seu desempenho ou o do grupo.
e) relatório de pesquisas de satisfação individual ou em grupo.

Prévia do material em texto

Compartilhado: Administrador e Analista Tec. Adm AGU 2018 - Gestão de
Pessoas e Aprendizagem Org.
Administração Geral e Pública
Questão 1: FCC - Ana G (DPE AM)/DPE AM/Especializado de Defensoria/Administração/2018
Assunto: Liderança
A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House, a partir dos estudos da Universidade de Ohio, identifica e detalha diferentes
comportamentos de liderança e a sua adequação às contingências ambientais e a características dos subordinados. Entre eles, a liderança 
 a) autocrática, que não leva em conta as necessidades dos liderados, mas é a única viável em situações de conflito instalado. 
 b) participativa, adequada para liderados de baixa capacitação e pouca motivação. 
 c) apoiadora, semelhante à “estrutura de iniciação” e adequada quando os liderados não realizam tarefas estruturadas. 
 d) carismática, que induz a uma alta motivação dos liderados e é adequada para tarefas desafiadoras. 
 e) diretiva, adequada quando as tarefas são ambíguas, mas que pode ser percebida como redundante por liderados experientes. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/605873
Questão 2: FCC - Ass TD (DPE AM)/DPE AM/Assistente Técnico Administrativo/2018
Assunto: Liderança
O modelo situacional proposto por Fiedler para explicar a liderança e sua relação com a eficácia dos liderados foi reconceituado, no final da década de 1980, em conjunto
com Joe Garcia, gerando a Teoria do Recurso Cognitivo, apresentando, como uma de suas conclusões: 
 a) A racionalidade é o fator determinante a ser induzido pelo líder, independentemente do grau de tensão da situação.
 b) Nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho.
 c) O estresse atua favoravelmente no desempenho, devendo ser fomentado, de forma moderada, pelo líder diretivo.
 d) O líder cognitivo é tido como o mais eficaz, pois identifica e utiliza as melhores habilidades de cada liderado.
 e) A liderança diretiva somente é útil em grupos heterogêneos e deve ser substituída pela cognitiva sempre que viável. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/606930
Questão 3: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Administrativa/Serviços Gerais/2018
Assunto: Liderança
Leia o fragmento a seguir. Liderança pode ser definida como a capacidade de __________ um conjunto de ___________ para alcançar metas e objetivos. Apesar da
organização conferir aos seus gestores a __________ formal, isso não lhes garante uma capacidade de liderança eficaz.
A opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima é:
 a) gerenciar – negócios – capacidade;
 b) motivar – subordinados – eficiência;
 c) mobilizar – recursos – hierarquia;
 d) motivar – gestores – liderança;
 e) influenciar – pessoas – autoridade. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/610922
Questão 4: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Administrativa/Serviços Gerais/2018
Assunto: Liderança
Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser
confundidos. 
Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:
 a) negociam a troca de recompensas por esforço e reconhecem as conquistas;
 b) administram por exceção: intervêm apenas quando os padrões não são alcançados;
 c) procuram e observam os desvios das regras e dos padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;
 d) inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo;
 e) têm uma gestão laissez-faire, oposta à gestão autocrática. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/610923
Questão 5: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Mesa Diretora/Ouvidoria/2018
Assunto: Liderança
Um administrador acaba de assumir a chefia do setor de pessoal da empresa em que trabalha. O administrador tem muito tempo de casa e é muito bem visto pelos
colegas, que demonstraram satisfação com a sua promoção. O setor é responsável pelo processamento da folha de pagamentos, processamento e registro das
movimentações trabalhistas e pela manutenção dos arquivos com informações dos funcionários. A empresa tem, como política, delegar liberdade aos chefes para
recompensar ou punir os funcionários sob sua responsabilidade. 
Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria: 
 a) diretivo;
 b) democrático;
 c) delegador;
 d) orientado para a tarefa;
 e) orientado para o relacionamento. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/611090
Questão 6: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Gestão de Pessoas/Desenvolvimento de Pessoas/2018
Assunto: Liderança
Um administrador acaba de assumir a chefia da área de operações da empresa em que trabalha. O administrador tem pouco tempo de casa e sua promoção foi vista com
desconfiança e insatisfação pelos colegas de equipe. O setor é responsável por projetos importantes de melhoria e inovação na área fim de atuação da empresa. Os
membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação e seu trabalho é bastante valorizado pela empresa. O novo chefe entende que terá pouca liberdade para
recompensar ou punir os membros da equipe. 
Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria:
 a) orientado para o relacionamento;
 b) orientado para a tarefa;
 c) transacional;
 d) transformacional;
 e) apoiador. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/611416
Questão 7: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Gestão de Pessoas/Desenvolvimento de Pessoas/2018
Assunto: Liderança
A teoria da liderança situacional, proposta por Hersey e Blanchard, enfatiza as características dos liderados para determinar o comportamento de liderança mais adequado
– ou seja, a teoria sustenta que o estilo de liderança mais eficaz é contingente às características dos liderados. 
Mais especificamente, a teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende do nível de prontidão dos subordinados, que se refere ao:
 a) nível das competências individuais e ao grau de satisfação com o trabalho;
 b) nível de engajamento e ao tipo de comprometimento organizacional;
 c) grau de capacidade e ao interesse em desempenhar uma determinada tarefa;
 d) nível de satisfação com a chefia e ao grau de proatividade do subordinado;
 e) grau de atração das recompensas e à percepção da relação esforço-desempenho. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/611418
Questão 8: FCC - AnaT (DETRAN MA)/DETRAN MA/2018
Assunto: Liderança
Os estudos sobre liderança e a influência do comportamento do líder sobre a atuação e produtividade dos liderados ganharam ênfase nos anos 1940, sendo emblemáticos
aqueles desenvolvidos por estudiosos da Universidade de Ohio e da Universidade de Michigan. Dentre esses últimos, emergiu a Teoria Bidimensional, segundo a qual 
 a) é possível identificar duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário (pessoas) e orientação para a produção (tarefas). 
 b) existem duas dimensões da atuação do líder: a primeira, racional, que deve ser priorizada em situações ordinárias, e a segunda, intuitiva, que só deve ser ativada
em situações extraordinárias. 
 c) o líder pode ser avaliado a partir de duas abordagens distintas: características pessoais ou inatas, e habilidades adquiridas, sendo considerado mais eficaz aquele
que apresentar a melhor combinação aplicável ao estilo dos liderados. 
 d) existem dois tipos específicos de líderes,com diferentes dimensões de atuação: o líder gerencial, centrado em resultados, e o líder carismático, centrado na
própria atuação. 
 e) o fenômeno da liderança pode ser estudado sob duas dimensões ou enfoques diversos: a perspectiva ativa e a perspectiva reativa, sendo ambos relevantes para
o alcance dos resultados pretendidos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/614388
Questão 9: CESGRANRIO - Admin (PETRO)/PETROBRAS/Júnior/2018
Assunto: Liderança
Ao avaliar as características da nova liderança da companhia, um administrador afirmou que naquele momento havia ali líderes tipicamente
 a) transformacionais, que negociam a troca de recompensas por esforço, prometem recompensas pelo bom desempenho e reconhecem conquistas.
 b) visionários, que procuram e observam desvios de regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias e intervindo apenas quando os padrões não são
alcançados.
 c) transacionais, que conduzem e motivam seus seguidores para o alcance das metas estabelecidas, esclarecendo os papéis a serem desempenhados por cada um e
deixando claro o nível de exigência das tarefas a serem cumpridas.
 d) situacionais, com comportamentos encorajadores, caracterizados por estabelecimento de regras e instruções detalhadas, monitoramento direto e centralização
decisória, independentemente das qualificações e competências do subordinado.
 e) autênticos, que têm capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para a organização que cresce e melhora a partir do presente. 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/619362
Questão 10: FCC - Ana Leg (ALESE)/ALESE/Apoio Técnico Administrativo/Administração/2018
Assunto: Liderança
Um dos conhecidos estudos sobre o fenômeno da liderança em ambientes corporativos foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados por
Rensis Likert, dando origem à Teoria Bidimensional, a qual 
 a) identifica duas facetas do comportamento do líder, uma centrada nas preocupações com a tarefa, e outra nas relações pessoais com a equipe. 
 b) classifica o líder de acordo com suas características inatas, apontando duas categorias: líder diretivo e líder catalisador. 
 c) busca conjugar as duas dimensões do fenômeno da liderança, inata e adquirida, para alcançar o modelo ideal para cada líder no contexto da organização em que
atua. 
 d) propõe que a adequada correlação entre ações apoiadoras e medidas coercitivas leva ao “ponto ótimo” de atuação do líder eficaz. 
 e) predica que a liderança somente será eficaz se o líder souber conjugar as duas dimensões básicas de atuação: grau de tensão do ambiente e grau de resiliência
da equipe.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/638899
Questão 11: FCC - Ana Leg (ALESE)/ALESE/Apoio Técnico Administrativo/Biblioteconomia/2018
Assunto: Liderança
A Teoria de Administração que enfatiza a influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas é a 
 a) das Relações Humanas. 
 b) Clássica. 
 c) de Administração Científica. 
 d) Neoclássica. 
 e) por Objetivos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/639668
Questão 12: FCC - Ana Gest (SABESP)/SABESP/Administração/2018
Assunto: Liderança
Uma das classificações apontadas pela doutrina para o tema da liderança indica a divisão entre as teorias situacionais e, de outro lado, as teorias de estilo de liderança,
também chamadas comportamentais. De acordo com o preconizado por estas últimas, 
 a) a estrutura de iniciação corresponde ao ponto em que o líder adquire as habilidades necessárias ao seu papel. 
 b) a liderança é algo inato, não podendo ser aprendida, razão pela qual os líderes devem ser identificados entre os membros da organização. 
 c) o predominante não são os traços de personalidade, mas sim o estilo de liderança adotado pelo líder da organização. 
 d) o tipo de estrutura organizacional adotada determina a escolha do melhor líder para os subordinados. 
 e) cada equipe possui peculiaridades que demandam diferentes estilos de liderança, sendo a democrática a menos eficaz.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/645149
Questão 13: FCC - At Cli (SABESP)/SABESP/2018
Assunto: Liderança
Nas relações interpessoais em empresas existem várias maneiras de influenciar as pessoas. Uma delas é a forma pela qual utilizamos as fontes de poder que dispomos.
Uma dessas fontes de poder, denominada de Poder Pessoal, 
 a) baseia-se nas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento das pessoas, prevalecendo o poder pessoal de estabelecer vínculos com os outros, de tal
forma que, voluntariamente, eles façam o que se espera deles. 
 b) concentra-se no carisma inato que a pessoa traz consigo, atraindo coercitivamente o outro e, por esse motivo, faz com que as pessoas a sigam. 
 c) é inerente às pessoas que têm o “dom” de ensinar e levar as outras pessoas a colocarem seu potencial em prática, principalmente quando elas não possuem
conhecimento formal técnico. 
 d) baseia-se no nível de autoridade atribuída pela empresa para comandar e liderar projetos, fazendo com que os outros possam atingir resultados extraordinários. 
 e) relaciona-se aos colaboradores, indicados por seus líderes, possuidores de elevado conhecimento técnico e experiência e que, por esse motivo, serão designados
para monitorar os demais colegas em suas dificuldades pessoais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/648060
Questão 14: FCC - Ana Exec (SEGEP MA)/SEGEP MA/Administrador/2018
Assunto: Liderança
A Teoria sobre Estilos de Liderança foca no estilo de comportamento dos líderes em relação aos seus subordinados. Nesse contexto, o líder democrático 
 a) permite liberdade total para as decisões grupais ou individuais, delega totalmente a divisão das tarefas ao grupo. 
 b) não avalia o grupo nem controla os acontecimentos, apenas comenta as atividades quando perguntado. 
 c) determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível ao grupo. 
 d) procura ser um membro normal do grupo e limita-se aos fatos nas críticas e nos elogios, de forma objetiva. 
 e) fixa as diretrizes de forma centralizada e depois permite aos grupos que tomem todas as decisões daquele momento em diante.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/655017
Questão 15: FCC - Ana Exec (SEGEP MA)/SEGEP MA/Administrador/2018
Assunto: Liderança
O ambiente contemporâneo no qual as organizações estão inseridas impele que seus líderes sejam capazes de encarar, simultaneamente, complexos interesses dos mais
diversos stakeholders. Os quadros abaixo apresentam as variáveis do ambiente e as competências demandadas aos líderes contemporâneos:
Coluna Variáveis ambientais
I Transformações contínuas nos modelos de negócios
II Demanda por inovação
III Uso intenso de conhecimento
IV Gestão em rede
 
 
Coluna Competências
a Flexibilidade e tolerância ao erro
b Capacidade de aprendizagem para transformar recursos e desenvolver negócios
c Empreendedorismo para identificar oportunidades
d Atuação horizontal
 
A correlação correta entre as colunas é: 
 a) I-c − II-b − III-a − IV-d. 
 b) I-d − II-a − III-b − IV-c. 
 c) I-a − II-c − III-b − IV-d. 
 d) I-c − II-a − III-d − IV-b. 
 e) I-c − II-a − III-b − IV-d.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/655025
Questão 16: FCC - Ana Exec (SEGEP MA)/SEGEP MA/Analista de Recursos Humanos/2018
Assunto: Liderança
Entre os modelos situacionaisque estudam o fenômeno da liderança em ambientes corporativos, destaca-se o desenvolvido por Fiedler, que, entre outros aspectos,
propõe que o desempenho eficaz do grupo está relacionado com 
 a) a combinação adequada entre o estilo de interação do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá o controle e a influência ao líder. 
 b) a orientação para a conquista, própria do líder autocrático (também denominado diretivo). 
 c) a estrutura de iniciação, que é o ponto no qual o líder alcança relacionamentos caracterizados pela confiança mútua com os liderados. 
 d) o carisma do líder, que induz os liderados a se alinharem com os objetivos e metas propostos, sem contraposições ou resistências. 
 e) características do ambiente, predicando que o líder que imprime tensão à situação alcança melhores resultados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/655200
Questão 17: FCC - AJ TRT15/TRT 15/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018
Assunto: Liderança
Os estudos sobre o tema da liderança desenvolvidos por acadêmicos da Universidade de Ohio na década de 1940 apontaram duas categorias de liderança, a partir de
diferentes dimensões do comportamento do líder, sendo uma delas: 
 a) Consideração, que representa a forma como o líder planeja e executa as tarefas, conduzindo os liderados para a realização das metas estabelecidas. 
 b) Estrutura de iniciação, que corresponde ao grau em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados para o atingimento dos objetivos
organizacionais. 
 c) Recurso cognitivo, que se traduz no poder de persuasão do líder em relação aos liderados, utilizado em prol do interesse da organização. 
 d) Valência, que é a medida de valor atribuída pelo líder a cada um dos liderados de acordo com o retorno obtido. 
 e) Carisma, que é um atributo pessoal e intransferível de todo líder eficaz e que conduz aos resultados almejados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/665008
Questão 18: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Liderança
O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as
quais apontam, entre outros preceitos: 
 a) a importância da ênfase na produção e nas tarefas, relativizando o papel das características pessoais do líder. 
 b) que a liderança é uma condição inata das pessoas, passível de transmissão apenas em situações peculiares. 
 c) a possibilidade do desenvolvimento de traços de personalidade ligados às tarefas, sendo inviável desenvolver aqueles ligados à gestão. 
 d) que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente. 
 e) que fatores exógenos não influenciam o comportamento do líder autêntico, eis que este deve sempre ter o domínio da equipe.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/455462
Questão 19: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Judiciária/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Liderança
Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder,
descrevendo duas categorias de liderança, que são: 
 a) diretiva e colaborativa. 
 b) democrática e autocrática. 
 c) autocentrada e cooperativa. 
 d) ênfase nas pessoas e ênfase na produção. 
 e) estrutura de iniciação e consideração.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/455542
Questão 20: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Apoio Especializado/Arquitetura/2017
Assunto: Liderança
Em funções de liderança é necessário realizar ações gerenciais como o feedback que se define como 
 a) manual de procedimentos éticos para o trabalho individual ou em grupo. 
 b) capacidade de entender os indivíduos ou o grupo com os quais se está trabalhando. 
 c) canal de motivação dos indivíduos ou do grupo com os quais se está trabalhando. 
 d) instrumento de comunicação para fornecer informações sobre como a atuação das pessoas afeta o seu desempenho ou o do grupo. 
 e) relatório de pesquisas de satisfação individual ou em grupo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/455599
Questão 21: IDECAN - Admin (MS)/MS/2017
Assunto: Liderança
A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que
a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que
foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa
INCORRETA. 
 a) Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe.
Trata os subordinados como iguais. 
 b) Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o
estabelecimento de objetivos, entre outros. 
 c) Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais.
Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional. 
 d) Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão. 
 e) Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta
qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/456936
Questão 22: IDECAN - ATPS (MS)/MS/2017
Assunto: Liderança
Todas as organizações necessitam de líderes, seja no nível estratégico, gerencial ou operacional; entretanto, apesar da liderança ser uma característica de extrema
importância para o administrador ou gestor, o fato é que estes profissionais nem sempre possuem as características de um verdadeiro líder. O líder nasce de um grupo
social e é geralmente dotado de uma capacidade de influenciar e de agregar pessoas para o cumprimento de tarefas, de metas, enfim, de ser a peça-chave em situações
de grande importância para qualquer organização. Sobre a “tomada de decisão” no âmbito da “Teoria dos Estilos de Liderança”, proposta por White e Lippit, analise as
afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Na liderança autocrática as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder.
 
( ) Na liderança democrática apenas o líder decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo.
 
