Buscar

administração 3 setor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Administração no 3º Setor
Tanto as associações como as sociedades civis são pessoas jurídicas criadas pela união de pessoas voltadas para um mesmo fim. O diferencial encontra-se na finalidade lucrativa.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
Você acertou!
Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil. (Conforme página 38 do livro base).
	
	B
	Se houver ausência de fim lucrativo, será uma sociedade civil; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma associação.
	
	C
	Se houver presença de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver ausência dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
	
	D
	Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação e se, também, houver ausência dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
Questão 2/10 - Administração no 3º Setor
Para convênios e termos de parceria, os PLANOS/PROPOSTA DE EXECUÇÃO FUTURA, para fins deste estudo e para maior didática, serão denominados unicamente de planos de trabalho, apesar de algumas vezes serem utilizadas nomenclaturas diversas, como PLANO DE ATIVIDADES OU PROGRAMA DE TRABALHO. Na realidade, todos servem para o mesmo fim: a delimitação da futura execução de projetos de interesse público, salvo algumas peculiaridades a serem observadas quando derem respaldo aos termos de parceria, no que concerne à previsão de CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, MEDIANTE INDICADORES DE RESULTADO.
Existem erros comuns da formalização dos planos de trabalho.
Analise as opções abaixo, sobre estes erros. Em seguida, assinale a alternativa correta:
I - Plano de trabalho bem detalhado
II - Caracterização insuficiente da situação de carência dos recursos
III - Projeto completo e/ou com informações suficientes
IV - Ausência de projeto básico
V - Orçamento subestimado ou superestimado.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as alternativas II – III e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as alternativas I – II - III e V estão corretas
	
	C
	Apenas as alternativas II – IV e V estão corretas
Você acertou!
A resposta correta é: Apenas as alternativas II – IV e V estão corretas
Plano de trabalho pouco detalhado
Caracterização insuficiente da situação de carência dos recursos
Projeto básico incompleto e/ou com informações insuficientes
Ausência de projeto básico
Orçamento subestimado ou superestimado.
(Conforme página 151 do livro base).
	
	D
	Apenas as alternativas I – III e IV estão corretas
Questão 3/10 - Administração no 3º Setor
Os termos de parceria são um misto entre contratos e convênios, pois existe um vínculo (parceria), uma prestação (o projeto objeto do termo) e as partes (Oscip e parceiro público em bilateralidade, com obrigações previstas em lei, ou seja, fomento por parte do parceiro público e a execução por parte da Oscip), contudo em regime de cooperação, que o torna atrelado conceitualmente, cabível aos convênios administrativos.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o significado de fomento:
Nota: 10.0
	
	A
	Promover a cultura, o progresso de desestimular; dificultar.
	
	B
	Promover o financiamento, o progresso de estimular; dificultar.
	
	C
	Promover o desenvolvimento, o progresso de desestimular; dificultar.
	
	D
	Promover o desenvolvimento, o progresso de estimular; facilitar.
Você acertou!
Promover o desenvolvimento, o progresso de estimular; facilitar. (Página 121 do livro base).
Questão 4/10 - Administração no 3º Setor
A tônica da relação advinda da regulamentação das Oscip é o “vínculo de cooperação”, ou seja, o estabelecimento de um vínculo de parceria qualificada pela comunhão de esforços para a consecução de um mesmo objetivo – o “interesse público”.
Tais organizações são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que contêm em seu objetivo social pelo menos uma das finalidades previstas no art. 3º da Lei nº 9.790/1999.
Uma destas finalidades é a promoção da assistência social.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de assistência social:
Nota: 10.0
	
	A
	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social.
	
	B
	Prestar, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
Você acertou!
Prestar, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos. (Conforme página 47 do livro base).
	
