Buscar

Ep21_Sartre2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sartre – O Ser e o Nada
Jean-Paul Sartre sobre Privilégio e Facticidade (Jean-Paul Sartre on Privilege and Facticity)
O privilégio importa?
Imagine que um guerreiro chamado Firion está buscando vingança por perdas sofridas pelas mãos de um malvado imperador. Mas, seu amigo Leon vem de uma família muito mais rica, pode custear armas muito melhores, além de contratar um grande exército para apoiar sua missão. Firion pode achar injusto que Leon seja privilegiado, mas Leon não escolheu nascer com riqueza, porque ele deveria se desculpar por isso?
De acordo com o existencialista Jean-Paul Sartre, nós somos jogados no mundo como parte de uma determinada cultura, religião, língua e status econômico-social, sem qualquer decisão no assunto. Estas são as características que Sartre chama de ‘Facticidade’, as partes individuais de nós mesmos com as quais nascemos. E, embora não tenhamos nenhum controle sobre nossa facticidade, nós sempre somos livres para escolher a relação com o mundo em que vivemos. Esta liberdade é meramente parte da condição humana. Nós definimos nossa existência determinando nosso propósito em vida – nós tornamos nossa vida como nosso próprio projeto particular – as coisas tem valor no quadro do projeto (frame of the project) que livremente criamos.
Em seu trabalho colossal “O Ser e o Nada”, Sartre se utiliza de vários exemplos para ilustrar a liberdade radical da humanidade (humanity’s radical freedom). Para Sartre, até mesmo um prisioneiro é essencialmente (radically) livre; ele pode escolher fugir, ele pode escolher reestruturar seu propósito na vida devido a seu encarceramento, ou ele pode escolher dar um fim à sua vida – o fato de ele estar preso não é o que limita sua liberdade, e sim sua escolha de acreditar, devido a sua situação, que ele não é livre (un-free). Devido a que seu próprio objetivo criado reside fora da prisão, não são as barras físicas que lhe causam angústia; é a sua falta de vontade em conformar sua meta na vida com sua situação atual (It's in his unwillingness to conform his goal in life to his current situation). A liberdade somente é experienciada (experienced) por cada pessoa em particular no contexto de seu próprio projeto, seus próprios fins, e sua própria compreensão do mundo.
-“Na verdade eu não sou nada, mas um projeto de mim além de uma determinada situação, e este projeto me pré-define em termos da situação concreta, como, além disso, ilumina a situação em termos de minha escolha.” (In fact I am nothing but a project of myself beyond a determined situation, and this project pre-outlines me in terms of the concrete situation as in addition it illumines the situation in terms of my choice. SARTRE)
Firion poderia comparar sua armadura grosseira e seu grupo heterogêneo (motley crew) com batalhão disciplinado de Lion e sua armadura de prata reluzente, mas não teria nada a ver com o objetivo próprio de Firion (it has nothing to do with Firion’s goal for himself). Cada pessoa é o seu próprio projeto livre, com sua própria situação – sua própria busca pessoal (personal quest). O fato de Leon ter mais à sua disposição que Firion não o torna mais livre – ambos são livres para construir seus próprios fins. Como tal, não há uma situação de vida superior, pois não existe um sistema métrico para decidir quem tem a melhor maneira de trazer sentido à vida, não há uma maneira de determinar quem tem o melhor plano de vida. Para Sartre, isso significa que a facticidade, ou a situação material de uma pessoa não constitui privilégio. Todos somos essencialmente livres para criar significado. E isso é o que importa.
-“Não há nenhuma situação em que o dado iria esmagar sob o seu peso a liberdade que a constitui como tal, - e que, inversamente, não existe uma situação em que o para-si seria mais do que em outros.” (There is no situation in which the given would crush beneath its weight the freedom which constitutes it as such - and that conversely there is no situation in which the for-itself would be more than in others. BEING AND NOTHINGNESS).
Porém, novamente, nós deveríamos realmente olhar para um homem branco e rico para ser uma autoridade em privilégio?
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Outros materiais