( ) Na liderança liberal o líder dá total liberdade ao grupo para a tomada de decisões, com mínima intervenção.
A sequência está correta em 
 a) V, F, F. 
 b) V, V, V. 
 c) F, F, V. 
 d) F, F, F. 
 e) F, V, F.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/457108
Questão 23: FCC - AJ TRE SP/TRE SP/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Liderança
Diferentes teorias foram desenvolvidas para explicar o fenômeno da liderança, algumas mais centradas nas características pessoais do líder e outras com foco na sua
interação com o ambiente. Nesse contexto, o modelo proposto nos estudos de Fielder, que isolou determinados critérios situacionais, apresenta, entre outras, a seguinte
conclusão:
 a) o líder orientado para a tarefa tende a ter desempenho melhorem situações extremas, incluindo as muito desfavoráveis.
 b) o estresse afeta, favoravelmente, a atuação do líder, aguçando a racionalidade e propiciando a motivação da equipe.
 c) em situações muito favoráveis, o líder orientado para as pessoas é o mais adequado, porém enseja desmotivação e rotatividade.
 d) a maturidade dos subordinados é um elemento fundamental e deve ser cotejada com o estilo de liderança adotada.
 e) o líder eficaz orienta sua atuação para dois aspectos, simultaneamente: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/460567
Questão 24: FCC - AJ TRT24/TRT 24/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Liderança
Os estudos sobre liderança contemplam as denominadas Teorias Situacionais, entre as quais o Modelo de Fiedler, segundo o qual 
 a) a liderança deve ser baseada na troca, cabendo ao líder participativo o atendimento das necessidades dos subordinados. 
 b) a eficácia da liderança depende da adequação do estilo do líder com o grau de maturidade dos subordinados. 
 c) a liderança deve ser diretiva, cabendo ao líder deixar claro o que espera dos subordinados, propondo ações claras e objetivas. 
 d) a eficácia gerencial está atrelada à manipulação correta da situação e não ao estilo ou personalidade do líder. 
 e) o desempenho eficaz do grupo depende da combinação adequada entre o estilo de liderança do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá o
controle e a influência para o líder.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/476769
Questão 25: IADES - Ana I (CRF DF)/CRF DF/Administrador/2017
Assunto: Liderança
De acordo com a teoria da meta e do caminho e suas previsões, assinale a alternativa correta. 
 a) A liderança diretiva propicia maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas. 
 b) A liderança apoiadora acarreta um desempenho mais baixo e menor satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas. 
 c) A liderança diretiva é bem recebida entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável. 
 d) Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança voltado para a conquista. 
 e) A liderança apoiadora aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços propiciarão melhor desempenho quando as tarefas forem estruturadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/479315
Questão 26: IADES - Ass I (CRF DF)/CRF DF/Administrativo/2017
Assunto: Liderança
Os estilos de liderança podem ser classificados em três tipos: autocrático, democrático e liberal.
Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta. 
 a) Na liderança democrática, a autoridade está concentrada somente no líder e os integrantes do grupo não influenciam na tomada de decisão. 
 b) A chefia que exerce um mínimo de controle sobre as atividades do grupo é uma liderança autocrática. 
 c) Na liderança liberal, a chefia possui uma atuação mais diretiva e exige obediência do grupo às decisões impostas. 
 d) Na liderança democrática, o líder abdica deliberadamente do poder de tomar determinadas decisões, já que a tomada de decisões é transferida integralmente aos
liderados. 
 e) Na liderança autocrática, em virtude do comportamento do líder, os grupos podem apresentar sinais de tensão, descontentamento e frustação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/480137
Questão 27: FEPESE - ATA II (JUCESC)/JUCESC/2017
Assunto: Liderança
Assinale a alternativa que corretamente elenca os fatores que compõem a visão bidimensional do comportamento de liderança. 
 a) Ativo e passivo 
 b) Eficiência e eficácia 
 c) Pessoal e impessoal 
 d) Tarefas e pessoas 
 e) Interno e externo
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/487827
Questão 28: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Administração de Empresas/I/2017
Assunto: Liderança
A tabela a seguir apresenta o cenário onde se desenvolve o processo de liderança e seus paradoxos:
Coluna Processo de liderança Coluna Paradoxo
I Acompanhar o avanço tecnológico A Integrar e cooperar
II Aumentar a competitividade do negócio B Aprimorar a qualidade
III Virtualizar as relações C Humanizar o uso de tecnologia
IV Diversificar-se D Ser mais humanista e melhorar a qualidade de vida
V Atuar com rapidez E Aprofundar o conhecimento específico
A correlação correta entre as colunas está descrita em
 a) I-C; II-D; III-A; IV-B; V-E.
 b) I-C; II-B; III-D; IV-A; V-E.
 c) I-C; II-A; III-D; IV-E; V-B.
 d) I-D; II-A; III-C; IV-E; V-B.
 e) I-E; II-C; III-D; IV-A; V-B.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/489895
Questão 29: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Administração de Empresas/I/2017
Assunto: Liderança
O dinamismo do atual cenário provocado pelas fusões, aquisições e alianças exercem impactos significativos no ambiente dos negócios, por conseguinte o fenômeno da
liderança encontra-se em constante processo de evolução e transformação, incorporando novos valores, características e níveis de exigência. Uma nova e atual
abordagem de liderança é a
 a) contingencial.
 b) conectiva.
 c) democrática.
 d) matricial/dual.
 e) cognitiva
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/489896
Questão 30: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Administração de Empresas/I/2017
Assunto: Liderança
Para Likert, o comportamento humano nas organizações pode ser explicado por meio de três variáveis. Refere-se a variável interveniente, de acordo com esta escala,
 a) qualidade.
 b) controles.
 c) liderança.
 d) satisfação.
 e) atitudes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/489903
Questão 31: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
A Teoria da Liderança Situacional, sustentada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, preconiza um modelo de análise da liderança com ênfase
 a) nos liderados, levando em conta o grau de maturidade destes para escolher o estilo de liderança adequado.
 b) no ambiente externo, ponderando, para a escolha do líder ideal, as ameaças e desafios apresentados.
 c) no líder, notadamente nos traços de personalidade apresentados, que devem ser aderentes ao perfil da empresa.
 d) no comportamento do líder, classificado em diretivo ou persuasivo, e que deve ser cotejado com a situação apresentada.
 e) nas variáveis endógenas e exógenas da organização e como elas impactam o comportamento do líder.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490582
Questão 32: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
Nos anos de 1940, estudiosos da Universidade de Ohio buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Tais estudos descreveram duas
categorias de liderança, sendo uma delas a denominada
 a) carismática, que pode ser definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua.
 b) autocrática, quando apenas o líder decide e fixa diretrizes, sem nenhuma participação do grupo na construção dos objetivos.
 c) liberal, onde as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, cabendo ao líder o papel de orientação e estímulo.
 d) estrutura de iniciação, que corresponde ao ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos
objetivos.
 e) consultiva, que apresenta como principal característica o envolvimento total dos liderados na definição dos objetivos ena tomada de decisões.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490596
Questão 33: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
Frente as quedas repentinas de produtividade e desempenho de dois colaboradores, gerando queda de qualidade no trabalho da área, um líder deve tomar, como ações
mais urgentes:
 a) realizar um diagnóstico para entender o que está ocorrendo e reorganizar as mesmas tarefas para recuperar o desempenho.
 b) reorganizar as mesmas tarefas para recuperar o desempenho e oferecer novas atividades a ambos para motivá-los.
 c) encaminhar ambos para treinamento e reorganizar as mesmas tarefas para recuperar o desempenho.
 d) encaminhar ambos para treinamento para melhorar o desempenho e transferi-los de pronto para outra área.
 e) realizar um diagnóstico para entender o que está ocorrendo e, se for o caso, oferecer apoio para a recuperação do desempenho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490612
Questão 34: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
Ao ser promovido ao papel de líder de uma equipe, o líder eficaz deverá ocupar-se, principalmente, em
 a) adotar postura de chefe, comandar pessoas, atenção à alta gerência.
 b) desenvolver novas competências, novos valores de gestão, redistribuir o tempo destinado às atribuições.
 c) desenvolver novas competências, tempo destinado às novas atribuições, atenção à alta gerência.
 d) possuir visão de longo prazo, desenvolver novos líderes, controlar tarefas.
 e) ampliar a competência técnica, priorizar atividades, executar atividades.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490615
Questão 35: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
Silvio assumiu recentemente a liderança de uma nova equipe de 20 pessoas. Diante desse desafio decidiu reunir todos os colaboradores de uma única vez a fim de
conhecê-los e saber o que fazem e, assim, otimizar seu tempo monitorando uma matriz de ocupação de sua área. Silvio, provavelmente, será
 a) bem sucedido, pois poderá designar-lhes eficazmente novas tarefas de acordo com suas competências.
 b) bem sucedido, pois ter a visão geral do grupo é o mais importante para um líder.
 c) mal sucedido, pois deveria conhecer um a um com mais profundidade.
 d) mal sucedido, pois o grupo tenderá a se defender e autopromover-se.
 e) bem sucedido, pois assumirá o controle em tempo real, criando uma boa impressão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490616
Questão 36: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
Um gestor poderá adquirir poder na operação dentro da organização se
 a) for o detentor de recursos que outros não dominem.
 b) possuir expertise e dominar os meandros sobre finanças.
 c) possuir amplo networking com órgãos governamentais.
 d) tiver acesso a várias informações sobre remuneração.
 e) filiar-se ao sindicato para influenciar outros.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490621
Questão 37: FCC - Esp RT (ARTESP)/ARTESP/Gestão Pública/I/2017
Assunto: Liderança
Atenção: Considere o texto a seguir para responder à questão.
José Paulo é um gerente considerado muito eficaz pela alta gerência da empresa, investindo muito tempo para atender solicitações que vem do topo da empresa. Ao
receber as demandas, na sequência, José Paulo as repassa à equipe sem filtra-las, sobrecarregando-a com atividades adicionais. Já desgastados e com sinais de estresse,
a produtividade da equipe começa a cair.
Dado o comportamento apresentado, o estilo gerencial adotado por José Paulo é
 a) democrático.
 b) inspirador.
 c) foco no resultado.
 d) coaching.
 e) autocrático.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/490628
Questão 38: FGV - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Assunto: Liderança
Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser
confundidos.
A liderança é melhor definida da seguinte forma:
 a) ordem, consistência e direção por meio de planejamento;
 b) capacidade de influenciar pessoas para atingir metas;
 c) cargo de direção em uma organização;
 d) referência técnica ou autoridade no assunto;
 e) capacidade de agradar os funcionários e manter um bom clima organizacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/514510
Questão 39: FGV - Ag Cen (IBGE)/IBGE/Municipal/2017
Assunto: Liderança
A figura abaixo representa um instrumento conhecido como grade gerencial, proposto por Blake e Mouton.
As letras A, B, C, D e E representam os cinco principais estilos de liderança identificados pelo modelo de Blake e Mouton. Sobre esses tipos de liderança, é correto
afirmar que:
 a) C é o líder negligente, orientado para as necessidades dos funcionários e para a promoção de um ambiente amigável;
 b) D é o líder de equipe, voltado para a produção e o atingimento de objetivos;
 c) E é o líder meio-termo, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo;
 d) B é o líder de equipe, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo;
 e) A é o líder orientado para pessoas, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/514622
Questão 40: FCC - Fisc DC (PROCON MA)/PROCON MA/2017
Assunto: Liderança
As estruturas organizacionais comportam diferentes relações formais em seu âmbito interno. Exemplo de tais relações é aquela exercida pelo chefe de um órgão
diretamente sobre seus subordinados, a qual se denomina 
 a) gestão de fiscalização. 
 b) autoridade de linha. 
 c) fundamento de autoridade. 
 d) hierarquia funcional. 
 e) atuação sistêmica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/566026
Questão 41: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Administrativa/"Sem Especialidade"/2016
Assunto: Liderança
Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca
entre os possíveis comportamentos do líder, o
 a) autoritário-coercitivo, que decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
 b) diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
 c) consultivo, que compartilha as decisões com os subordinados, permitindo aos mesmos flexibilidade na realização das tarefas.
 d) carismático, que motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
 e) benevolente, que toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/337881
Questão 42: FGV - Ana (MPE RJ)/MPE RJ/Administrativa/2016
Assunto: Liderança
O diretor administrativo de um importante órgão público, com atuação em diversos municípios brasileiros, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de
monitorar o desempenho de processos e pessoas. O órgão tem uma cultura organizacional rígida e o estilo de liderança é autocrático.
Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar no contexto descrito, entre outros, os seguintes controles:
 a) observação direta e administração por objetivos (APO);
 b) balanced scorecard e avaliação de desempenho 360 graus;
 c) formalização das atribuições eresponsabilidades, e avaliações de desempenho por comissões;
 d) ajuste mútuo e controle por imposição externa;
 e) formalização dos níveis de alçada e controle por motivação interna.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/350110
Questão 43: FGV - Ana (IBGE)/IBGE/Auditoria/2016
Assunto: Liderança
A YZX é uma empresa de médio porte que produz papéis de segurança. A empresa é caracterizada por ter metas explícitas e formalizadas, regras e procedimentos rígidos
para todas as áreas e níveis hierárquicos, além de funcionários bastante experientes. A direção da empresa vem percebendo uma piora na produtividade das equipes e
atribui essa situação à predominância, nos níveis gerenciais, do estilo de liderança orientado para a tarefa. Como forma de testar uma mudança gradual no estilo de
liderança, a direção da YZX optou por substituir apenas o gerente da área de TI e observar o impacto dessa iniciativa. O novo gerente, com estilo de liderança claramente
orientado para as pessoas, foi bem recebido e apoiado pela equipe. No entanto, ao fim de seis meses, não houve alteração na produtividade da equipe, embora os
membros estivessem satisfeitos com o novo gerente. É provável que tenha ocorrido:
 a) o tamanho da empresa torna disfuncional a formalização, neutralizando o efeito de qualquer estilo de liderança;
 b) o grau de formalização e a experiência dos funcionários neutralizaram a liderança orientada para as pessoas;
 c) a experiência representou uma barreira comportamental a mudanças e o grau de formalização substituiu a liderança orientada para as pessoas;
 d) o estilo de liderança orientado para as pessoas não tem efeito positivo em empresas de pequeno e médio porte;
 e) a experiência dos funcionários substituiu a liderança orientada para as pessoas e o grau de formalização neutralizou os ganhos de produtividade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/354731
Questão 44: FGV - Ana (IBGE)/IBGE/Recursos Humanos/Desenvolvimento de Pessoas/2016
Assunto: Liderança
Nas abordagens contemporâneas, a liderança carismática tem recebido grande atenção de gestores e pesquisadores. Os líderes carismáticos inspiram fortemente seus
seguidores, entre outros aspectos, porque têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por ela e apresentam comportamentos não convencionais. No entanto, a
liderança carismática apresenta desvantagens e limitações, que precisam ser levadas em conta pela gestão de pessoas, tais como:
 a) seus efeitos são neutralizados em grupos de trabalho coesos;
 b) não é apropriada para ambientes de incerteza;
 c) tende a silenciar as críticas e os posicionamentos contrários ao líder;
 d) a insensibilidade às necessidades dos liderados gera insatisfação no longo prazo;
 e) seus efeitos são neutralizados por um trabalho intrinsecamente satisfatório.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/355990
Questão 45: FCC - AJ TRF3/TRF 3/Administrativa/2016
Assunto: Liderança
As teorias situacionais sobre liderança, diversamente das teorias comportamentais, preconizam que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações
apresentadas pelo ambiente. Exemplo desta corrente é o denominado Modelo de Fiedler, que isola três critérios situacionais, entre os quais: 
 a) poder de posição: poder formal disponível para o líder. 
 b) resiliência: resistência a situações adversas. 
 c) persuasão: capacidade de convencimento em relação ao grupo. 
 d) poder de coesão: fundamental para a condução da equipe. 
 e) plasticidade: capacidade de adaptação a diferentes cenários.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/358422
Questão 46: FCC - Ana (COPERGÁS)/COPERGÁS/Administrador/2016
Assunto: Liderança
A literatura aponta entre as teorias sobre liderança a denominada Teoria do Grid (ou grade) Gerencial, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos
essenciais: 
 a) ênfase na produção e ênfase nas pessoas. 
 b) programa de incentivos e rol de punições. 
 c) alinhamento de objetivos e atingimento de metas. 
 d) colaboração e comprometimento com resultados. 
 e) foco no processo e visão de futuro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/375635
Questão 47: Instituto AOCP - Ana Leg (CM RB)/CM RB/Administração/2016
Assunto: Liderança
Os fatores que demonstram a presença de eficácia da liderança são: 
 a) liderança autocrática e liderança democrática. 
 b) clima organizacional e recompensas. 
 c) estruturação organizacional e posições de poder. 
 d) desempenho da tarefa e satisfação das pessoas. 
 e) liderança carismática e liderança transacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/390457
Questão 48: FUNRIO - Adm (CM NI)/CM Nova Iguaçu/2016
Assunto: Liderança
Estilos de liderança consistem nas atitudes de um líder com seus seguidores e nenhum desses estilos são excludentes e sim, situacionais. Um líder pode apresentar
determinado estilo para certa situação e outro estilo, em outra.
Esses estilos, muitas vezes, são confundidos com tipos de autoridade. Podem ser considerados estilos de liderança, os
 a) tradicionais.
 b) carismáticos.
 c) autocráticos.
 d) racionais-legais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/401092
Questão 49: CESGRANRIO - Sup Pesq (IBGE)/IBGE/Geral/2016
Assunto: Liderança
Um gestor dirige uma organização que utiliza mão de obra intensiva e base tecnológica rudimentar. A tomada de decisão é totalmente centralizada, a comunicação é
sempre de cima para baixo, as regras são rígidas e devem ser cumpridas à risca. A ênfase em punições e medidas disciplinares gera temor e desconfiança entre os
funcionários.
Levando-se em conta os quatro sistemas administrativos, nesse caso, observa-se que o sistema é
 a) proativo
 b) consultivo
 c) participativo
 d) autoritário-coercitivo
 e) autoritário-benevolente
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/401445
Questão 50: CESGRANRIO - Sup Pesq (IBGE)/IBGE/Geral/2016
Assunto: Liderança
Independentemente das características ou dos comportamentos do líder, ninguém pode ser um líder sem a capacidade de influenciar os outros; portanto, para aumentar
a capacidade de afetar as percepções, as atitudes e os comportamentos dos outros são utilizadas algumas táticas, como as três apresentadas a seguir:
 a) persuasão racional, apelo inspiracional e coalização
 b) persuasão racional, pacificação terceirizada e negociação
 c) negociação, coalização e socialização
 d) pacificação terceirizada, coalização e decodificação
 e) decodificação, apelo inspiracional e socialização
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/401456
Questão 51: CESGRANRIO - Sup Pesq (IBGE)/IBGE/Gestão/2016
Assunto: Liderança
Com base nas implicações da teoria da atribuição e da liderança organizacional, especialmente quando a liderança é vista pelos olhos dos seguidores, tem-se que:
 a) comportamentos observados em um contexto associado à liderança não atribuem habilidades à pessoa que demonstra esses comportamentos.
 b) não há relação entre o que se atribui a um indivíduo e a seu comportamento como líder.
 c) quando se avalia o comportamento de um líder, tende-se a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência dos internos ou pessoais.
 d) para salvar a reputação dos líderes, os indivíduos atribuem o seu sucesso a fatores externos e colocam a culpa de seus fracassos em fatores internos.
 e) a consistência, a diferenciação e a coerência das decisões dos líderes não são comportamentos avaliados pelosseguidores no cotidiano organizacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/401504
Questão 52: FCC - TNS (ARSETE)/Pref Teresina/Administrador/2016
Assunto: Liderança
As principais fontes literárias dividem os conceitos sobre liderança em diferentes abordagens, entre as quais a comportamental e a situacional. Constitui exemplo desta
segunda abordagem
 a) a Teoria 3-D, segundo a qual a eficácia do gerente é mensurada proporcionalmente ao quanto ele é capaz de adequar o próprio estilo às situações de mudança.
 b) os Estilos de Likert, que classifica o líder como orientado para tarefa, dito coercitivo, ou orientado para as pessoas, dito participativo.
 c) a Estrutura de Iniciação, da Universidade de Ohio, que enfatiza padrões definidos de desempenho.
 d) a Estrutura de Consideração, da Universidade de Michigan, caracterizada pela confiança mútua e respeito aos funcionários.
 e) o Modelo de Fielder, com uma tabela de dupla entrada: ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/410341
Questão 53: FCC - Ana RH (ALMS)/ALMS/2016
Assunto: Liderança
Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo 
 a) carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo. 
 b) liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões. 
 c) consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo. 
 d) benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder. 
 e) democrático, no qual não existe propriamente uma liderança mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/410533
Questão 54: FCC - ATA (SEMF Teresina)/Pref Teresina/Técnico do Tesouro Municipal/2016
Assunto: Liderança
Os conceitos de liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, comportando diferentes abordagens, cujos principais traços podem ser extraídos da literatura
especializada. A abordagem situacional sobre liderança leva em conta, como variável fundamental,
 a) o preparo psicológico do líder para enfrentar o momento delineado.
 b) a situação em que se encontra a organização do ponto de vista de mercado.
 c) o grau de maturidade dos subordinados.
 d) o carisma do líder, representado por traços de personalidade.
 e) a força da instituição que nomeia o líder.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/412372
Questão 55: FCC - Ana GP (CREMESP)/CREMESP/Recursos Humanos/2016
Assunto: Liderança
França e Arellano (2002, p. 261) ressaltam que Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas. São tipos de poder manifestados no
ambiente organizacional:
 a) legítimo; de recompensa; coercitivo; de especialização; de referência e de informação.
 b) legítimo; salarial; coercitivo; de especialização; de referência e de informação.
 c) de recompensa; coercitivo; de especialização; de referência e de tecnologia.
 d) de recompensa; empregatício; soberano; de referência; de informação e de hierarquia.
 e) legítimo; de recompensa; político; de especialização; de referência e de barganha.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/427075
Questão 56: FCC - Ana (PGE MT)/PGE MT/Administrador/2016
Assunto: Liderança
Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto,
emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que 
 a) os líderes possuem habilidades inatas, ligadas ao desempenho da tarefa, não passíveis de serem desenvolvidas. 
 b) os traços de personalidade, como o carisma, são determinantes para a construção da liderança. 
 c) existem características individuais, de natureza universal, relativas à liderança, notadamente os traços intelectuais. 
 d) o que determina o desenvolvimento do líder são as contingências apresentadas pelo ambiente. 
 e) a liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/435594
Questão 57: FCC - AJ TRT20/TRT 20/Administrativa/"Sem Especialidade"/2016
Assunto: Liderança
Os primeiros estudos sobre liderança enfocam, precipuamente, os traços de personalidade do líder, que o diferenciariam dos não líderes. Nesse sentido, a liderança era
considerada algo nato. Tal abordagem, contudo, mostrou-se incompleta para explicar todos os aspectos que envolvem a liderança, notadamente para distinguir os líderes
eficazes dos não eficazes. Para suprir tais lacunas, surgiram as denominadas teorias
 a) cognitivas, que consideram que a liderança pode ser aprendida, independentemente de quaisquer características específicas do indivíduo.
 b) comportamentais, que extrapolam os traços de personalidade natos do líder, buscando atingir habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de treinamentos.
 c) situacionais, que apontam que o comportamento do líder considera, também, as contingências e situações apresentadas pelo ambiente de trabalho.
 d) estruturalistas, que apregoam que a liderança é um fator externo ao indivíduo, decorrente da estrutura de poder da organização.
 e) institucionais, que consideram, simultaneamente, os traços individuais, passíveis de aprimoramento, e as características exógenas, decorrentes da posição
ocupada na instituição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/438087
Questão 58: VUNESP - Ana RH (CM Registro)/CM Registro/2016
Assunto: Liderança
Uma das características normalmente atribuída à liderança é aquela que, quando está associada ao grupo de trabalho ou à equipe, a torna diferente num ou noutro.
Nesse sentido, assinale a alternativa que contém a afirmação correta. 
 a) Os líderes de grupos de trabalho conduzem os mesmos para reuniões abertas, enquanto os líderes de equipes incentivam seus membros a terem reuniões
eficientes. 
 b) A equipe tem papéis compartilhados de liderança, enquanto o grupo tem um único e forte líder. 
 c) As lideranças dos grupos de trabalho os conduzem a terem produtos coletivos, enquanto as das equipes promovem a responsabilidade individualizada. 
 d) As lideranças das equipes valorizam a uniformidade e o respeito à autoridade gerencial. 
 e) As lideranças dos grupos de trabalho reconhecem a importância das relações humanas para a coesão entre os membros do grupo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/444965
Questão 59: VUNESP - Ana RH (CM Registro)/CM Registro/2016
Assunto: Liderança
A matriz a seguir relaciona resultados e atitudes. Maria da Conceição, atendente de balcão em uma repartição, é muito boa em construir bons relacionamentos com os
usuários, mas ela tem dificuldades em resolver os problemas apresentados.
Em que quadrante da matriz o desempenho de Maria da Conceição pode ser classificado? 
 a) 1.5. 
 b) 1.4. 
 c) 1.3. 
 d) 1.2. 
 e) 1.1.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/444977
Questão 60: VUNESP - AnLeg (Pirassununga)/CM Pirassununga/Secretaria/2016
Assunto: Liderança
É correto afirmar que liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Assinale
a alternativaque apresenta os três estilos de liderança existentes. 
 a) Meritocrático, autoritário e convencional. 
 b) Autoritário, liberal e democrático. 
 c) Autocrático, autoritário e convencional. 
 d) Autocrático, democrático e liberal. 
 e) Convencional, liberal e meritocrático.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/454528
Questão 61: AOCP - TNS I (Pref JF)/Pref JF/Administrador/2016
Assunto: Liderança
Os componentes: influência idealizada, motivação inspiradora, estimulação intelectual e consideração individualizada formam que tipo de liderança?
 a) Liderança diretiva.
 b) Liderança estratégica.
 c) Liderança carismática.
 d) Liderança participativa.
 e) Liderança transformacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/478718
Questão 62: VUNESP - Tcno (Pres Prudente)/Pref Pres Prudente/Gestão de Recursos Humanos/2016
Assunto: Liderança
O enfoque situacional ou contingencial da liderança propõe que 
 a) a ação do líder seja vista como uma variável restrita, ou seja, a ênfase é colocada na ação do líder sobre a atitude passiva dos subordinados. 
 b) a liderança é um fenômeno que depende basicamente dos seguidores de determinado indivíduo. 
 c) as características do líder, dos liderados e da situação, em conjunto, determinam o fenômeno denominado liderança. 
 d) um estilo padrão particular de comportamento do líder é eficaz nas mais diversas situações que ocorrem em uma organização. 
 e) o estilo básico do líder deve se manter, independentemente das características dos liderados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/498131
Questão 63: FCC - Tec (CNMP)/CNMP/Apoio Técnico Administrativo/Administração/2015
Assunto: Liderança
São características dos líderes transformacionais:
 
I. Negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
 
II. Comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.
 
III. Promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.
 
IV. Intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
Está correto o que consta APENAS em 
 a) I e IV. 
 b) I e II. 
 c) III e IV. 
 d) II e III. 
 e) II e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/258767
Questão 64: FCC - TJ TRT15/TRT 15/Apoio Especializado/Enfermagem/2015
Assunto: Liderança
Sobre os modelos de liderança comumente citados pela doutrina, considere:
 
I. A teoria do grid (grade) gerencial, é um modelo de análise comportamental dos líderes, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos
fundamentais: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
 
II. Os quatro estilos de Likert, baseados no estilo de autoridade do líder, são: autoritário-coercitivo; autoritário-benevolente; 
consultivo e participativo.
 
III. A teoria situacional, conhecida como caminho-meta, afirma que os líderes são flexíveis e devem adequar o tipo de liderança à situação, envolvendo fatores
contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado.
Está correto o que consta em 
 a) I e II, apenas. 
 b) II e III, apenas. 
 c) I e III, apenas. 
 d) III, apenas. 
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/272612
Questão 65: FGV - Ana (TJ SC)/TJ SC/Administrativo/2015
Assunto: Liderança
Um gerente foi descrito por seus subordinados como “um verdadeiro herói, capaz de inspirar a todos, sem medo de ousar e de inovar; ele nos faz perceber que somos
capazes de atingir as metas propostas, por mais difíceis que pareçam”. O gerente pode ser caracterizado como um líder:
 a) democrático;
 b) liberal;
 c) autocrático;
 d) participativo;
 e) carismático.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/278052
Questão 66: FGV - Anal (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2015
Assunto: Liderança
O grid gerencial de Blake e Mouton traz à discussão algumas formas de integração entre habilidades e pressupostos que podem ajudar a reconhecer estilos de liderança.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção e com os resultados obtidos.
 
II. O modelo de gerente 9.9 baseia-se na extração de máximos resultados frente aos recursos disponíveis.
 
III. O modelo pressupõe estilos dominantes e subdominantes que podem se alternar em função de conjunturas diversas.
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa II estiver correta.
 c) se somente a afirmativa III estiver correta.
 d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/279887
Questão 67: FGV - Anal (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2015
Assunto: Liderança
Com relação aos estudos e às teorias de liderança, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A teoria dos traços reza que a liderança é inata e surge por características físicas, habilidades e personalidade.
 
II. O líder autocrático, apesar de fixar as diretrizes, não consegue o mesmo volume de produção do líder democrático.
 
III. O estudo sobre estilos de liderança mostra que o líder liberal é o que obtém a melhor qualidade dos produtos entregues.
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa II estiver correta.
 c) se somente a afirmativa III estiver correta.
 d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/279889
Questão 68: FGV - Anal (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2015
Assunto: Liderança
Os estudos sobre objetivos institucionais, organizacionais e pessoais, assim como a análise da influência entre as organizações e o ambiente no qual atuam, levaram
alguns autores a formular teorias acerca da liderança.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O enfoque situacional da liderança afirma que um líder que vai bem em determinadas condições pode não conseguir liderar um outro grupo sob outras
condições ou em tarefas distintas.
 
II. A liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera, das relações intergrupais em suas relações e da situação
interna e externa.
 
III. A troca interpessoal é um elemento de forte significado na consolidação da liderança e o grupo avalia a capacidade do líder em compreender seus objetivos
como elemento de aceitação e manutenção de sua condição de liderança.
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa II estiver correta.
 c) se somente a afirmativa III estiver correta.
 d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/279891
Questão 69: FGV - Assist (DPE MT)/DPE MT/Assistente Administrativo/2015
Assunto: Liderança
Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão.
 
II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo.
 
III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais.
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa II estiver correta.
 c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
 e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/280511
Questão 70: FCC - Aud (TCM-RJ)/TCM-RJ/2015
Assunto: Liderança
Entre as diversas teorias acerca da liderança nas organizações destaca-se a desenvolvida por Robert Blake e Mouton, conhecida por grid (ou grade) gerencial. Segundo os
autores, o gestor orienta sua ação para dois aspectos fundamentais: 
 a) o organizacional, também denominado interpessoal, e o intrapessoal. 
 b) a estrutura de iniciação e a consideração. 
 c) o comprometimento e o gerenciamento. 
 d) a ênfase na produção e a ênfase nas pessoas. 
 e) a maturidade no trabalho e a maturidade psicológica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/283951
Questão 71: FGV - TL (CM Caruaru)/CM Caruaru/2015
Assunto: Liderança
A capacidade de liderar é importante em variados campos de atuação. Quando se avalia o sucesso ou o fracasso de outros, é a capacidade de liderança que pode estar
em jogo.
A liderança é diferente da autoridade formal e pode ser identificada ao observarmos
 a) as figuras de autoridade, dotadas de poder, fundamentadas nas leis que as criaram.
 b) a obediência do seguidor ao líder e à missão que ele representa.
 c) que é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional.
 d) a obediência do seguidor à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo.
 e) que a Lei é o instrumento para possibilitar a convivência social.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/294385
Questão 72: VUNESP - Ass Adm (CRO SP)/CRO SP/2015
Assunto: Liderança
Joaquim das Neves é gerente da unidade de produção de colírios da Indústria Farmacêutica Ver Melhor. Joaquim acredita que a melhor forma de gerenciamento de seu
grupo de trabalho é tomando as decisões de forma solitária, comunicando-as ao grupo e controlando todo o processo. Dessa forma, acredita Joaquim, tudo sairá dentro
dos prazos e com a qualidade necessária. O estilo de Joaquim é o de liderança 
 a) liberal. 
 b) situacional. 
 c) democrática. 
 d) transformacional. 
 e) autocrática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/304497
Questão 73: FCC - AJ TRE AP/TRE AP/Judiciária/2015
Assunto: Liderança
O pipeline da liderança (Ram Charan, 2009) assume a forma de seis passagens na carreira profissional ou no pipeline. Cada passagem requer que as pessoas adquiram
uma nova forma de gerenciar e liderar nas seguintes áreas 
 a) comunicação, aplicação da experiência e expectativas pessoais. 
 b) habilidades, aplicação do tempo e valores profissionais. 
 c) influência, aplicação do conhecimento e motivações. 
 d) conhecimento, aplicação de técnicas e desejos de carreira. 
 e) atitudes, aplicação de metodologias e interesses profissionais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315007
Questão 74: FCC - AJ TRE AP/TRE AP/Administrativa/2015
Assunto: Liderança
Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes
doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido,
 
I. A primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não lideres, entre as quais traços físicos.
 
II. Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos:
autocrático e democrático.
 
III. A Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, pode ser citada como exemplo de Teoria Situacional e enfatiza a importância da
inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.
Está correto o que se afirma APENAS em 
 a) I e III. 
 b) I. 
 c) II. 
 d) I e II. 
 e) II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315375
Questão 75: FCC - AJ (TRE PB)/TRE PB/Administrativa/2015
Assunto: Liderança
Considere que determinada organização pretenda identificar o perfil de seus líderes, com vistas, inclusive, a fomentar a criação de novas lideranças, bem como trabalhar
traços de atuação dos líderes atuais de forma a melhorar o clima organizacional e a qualidade dos serviços ofertados pela organização a seus clientes. Nesse diapasão,
utilizando as abordagens encontradas na literatura a respeito do tema, poderão ser identificados diversos estilos de liderança, entre os quais a liderança
 
I. transacional, baseada na troca, onde os liderados atingem resultados e, em troca, o líder oferece benefícios. 
II. carismática, na qual o líder, em face de traços específicos de personalidade e atuação, consegue conduzir os liderados na persecução de metas idealizadas. 
III. transformacional, de acordo com a qual pessoas comuns são alçadas ao papel de líder mediante treinamento específico.
Está correto o que se afirma APENAS em 
 a) I e II. 
 b) II e III. 
 c) III. 
 d) I. 
 e) II.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/320769
Questão 76: FCC - Adm (DPE RR)/DPE RR/2015
Assunto: Liderança
Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram-se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas
teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do
comportamento do líder, entre as quais, a
I. estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a
organização do trabalho e as metas.
 
II. consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e
sentimentos dos funcionários.
 
III. grade gerencial, que contempla ênfase na produção, pautada nos resultados obtidos, e ênfase nas pessoas, pautada na satisfação dos subordinados.
Está correto o que consta APENAS em 
 a) II. 
 b) I. 
 c) I e III. 
 d) III. 
 e) I e II.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/323614
Questão 77: VUNESP - Ana RH (CM Itatiba)/CM Itatiba/2015
Assunto: Liderança
Analisando determinados comportamentos de um indivíduo que lidera um grupo de pessoas, percebe-se que ele tem uma grande capacidade de motivar seus
subordinados a superar seus próprios desempenhos, de forma natural.
Pode-se afirmar que está-se diante de uma liderança
 a) simbólica.
 b) carismática.
 c) adaptativa.
 d) burocrática.
 e) autocrática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/334105
Questão 78: Instituto AOCP - ATA (MPE BA)/MPE BA/2014
Assunto: Liderança
Para fazer uma organização ou um departamento produzir resultados, o administrador deve desempenhar funções ativadoras. Assinale a alternativa que apresenta um
tipo de influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos. 
 a) Motivação. 
 b) Incentivo. 
 c) Expectativa. 
 d) Recompensa. 
 e) Liderança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/177539
Questão 79: IADES - TJ TRE PA/TRE PA/Administrativa/"Sem Especialidade"/2014
Assunto: Liderança
Assinale a alternativa que indica a função daárea de recursos humanos que busca trabalhar com as pessoas para assegurar a realização dos objetivos. 
 a) Planejamento. 
 b) Organização. 
 c) Liderança. 
 d) Execução. 
 e) Controle.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/193551
Questão 80: IADES - Ass Adm (FUNPRESP)/FUNPRESP/2014
Assunto: Liderança
O líder é quem trata de assuntos não palpáveis no âmbito organizacional. Com base nessa informação, é correto afirmar que o conceito de liderança é 
 a) conectar pessoas da organização ao negócio.. 
 b) colocar para trabalhar as pessoas da organização no negócio 
 c) obter e manter as pessoas da organização agindo e trabalhando na presença de um líder. 
 d) mandar que os outros façam algo que deva ser feito. 
 e) mobilizar os outros a batalhar.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/198122
Questão 81: IADES - Ass Adm (FUNPRESP)/FUNPRESP/2014
Assunto: Liderança
A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada aos resultados positivos alcançados por uma organização. Assinale a alternativa que indica a consequência
da confiança demonstrada em uma pesquisa organizacional. 
 a) A confiança não encoraja a assumir riscos. 
 b) Os grupos confiáveis são mais eficientes. 
 c) A confiança facilita a centralização de informações. 
 d) A confiança melhora a produção. 
 e) Os grupos confiáveis são mais eficazes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/198131
Questão 82: IADES - Ass Adm (FUNPRESP)/FUNPRESP/2014
Assunto: Liderança
A teoria da liderança carismática defende que os seguidores atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias aos próprios líderes ao observarem determinados
comportamentos. Assinale a alternativa que indica a(s) característica(s) de um líder carismático. 
 a) Recompensa contigente. 
 b) Sensibilidade às necessidades dos liderados. 
 c) Comportamentos convencionais. 
 d) Estímulo intelectual. 
 e) Introversão e autoconfiança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/198135
Questão 83: FEPESE - Ana MP (MPE SC)/MPE SC/2014
Assunto: Liderança
Uma vantagem da liderança autoritária é: 
 a) Inflexibilidade alta. 
 b) Permite novas ideias e sugestões. 
 c) A decisão pode ser tomada de maneira mais rápida. 
 d) Apoia e defende os funcionários. 
 e) Aumenta a motivação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/202276
Questão 84: FEPESE - Ana MP (MPE SC)/MPE SC/2014
Assunto: Liderança
Associe os seguintes conceitos às suas características essenciais:
 
Coluna 1 Conceitos
 
1. Liderança autocrática 
2. Liderança liberal 
3. Liderança democrática 
4. Liderança carismática
 
Coluna 2 Características
 
( ) Orientada para pessoas, permite ampla participação na tomada de decisão. 
( ) Maior centralização na tomada de decisão. 
( ) Inspiradora, tem seguidores fiéis. 
( ) Laissez-faire.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
 a) 1 – 2 – 4 – 3 
 b) 2 – 1 – 3 – 4 
 c) 2 – 1 – 4 – 3 
 d) 2 – 3 – 4 – 1 
 e) 3 – 1 – 4 – 2
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/202280
Questão 85: FEPESE - Ana MP (MPE SC)/MPE SC/2014
Assunto: Liderança
O estilo de liderança que tem por característica a centralização das decisões é denominado: 
 a) Autocrático. 
 b) Democrático. 
 c) Laissez-faire. 
 d) Demagógico. 
 e) Neoliberal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/202283
Questão 86: FEPESE - Ana MP (MPE SC)/MPE SC/2014
Assunto: Liderança
Lewin, Lippit e White, em um estudo pioneiro sobre a teoria da liderança, pesquisaram o impacto causado por três diferentes estilos de liderança e o resultado nos climas
organizacionais.
A classificação dada pelos autores para os estilos básicos de liderança divide-se em: 
 a) Autocrática; democrática; liberal. 
 b) Carismática; simpática; formal. 
 c) Formal, informal, equilibrada. 
 d) Heroica, mítica; centralizadora. 
 e) Igualitária; delegada; carismática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/203322
Questão 87: FGV - TSE (DPE RJ)/DPE RJ/Administração/2014
Assunto: Liderança
A dominação em geral é um fenômeno que permeia a maioria dos tipos de ação social, inclusive as relações econômicas e políticas. A dominação pode ser fortalecida de
duas formas: por meio da legitimação e/ou por meio de uma equipe administrativa. Weber mostra que cada forma de dominação corresponde a um formato específico de
administração e cada uma dessas administrações é organizada e remunerada de maneira distinta. O tipo de dominação caracterizado pela obediência inspirada pelo
caráter extraordinário do líder é 
 a) legal. 
 b) patrimonialista. 
 c) carismática. 
 d) feudal. 
 e) organizacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/215286
Questão 88: FCC - TJ TRT13/TRT 13/Apoio Especializado/Tecnologia da Informação/2014
Assunto: Liderança
A respeito do conceito de liderança, segundo um dos modelos de análise comportamental dos líderes conhecido por Grid (ou grade) Gerencial, o gestor orienta a ação
para:
 
I. ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados das tarefas.
 
II. ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes.
 
III. binômio autoridade/participação: foco nas relações interpessoais e consequências para os processos produtivos.
Está correto o que consta APENAS em 
 a) II. 
 b) III. 
 c) I. 
 d) I e II. 
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/216541
Questão 89: FGV - TNS (ALBA)/ALBA/Administração/2014
Assunto: Liderança
Com relação às teorias sobre os estilos de liderança, assinale a opção que corresponde a uma liderança do tipo laissez‐faire. 
 a) As diretrizes do trabalho são debatidas pelo grupo, com a assistência do líder. 
 b) A divisão de tarefas fica totalmente a cargo do grupo. 
 c) O líder procura fazer avaliações objetivas dos membros do grupo. 
 d) O líder exerce influência dominadora sobre os membros do grupo. 
 e) O líder incentiva a participação democrática de seus subordinados, no curso do trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/217073
Questão 90: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE-GO/Gestão de Pessoas/2014
Assunto: Liderança
Se um gestor fosse seguir o modelo de Hersey e Blanchard, utilizaria um estilo de delegação somente quando 
 a) os subordinados e seus líderes formassem relacionamento de dupla. 
 b) todas as outras abordagens sobre liderança não dessem certo. 
 c) os subordinados tivessem competência e motivação em aceitar responsabilidades. 
 d) as situações fossem altamente desfavoráveis. 
 e) tiver um grupo heterogêneo de integrantes para o trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/228039
Questão 91: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE-GO/Gestão de Pessoas/2014
Assunto: Liderança
Historicamente, a gestão de pessoas contou com diversos estilos de liderança à disposição dos interesses da organização. O estilo de liderança situacional, é caracterizado
por 
 a) priorizar as decisões do dia a dia sob o ponto de vista da lógica. 
 b) valorizar acima de tudo, a hierarquia do superior imediato. 
 c) deixar a equipe de trabalho resolver tudo, sem intervenção da liderança. 
 d) tratar as pessoas diferentes, por métodos diferentes. 
 e) dar um enfoque maior na tarefa a ser realizada.
Esta questão possui comentário do professorno site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/228040
Questão 92: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE-GO/Planejamento e Desenvolvimento Organizacional/2014
Assunto: Liderança
Sob uma perspectiva contingencial, os líderes necessitam de muitos estilos. Considere as afirmações abaixo.
 
I. O modo de ação do líder conselheiro forja consenso por meio da participação.
 
II. O líder coercitivo é indicado para crises, inícios de crises, ou problemas pessoais.
 
III. A competência implícita do líder confiável é a de gerar iniciativa, consciência e conduzir à ação.
 
IV. Pode-se dizer sobre a expressão "as pessoas vem primeiro" como sendo o principal estilo do líder agregador.
Está correto o que se afirma APENAS em 
 a) II e IV. 
 b) I e III. 
 c) II e III. 
 d) III e IV. 
 e) I e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/228426
Questão 93: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE-GO/Planejamento e Desenvolvimento Organizacional/2014
Assunto: Liderança
NÃO é comportamento de um líder centrado nas tarefas 
 a) mostrar confiança nos seguidores. 
 b) monitorar os resultados do desempenho. 
 c) planejar e definir como o trabalho será feito. 
 d) aplicar métodos de trabalho preestabelecidos. 
 e) adotar uma postura que se aproxima da teoria X.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/228438
Questão 94: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE-GO/Administrativa/2014
Assunto: Liderança
O Modelo Contingencial de Liderança considera como características situacionais importantes e favoráveis para liderar: 
 a) a descoberta dos resultados aos quais os subordinados estão tentando obter de seus trabalhos e da organização. 
 b) o poder da posição do líder, ou seja, da autoridade formal atribuída ao líder, independentemente de seu poder pessoal. 
 c) a expansão das tarefas e das responsabilidades dos funcionários. 
 d) a recompensa aos subordinados pelo alto desempenho e cumprimento de objetivos com resultados que eles desejam. 
 e) o respeito, a admiração e a fidelidade dos colegas de trabalho e subordinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/228573
Questão 95: VUNESP - Assist (PRODEST)/PRODEST/Organizacional/Administrativa/2014
Assunto: Liderança
O estilo de liderança em que o líder é focado apenas nas tarefas é conhecido como 
 a) liderança por ideal. 
 b) liderança autocrática. 
 c) liderança democrática. 
 d) liderança liberal. 
 e) liderança paternalista.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/241607
Questão 96: VUNESP - Tec (PRODEST)/PRODEST/Organizacional/Administrativa/2014
Assunto: Liderança
Entre as abordagens de liderança nas organizações, aquela em que o líder é capaz de motivar as pessoas a fazer mais do que é normalmente esperado, por meio da
colocação de uma visão grandiosa, de uma imagem de futuro com o qual os empregados se identificam, é conhecida como liderança 
 a) transacional. 
 b) carismática. 
 c) transformacional. 
 d) interativa. 
 e) contingencial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/241676
Questão 97: FGV - AFTRM (Cuiabá)/Pref Cuiabá/2014
Assunto: Liderança
A literatura técnica especializada em Comportamento Organizacional apresenta a grade gerencial de Blake e Mouton, segundo a qual existem quatro estilos de liderança,
cada qual com características únicas.
Dentre os estilos de liderança descritos, o líder cujas principais características visam a equilibrar pessoas e produção, sem se preocupar em maximizar esses aspectos,
corresponde ao 
 a) líder-equipe. 
 b) líder-pessoas. 
 c) líder negligente. 
 d) líder meio-termo. 
 e) líder-tarefa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/244516
Questão 98: FGV - AFTRM (Cuiabá)/Pref Cuiabá/2014
Assunto: Liderança
O conceito de poder no ambiente organizacional é um dos mais amplamente discutidos e apresenta diversas tipificações. Uma das tipificações é a decorrente da posição
hierárquica detida, ou seja, da posse de autoridade formal.
A respeito do tipo de poder descrito, é correto afirmar que está relacionado ao conceito de poder 
 a) coercitivo. 
 b) legítimo. 
 c) de recompensa. 
 d) carismático. 
 e) de competência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/244519
Questão 99: FUNIVERSA - ACI (SEPLAG FD)/SEPLAG DF/Planejamento e Orçamento/2014
Assunto: Liderança
Assinale a alternativa em que todas as características relacionadas correspondem ao estilo de liderança liberal. 
 a) líder como membro normal do grupo; divisão de tarefas por conta do grupo; providências para execução determinadas pelo líder 
 b) total liberdade para tomada de decisões; líder faz elogios e críticas em termos pessoais; líder como membro normal do grupo 
 c) decisões restritas ao líder; providências para atingir o alvo esboçadas pelo grupo; líder faz elogios e críticas em termos pessoais 
 d) liberdade para tomada de decisões grupais; participação do líder no debate; o líder só faz comentários quando perguntado 
 e) participação do líder no debate; providências para execução determinadas pelo líder; o líder determina qual tarefa cada um deve realizar
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/262300
Questão 100: VUNESP - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administrativa/2014
Assunto: Liderança
Na administração participativa, proposta por DO, os gerentes “colocam abaixo” a estrutura hierárquica e fazem os funcionários desempenharem um papel importante na
tomada de decisões. Esse modelo é também conhecido como 
 a) 5 Whys. 
 b) sistema 4 de Likert. 
 c) código de Hamurabi. 
 d) aptidão mestra. 
 e) efeito pigmalião.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/263413
Questão 101: FGV - Adm (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2014
Assunto: Liderança
O gerente de uma equipe de sete pessoas é conhecido por compartilhar informações, incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e encorajar a
participação nas decisões. Ele afirma que “o trabalho é complexo e sem a ajuda e a experiência dos membros da equipe não seria possível enfrentar os desafios que
surgem”. O estilo de liderança do gerente é:
 a) autocrático;
 b) carismático;
 c) simbólico;
 d) democrático;
 e) liberal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/269517
Questão 102: FCC - ADG Jr (METRO SP)/METRO SP/Recursos Humanos/2014
Assunto: Liderança
A tipologia das organizações de Amitai Etzioni classifica as organizações com base no uso e no significado da obediência como organizações 
 a) motivacionais, sociais e objetivas. 
 b) competitivas, cooperativas e negociadoras. 
 c) divergentes, liberais e formais. 
 d) informais, orgânicas e calculistas. 
 e) coercitivas, utilitárias e normativas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/271630
Questão 103: FCC - ADG Jr (METRO SP)/METRO SP/Recursos Humanos/2014
Assunto: Liderança
O modelo para o Desenvolvimento da Eficácia Gerencial, denominado Teoria 3-D, visa desenvolver três habilidades gerenciais básicas, a saber: 
 a) sensitividade situacional, flexibilidade de estilo e destreza de gerência situacional. 
 b) pensamento analítico, expansionismo e pensamento sintético. 
 c) decisões sob certeza, decisões sob risco e decisões sob incerteza. 
 d) eficácia de estilo, diagnóstico do desenvolvimento, análise de competências. 
 e) abordagem sistêmica, prática motivacional, flexibilidade para mudança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/271632
Questão104: CESGRANRIO - Sup Pesq (IBGE)/IBGE/Geral/2014
Assunto: Liderança
Um indivíduo é chefe e é consciente do ambiente onde atua. É confidente, esperançoso, otimista, resiliente e com elevado caráter. Ele age de acordo com seus profundos
valores e convicções, com transparência e integridade moral. Encoraja diversos pontos de vista e cria uma relação de colaboração, credibilidade, respeito e confiança
entre seus subordinados.
Ele é uma liderança 
 a) transacional 
 b) transformacional 
 c) autêntica 
 d) visionária 
 e) carismática
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/277694
Questão 105: CESGRANRIO - Sup Pesq (IBGE)/IBGE/Administração/2014
Assunto: Liderança
De acordo com o Modelo de Ciclo de Vida desenvolvido por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, a eficácia do estilo de tomada de decisões do líder depende amplamente do
nível de maturidade dos seguidores.
Quando os seguidores mostram nível de maturidade moderadamente alto, o estilo mais eficaz é 
 a) falar 
 b) vender 
 c) participar 
 d) delegar 
 e) determinar
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/277813
Questão 106: FGV - Of Adm (Osasco)/Pref Osasco/2014
Assunto: Liderança
De acordo com algumas teorias de gestão de pessoas, determinado profissional é responsável por promover a participação e o debate. É visto como um árbitro que, após
ouvir as diversas partes, toma a decisão final. Tem também a capacidade de coordenar debates e gerir conflitos. Trata-se do: 
 a) presidente; 
 b) profissional de RH; 
 c) gerente; 
 d) coordenador; 
 e) técnico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/283415
Questão 107: CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Administração Geral/2014
Assunto: Liderança
Para se entenderem as organizações, é necessário que se compreenda a liderança. A capacidade de modificar os comportamentos dos subordinados para se atingirem os
objetivos organizacionais é crucial para qualquer organização. Vários fatores, no entanto, afetam a liderança. Em uma empresa, apesar de o líder ser motivado,
autoconfiante e de promover a preservação de grupo, e de a organização ter acesso à tecnologia de ponta, os subordinados não apresentam a aptidão necessária para
que os resultados pretendidos sejam alcançados.
O componente do processo de liderança que impede os esforços do líder, nesse caso, é denominado 
 a) traço do líder 
 b) aptidão do líder 
 c) comportamento do líder 
 d) variável interveniente 
 e) variável exógena
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/286423
Questão 108: FGV - Ana Adm (PROCEMPA)/PROCEMPA/Analista de Recursos Humanos/2014
Assunto: Liderança
Liderança é um processo de influência que afeta a interpretação dos eventos pelos seguidores, a escolha dos objetivos, a motivação para cumprir os objetivos, a
manutenção das relações de cooperação e do espírito de equipe, e a obtenção de apoio e cooperação de pessoas exteriores ao grupo ou à organização.
Sendo assim, a liderança 
 a) envolve a coordenação de pessoas e recursos para a produção e venda de bens e/ou serviços numa organização. 
 b) requer que as mudanças procuradas reflitam os propósitos mútuos de líderes e seguidores. 
 c) é levada a cabo com gestores e subordinados. 
 d) é um relacionamento de autoridade. 
 e) requer coordenação de atividades para produzir e vender bens e/ou serviços que reflitam os propósitos da organização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/326518
Questão 109: FGV - ATA (FBN)/FBN/2013
Assunto: Liderança
Quando um líder eficaz conecta os liderados, ele tem como meta 
 a) dividir a equipe. 
 b) aumentar sua popularidade. 
 c) substituir os superiores. 
 d) atingir os resultados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/141582
Questão 110: FCC - GP (SEAD PI)/SEAD PI/2013
Assunto: Liderança
Uma das conhecidas abordagens sobre liderança são os Sistemas Gerenciais de Likert, ou Sistema 4 de Likert, que envolve quatro variáveis:
 a) processo decisório; sistema de comunicação; relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. 
 b) ambiente interno; fatores exógenos; características do líder e perfil do grupo. 
 c) carisma; conhecimento técnico; comunicação e empatia.
 d) autocrático; democrático; consultivo e participativo. 
 e) decisão; comunicação; adesão e execução.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/151496
Questão 111: FCC - GP (SEAD PI)/SEAD PI/2013
Assunto: Liderança
O Modelo de Liderança proposto por Hersey e Blanchard tem como base a Grade Gerencial, de Blake e Mouton, que contempla duas dimensões: as pessoas e as tarefas.
Deste modo Hersey e Blanchard acrescentaram uma terceira dimensão e assim criam o modelo
 a) Contingencial da liderança, que sugere um conjunto alargado de comportamentos de liderança do qual o líder deve se valer de acordo com a análise crítica da
situação concreta. 
 b) Transacional, em que a eficácia é um aspecto ligado à manipulação correta da situação e não às características pessoais do líder.
 c) Comportamental, de acordo com o qual a eficácia da liderança é avaliada a partir da mudança de paradigma dos liderados. 
 d) Institucional, que leva em conta não apenas as características do grupo, mas também as variáveis do ambiente social, econômico e cultural. 
 e) Situacional, de acordo com a análise da liderança, que, entre outros aspectos, sustenta que o comportamento do líder deve variar conforme o grau de maturidade
dos liderados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/151497
Questão 112: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Administração/2013
Assunto: Liderança
A liderança é um conceito controverso e de difícil definição. No contexto da administração, a liderança pode ser definida como o processo social de dirigir o
comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos.
Quais os três elementos que podem ser destacados como componentes da liderança? 
 a) Poder, pessoas e influência. 
 b) Poder, afeto e influência. 
 c) Poder, influência e conhecimento. 
 d) Afeto, influência e conhecimento. 
 e) Afeto, pessoas e influência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/152342
Questão 113: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Administração/2013
Assunto: Liderança
A pessoa que exerce influência sobre outra pessoa ajudando-a a desenvolver-se em sua carreira, ser competente, melhorar seu desempenho, sistematizar suas ideias,
construir caráter sólido, exercer liderança, comprometer-se com a empresa, estabelecer relações interpessoais duradouras, ser ética e expandir sua visão de mundo com
o propósito organizacional de provocar mudanças em seu pessoal é chamada de 
 a) Instrutor. 
 b) Mentor. 
 c) Guru. 
 d) Tutor. 
 e) Professor.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/152346
Questão 114: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 1/2013
Assunto: Liderança
Em relação aos conceitos de poder e cultura nas organizações, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
 
( ) O poder deve ser visto como a possibilidade de decidir, de estar em posição privilegiada em relação a um determinado grupo. Na organização, o poder é uma
relação social, não uma posse unilateral.
 
( ) Não cabe à comunicação, instrumento de aproximação do poder da organização de sua base e também de acompanhamento da realidade cultural da empresa,
mediar o poder por meio da mediação dos processos dentro da organização.
 
( ) Opoder está ligado às relações sociais, já que é a partir destas que se faz presente e que se faz necessário, atuando nos processos de controle, de articulação,
de arbitragem e de deliberação.
 
( ) O poder serve-se das vias de comunicação para criar maiores vínculos com o público interno da organização – os colaboradores – de modo a influenciar
favoravelmente a formação da opinião pública, valorizando a participação do público nos processos decisórios.
 a) V/ V/ V/ V 
 b) F/ V/ F/ F 
 c) F/ F/ F/ V 
 d) V/ F/ V/ V 
 e) V/ V/ F/ F
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157243
Questão 115: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 6/2013
Assunto: Liderança
Há cinco fontes e tipos de poder: legítimo, de recompensa, coercitivo, de especialização e de referência. Em relação ao poder de referência, é correto afirmar que 
 a) é exercido pelo controle sobre os resultados indesejáveis. 
 b) é exercido pela experiência e pelo talento. 
 c) é a habilidade de influenciar pela identificação de uma pessoa com a outra. 
 d) é a habilidade de influenciar através da punição. 
 e) é a habilidade de influenciar pelo conhecimento
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157535
Questão 116: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 6/2013
Assunto: Liderança
A palavra autoridade traz consigo a ideia de autoridade formal, ou seja, aquele poder fundamentado na posição ocupada por alguém em determinada hierarquia. Todavia
pode-se também considerar a autoridade informal, que é a capacidade ou poder de alguém para tomar decisões e agir para implementá-las. Para isso, são considerados
três tipos de autoridade: 1. tradicional, 2. carismática e 3. racional-legal. Com base nesse assunto, assinale a alternativa correta. 
 a) A autoridade carismática baseia-se nas tradições e crenças. 
 b) Um exemplo de autoridade carismática é dado pelas organizações militares, marcadas pela obediência às regras. 
 c) A autoridade racional-legal refere-se, especificamente, às conquistas das mulheres, sendo que elas exercem poder legitimado pela competência. 
 d) A autoridade carismática é concretizada por intermédio das competências individuais e, portanto, está relacionada com o poder pessoal. 
 e) Um exemplo de autoridade tradicional é apresentado em roteiros de filmes do tipo “mocinho e bandido”, ou seja, as “ordens” do mocinho nunca são
questionadas, pois é ele que, corajosamente, salvará a donzela em perigo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157538
Questão 117: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 7/2013
Assunto: Liderança
O modelo da Liderança Situacional, com seus 4 níveis de maturidade, pode ser uma ferramenta de mudança na atuação dos líderes da organização, oferecendo a esses
maior compreensão da relação entre um estilo de liderança eficaz e o nível de maturidade de seus liderados. Com base nesse modelo e em seus 4 níveis, analise as
assertivas abaixo.
 
I. O estilo 4 (de elevada maturidade) significa que o funcionário tem motivação para a tarefa e capacitação para realizá-la, mas ainda lhe falta maior
autoconfiança.
 
II. No estilo 2 (persuasivo) é alta a ênfase no relacionamento e na tarefa.
 
III. No estilo 1 (maduro), é elevada a ênfase na tarefa.
 
IV. No estilo 3 (compartilhador), a ênfase no relacionamento é alta, e na tarefa, é baixa.
É correto o que se afirma em 
 a) II, III e IV, apenas. 
 b) I e III, apenas. 
 c) I, II e III, apenas. 
 d) I e IV, apenas. 
 e) I, II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157646
Questão 118: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 7/2013
Assunto: Liderança
O primeiro modelo contingencial abrangente de liderança foi desenvolvido por Fred Fiedler. A respeito do modelo de contingência de Fiedler, assinale a alternativa
correta. 
 a) Esse modelo propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende exclusivamente do estilo do líder. 
 b) Por esse modelo, o estilo de liderança de uma pessoa não é fixo, pois se adapta às mudanças das situações. 
 c) Fiedler identifica 3 dimensões contingenciais ou situacionais que determinam a eficácia de liderança: relação líder-liderados, estrutura da tarefa e poder da
posição, sendo essa última o grau de influência de um líder sobre variáveis como o poder de contratar e de demitir. 
 d) Nesse modelo, a relação líder-liderados retrata o grau de estruturação e formalização dos procedimentos e das tarefas no trabalho. 
 e) Fiedler acredita que, alterando a situação, o líder altera sua orientação de liderança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157647
Questão 119: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 7/2013
Assunto: Liderança
French e Raven desenvolveram estudos das fontes de poder social, ou seja, da capacidade de exercer influência interpessoal. Eles consideraram 5 fontes básicas de
poder: legítimo, de recompensa, coercitivo, de especialização e de referência. A respeito dessas fontes, assinale a alternativa correta. 
 a) O poder coercitivo é a habilidade de influenciar pela identificação de uma pessoa com a outra. 
 b) O poder legítimo é a habilidade de influenciar através da punição. 
 c) O poder de especialização é a habilidade de influenciar pelo conhecimento. 
 d) O poder de referência é exercido pelo controle sobre os resultados indesejáveis. 
 e) O poder de recompensa é exercido pela experiência e pelo talento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157648
Questão 120: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 7/2013
Assunto: Liderança
Geralmente os líderes assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento dos futuros líderes. A respeito da responsabilidade dos líderes, é correto afirmar que seu papel
como mentor (mentoring) 
 a) é apoiar e orientar um funcionário sem maiores expectativas de carreira. 
 b) não pode ser o de professor, por exemplo, pois perderia toda a ascendência sobre o seu liderado. 
 c) pode ser na função psicossocial como modelo de conduta. 
 d) não pode, em hipótese alguma, pressionar a organização para conseguir tarefas desafiantes para seu liderado, pois assim estará demonstrando aos demais
funcionários que há privilégios, o que comprometeria o clima organizacional. 
 e) é manter em segredo as ideias do seu liderado, preservando, assim, a reputação dele.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157649
Questão 121: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 7/2013
Assunto: Liderança
Para transformar as bases do poder em ações concretas, há táticas de influência, ou seja, maneiras de transformar as bases de poder em ações específicas. Correlacione
a coluna das táticas de influência com a coluna de seus respectivos conceitos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Táticas de influência Conceitos
1. Apelo inspiracional. 
2. Insinuação. 
3. Pressão. 
4. Coalizão. 
5. Persuasão racional.
( ) Construção de alianças. 
( ) Utilização de um comportamento amigável para obter apoio às propostas. 
( ) Utilização de avisos e exigências persistentes. 
( ) Utilização de evidências factuais. 
( ) Desenvolvimento de comprometimento emocional.
 a) 4/ 2/ 3/ 5/ 1 
 b) 4/ 2/ 1/ 5/ 3 
 c) 1/ 2/ 3/ 4/ 5 
 d) 3/ 5/ 1/ 2/ 4 
 e) 5/ 2/ 3/ 1/ 4
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/157650
Questão 122: CETRO - AA (ANVISA)/ANVISA/Área 6/2013
Assunto: Liderança
As Bases do Poder de French e Raven e as fontes do poder político de Yukl referem-se, respectivamente, ao poder que uma pessoa tem sobre a outra e o poder nas
organizações. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. 
 a) O controle sobre o processo decisórioenvolve entrar em acordo com os outros para apoiar a sua posição e, em resposta a isso, apoiar a posição deles. 
 b) A cooptação envolve a busca pelo enfraquecimento da oposição de uma facção. 
 c) O poder coercitivo é a habilidade de influenciar pela identificação de uma pessoa com a outra. 
 d) O poder legítimo é a habilidade de influenciar através da punição. 
 e) O poder de recompensa é exercido pela experiência e pelo talento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/159206
Questão 123: CETRO - AnaTA MCID/MCID/C1/2013
Assunto: Liderança
Com relação à liderança, assinale a alternativa correta. 
 a) O líder transformador focaliza os interesses dos seguidores na missão ou causa. 
 b) O líder transacional possui a capacidade de motivar os subordinados para transcender seu desempenho esperado. 
 c) O líder ditador enfatiza os relacionamentos e o auxílio aos outros para desenvolver seu potencial mais alto. 
 d) O líder carismático oferece recompensas em troca de desempenho. 
 e) O líder interativo lidera por meio de intimidação e medo que incute nos subordinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/161877
Questão 124: CETRO - AnaTA MCID/MCID/C5/2013
Assunto: Liderança
O líder assume, na equipe de trabalho, um papel fundamental, especialmente quando manifesta a priorização do elemento humano, contribuindo, de forma efetiva e
permanente, para o crescimento dos componentes da equipe e a busca, de forma coerente e coletiva, do alcance dos objetivos da organização. A liderança manifesta-se
e consolida-se nas relações 
 a) intrapessoais no ambiente de trabalho. Um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. A liderança é inata. 
 b) formais das empresas. Um líder é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e, geralmente, recebe o título de gerente, diretor ou
supervisor. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder. A
liderança é inata, mas exige conhecimento técnico. 
 c) interpessoais no ambiente de trabalho. Conduzem pessoas e organizações em direções que, sozinhas, não seguiriam. A liderança pode ser ensinada e aprendida. 
 d) internas da organização empresarial. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação intrapessoal em que uma pessoa age para modificar ou
provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional. 
 e) sociais. É a força da autoridade que os chefes, em geral, possuem, devido a sua posição privilegiada no organograma da organização, que dá a ele a eficácia em
dirigir pessoas. Essa autorização é sacramentada e garante o desempenho do verdadeiro líder.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/162309
Questão 125: CETRO - AnaTA MCID/MCID/C5/2013
Assunto: Liderança
Os valores humanos da sensibilidade, do cuidado, da convivência e da sustentabilidade podem impor limites à voracidade do poder-dominação e à produção-exploração.
O maior patrimônio da empresa é o ser humano e, para isso, a empresa precisa conscientizar seus líderes a valorizarem, saberem comunicar-se e relacionar-se com seus
colaboradores. Com a perspectiva descrita, assinale a alternativa incorreta. 
 a) O verdadeiro líder de uma equipe deve compartilhar a liderança com outros membros da equipe, inclusive estimulando esse compartilhamento, pois, assim, estará
elevando a autoestima e a satisfação pessoal daqueles que assumem compromissos com a equipe em situações específicas, bem como fará aumentar a busca de
aperfeiçoamento e de novos conhecimentos e competências. 
 b) O verdadeiro líder de uma equipe deve estar atento às necessidades de seus liderados, quer seja no campo pessoal, quer seja no desempenho profissional. Deve
estar constantemente empenhado na melhoria das relações interpessoais do grupo, no crescimento individual de cada componente desse grupo, na aquisição de novos
conhecimentos, no desenvolvimento de novas competências, no autoconhecimento e na aceitação do outro como um indivíduo especial. 
 c) O verdadeiro líder de uma equipe deve saber mandar e conseguir que a equipe execute as metas da empresa. É, ao mesmo tempo, saber agradar e mostrar
simpatia às pessoas, sabendo que os objetivos das organizações vigentes não combinam com a fantasia e a criatividade dos trabalhadores. Deles só quer utilizar a força
de trabalho, muscular ou intelectual. 
 d) O verdadeiro líder de uma equipe deve saber elogiar, pois as pessoas gostam de se sentir especiais. O melhor elogio que alguém pode receber é aquele dado pelo
seu líder. O bom líder dedica um tempo observando o trabalho dos outros e não hesita em dizer quando eles fizerem um bom trabalho. É generoso e sincero nos seus
elogios. 
 e) O verdadeiro líder de uma equipe deve saber ouvir.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/162310
Questão 126: CETRO - Ag Adm (CREF 4)/CREF 4/J29/2013
Assunto: Liderança
A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias sobre liderança apresentadas por autores humanistas podem ser
classificadas em 3 (três) grupos. Um grupo diz respeito à Teoria de Traços de Personalidade, na qual cada autor especifica alguns traços característicos de personalidade
que definem o líder. Entre os traços característicos relacionados nas alternativas abaixo, assinale os que não fazem parte dessa teoria. 
 a) Traços físicos. 
 b) Traços relacionados à vida pessoal. 
 c) Traços intelectuais. 
 d) Traços sociais. 
 e) Traços relacionados com a tarefa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/166676
Questão 127: CETRO - Ag Adm (CREF 4)/CREF 4/J29/2013
Assunto: Liderança
As teorias sobre estilos de liderança são aquelas que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A teoria
mais conhecida se refere a 3 (três) estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Entre as características relacionadas abaixo, assinale a alternativa que
apresenta aquelas que se encaixam na chamada liderança autocrática. 
 a) Debate de diretrizes em grupo; divisão de tarefas; líder é como um membro do grupo. 
 b) Líder tem participação limitada na tomada de decisões; não há avaliação do grupo com relação ao desempenho; divisão de tarefas é determinada pelo próprio
grupo. 
 c) Líder conduz e orienta o grupo; líder e subordinados se comunicam de forma espontânea; há um maior nível qualitativo de trabalho produzido. 
 d) Pouco respeito ao líder e forte individualismo na equipe; maior liberdade na tomada de decisões; líder fornece informações somente se for solicitado. 
 e) Diretrizes são fixadas pelo líder sem participação do grupo; as decisões são mais centralizadas; há uma maior quantidade de trabalho produzida, porém, com uma
qualidade não tão satisfatória.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/166678
Questão 128: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Administrativa/2013
Assunto: Liderança
Considere:
 
I. O líder procura ser um membro igual aos outros do grupo e não define como as tarefas devem ser executadas. É objetivo e quando critica ou elogia limita-se
aos fatos.
 
II. O líder baseia-se na maturidade dos integrantes para definir sua forma de atuação.
 
III. É o grupo que decide sobre a divisão de tarefas e escolhe os companheiros sem a participação direta do líder.
Os estilos de liderança I, II e III correspondem respectivamente a: 
 a) I − Democrático, II − Situacional, III − Liberal. 
 b) I − Liberal, II − Autocrático, III − Democrático. 
 c) I − Situacional, II − Democrático, III − Autocrático. 
 d) I − Liberal, II− Autocrático, III − Situacional. 
 e) I − Democrático, II − Liberal, III − Situacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/172297
Questão 129: FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Administrador/2013
Assunto: Liderança
A liderança geralmente é estudada e compreendida por meio da teoria dos estilos utilizados pelos dirigentes em relação aos seus colaboradores.
Com relação ao estilo autoritário de liderança, analise as afirmativas a seguir.
 
I. As orientações são determinadas pelo líder, sem o envolvimento dos trabalhadores.
 
II. Nas situações em que o líder é questionado, ele faz comentários vagos sobre as atividades dos membros.
 
III. O líder determina e impõe as orientações e os métodos que devem ser utilizados para o desenvolvimento das atividades de forma sequencial, conforme as
necessidades da equipe.
Assinale: 
 a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
 b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
 c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
 d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
 e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/175509
Questão 130: FCC - Ana Proc (PGE BA)/PGE BA/Administrativo/2013
Assunto: Liderança
Um bom indicador de capacidade de liderança em um dirigente de organização que valoriza a inovação e a qualidade é 
 a) exigir que os colaboradores façam aquilo que o líder quer. 
 b) permitir que a participação dos colaboradores definam as estratégicas da organização. 
 c) negociar benefícios salariais em troca de disciplina e produtividade. 
 d) motivar as pessoas a fazerem aquilo que deve ser feito. 
 e) induzir as pessoas da organização a fazerem aquilo que elas não fariam espontaneamente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/179004
Questão 131: FCC - AJ TRT15/TRT 15/Apoio Especializado/Arquivologia/2013
Assunto: Liderança
Os que defendem a tese da liderança situacional advogam que 
 a) o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente e com o grau de maturidade dos liderados. 
 b) a liderança é uma habilidade inata que envolve autocontrole e habilidade social diante das situações. 
 c) os líderes são os indivíduos que se encontram no ponto mais alto da curva de maturidade da organização. 
 d) a liderança somente pode ser desenvolvida em um ambiente de completa maturidade da organização. 
 e) o ambiente é o que determina o comportamento do líder, que deve ser substituído conforme as situações apresentadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/190382
Questão 132: FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Liderança
Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminhoobjetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder
será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO
se inclui: 
 a) Líder diretivo: deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas. 
 b) Líder apoiador: é receptivo e sensível às necessidades dos liderados. 
 c) Lider participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados. 
 d) Líder orientado para a conquista ou líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo. 
 e) Líder carismático: comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcançá-las.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/190421
Questão 133: IADES - Ag Adm (SUDAM)/SUDAM/2013
Assunto: Liderança
Acerca da liderança, assinale a alternativa correta. 
 a) Na liderança democrática, o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. 
 b) Na liderança liberal, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. 
 c) A liderança ocorre como um fenômeno pessoal, embora aconteça principalmente nos grupos sociais. 
 d) A liderança é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Está relacionada com os traços pessoais de personalidade
do líder. 
 e) Traços físicos, como adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança, são traços característicos que definem um líder.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/194801
Questão 134: FCC - AJ TRT18/TRT 18/Administrativa/"Sem Especialidade"/2013
Assunto: Liderança
Um dos temas mais importantes no estudo de liderança é o processo racional de tomada de decisão, objetivo de análise e de propostas de modelos. Com relação a esse
tema, condiz com os estilos de liderança estudados nas relações humanas na administração, 
 a) o nível de planejamento estratégico empresarial, possibilitando a análise e trabalho em equipe. 
 b) as variáveis de nível macroambiental e microambiental que favorecem a análise ambiental. 
 c) as variáveis da política de regras e políticas disciplinares em relação ao ambiente externo. 
 d) as variáveis da política de regras e políticas disciplinares em relação ao ambiente interno. 
 e) as lideranças autocrática, democrática e liberal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/205763
Questão 135: VUNESP - Ana RH (CMSC)/CM SC/2013
Assunto: Liderança
Um estudo americano com 90 líderes, feito por Warren Bennis e Burt Nanus, apontou que havia 5 habilidades comuns e que estas poderiam definir a liderança. Dentre
essas cinco habilidades, está: 
 a) confiar nos outros, mesmo quando o risco parece ser grande. 
 b) agir sempre com aprovação e reconhecimento constante dos outros. 
 c) abordar relacionamentos e problemas referentes ao passado e não ao presente. 
 d) realizar esforços no sentido de fazer com que os membros da equipe sejam aquilo que o líder deseja que sejam. 
 e) tratar aqueles que estão mais próximos com mais atenção do que os que estão fora da situação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/214039
Questão 136: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 7/2013
Assunto: Liderança
Para ser bem sucedido como líder, o gestor deve saber lidar com aspectos relativos à motivação, à comunicação, às relações interpessoais, ao trabalho em equipe e à
dinâmica de grupo.
Nas abordagens da liderança, a adequação do comportamento do líder às diferentes situações é característica 
 a) das teorias comportamentais. 
 b) da teoria sobre liderança. 
 c) das teorias contingenciais. 
 d) da teoria do relacionamento. 
 e) da teoria dos traços.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/217468
Questão 137: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 7/2013
Assunto: Liderança
Liderança é definida como uma influência interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais
objetivos específicos.
Com relação à liderança autocrática, assinale a alternativa que indica como se dá o processo decisório, a divisão de trabalho e a participação do líder.
Processo 
decisório
Divisão de 
trabalho
Participação 
do líder
 a) 
O grupo tem total
liberalidade para a tomada
de decisões, com
participação mínima do líder.
A divisão de tarefa fica a
critério do grupo e cada
membro tem liberdade de
escolher seus próprios
colegas.
O líder procura ser um
membro normal do grupo e
o estimula com fatos,
elogios ou críticas.
 b) 
Apenas o líder decide e fixa
as diretrizes, sem qualquerparticipação do grupo.
O líder determina qual a
tarefa que cada um deverá
executar e qual será seu
companheiro de trabalho.
O líder é pessoal e
dominador nos elogios e nas
críticas ao trabalho de cada
um.
 c) 
As diretrizes são debatidas e
decididas pelo grupo que é
estimulado e assistido pelo
líder
A divisão de tarefa fica a
critério do grupo e cada
membro tem liberdade de
escolher seus próprios
colegas
O líder avalia ou regula o
curso das coisas,
argumentando quando
perguntado.
 d) 
O grupo tem total
liberalidade para a tomada
de decisões, com
participação mínima do líder.
 O líder determina qual a
tarefa que cada um deverá
executar e qual será seu
companheiro de trabalho.
O líder é pessoal e
dominador nos elogios e nas
críticas ao trabalho de cada
um.
 e) 
Apenas o líder decide e fixa
as diretrizes, sem qualquer
participação do grupo.
A divisão de tarefa fica a
critério do grupo e cada
membro tem liberdade de
escolher seus próprios
colegas
O líder procura ser um
membro normal do grupo e
o estimula com fatos,
elogios ou críticas.
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/217471
Questão 138: FGV - AnaTA (SUDENE)/SUDENE/Área 7/2013
Assunto: Liderança
“O líder coloca o indivíduo ora como ouvinte, ora na posição de orador; em um momento como treinador, em outro como aprendiz; em uma situação toma decisões, em
outra segue aquela já tomada por outro líder, ou as toma em comum acordo com seus seguidores”.
De acordo com o fragmento, assinale a alternativa que indica competências técnicas do líder. 
 a) Ser humilde, gerir o sistema social da empresa e aproximar o trabalho remoto. 
 b) Comunicar‐se com clareza, praticar a empatia e manejar o conflito de gerações 
 c) Determinar os objetivos certos, lidar com choques culturais e Praticar a empatia. 
 d) Posicionar e reposicionar o negócio, gerir o sistema social da empresa e avaliar as pessoas. 
 e) Posicionar e reposicionar o negócio, gerir o sistema social da empresa e ser humilde.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/217472
Questão 139: FEPESE - ATGRM (JUCESC)/JUCESC/Classe IV/Analista Técnico Administrativo II/2013
Assunto: Liderança
No processo de liderança, o estilo laissez-faire é caracterizado pela: 
 a) Baixa participação dos funcionários. 
 b) Possibilidade de ser consultivo ou participativo. 
 c) Total liberdade dada aos funcionários para decidir e executar o trabalho da forma como acharem melhor. 
 d) Participação e envolvimento dos empregados no processo de tomada de decisões. 
 e) Centralização da autoridade e do processo de tomada de decisão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/265488
Questão 140: FEPESE - ATGRM (JUCESC)/JUCESC/Classe IV/Analista Técnico Administrativo II/2013
Assunto: Liderança
No exercício da liderança, um líder inspirador, transformador, revolucionário e agente de mudança, que leva os seguidores a transcenderem seus próprios interesses e a
trabalharem excepcionalmente para a concretização de objetivos, designa a liderança: 
 a) Carismática. 
 b) Transacional. 
 c) Autocrática. 
 d) Laissez-faire. 
 e) Democrática consultiva.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/265490
Questão 141: CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Auditoria/2013
Assunto: Liderança
Presidente de uma empresa que desenvolve aplicativos e jogos para celulares, Fernando é reconhecido por sua habilidade especial para realizar inovações tecnológicas,
por provocar mudanças na organização e por atribuir relevância às necessidades e inquietações dos liderados, ajudando-os a observar novas maneiras de lidar com os
problemas organizacionais. Fernando destaca a importância da visão de futuro e o compartilhamento de valores e ideias para construir relacionamento com os liderados.
A forma com que Fernando lidera a organização está associada à 
 a) perspectiva de liderança baseada nos traços 
 b) perspectiva comportamental da liderança 
 c) perspectiva situacional 
 d) teoria da liderança carismática 
 e) teoria da liderança transformacional
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/297627
Questão 142: CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Planejamento e Gestão/2013
Assunto: Liderança
Para que alguém seja considerado um líder autêntico, é necessário 
 a) demonstrar capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para a organização ou unidade organizacional que cresce e melhora a
partir do presente. 
 b) possuir forte vínculo emocional com seus subordinados e ser visto por eles como detentor de poderes divinos e excepcionais, propondo uma nova visão a ser
seguida. 
 c) negociar a troca de recompensas por esforço, prometer recompensas pelo bom desempenho, reconhecer as conquistas e procurar desvios das regras e padrões. 
 d) posicionar seus subordinados em níveis mais elevados de responsabilidade, abdicando de seus interesses próprios em favor da coletividade e promovendo a
mudança do status quo através de um propósito superior. 
 e) ser profundamente consciente de como ele pensa e se comporta e agir de acordo com seus valores e convicções para, assim, construir a credibilidade e ganhar o
respeito e a confiança de seus subordinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/297950
Questão 143: CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Recursos Humanos/Desenvolvimento de Pessoas/2013
Assunto: Liderança
Cada vez mais se fala da importância da liderança autêntica nas organizações como modelo de liderança eficaz.
Para exercer uma liderança autêntica os líderes devem 
 a) enaltecer a virtude moral, comunicar suas altas expectativas e transmitir valores centrados em si mesmos para alcançar seus objetivos. 
 b) exibir comportamentos não convencionais e utilizar o carisma para aumentar seu poder sobre os liderados. 
 c) divulgar a visão organizacional e conduzir seus seguidores em direção às metas estabelecidas, reconhecendo as suas conquistas. 
 d) enfatizar as relações interpessoais e demonstrar interesse pelas necessidades da organização e de seus seguidores. 
 e) ser considerados pessoas éticas e agir, conforme seus valores e crenças, de forma aberta e honesta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/298021
Questão 144: CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Recursos Humanos/Desenvolvimento de Pessoas/2013
Assunto: Liderança
A confiança é um atributo primário associado à liderança porque 
 a) a confiança dificulta o compartilhamento de informações, favorecendo o sigilo, a ausência de espionagem e o respeito na organização. 
 b) o tom confiável estabelecido por um líder dentro de um grupo favorece a comunicação entre seus membros, mas eles se sentem menos motivados a ajudar uns
aos outros. 
 c) os liderados que confiam em seu líder não estão dispostos a se colocar em vulnerabilidade em virtude das ações do lider, já que correriam o risco de ter seus
direitos e interesses desfavorecidos. 
 d) uma pessoa de princípios, imbuída das melhores intenções, é confiável para proporcionar um resultado positivo, mesmo que não tenha a capacidade para realizar
determinado trabalho. 
 e) os contratos psicológicos dos líderes com seus colaboradores, cada vez mais, têm de ser embasados na expectativa positiva de que o outro não agirá de maneira
oportunista.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/298022
Questão 145: CESGRANRIO - Tecno (IBGE)/IBGE/Biblioteconomia/2013
Assunto: Liderança
A liderança, conceito-chave na administração de recursos humanos, diz respeito à capacidade de os gestores 
 a) estabelecerempadrões de desempenho que possibilitem medir, avaliar e comparar os resultados alcançados com os padrões estabelecidos. 
 b) arrumarem e alocarem o trabalho, as atribuições, a autoridade e os recursos entre os membros da equipe, promovendo a eficiência. 
 c) certificarem-se de que os atos dos membros da equipe, numa mesma direção, levam-na ao alcance dos objetivos institucionais. 
 d) definirem os procedimentos e métodos para a obtenção e a aplicação de recursos que levem ao alcance dos objetivos. 
 e) dirigirem, influenciarem e motivarem os membros da equipe de trabalho para realizarem as tarefas necessárias.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/298475
Questão 146: FCC - TJ TST/TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2012
Assunto: Liderança
Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para 
 a) autoridade. 
 b) tarefas. 
 c) poder. 
 d) liberdade. 
 e) recompensas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/89989
Questão 147: FCC - AJ TRF2/TRF 2/Apoio Especializado/Psicologia/2012
Assunto: Liderança
Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas, sendo que o poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais,
por meio dos recursos organizacionais,e pode se classificar em diferentes tipos no ambiente organizacional. O poder inerente à estrutura organizacional, como um cargo
ou uma função pré-definidos e compartilhados na cultura da empresa, corresponde ao poder 
 a) de recompensa. 
 b) legítimo. 
 c) coercitivo. 
 d) de referência. 
 e) de especialização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/120892
Questão 148: FCC - AJ (TJ PE)/TJ PE/Bibliotecário/2012
Assunto: Liderança
Em uma unidade de informação, a escolha dos estilos gerenciais mais apropriados deve considerar que 
 a) qualquer estilo de liderança pode ser apropriado, desde que exercido com competência e dedicação. 
 b) o ambiente de busca da informação exige um estilo de liderança mais firme. 
 c) os clientes de serviços de informação necessitam de autonomia para definir suas necessidades. 
 d) estilos centralizadores facilitam o aprendizado, enquanto estilos mais participativos podem levar à dispersão de objetivos. 
 e) a informação e a comunicação são elementos essenciais da atividade de liderança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/150801
Questão 149: FUNRIO - TAO (CEITEC)/CEITEC S.A./ADMINIS/2012
Assunto: Liderança
O direito legal que os líderes têm de gerenciar os indivíduos de uma equipe denomina-se: 
 a) Hierarquia. 
 b) Responsabilidade. 
 c) Autoridade. 
 d) Competência. 
 e) Liderança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/159136
Questão 150: FUNRIO - TAO (CEITEC)/CEITEC S.A./ADMINIS/2012
Assunto: Liderança
Assinale a alternativa que corresponde a uma atitude presente na liderança orientada para a tarefa, ou autocrática. 
 a) Focaliza a necessidade de cumprir as metas organizacionais. 
 b) Dedica-se à melhoria do clima organizacional. 
 c) Apoia o desenvolvimento de equipes de autogestão. 
 d) Promove avaliações de desempenho como a categorizada como 360º. 
 e) Incentiva o intraempreendedorismo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/159139
Questão 151: CETRO - Ana Mun (Manaus)/Pref Manaus/Administrativa/Auditoria em Sistemas Públicos/2012
Assunto: Liderança
Em uma organização, a liderança representa a projeção da personalidade de um indivíduo sobre os demais e como esta pode influenciar e induzir outros indivíduos a
desenvolver ações. Para tanto, são identificados alguns tipos de liderança, tais como
I. Líder liberal: aquele que determina, junto com a equipe, as diretrizes a serem tomadas.
 