	C
	Prestar, com ou sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
	
	D
	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
Questão 5/10 - Administração no 3º Setor
O procedimento de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) está regulado pela Resolução 31 de 24 de fevereiro de 1999, daquele órgão, determinado ser viável o registro de entidades sem fins lucrativos que promovam determinadas atividades.
Sobre estas atividades, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta:
(   ) Proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice.
(   ) Amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
(   ) Ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadores de deficiência.
(   ) Integração ao mercado de trabalho.
(   ) Assistência educacional ou de saúde.
(   ) Desenvolvimento da cultura.
(   ) Atendimento e assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da assistência Social e defesa e garantia de seus direitos.
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – V – V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V – V – V - F
	
	C
	V – V – V – V – V – V - V
Todas as alternativas estão corretas.
Proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice.
Amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
Ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadores de deficiência.
Integração ao mercado de trabalho.
Assistência educacional ou de saúde.
Desenvolvimento da cultura.
Atendimento e assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da assistência Social e defesa e garantia de seus direitos. (Conforme página 64 e 65 do livro base).
	
	D
	F – F – V – F – V – V - F
Questão 6/10 - Administração no 3º Setor
É um instrumento firmado entre o poder público e as organizações sociais, organizações estas já estudadas, com vistas à formação de parceria entre as partes para o fomento e à execução de atividades relativas às áreas do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico, da proteção e preservação do meio ambiente, da cultura e da saúde.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
Nota: 10.0
	
	A
	Contrato de posse
	
	B
	Contrato de admissão
	
	C
Contrato excludente
	
	D
	Contrato de gestão
Você acertou!
A resposta correta é: Contrato de gestão, conforme página 140 do livro base.
Questão 7/10 - Administração no 3º Setor
O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como “patrimônio personalizado” (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de “fundações”:
Nota: 10.0
	
	A
	Pessoa física que pode ser criada por dois ou mais indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	B
	Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
Você acertou!
Fundações: pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza. (Página 30 do livro base).
	
	C
	Pessoa jurídica que deve ser criada por dois indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
	
	D
	Pessoa física deve ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
Questão 8/10 - Administração no 3º Setor
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir:
Os termos de parceria serão controlados também pelos mecanismos de controle _________ previstos na legislação. Instituição de relevante importância na fiscalização do termo de parceria é o ________________, pois faz parte de suas funções ___________ “zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia.”
Nota: 10.0
	
	A
	social - Ministério Público – institucionais
Você acertou!
Os termos de parceria serão controlados também pelos mecanismos de controle social previstos na legislação. Instituição de relevante importância na fiscalização do termo de parceria é o Ministério Público, pois faz parte de suas funções institucionais “zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia.” (Página 125 do livro base).
	
	B
	moral – deputado federal - institucionais
	
	C
	econômico - Ministério Público - administrativas
	
	D
	financeiro- Ministério Público - administrativas
Questão 9/10 - Administração no 3º Setor
“No limiar entre dois setores, há aquele que se compõe de pessoas que, sem integrar o Estado, almejam atividades sociais ou solidárias, sem desejar o lucro, ou seja, sem fins econômicos.”
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
Nota: 10.0
	
	A
	Primeiro setor
	
	B
	Segundo setor
	
	C
	Terceiro setor
Você acertou!
A resposta correta é terceiro setor, conforme página 14 do livro base.
	
	D
	Setor intermediário
Questão 10/10 - Administração no 3º Setor
A administração pública deve pautar suas condutas conforme os princípios constitucionais previstos no art., caput da Constituição Federal. Nesse art. Constitucional está previsto o princípio da impessoalidade.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito do princípio da impessoalidade:
Nota: 0.0
	
	A
	Nada mais é que o clássico princípio da legalidade, que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.
	
	B
	Nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal.
Nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal. (Página 99 do livro base).
 
	
	C
	Nada mais é que o clássico princípio da moralidade, afirmando que a administração e seus agentes têm de atuar na conformidade de princípios éticos.
	
	D
	Nada mais é que o clássico princípio da publicidade, não sendo aplicável à admissibilidade ou à lisura do ato administrativo, é, sim, um requisito formal de eficácia posterior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais