Buscar

Ep23_Diógenes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diógenes – (sugestão: Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes)
Diógenes de Sínope e Cinismo (Diogenes of Sinope & Cynicism)
Porque “Haters” odeiam?
Em um mundo obcecado pela riqueza, em que cada demografia tem o seu politicamente correto, mas fundamentalmente são ideologias fechadas (ultimately narrow-minded ideologies), não é difícil observar como a ascensão do ‘Hater’ surgiu. Mas o hater é realmente cínico, ou é um “poser”?
Visto como um exemplo do cinismo, o antigo filósofo grego Diógenes de Sínope perseguiu ativamente um estilo de vida contrariando (in spite) as convenções sociais. Seu objetivo, no entanto, não era simplesmente não se importar com a opinião dos outros; ele viveu sua filosofia, que defendia que a razão é superior as paixões, a coragem superior a fortuna, e que a convenção social deveria ser desrespeitada (flouted) sempre que possível. Todos os três tornam a vida mais complicada. Mais importante, eles tornam uma vida virtuosa bastante mais difícil de alcançar. No entanto, separando-se dessas coisas, obter-se-á uma vida melhor, mais livre. Obviamente, separar-se dos confortos da vida moderna não é fácil. Na verdade, muitos de nós pensaríamos que tornaria a vida pior, não melhor. Porém isso é justamente o tipo de coisa que Diógenes fez, pois ele acreditava em perseguir a liberdade através da ação, discurso e autossuficiência. Haters, por outro lado, são superficiais. Eles simplesmente não se importam com tudo que não esta na moda, que é legal, radical, raro. Embora, fazer isso pareça divertido, não é significativo, não se consegue nada – ao menos é isso que Diógenes, o cínico, diria.
Um cínico é alguém que se coloca em perigo, ao menos até onde o status social se interessa. Mas poderia ser mais perigoso que isso: o cínico leva a vida seriamente. Um cínico seria alguém que, por exemplo, que escolhe ser sem teto, que não se impressiona genuinamente com pessoas supostamente famosas, e que tem como objetivo viver uma vida simples em conformidade com a natureza. O hater simplesmente se afasta da multidão a fim de evitar ser julgado, mas eles realmente não fazem nada para apoiar seu suposto ponto de vista. Em geral, eles simplesmente têm inveja do que não tem, o que os torna, na verdade, alvos perfeitos para o verdadeiro cínico. É bem difícil ser sincero (earnest) e racional em sua busca por uma vida virtuosa, para ser um cínico, que é para ser apenas crítico, ignorar uma questão com um algum comentário presunçoso (smug), como “Se você precisa perguntar você obviamente não entendeu...”. Cinismo demanda ação verdadeira, pois os cínicos têm por objetivo a virtude.
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Outros materiais