II. Líder situacional: é aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade.
 
III. Líder emergente: diz respeito àquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidade e habilidades para a condução dos objetivos.
É correto o que está contido em 
 a) I, apenas. 
 b) I e II, apenas. 
 c) I e III, apenas. 
 d) II e III, apenas. 
 e) II, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/163749
Questão 152: CETRO - Ana Mun (Manaus)/Pref Manaus/Administrativa/Consultoria em Sistemas Públicos/2012
Assunto: Liderança
Em uma organização, a liderança representa a projeção da personalidade de um indivíduo sobre os demais, e como esta pode influenciar e induzir outros indivíduos a
desenvolver ações. Para tanto, são identificados os seguintes tipos de liderança:
 
I. Líder democrático: aquele que determina, junto com a equipe, as diretrizes a serem tomadas.
 
II. Líder liberal: é aquele que assume seu estilo de liderança, dependendo mais da situação do que da personalidade.
 
III. Líder autoritário: aquele que determina as ideias e o que será executado pelos demais.
É correto o que está contido em 
 a) I, apenas. 
 b) I e II, apenas. 
 c) I e III, apenas. 
 d) II e III, apenas. 
 e) III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/163887
Questão 153: CETRO - Ana Mun (Manaus)/Pref Manaus/Administrativa/Administração/2012
Assunto: Liderança
Em uma organização, a liderança representa a projeção da personalidade de um indivíduo sobre os demais e como esta pode influenciar e induzir outros indivíduos a
desenvolver ações. Para tanto, são identificados alguns tipos de liderança. Assinale a alternativa que não apresenta um deles. 
 a) Líder Situacional. 
 b) Líder Estabelecido. 
 c) Líder Autoritário. 
 d) Líder Emergente. 
 e) Líder Democrático.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/163919
Questão 154: FCC - AJ TRT11/TRT 11/Administrativa/2012
Assunto: Liderança
Na concepção contemporânea da gestão de pessoas em organizações de excelência, o exercício da liderança implica 
 a) na capacidade de controlar o comportamento dos funcionários através de sistemas de vigilância digital. 
 b) na disposição para ceder aos pedidos individuais de benefícios dos funcionários mais leais. 
 c) no recrutamento de pessoas com a formação técnica adequada ao cumprimento dos objetivos estabelecidos previamente pelos dirigentes. 
 d) em mobilizar e comprometer os funcionários com as metas acordadas por todos para a organização. 
 e) no treinamento intensivo dos funcionários para que realizem suas rotinas de trabalho.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/185778
Questão 155: VUNESP - Ana GM (Pref SJC)/Pref SJC/Nível Superior/2012
Assunto: Liderança
A liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. As teorias que propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes
dos liderados são denominadas comportamentais. Estudos sobre liderança realizados pela Universidade de Michigan chegaram a duas dimensões do comportamento de
liderança: orientação para o funcionário e 
 a) estrutura de iniciação. 
 b) consideração. 
 c) orientação para a produção. 
 d) orientação para o grid gerencial. 
 e) orientação para o desenvolvimento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/250251
Questão 156: VUNESP - Ana GM (Pref SJC)/Pref SJC/Nível Superior/2012
Assunto: Liderança
A teoria sobre liderança que oferece uma sequência de regras que devem ser seguidas na determinação da forma e da quantidade de participação no processo decisório,
em diferentes situações,é denominada 
 a) Teoria da meta de Myers-Briggs. 
 b) Modelo da liderança de Baldrige. 
 c) Teoria da troca de imperativos categóricos. 
 d) Modelo de participação e liderança. 
 e) Teoria do recurso cognitivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/250252
Questão 157: PUC PR - Sec Exec (DPE PR)/DPE PR/2012
Assunto: Liderança
O secretário executivo terá de trabalhar com uma ou mais chefias simultaneamente, o que pressupõe lidar com o temperamento e perfis de liderança de cada uma delas,
e, se a sua chefia adota o estilo de liderança chamado laissez-faire, por exemplo, isso significa que apresentará que características?
 
I. Líder bastante abrangente e atuante.
 
II. Líder responsável pela divisão de tarefas.
 
III. Líder que dá liberdade total para as decisões grupais ou individuais.
 
IV. Líder que avalia e acompanha o grupo constantemente.
 
V. Líder dominador, mas generoso nos elogios.
Está correta APENAS a característica: 
 a) I. 
 b) II. 
 c) IV. 
 d) III. 
 e) V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/512682
Questão 158: FGV - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2011
Assunto: Liderança
A respeito de liderança organizacional e gestão da mudança, assinale a afirmativa INCORRETA. 
 a) A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas pessoas, nos
clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia, no tempo, no clima... A mudança representa uma das principais características dos tempos modernos. A mudança
significa a passagem de um estado para outro diferente. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo de sua intensidade. Ela
constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento. 
 b) O processo de mudança ocorre dentro de um campo de forças que atuam dinamicamente em vários sentidos. De um lado, existem forças positivas de apoio e
suporte à mudança e, de outro, forças negativas de oposição e resistência à mudança. Nas organizações, existe uma balança dinâmica de forças positivas que apoiam e
impulsionam a mudança de forças negativas que a restringem e a impedem. 
 c) A resistência nem sempre aparece de maneira uniformizada, podendo ser aberta, implícita, imediata ou protelada. Quando a resistência é aberta ou imediata
torna-se mais fácil, para os administradores, enfrentá-las; ao contrário de quando ela é implícita ou protelada, pois são mais sutis, como, por exemplo, a perda de
lealdade à organização e perda de motivação para o trabalho, mais difíceis de serem identificadas. 
 d) Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou diversos objetivos
específicos. É dada em função das necessidades existentes em uma determinada situação e consiste numa relação entre um indivíduo e um grupo. O líder (natural)
corresponde ao indivíduo percebido pelo grupo como possuidor dos meios para a satisfação de suas necessidades (do grupo). Por esse motivo, deve ser exercida sempre
por indivíduos tecnicamente preparados, do ponto de vista acadêmico. 
 e) A Liderança acontece em uma determinada situação. Ocorre em uma dada estrutura social decorrente da distribuição de autoridade de tomar decisões. O grau em
que uma pessoa demonstra qualidades de liderança depende não somente de suas próprias características individuais, mas também das características da situação na
qual se encontra.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/46161
Questão 159: FCC - AC TCE PR/TCE-PR/Administração/2011
Assunto: Liderança
De acordo com um estudo amplamente referenciado, de Henry Mintzberg, os gerentes cumprem três papéis principais: interpessoais, informacionais e decisórios,
descrevendo e discutindo sobre os papéis gerenciais.
Ser responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados é função 
 a) do chefe. 
 b) de ligação. 
 c) do empreendedor. 
 d) do negociador. 
 e) do líder.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/62545
Questão 160: FCC - AJ TRF1/TRF 1/Administrativa/2011
Assunto: Liderança
Exercer a liderança numa organização é 
 a) colocar os funcionários para trabalharem. 
 b) obter dos funcionários os resultados acordados e esperados. 
 c) fazer com que os funcionários façam algo que você está convencido que deva ser feito. 
 d) fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito. 
 e) manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/65172
Questão 161: FUNIVERSA - Adm (EMBRATUR)/EMBRATUR/2011
Assunto: Liderança
A liderança manifesta-se na realização de metas por meio da direção de colaboradores. Várias diferenças podem ser mencionadas entre a autoridade formal e a liderança.
Assinale, entre as características a seguir, a que corresponde à liderança. 
 a) É temporária para a pessoa que desempenha a função. 
 b) Sua área de influência é tanto maior quanto maior for o número de pessoas que a seguem. 
 c) Constitui atributo singular. 
 d) Fundamenta-se em normas aceitas de comum acordo. 
 e) Possibilita forçar o cumprimento das regras aceitas para a convivência.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/309322
Questão 162: FCC - AJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2010
Assunto: Liderança
As teorias sobre liderança apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: 
 a) inteligência geral; interesses e atitudinais. 
 b) contingenciais; reforço e motivacionais. 
 c) traços de personalidade; estilos de liderança e situacionais. 
 d) traços de caráter; contingenciais e aprendizagem. 
 e) estilos de poder; sistêmicas e comportamentais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/107592
Questão 163: FCC - AJ TRT8/TRT 8/Administrativa/2010
Assunto: Liderança
Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um
líder com estilo de liderança 
 a) liberal. 
 b) autocrática. 
 c) democrática. 
 d) situacional. 
 e) centralizadora.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/107594
Questão 164: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Administrativa/"Sem Especialidade"/2010
Assunto: Liderança
A teoria que define que os líderes diretivos inteligentes e com experiência relevante nas funções serão mais eficazes se estiverem em ambientes livres de estresse, com
subordinados que os apóiem, é a Teoria 
 a) dos Traços. 
 b) do Recurso Cognitivo. 
 c) da Efetividade Funcional. 
 d) da Liderança Diretiva. 
 e) da Motivação-Higiene.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128601
Questão 165: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Administrativa/"Sem Especialidade"/2010
Assunto: Liderança
O modelo de liderança em que, à medida que aumenta a maturidade do seguidor, um líder deve adotar mais o comportamento orientado ao relacionamento e menos o
orientado à tarefa, é donominado de Liderança 
 a) Participativa. 
 b) Diretiva. 
 c) de Apoio. 
 d) Situacional. 
 e) de Resultados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128602
Questão 166: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Apoio Especializado/Psicologia (do Trabalho)/2010
Assunto: Liderança
Na teoria do Ciclo Vital da Liderança ou Liderança Situacional desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth H. Blanchard,o bom líder é aquele que consegue exibir o
comportamento adequado de acordo com o estado de 
 a) oscilação do grupo. 
 b) disfunção do grupo. 
 c) maturidade do grupo. 
 d) variação do grupo. 
 e) humor do grupo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128787
Questão 167: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Apoio Especializado/Psicologia (do Trabalho)/2010
Assunto: Liderança
A fim de demonstrar que, para desgrudar do poder é necessário ser dotado de certas características, Galbraith (1999) propôs três fontes de poder: personalidade,
propriedade ou riqueza e organização. A organização é considerada a fonte de poder mais importante para este autor, pois ela consiste em 
 a) provocar a submissão daquelas pessoas desprovidas de atributos pessoais, ou seja, elas dependem da força da organização para que possam atuar de forma a
apresentarem resultados. 
 b) um grupo de pessoas que se encontram unidas em prol de, pelo menos, um objetivo comum. Logo, refere- se ao poder para fazer, podendo ser modificado de
acordo com os interesses em jogo, como é o caso dos partidos políticos. 
 c) dar a um determinado grupo a possibilidade de tomar decisões sobre as questões organizacionais de forma plena,sem prévia autorização de comitês reguladores. 
 d) promover o bem-estar de todos em prol de uma ação conjunta que privilegia a formação de grupos homogêneos e de motivadores iguais, o que lhes confere
elevado poder para atrair pessoas e alcançar resultados diferenciados. 
 e) promover resultados diferenciados por meio da prática da influência pela competência. Trata-se, portanto, de um grupo formado por pessoas que conseguem se
organizar de tal sorte que indicam caminhos e orientações para aqueles que ainda não conseguem tomar decisões de alto risco.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128794
Questão 168: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Apoio Especializado/Psicologia (do Trabalho)/2010
Assunto: Liderança
Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores da liderança, desenvolveram a ideia da grade gerencial. De acordo com esse modelo de liderança, o líder pode dar muita ou
pouca ênfase para 
 a) a tarefa e as pessoas. 
 b) o processo e a qualidade. 
 c) o resultado e a maturidade das pessoas. 
 d) o processo e a maturidade das pessoas. 
 e) o resultado e a eficiência do trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128795
Questão 169: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Apoio Especializado/Psicologia (do Trabalho)/2010
Assunto: Liderança
Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional. O líder que oferece recompensas materiais é denominado líder 
 a) liberal. 
 b) carismático. 
 c) autoritário. 
 d) transacional. 
 e) com foco em resultados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/128796
Questão 170: FCC - ADP (DPE SP)/DPE SP/Administrador/2010
Assunto: Liderança
Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.
 
I. Liderar envolve um processo de influência não coercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.
 
II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação
às metas.
 
III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.
 
IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.
 
V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.
Está correto o que se afirma APENAS em 
 a) I e III. 
 b) III, IV e V. 
 c) I, II e IV. 
 d) II e V. 
 e) I, II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/182236
Questão 171: FGV - Adm (CODEBA)/CODEBA/2010
Assunto: Liderança
Com relação à teoria dos traços em liderança, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Somente podem exercer liderança os indivíduos que possuam aspectos físicos e intelectuais inerentes ao fenômeno.
 
II. Liderança é um somatório de características pessoais.
 
III. As pessoas podem aprender a ser líderes com base nos exemplos existentes de outros indivíduos.
Assinale 
 a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
 b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
 c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
 d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
 e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/239795
Questão 172: FGV - Adm (CODEBA)/CODEBA/2010
Assunto: Liderança
Com relação à teoria liderança situacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A liderança situacional enfatiza os liderados.
 
II. A liderança bem sucedida independe do nível de maturidade psicológico dos liderados.
 
III. A liderança situacional é uma abordagem da teoria comportamental.
Assinale 
 a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
 b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
 c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
 d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 
 e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/239800
Questão 173: CESGRANRIO - Ag Cen (IBGE)/IBGE/Municipal/2010
Assunto: Liderança
Um agente censitário supervisor tem, como uma de suas funções, liderar equipes. Sobre a função de liderança, analise as afirmações a seguir.
 
I – Cabe ao líder desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos e, sobretudo, criar e gerir as oportunidades.
 
II – Liderar implica motivar as pessoas para que trabalhem em um objetivo comum, potencializando a produtividade.
 
III – A liderança eficaz é aquela exercida segundo os princípios do laissez-faire, o que envolve participação democrática na tomada de decisão.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) 
 a) I, apenas.
 b) II, apenas. 
 c) I e II, apenas.
 d) II e III, apenas. 
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315214
Questão 174: CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Área 4/2009
Assunto: Liderança
Linda Wachner, em 1987, se tornou presidente da Warnaco, uma empresa de confecções com receita anual de 425 milhões de dólares. O estilo de liderança de Wachner,
orientado para a produção, foi eficaz para a empresa enquanto ela atravessava um período de robustez econômica. De fato,em 1993, a revista Fortune apontou-a como a
mais bem-sucedida mulher de negócios dos EUA. Mas os tempos mudaram e Wachner permaneceu a mesma. No início de 1998, os negócios da empresa começaram a
enfrentar dificuldades com a redução da demanda de seus produtos e uma perda acelerada de sua participação de mercado. O estilo de liderança de Wachner, com sua
abordagem truculenta e táticas agressivas, nesse novo contexto organizacional, tornou-se um aspecto negativo. Em 2001, após a concordata da empresa, o comitê de
reestruturação do conselho de administração decidiu demitir Wachner. 
Esse caso ilustra que 
 a) quanto melhor a relação líder/liderados, mais baixo o grau da estrutura da tarefa e mais forte o poder da posição, menos controle o líder tem.
 b) o comportamento do líder será eficaz quando for redundante em relação às fontes da estrutura ambiental ou incongruente com as características do funcionário.
 c) quanto maior o grau de controle que a situação proporciona ao líder, mais altoo grau de eficácia do desempenho do grupo.
 d) para a compreensão da liderança foi fundamental o reconhecimento das necessidades de desenvolvimento de teorias de contingência que incluíssem fatores
situacionais.
 e) em situações de alta tensão, é difícil para o líder pensar de forma lógica e analítica; assim sendo, indivíduos brilhantes têm um desempenho de liderança melhor
do que aqueles menos inteligentes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/14060
Questão 175: CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Área 5/2009
Assunto: Liderança
Cauã é um coordenador de uma importante divisão em sua organização. Sofia, uma de suas subordinadas, descreve-o como um "chefe que foge das responsabilidades e
que evita tomar decisões", no entanto "reconhece nosso trabalho e negocia constantemente com os seus funcionários, prometendo recompensas em troca de bom
desempenho." Segundo Carol, outra de suas subordinadas, 
"Cauã só aparece quando algo dá errado, preocupando- se mais em punir do que em prevenir determinados desvios". 
De acordo com as teorias de liderança, Cauã é um líder 
 a) transformacional.
 b) negociador.
 c) autocrático.
 d) democrático.
 e) transacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/14096
Questão 176: FCC - EPP (SEPLA DR SP)/SEPLADR (SP)/2009
Assunto: Liderança
É correto afirmar, segundo o conceito de liderança situacional de Hersey e Blanchard, 1986, que 
 a) o líder ideal deve transferir para o liderado a responsabilidade das decisões e da sua execução. 
 b) o líder deve sempre explicar suas decisões e oferecer oportunidades de esclarecimento, procurando persuadir os liderados. 
 c) o verdadeiro líder deve tomar todas as decisões, fornecendo instruções específicas e supervisionando estritamente o seu cumprimento. 
 d) o líder deve apenas trocar ideias e facilitar a tomada de decisões, compartilhando sempre as decisões com os liderados. 
 e) não existe um estilo ideal de liderança, mas um estilo adequado ao estágio de maturidade dos liderados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/88122
Questão 177: FCC - AJ TRT3/TRT 3/Apoio Especializado/Estatística/2009
Assunto: Liderança
Liderança é a 
 a) autoridade legal necessária para o exercício eficiente da direção de uma organização. 
 b) capacidade de imitar e até mesmo superar os comportamentos de outros de forma espontânea. 
 c) capacidade de forçar alguém a fazer alguma coisa, mesmo que ela não o deseje. 
 d) qualidade de propor mudanças na condução dos processos organizacionais sem forçar a sua aceitação pelos demais. 
 e) capacidade de influência interpessoal exercida por meio da comunicação, visando a um objetivo específico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/115296
Questão 178: FCC - AJ TRT3/TRT 3/Apoio Especializado/Psicologia/2009
Assunto: Liderança
O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social 
 a) complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores. 
 b) que prevê que líder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho. 
 c) dinâmico, que privilegia a recompensa financeira. 
 d) sistêmico, que flutua por diversas ações e reações advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os
conflitos inerentes à execução e à cobrança dos trabalhos a serem realizados. 
 e) dinâmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rápida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela
organização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/115404
Questão 179: FCC - AJ TRT4/TRT 4/Apoio Especializado/Psicologia/2009
Assunto: Liderança
De maneira geral, as teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus colaboradores, isto é,
maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo
que o líder 
 a) sente. 
 b) pensa. 
 c) valoriza. 
 d) faz. 
 e) acredita.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/117241
Questão 180: CESGRANRIO - Ag Cen (IBGE)/IBGE/Regional/2009
Assunto: Liderança
O gerente de compras da Gênesis possui estilo democrático de liderança, pois costuma 
 a) atribuir mais importância à tarefa em si mesma do que ao grupo que a executa. 
 b) criar um clima em que as pessoas se sintam confortáveis para trabalhar. 
 c) enfatizar a cobrança e a avaliação rigorosa do desempenho dos seus funcionários. 
 d) enfatizar o cumprimento de prazos, padrões de qualidade e economia de custos. 
 e) tomar decisões sem consultar a equipe.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315258
Questão 181: CESGRANRIO - Ag Cen (IBGE)/IBGE/Regional/2009
Assunto: Liderança
Quando líderes organizacionais incentivam seus subordinados oferecendo possibilidades de promoção e aumento de remuneração, estão mobilizando o poder 
 a) legítimo. 
 b) coercitivo. 
 c) de recompensa. 
 d) de perícia. 
 e) de referência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315259
Questão 182: CESGRANRIO - Ag Cen (IBGE)/IBGE/Municipal/2009
Assunto: Liderança
Ana estava em dúvida sobre qual estilo de liderança adotar em sua atividade. Por sua relação com a população e a natureza do trabalho, ela optou por uma “liderança
onde as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo”. Esse pensamento representa um estilo de liderança 
 a) autocrática. 
 b) tirana. 
 c) democrática 
 d) liberal. 
 e) laboral.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315326
Questão 183: CESGRANRIO - Ag Cen (IBGE)/IBGE/Municipal/2009
Assunto: Liderança
Antigamente as organizações eram inspiradas no modelo militar, centralizado em suas decisões e autoridade. Hoje, toda organização deve funcionar como um sistema
integrado, com todas as suas partes se relacionando, e sua estrutura sendo reajustada quando necessário.
 
