Buscar

Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico Filosófico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico (PED61)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:331577) ( peso.:3,20)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A filosofia tem sua participação na educação. Ela contribui para a reflexão e elaboração de fundamentos indispensáveis para pensar a complexidade da educação. Como é chamada a área da filosofia que se dedica à investigação de pressupostos pedagógicos para a educação de crianças e jovens?
	a)
	Educação doutrinária.
	b)
	Educação para o pensar.
	c)
	Educação carismática.
	d)
	Educação dogmática.
	2.
	O termo "positivismo", desenvolvido por Augusto Comte, está relacionado à crença em que a ciência é a única forma de conhecimento capaz de estabelecer a verdade e conduzir a humanidade a um estágio de superação e progresso. Segundo o pensamento de Comte, o conhecimento é considerado "positivo" quando fundado na:
	a)
	Subjetividade.
	b)
	Emoção.
	c)
	Observação.
	d)
	Religiosidade.
	3.
	A organização da escola é repleta de elementos do setor fabril, a exemplo da organização das cadeiras, da divisão métrica do tempo das aulas e da divisão das disciplinas. Os exemplos citados fazem parte do paradigma econômico que historicamente influencia todas as dimensões da sociedade. Sobre o sentido da palavra paradigma, analise as sentenças a seguir:
I- Platão relacionou o termo paradigma ao conceito de modelo, fazendo menção ao mundo das ideias e das formas.
II- Na filosofia, o conceito de paradigma corresponde à ideia de história predeterminada.
III- O paradigma é uma teoria baseada na mitologia grega.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Sabemos que a civilização mesopotâmica foi uma das primeiras a introduzir um processo de educação mais formal. Por este motivo, o conhecimento sobre o povo sumério é importante para o estudo da história da educação. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- O nome Mesopotâmia significa ?terra entre rios?.
II- O Egito se desenvolveu às margens do rio Ganges. Segundo o historiador grego Heródoto, ?o Egito é uma dádiva do Ganges?.
III- Os sumérios ocuparam a região da Baixa Mesopotâmia.
IV- Os sumérios possuíam um sistema de escrita chamada cuneiforme.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O conhecimento é um dos bens mais valiosos da sociedade contemporânea, sendo considerado uma das melhores heranças a ser deixada para as gerações futuras. Além de valioso, o conhecimento quando atrelado à atitude crítica, é um dos responsáveis pela construção de um futuro mais sustentável. Nesse contexto, o que poderia ser considerado como ?mola propulsora? do conhecimento?
	a)
	A crença das pessoas num ser superior, supremo e infinito.
	b)
	A capacidade de ter certeza sobre todas as coisas.
	c)
	A dúvida e o desejo de compreender e explicar fatos e fenômenos.
	d)
	O instinto natural da espécie humana de sobrevivência aos fenômenos naturais.
	6.
	Tanto a ética quanto a lei apresentam semelhanças e diferenças entre si. De maneira geral, a ética faz referência a um conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano. A que a lei faz referência?
	a)
	À conduta do homem na sociedade sob a ótica do bem e do mal, sendo essas condutas determinadas pela própria sociedade.
	b)
	Ao modo de se comportar das pessoas, segundo os costumes do grupo social ao qual elas pertencem.
	c)
	A acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser.
	d)
	Ao conjunto geral de costumes, tradições e rituais em uso por determinados grupos dentro da sociedade.
	7.
	Após a chegada da família real portuguesa ao Brasil no século XIX, muitas mudanças foram concretizadas. Em 1808, o país iniciou uma nova fase de sua história. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Houve a abertura dos portos, rompendo com a exclusividade colonial portuguesa.
(    ) No período foi fundada a Biblioteca Nacional.
(    ) Portugal assinou um acordo com a França, legando exclusividade ao país na produção de manufaturas no Brasil.
(    ) Ocorreu a descentralização do governo, e o repasse aos regentes, que assumiram o governo do país no ato da chegada da família real no Brasil. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - V.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	V - F - F - F.
	d)
	V - V - F - F.
	8.
	Considerado uma das mais ricas formas de expressão da Arte, o teatro, na antiguidade, incluía espetáculos de mímica, música, dança e recitação de poesias. Conta-se que seu início deu-se em território ateniense, espalhando-se, porém, muito rapidamente por toda a região da Grécia. A respeito do teatro, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Sendo uma apresentação ao público, em construções ao ar livre, em termos culturais, o teatro teve poucos aspectos significativos, na Grécia.
	b)
	Diz-se que os rituais religiosos que deram origem às tragédias e comédias eram realizados em honra à Atena, deusa da sabedoria e das artes.
	c)
	Os papéis eram representados exclusivamente por homens, sendo que estes usavam máscaras para representar papéis femininos.
	d)
	O teatro, na antiguidade grega, teve duas grandes vertentes, que ficaram conhecidas como drama e comédia.
	9.
