Buscar

Ação Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ação Penal Processual Penal
Ação Penal é um direito de pleitear do estado uma ação jurisdicional. Os dois tipos de ação penal são: Ação Penal Pública e Ação Penal Privada. A diferença entre elas é que na Ação Penal Pública cabe ao MP o titular da ação publica promover a denuncia, a privada titular da queixa é a vitima.
Na Ação Penal Publica a petição inicial é a denuncia, na Ação Penal Privada a petição é a queixa.
Na Ação Penal Publica tem alguns princípios que regem, como:
Principio da obrigatoriedade: MP é obrigado a iniciar a ação penal, não tem escolha, tendo o mínimo de provas ele é obrigado a oferecer a denuncia.
Principio da Indisponibilidade: O Promotor não pode desistir da ação penal, começou tem que ir ate o fim, mesmo para pedir a absolvição, o Promotor é fiscal da lei, então ele pode pedir a absolvição. Promotor também não pode desistir de um recurso interposto, tem que ir ate o fim.
Principio da Oficialidade: A ação penal publica é de um órgão publico (MP)
Principio da Intranscendência: Somente o autor da infração penal pode ser processado criminalmente.
A ação penal publica se divide em incondicionada e condicionada. 
A ação penal publica incondicionada é a regra geral, nela o promotor não precisa de nenhuma autorização para iniciar o processo, ex. crime contra a vida, havendo o mínimo de provas ele é obrigado a oferecera denuncia.
Ação penal publica condicionada , o Promotor precisa de uma autorização da representação do ofendido ou requisição do Ministro da Justiça. A representação esta presente no crime de lesão corporal culposa, crime de ameaça, etc. A vitima tem o prazo de 6 meses para oferecera representação. 6 Meses a contar do conhecimento da autoria. Se a vitima morre, o direito a representação passa para o CADI (Cônjuge, ascendente, descendente e irmão). A vítima pode se retratar ate o oferecimento da denuncia, há exceção na lei Maria da penha, a vitima não pode se retratar para o delegado, ela tem que se retratar em audiência perante o juiz. A requisição do ministro da Justiça é rara, acontece p.ex nos crimes contra a honra do presidente da república, a ação penal depende da requisição do ministro da justiça, ela não tem prazo, não admite retratação.
Ação Penal Privada: A vitima oferece a queixa crime, se subdividem em 3 categorias.
Princípios: 
Principio da oportunidade: a vítima oferece a queixa-crime se quiser. Ex.Crime contra a honra
Principio da disponibilidade a vitima pode desistir da ação, pode abandonar no meio do processo.
Principio da Indivisibilidade: havendo dois ou mais criminosos a vítima deve oferecer a queixa contra todos.
Principio da Intranscedencia somente pode ser processado o autor da infração penal.
Espécies de ação penal privada: 
Exclusiva ou propriamente dita (regra geral) se aplica nos crimes contra a honra, prazo de seis meses, se a vitima morre o direito a representação passa ao CADI .
Personalíssima, é aquela que só a vítima pode oferecera queixa, se a vitima morre não passa para ninguém, extingue o direito de punir do Estado. No Brasil só há 1 crime personalíssimo , ocultação de impedimento matrimonial 
Subsidiaria: é aquela que o promotor perde o prazo para oferecera denuncia, 5 dias se o réu estiver preso ou 10 se o réu estiver solto, então no caso de o promotor perder o prazo, a vítima poderá oferecera queixa subsidiaria, prazo de 6 meses a contar da perda do prazo do promotor.

Outros materiais