CHIAVENATO. Administração dos Novos Tempos, 2000. (Adaptado)
Do ponto de vista tradicional, a autoridade 
 a) decorre da posição na empresa. 
 b) vem exclusivamente das pessoas. 
 c) não deve ser aceita pelos subordinados. 
 d) deve ser informal. 
 e) deve fluir de baixo para cima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/315328
Questão 184: FGV - AL (SEN)/SEN/Apoio Técnico e Administrativo/Administração/2008
Assunto: Liderança
Certo tipo de liderança cria entre os membros do grupo mais hostilidade e rivalidade, maior identificação com o líder do que com o grupo, ansiedade em relação ao
futuro, agressões aos outros,criação de bodes expiatórios, superdependência e submissão ao líder e inflexibilidade de comportamento.
Essa liderança é do tipo: 
 a) liberal. 
 b) situacional. 
 c) autocrática. 
 d) carismática. 
 e) democrática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/25298
Questão 185: NCE e FUJB (UFRJ) - Ag Exec (CVM)/CVM/Suporte Administrativo/2008
Assunto: Liderança
Liderança de supervisão é um conceito relacionado a(o): 
 a) cargo de supervisão da unidade de trabalho;
 b) um dos comportamentos possíveis do gerente;
 c) um tipo de liderança oposto à liderança estratégica;
 d) feedback corretivo dos membros da unidade de trabalho;
 e) oferecimento de um propósito aosmembros da unidade de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/27029
Questão 186: FCC - Aud (TCE-SP)/TCE-SP/2008
Assunto: Liderança
Segundo o modelo de Eficácia Gerencial de William Reddin (citado por Idalberto Chiavenato, Administração − Teoria, processo e prática), o bom gerente deve combinar 
 a) sensitividade situacional, flexibilidade de estilo e destreza de gerência situacional. 
 b) ênfase na gestão de pessoas, ênfase na produção e ênfase no ambiente. 
 c) liderança centrada no chefe, liderança conciliadora e liderança centrada nos subordinados. 
 d) capacidade de conquistar a lealdade dos membros da equipe, de desenvolver a confiança entre gerência e os membros da equipe e de promover a cooperação
entre gerência e os membros da equipe. 
 e) habilidades de apaziguamento, de negociação e de resolução de problemas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/77932
Questão 187: CETRO - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2008
Assunto: Liderança
A questão refere-se a Noções de Administração, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Recursos Humanos e Administração de Recursos Materiais.
É correto afirmar que a Liderança é a capacidade de influenciar o comportamento das Pessoas. Também é correto afirmar que há três tipos de liderança: 
 a) Autocrática; Neo-liberal e Democrática. 
 b) Autoliberal; Liberal e Democrática. 
 c) Autocrática; Liberal e Democrática. 
 d) Autoliberal; Liberal e Neo-Democrática. 
 e) Autocrática; Neo-liberal e Neo-Democrática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/164439
Questão 188: CETRO - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2008
Assunto: Liderança
A questão refere-se a Noções de Administração, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Recursos Humanos e Administração de Recursos Materiais.
Estudos desenvolvidos na busca de comportamentos de liderança mostram que, basicamente, o comportamento do líder está centralizado na tarefa ou na pessoa. Essas
categorias identificadas de comportamento de líder consistem em quatro categorias principais: construir relações, dar e procurar informações, tomar decisões e
influenciar pessoas. Com base nesses princípios, identifique a alternativa correta. O comportamento de um líder é orientado para 
 a) influenciar pessoas quando apresenta ações como esclarecer e informar. 
 b) dar e procurar informações quando apresenta ações como monitorar, motivar, reconhecer e recompensar. 
 c) tomar decisões quando apresenta ações como gerenciar conflitos e formar equipes, networking (redes) e dar apoio. 
 d) construir relações quando apresenta ações como monitorar, dar consultoria e delegar, planejar e organizar, informar e formar equipes. 
 e) tomar decisões quando apresenta ações como resolver problemas, dar consultoria e delegar, planejar e organizar, gerenciar conflitos e formar equipes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/164452
Questão 189: CETRO - AJ TRT12/TRT 12/Administrativa/2008
Assunto: Liderança
A questão refere-se a Noções de Administração, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Recursos Humanos e Administração de Recursos Materiais.
Liderança é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos e funções gerenciais. No entanto, pessoas podem ser líderes sem serem gerentes, ser gerentes
sem serem líderes, ou podem ser tanto gerentes como líderes, simultaneamente. A liderança, nesse sentido, é diferente da autoridade formal. A partir dessa
diferenciação, assinale a alternativa correta. 
 a) Liderança, diferentemente de autoridade formal, fundamenta-se na crença dos seguidores e respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguilo. 
 b) Autoridade formal, diferentemente de liderança, é produto de inúmeros fatores, não é qualidade pessoal singular. 
 c) Liderança, diferentemente de autoridade formal, é temporária para a pessoa que desempenha tal papel e, dessa forma, sua duração não está diretamente
relacionada com sua utilidade para o grupo. 
 d) A pessoa que possui autoridade formal é o instrumento para resolver problemas do grupo, não precisando fazer uso necessariamente de regras e normas. 
 e) Na relação de autoridade formal, é criada uma identidade no grupo que faz com que se motive para seguir o que é proposto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/164453
Questão 190: FCC - AJ TRE MS/TRE MS/Administrativa/2007
Assunto: Liderança
Baseando-se na natureza em cada um lidar com impulsos e emoções, segundo Richard W. Wallen, são três os tipos de personalidade de líderes executivos: o Batalhador,
o Auxiliador e o Crítico. 
Considerando a tabela abaixo, indique a alternativa que correlaciona as características citadas com as corretas atitudes afetas aos três tipos de lideranças:
 
Características Batalhador Auxiliador Crítico
Julga os outros por: I II III
Influencia os outros pela: IV V VI
Receia: VII VII IX
Necessita de: X XI XII
 a) I − Intimidação; II − Afetividade; III − Controle de recompensas; IV − Intimidação; V− Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII −
Rejeição; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos. 
 b) I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX −
Emoções; X − Conscientização de sentimentos; XI − Firmeza; XII − Afeto. 
 c) I – Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX −
Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos. 
 d) I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Argumentação; VI − Compreensão; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX −
Emoções; X − Respeito; XI − Firmeza; XII − Afeto. 
 e) I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Rejeição; VIII − Intimidação; IX −
Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/96414
Questão 191: FCC - AJ TRF3/TRF 3/Apoio Especializado/Biblioteconomia/2007
Assunto: Liderança
No que diz respeito ao processo de liderança em unidades de informação, 
 a) o treinamento do pessoal representa uma preocupação mínima da liderança. 
 b) a criação de equipes de trabalho é um objetivo secundário. 
 c) é difícil ao líder estabelecer padrões de desempenho, devido ao fornecimento de informação ser intangível e, portanto, imensurável. 
 d) as funções de controle são em geral excluídas das responsabilidades da liderança. 
 e) motivar, influenciar os funcionários e estabelecer a confiança no ambiente de trabalho é um elemento essencial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/122678
Questão 192: FCC - AJ TRF3/TRF 3/Apoio Especializado/Psicologia (do Trabalho)/2007
Assunto: Liderança
Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores da liderança, desenvolveram a idéia da grade gerencial. De acordo com esse modelo explicativo da liderança, o líder pode 
 a) conceder liberdade de atuação ao colaborador para a tomada de decisão, dependendo do grau de maturidade que o mesmo possui para realizar a atividade. 
 b) orientar seu estilo de liderança para oferecer baixo ou alto apoio para os liderados. 
 c) orientar seu estilo de liderança para oferecer alto ou baixo comportamento de direção e fazer com que seus liderados cumpram as metas de trabalho. 
 d) dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas. 
 e) liberar reforços positivosà medida que o liderado cumpre adequadamente o seu trabalho e reforços negativos quando o resultado oposto ocorrer.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/123055
Questão 193: FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2006
Assunto: Liderança
"A Teoria de Reddin estabelece que o gerente deve analisar a situação para saber qual o estilo mais eficaz naquela circunstância específica e aumentar sua flexibilidade,
procurando aproximar seu estilo pessoal do exigido pela situação". 
 
 
A figura I representa o estilo pessoal de um gerente que atua naturalmente no estilo 
 a) dedicado, mas a situação exige um estilo separado. 
 b) dedicado e no integrado. 
 c) dedicado e pouco no separado. 
 d) dedicado. 
 e) relacionado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1639
Questão 194: FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2006
Assunto: Liderança
"A Teoria de Reddin estabelece que o gerente deve analisar a situação para saber qual o estilo mais eficaz naquela circunstância específica e aumentar sua flexibilidade,
procurando aproximar seu estilo pessoal do exigido pela situação". 
 
 
A figura II representa o estilo pessoal de um gerente 
 a) dedicado e integrado, mas que pode ter dificuldades se a situação exigir sua atuação nos estilos relacionado ou separado. 
 b) dedicado, mas que não demonstra flexibilidade para atuar em outros estilos. 
 c) dedicado e pouco separado, mas a situação exige um estilo separado ou relacionado. 
 d) dedicado, mas a situação exige um estilo separado. 
 e) integrado, e a situação exige um estilo integrado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1640
Questão 195: FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2006
Assunto: Liderança
"A Teoria de Reddin estabelece que o gerente deve analisar a situação para saber qual o estilo mais eficaz naquela circunstância específica e aumentar sua flexibilidade,
procurando aproximar seu estilo pessoal do exigido pela situação".
 
A figura III apresenta uma elipse vazia e outra elipse hachurada. O estilo pessoal de um gerente com a elipse vazia posicionada nos quadrantes 1 e 2 indica um estilo 
 a) dedicado e relacionado. 
 b) separado e relacionado, mas a interesecção das elipses conduz a um estilo integrado. 
 c) relacionado e separado. 
 d) integrado e relacionado. 
 e) integrado e separado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1641
Questão 196: FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2006
Assunto: Liderança
"A Teoria de Reddin estabelece que o gerente deve analisar a situação para saber qual o estilo mais eficaz naquela circunstância específica e aumentar sua flexibilidade,
procurando aproximar seu estilo pessoal do exigido pela situação". 
 
 
Considere que, na figura IV, Luis é um gerente cujo estilo cabe no quadrante 1; José, por sua vez, tem um estilo adequado ao quadrante 2; Alberto situa-se no quadrante
3 e Renato tem um estilo pessoal de gerente que cabe no quadrante 4. Analisando-se a figura, o estilo do gerente Luis 
 a) é separado, José é dedicado, Alberto é integrado e Renato é relacionado. 
 b) é relacionado, José é separado, Alberto é integrado e Renato é dedicado. 
 c) é integrado, José é relacionado, Alberto é dedicado e Renato é separado. 
 d) e o de Renato são integrados, o de José e o de Alberto são separados. 
 e) e o de José são dedicados, o de Alberto é relacionado e o de Renato é integrado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1642
Questão 197: FCC - AFR SP/SEFAZ SP/Gestão Tributária/2006
Assunto: Liderança
Fazendo-se uma analogia entre os estudos sobre os tipos de supervisão de Rensis Likert e os estudos de Douglas McGregor, pode-se apontar os seguintes pontos
comuns:
 
I. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria X. 
 
II. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria Y. 
 
III. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria X. 
 
IV. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria Y.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I e II. 
 b) II e III. 
 c) I e IV. 
 d) II e IV. 
 e) III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1644
Questão 198: FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Área 1/2006
Assunto: Liderança
Em seu livro Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence (2001), Daniel Goleman destaca quatro tipos de lideranças positivas: visionária, formativa,
afetiva e democrática. 
-os líderes visionários são aqueles cujas instruções são claras, se assegurando que todos os seus subordinados progridam visando os objetivos empresariais, mas dando
liberdade para que decidam livremente como chegar a eles; 
-os líderes formativos procuram relacionar o interesse dos subordinados aos objetivos da empresa; 
-os líderes afetivos procuram desenvolver equipes unidas e motivadas, fomentando um relacionamento são e amistoso, quase que superando os objetivos empresariais; 
-os líderes democráticos obtêm o respaldo e o compromisso político porque fomentam a participação. Empregam trabalhos em grupo, a negociação e a empatia, de modo
que seus subordinados se sintam valorizados. 
Com base nas informações dadas, analise as afirmações seguintes: 
I. Se os subordinados estão satisfeitos e sentem que têm o respaldo de seu chefe, os objetivos são atingidos. 
II. Nenhum indivíduo por si só tem todas as respostas; com freqüência recorro à minha equipe para que me dêem idéias. 
III. Acho que saber escutar é tão importante quanto ser um bom comunicador. 
Das três afirmações, a figura do líder democrático está caracterizada APENAS em 
 a) II.
 b) III.
 c) I e II.
 d) I e III.
 e) II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/12894
Questão 199: FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Área 5/2006
Assunto: Liderança
Considere a figura abaixo: 
 
 
De acordo com a liderança situacional não existe um único modo melhor de influenciar as pessoas. O estilo de liderança que uma pessoa deve adotar com os indivíduos
ou grupos depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar e, conforme a figura, é indicado pela curva prescritiva que passa pelos quatro
quadrantes de liderança, diretamente acima do nível de maturidade correspondente. 
Considerando os dados, é correto afirmar que 
 a) pessoas que não têm capacidade, nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si, exigindo o estilo de
liderança compartilhar. 
 b) pessoas que têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer, exigem o estilo de liderança compartilhar. 
 c) pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidades, têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades
necessárias, exigindo o estilo de liderança delegar. 
 d) pessoas que têm capacidade e disposição para assumir responsabilidade exigem o estilo de liderança persuadir. 
 e) o estilo de liderança apropriado a cada um dos quatro níveis de maturidade não inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamentode
relacionamento (apoio).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/13253
Questão 200: FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Área 5/2006
Assunto: Liderança
A teoria de Reddin da eficácia gerencial apresenta quatro estilos básicos de gestão que são: 
 a) dedicado, transigente, relacionado e burocrata. 
 b) missionário, transigente, executivo e separado. 
 c) integrado, dedicado, relacionado e separado. 
 d) desertor, promotor, burocrata e relacionado. 
 e) separado, desertor, burocratae executivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/13260
Gabarito
1) E 2) B 3) E 4) D 5) D 6) B 7) C
8) A 9) C 10) A 11) A 12) C 13) A 14) D
15) E 16) A 17) B 18) D 19) E 20) D 21) C
22) C 23) A 24) E 25) A 26) E 27) D 28) D
29) B 30) E 31) A 32) D 33) E 34) B 35) C
36) A 37) E 38) B 39) D 40) B 41) B 42) C
43) B 44) C 45) A 46) A 47) D 48) Anulada 49) D
50) A 51) C 52) A 53) B 54) C 55) A 56) E
57) C 58) B 59) D 60) Anulada 61) E 62) C 63) D
64) E 65) E 66) C 67) A 68) E 69) C 70) D
71) B 72) E 73) B 74) A 75) A 76) E 77) B
78) E 79) C 80) A 81) E 82) B 83) C 84) E
85) A 86) A 87) C 88) D 89) B 90) C 91) D
92) A 93) A 94) B 95) B 96) B 97) D 98) B
99) D 100) B 101) D 102) E 103) A 104) C 105) C
106) C 107) D 108) B 109) D 110) A 111) E 112) C
113) C 114) D 115) A 116) D 117) A 118) C 119) C
120) C 121) A 122) B 123) A 124) C 125) C 126) B
127) E 128) A 129) E 130) D 131) A 132) E 133) B
134) E 135) A 136) C 137) B 138) D 139) C 140) A
141) E 142) E 143) E 144) E 145) E 146) B 147) B
148) E 149) C 150) A 151) D 152) C 153) B 154) D
155) C 156) D 157) D 158) D 159) E 160) D 161) B
162) C 163) C 164) B 165) D 166) C 167) B 168) A
169) D 170) E 171) D 172) A 173) C 174) D 175) E
176) E 177) E 178) A 179) D 180) B 181) C 182) C
183) A 184) C 185) D 186) A 187) C 188) E 189) A
190) C 191) E 192) D 193) D 194) A 195) C 196) B
197) C 198) E 199) B 200) C

Mais conteúdos dessa disciplina