	Durante o século XIX, o Brasil foi marcado por uma série de acontecimentos. Logo em seu início, no ano de 1808, ocorreram transformações na vida cultural, social, política e econômica da colônia portuguesa. A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das mudanças ocorridas no Brasil desse período:
	a)
	O Brasil passou a ser a sede das monarquias europeias, fato que se deve à extrema beleza natural do país.
	b)
	Foram criados os cursos de Matemática e Filosofia, além de cursos técnicos avulsos de Enfermagem e Física.
	c)
	O século XIX representou para o Brasil o início da democratização, ou seja, o país escolhia os representantes políticos através do voto popular.
	d)
	No referido ano, a família real portuguesa foi obrigada a abandonar Portugal e imigrar para o Brasil.
	10.
	Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica. Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A filosofia de Sócrates possui uma característica moral porque para ele ?conhecer o bem e praticá-lo são a mesma coisa, assim como a maldade provém da ignorância, já que ninguém é mau voluntariamente?. 
(    ) A filosofia de Sócrates estava baseada na razão, o objetivo fundamental é a análise de definições concretas, a qual reconhece nossa ignorância diante das definições que estamos buscando.
(    ) A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
(    ) A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a reconhecerem e acreditarem na presença
de Deus e a darem à luz novas ideias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	V - F - V - V.
	11.
	O conhecimento filosófico ocidental foi fortemente influenciado pela teoria dos dois mundos divulgada por Platão. Nessa concepção, Platão divide a realidade entre o mundo das ideias e o mundo físico. Sobre o conhecimento filosófico, analise as sentenças a seguir:
I- Sua finalidade é questionar e continuamente refletir sobre as coisas.
II- Pode ser subdividido em: senso comum; senso prático e bom senso.
III- Propõe-se a oferecer um tipo de conhecimento que busca a origem dos problemas.
IV- Procura demonstrar a realidade física, explicando as relações de causa e efeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	12.
	Não inovando ou criando teorias no que diz respeito à Pedagogia, os romanos utilizaram-se dos pensamentos de alguns dos filósofos gregos. Estando, sua pedagogia, voltada para as questões práticas, os gregos contaram com as contribuições de Epicuro (Epicurismo) e Zenão (Estoicismo). A respeito do Epicurismo e do Estoicismo, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O Epicurismo buscou a inserção da escola nos jardins da Babilônia, alegando que a paisagem agradável contribuiria para o desenvolvimento da aprendizagem.
	b)
	Para o Epicurismo, os sábios são aqueles que evitam a dor, o sofrimento e as perturbações daí advindas, buscando pelo prazer.
	c)
	No Estoicismo, Zenão propunha que a ética estava subjugada a segundo plano, sendo que a física e a lógica deveriam estar acima dela.
	d)
	Na vertente estoicista, nem todos os homens poderiam ser sábios. Somente teriam direito à educação, e por conseguinte, à sabedoria os cidadãos livres.
	13.
	O educador Paulo Freire construiu uma concepção de educação que ultrapassa a escolarização. Sua teoria é uma proposta de humanização. Além disso, Freire questiona a educação bancária, pois esta concebe o aluno como um depósito, além de colaborar para a manutenção de uma sociedade opressora e injusta. Nesse sentido, Paulo Freire defende uma educação que:
	a)
	Torna natural a opressão na sociedade, o comodismo diante das condições de dominação e as diferenças de classe.
	b)
	Destaca o educador como principal agente da educação, pois nessa concepção os seus conhecimentos devem ser priorizados.
	c)
	Ajuda o oprimido, a partir de sua consciência crítica, a transformar a sua realidade num processo de libertação.
	d)
	Prioriza o conhecimento científico distante da realidade das classes inferiores, colaborando para a eficiência da realidade tecnológica.
	14.
	A maneira como se compreende a realidade pode ser diferente, mesmo entre as disciplinas que têm caráter científico. Tais diferenças podem ser chamadas de paradigmas. Com relação aos paradigmas da pesquisa científica e da educação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Positivismo.
II- Fenomenologia.
III- Dialética.
IV- Holístico.
(    ) Neste paradigma, as partes estão no todo, como o todo se encontra nas partes. Nesse sentido, todos os fenômenos ou eventos se interligam e se interpretam. Tudo é interdependente.
(    ) Representa a observação e a descrição do fenômeno com enfoque na compreensão sobre o que se manifesta na consciência das pessoas.
(    ) Significa revelar as leis gerais que transformam a realidade através da razão, buscando a regularidade e a previsibilidade.
(    ) Conhecimento é uma compreensão que viabiliza o diálogo e permite ver a realidade através das oposições e da materialidade da história.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - III - II - IV.
	b)
	IV - II - I - III.
	c)
	III - II - IV - I.
	d)
	II - IV - I - III.
	15.
	Em 1808, a família real portuguesa foi obrigada a abandonar Portugal e imigrar para o Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão. Sobre as mudanças ocorridas no Brasil após a chegada da família real, analise as seguintes sentenças: 
I- O Brasil deixou de ser colônia de Portugal e passou a ser a sede da monarquia inglesa.  
II- O Brasil passou por modificações consideráveis, houve a abertura dos portos e a revogação do alvará que proibia a instalação de manufaturas. 
III- D. João VI promoveu uma série de mudanças culturais na colônia; além disso, criou cursos superiores que antes não existiam.
IV- Foram fundados o Teatro São João, o Jornal Gazeta do Rio de Janeiro, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais