A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol  n° 2 Fisica e matematica aproximações nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A metodologia de ensino através da resolução de problemas traz simultaneamente as principais dimensões do trabalho docente: o ensino, a aprendizagem e a avaliação. No entanto, o envolvimento dos estudantes nas tarefas de resolução de problemas é diferente: uns mais, outros menos e alguns até indiferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 299-311, maio 2012. p. 303.
De acordo com o texto-base Resolução de problemas nas aulas de Matemática, em relação à prática docente na metodologia de ensino através da resolução de problemas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Nessa prática docente, o aleatório e o não pensado são situações que não ocorrem durante a busca das soluções para os problemas trabalhados.
	
	B
	Nessa prática pedagógica, quase tudo é previsível, conhecido e, por decorrência, controlável nas aulas de resolução de problemas.
	
	C
	Nessa prática docente, quase sempre, impera a imprevisibilidade e a incerteza e, por isso, gera a necessidade constante de avaliação das consequências das ações propostas.
	
	D
	O surgimento de situações inesperadas é pouco constante e, por isso, exige pouca preparação do professor para enfrentá-las.
	
	E
	Nessa prática docente, o professor é mais solicitado a responder às perguntas dos alunos do que formulá-las.
Questão 2/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O processo da modelagem matemática é bastante complexo e constituem diversas etapas que devem ser executadas de forma sequencial, desde o momento em que se tem a clareza do problema até aquele momento em que o problema é resolvido e a solução é validada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August, 2002, p. 26.
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, sobre Modelagem Matemática, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
I. É uma atividade essencialmente laboratorial onde se processa a obtenção de dados.
II. É o procedimento que deve levar à formulação dos modelos matemáticos.
III. O modelo matemático é obtido quando se substitui a linguagem natural das hipóteses por uma linguagem matemática coerente.
IV. É o processo de aceitação ou não do modelo proposto – nesta etapa, os modelos, juntamente com as hipóteses que lhes são atribuídas, devem ser testados em confronto com os dados empíricos, comparando suas soluções e previsões com os valores obtidos no sistema real.
V. Alguns fatores ligados ao problema original podem provocar a rejeição ou aceitação dos modelos. Quando os modelos são obtidos considerando simplificações e idealizações da realidade, suas soluções geralmente não conduzem à previsões corretas e definitivas.
(   ) Resolução
(   ) Validação
(  ) Experimentação
(  )  Modificação
(   ) Abstração
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	I – IV – II – III – V
	
	B
	III – I – V – IV – II
	
	C
	V – I – IV – II – III
	
	D
	II – V – III – IV – I
	
	E
	III – IV – I – V – II
Questão 3/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Galileu Galilei, físico e astrônomo, nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1.564. Em 1.574, é enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, até que, em 1.581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas, depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/>. Acesso em: 10 fev. 2017.
De acordo com o texto-base A matemática como estruturante do conhecimento físico, assinale a alternativa que está associada à ideia concebida por Galileu em relação à Matemática.
	
	A
	A matemática é a própria Natureza, em essência.
	
	B
	A matemática é uma mitologia grega.
	
	C
	A matemática é uma linguagem direta de interpretação da natureza.
	
	D
	A matemática é uma linguagem analógica dos fenômenos naturais.
	
	E
	A matemática é uma linguagem empírica dos fenômenos naturais.
Questão 4/5 - Física e Matemática: Aproximações
“As metodologias ativas que tomam a problematização ou resolução de problemas como diretriz principal estão cada vez mais presentes nas práticas pedagógicas docentes, inclusive nos cursos de graduação. Em relação a essas perspectivas, é fundamental a compreensão do que seja um problema sob vários aspectos, principalmente, a concepção conceitual”. 
ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p. 299-311, mai. 2012. p. 301. 
De acordo com o texto-base Resolução de problemas nas aulas de Matemática, Relacione as afirmações a seguir aos respectivos autores.
I) Ter um problema significa buscar conscientemente por alguma ação apropriada para atingir um objetivo claramente definido, mas não imediatamente atingível.
II) Um problema inclui quebra-cabeças, labirintos e atividades envolvendo ilusões com imagens e considera que problemas devem possibilitar uma variedade de abordagens para a sua solução, não devem depender só de elementos conhecidos, mas conduzir à busca e descoberta de novas ideias e, em geral, envolvem desafios, diversões e também frustrações.
III) Um problema é algo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em fazer.
IV) Um problema é definido como qualquer tarefa ou atividade para a qual os estudantes não têm regras prescritas ou memorizadas, nem a percepção de que haja um método específico para chegar à solução correta.
V) Problema é uma questão cuja resposta desconhecemos e necessitamos conhecer. Para esse autor, o conceito de problema implica tanto a conscientização de uma situação de necessidade (aspecto subjetivo) como uma situação conscientizadora da necessidade (aspecto objetivo).
 
(  ) Polya (1978).
(  ) Van de Walle (2009).
(  ) Thompson (1989).
(   ) Saviani (2000)
(   ) Onuchic (1999) e Onuchic e Allevato (2004).
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	II – IV – V – I – III
	
	B
	I – IV – II – V – III
	
	C
	III – I – II – V – IV
	
	D
	IV – I – V – III – II
	
	E
	V – I – V – III – II
Questão 5/5 - Física e Matemática: Aproximações
Analise o fragmento de texto a seguir:
“A Matemática utilizada na Física possui uma semântica diferente daquela ensinada pelos professores de Matemática. Essa defesa é fundamentada em três dimensões: 1) os estudantes têm dificuldade de mapear/traduzir conceitos dos cursos de Matemática para os cursos de Física; 2) existem diferenças ontológicas entre a matemática ensinada nos cursos de Matemática e a matemática necessária nos cursos de Física; e 3) os estudantes acham que existe uma diferença entre a ‘Matemática das aulas de Física’ e a ‘Matemática das aulas de Matemática’ (essa afirmação é baseada na análise das falas dos próprios estudantes). Para ilustrar essa situação, vejamos a lei de Ohm dada por U=R.iU=R.i, onde U é diferença de potencial, R é a resistência elétrica e i é a corrente elétrica; e a correspondente relação matemática que pode representar essa lei física é dada por y=kxy=kx.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.