Buscar

ARTES VISUAIS HISTÓRIA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ARTES VISUAIS, HISTÓRIA E SOCIEDADE
Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a citação a seguir: 
“O principal artista desse estilo neoclássico foi o pintor Jacques Louis David (1748–1825), que foi o ‘artista oficial’ do Governo Revolucionário e desenhou os trajes e cenários para tais eventos de propaganda, como o ‘Festival do Ser Supremo’ em que Robespierre oficiava como Sumo Sacerdote autonomeado. Essas pessoas achavam estar vivendo tempos heroicos e que os acontecimentos de seus próprios dias eram tão dignos da atenção do pintor quanto os episódios da história grega e romana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 380. 
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os artistas do período Neoclássico consideravam mais eficiente a observação das pinturas renascentistas e das esculturas gregas do que ter a natureza como modelo.
II. ( ) O Neoclassicismo estava alinhado ao pensamento Iluminista, no qual o progresso e a perfeição humana eram elementos primordiais.
III. ( ) No Neoclassicismo, artistas como Leonardo da Vinci desenvolveram importantes técnicas de pintura, como o sfumato.
IV. ( ) Jacques-Louis David foi um pintor neoclássico e também um dos responsáveis pelo surgimento das academias de arte. 
Agora assinale a opção que apresenta a ordem correta:
Nota: 20.0
	A	V – V – F – V >>Você acertou!
A primeira alternativa é verdadeira, pois no neoclassicismo a observação da natureza foi substituída pela observação das esculturas do período clássico da Antiguidade grega e também das pinturas dos mestres renascentistas. A segunda alternativa é verdadeira, pois o Iluminismo influenciou na mudança de perspectiva em relação aos objetivos da arte, atacando a arte que a aristocracia admirava, como as do estilo rococó. A terceira alternativa é falsa, pois Leonardo da Vinci não é um artista do período Neoclássico e, por fim, a alternativa IV é verdadeira, pois o pintor Jacques-Louis David foi uma espécie de ministro da cultura de Napoleão e criou várias academias de arte (p. 90-91).
	B	F – V – F – V
	C	V – V – V – F
	D	V – F – F – F
	E	V – F – V – F
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Para Giotto, essa descoberta não era apenas um estratagema a ser exibido como tal. Ela capacitou-o a modificar toda a concepção da pintura. Em vez de usar os métodos de escrita pictórica, pôde criar a ilusão de que a história sagrada estava acontecendo diante de nossos próprios olhos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p.149. 
Considerando este fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a obra do artista Giotto di Bondone (1267-1337), assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	O artista produziu uma obra considerada medieval, pois esta foi realizada no período denominado Idade Média e traz elementos bem característicos do período, como o contorno destacado.
	B - A obra de Giotto tem características do Renascimento porque demonstra alguns elementos da arte desse período, como, por exemplo, a representação da ilusão de profundidade. Você acertou!
O artista Giotto di Bondone viveu num período que data a Idade Média, no entanto, sua obra traz elementos que permitem associá-la ao período denominado Renascimento, como, por exemplo, a tentativa de representar a profundidade e as diferentes texturas (p. 60-62).
	C	A obra do artista italiano Giotto demonstra a eficácia da história da arte em classificar os diferentes períodos históricos a partir da cronologia.
	D A obra de Giotto era mais realista que a de todos os artistas do período Renascentista.
	E - A obra de Giotto demonstra a aderência de artistas cristãos primitivos que apresentavam uma história bíblica com todas as figuras sendo representadas, ao estilo dos egípcios.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o seguinte trecho: 
“Além das dificuldades com respeito às datas, deve-se considerar aquela relativa à própria definição estilística da arte barroca. Após seu surgimento na Roma católica, ela se dissemina fortemente pelo mundo, gerando uma série de variações nacionais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo64/barroco>. Acesso em: 16 fev. 2017. 
Considerando a frase acima e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o período Barroco, assinale a alternativa correta:
	A	O desenvolvimento científico foi o elemento fundamental para o surgimento da escola Barroca, pois permitiu que a razão prevalecesse sobre a religiosidade.
	B	A Reforma e a Contrarreforma são respectivamente o principal elemento histórico que deu origem ao Barroco Católico e ao Barroco Protestante. Você acertou!
	C	O Barroco no Brasil valorizou, sobretudo, a cultura indígena e africana, dando origem a uma forma de arte com poucas características europeias.
	D O Barroco Protestante teve origem em Roma, alinhado e subordinado à Igreja católica.
	E Rembrandt foi um artista relevante na escola denominada Barroco Católico.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“A antiga ideia de que era importante mostrar a estrutura do corpo — suas principais articulações, por assim dizer, que nos ajudavam a entender como o todo se mantinha unido e coeso — instigou o artista a continuar explorando a anatomia dos ossos e músculos, e a formar uma imagem convincente da figura humana, a qual permanece visível mesmo sob a ondulação das roupagens”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 55. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre as características da arte no período clássico da Grécia Antiga, analise as afirmativas a seguir.
I. Os artistas buscavam uma poética naturalista, esculpindo a partir da observação de modelo vivo.
II. As obras desse período apresentam um realismo exagerado, na busca de um ideal de beleza.
III. Os artistas desse período esculpiam principalmente em pedra sabão.
IV. As esculturas representavam figuras do politeísmo grego e atletas. 
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I e IV
	B	II e III
	C	I, II e IV Você acertou!
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para a seguinte citação: 
“O principal objetivo da imagem é induzir no fiel o estado de ânimo e a atitude modesta humilde que ele deve assumir para dirigir-se a Deus”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 103. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o período Barroco, assinale a alternativa correta:
A	A citação refere-se à escola denominada Barroco Católico. Você acertou!
O Barroco apresentou características distintas conforme o país em que se desenvolveu. Nos países católicos a temática era religiosa, enquanto que nos países protestantes, o gênero mais comum era o retrato. (livro-base de Artes visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, p. 70).
	B	A citação refere-se à escola denominada Barroco Protestante.
	C A citação refere-se à arte produzidano período denominado Barroco Renovado.
	D	A citação refere-se à arte produzida durante o período Barrococó.
	E	A citação refere-se à arte do período Rococó.

Outros materiais