Buscar

Questões do Professor Valter Estoque e armazenagem.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Claudinei Ribeiro Rosa - Curso: Logística - Turma: Matutino
Questões do Capitulo 6 Leiaute ( Arranjo Físico)
1) Qual a finalidade do Leiaute?
O layout é compreendido como um “molde” do armazém trata-se, portanto, de um planejamento do espaço físico com a finalidade de obter acessibilidade (facilitação do fluxo), localização e mantimento da qualidade dos produtos estocados. Outros aspectos tornam-se importantes de serem observados na medida em que o projeto do layout passa a assegurar a utilização máxima do espaço, além da diminuição dos locais de áreas obstruídas, do aumento da eficiência da mão-de-obra, da contínua segurança do pessoal e do armazém.
2) Quais são os princípios do arranjo físico?
Para se conseguir os seus objetivos, o arranjo físico se utiliza dos seguintes princípios gerais, que devem ser obedecidos por todos os estudos.
INTEGRAÇÃO - Os diversos elementos (fatores diretos e indiretos ligados a produção) devem estar integrados, pois a falha em qualquer um deles resultará numa ineficiência global. Todos os pequenos pormenores da empresa devem ser estudados, colocados em posições determinadas e dimensionados de forma adequada; como por exemplo, a posição dos bebedouros, saídas do pessoal, etc.
MÍNIMA DISTÂNCIA - O transporte nada acrescenta ao produto ou serviço. Deve-se procurar uma maneira de reduzir ao mínimo as distâncias entre as operações para evitar esforços inúteis, confusões e custos.
OBEDIÊNCIA AO FLUXO DAS OPERAÇÕES - As disposições das áreas e locais de trabalho devem obedecer as exigências das operações de maneira que homens, materiais e equipamentos se movem em fluxo contínuo, organizado e de acordo com a sequência lógica do processo de manufatura ou serviço. Devem ser evitados cruzamentos e retornos que causam interferência e congestionamentos. Eliminar obstáculos a fim de garantir melhores fluxos de materiais e sequências de trabalho dentro da empresa, reduzindo materiais sem processo mantendo-os contínuo movimento.
RACIONALIZAÇÃO DE ESPAÇO - Utilizar a melhor maneira o espaço e se possível as 3 dimensões.
SATISFAÇÃO E SEGURANÇA- A satisfação e a segurança do homem são muito importantes. Um melhor aspecto das áreas de trabalho promove tanto a elevação da moram do trabalhador quanto a redução de riscos de acidentes.
FLEXIBILIDADE - Este é um princípio que, notadamente na atual condição de avanço tecnológico, deve ser atentamente considerado pelo projetista de layout. São frequentes e rápidas as necessidades de mudança do projeto do produto, mudanças de métodos e sistemas de trabalho. A falta de atenção a essas alterações pode levar uma empresa ao obsoletismo. No projeto do layout deve-se considerar que as condições vão mudar e que o mesmo deve ser fácil de mudar e de se adaptar as novas condições.
3)Quais são os tipos de arranjo físicos?
Arranjo posicional ou por posição fixa.
Arranjo funcional ou por processo.
Arranjo linear ou por produto.
Arranjo de grupo ou celular.
4) Quais devem ser os objetivos do leiaute?
O Objetivo do Layout é Combinar a força de trabalho com as características físicas de uma indústria (máquinas, rede de serviços, e equipamentos de transporte) de tal modo que seja alcançado o maior volume possível de produtos manufaturados ou serviços. Estes produtos ou serviços deverão apresentar um nível de qualidade compatível, sendo utilizado para tanto um baixo volume de recursos.
Fluxo:
Racional (lógico e com sequenciamento ordenado).
Progressivo (sem retorno).
Limpo (sem obstrução).
Flexibilidade (capacidade para absorver alterações/variações).
Expansão (da capacidade produtiva).
Uso do espaço disponível.
Reduzir investimento.
Permitir controle da quantidade e da qualidade.
Conforto e segurança.
Facilitar a supervisão.
5) De que maneira podemos organizar o almoxarifado?
A organização do almoxarifado é feita pelo setor logístico ou administrativo de uma empresa. Almoxarifado é a área onde os materiais necessários ao setor produtivo são armazenados e conservados segundo suas características originais e funcionais. O profissional encarregado de estocar as ferramentas e suprimentos da empresa trabalhará através do valor de cada item relacionado no inventário, um documento que determina o que é necessário, materialmente falando, na efetivação dos planos da organização, principalmente em função de seu tamanho e ramo de atividade.
O elevado número de produtos estocados poderá congestionar o almoxarifado e dificultar o acesso aos itens que estiverem do fundo da última gaveta, fazendo com que a empresa compre recursos dos quais já dispõe, mas que pela desordem, seu acesso é dificultado pelo responsável da área.
Acompanhe as dicas que se aplicam na organização do almoxarifado e entenda a importância deste serviço para toda a empresa, independente de seu ramo ou segmento de atividade.
Limpe todo o almoxarifado-Para que a organização seja eficiente, é necessário iniciá-la do princípio. Retire todos os itens, caso sejam poucos, ou remova aqueles que estivem mais aparentes no início da atividade. Isso é importante para evitar que certos suprimentos sejam armazenados em local errado.
Utilize prateleiras e gôndolas-Alguns suprimentos devem ser mantidos em local elevado, contra as interferências do solo e modificações diversas, tais como documentos impressos, eletrônicos e ferramentas de cálculo e medidas. Mantenha-os em prateleiras ou gôndolas, separados pela origem de fabricação, funcionalidade e importância.
Evite o empilhamento dos itens- O correto é dispô-los lateralmente e não verticalmente (um em cima da outra), sempre que possível. Os materiais que ficarem por baixo irão perder valor com o passar do tempo, conforme a demora de sua utilização.
Separe os suprimentos pela origem de fabricação-Reserve um espaço no almoxarifado para cada tipo de item de acordo com sua composição e funcionalidade. Aço, papel, plástico, alumínio, madeira, etc., pois assim ficará mais fácil encontrar os recursos em casos de necessidade e urgência.
Identifique cada setor. Utilize etiquetas e placas que orientem sobre a localidade dos itens pela origem de fabricação após o armazenamento. Assim, será possível organizar e mantê-lo desta forma por mais tempo, evitando os problemas que podem ocorrer pela falta de padronização no almoxarifado.
6) Elabore um leiaute de sua sala de aula?

Outros materiais