Buscar

Manual Ativ Complementares 2018 Rev2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� EMBED PBrush ���ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
 Araraquara
 Referência: 2018 – 1º. semestre
1. INFORMAÇÕES INICIAIS
As Atividades Complementares fazem parte da nova grade curricular implantada a partir de 2005, compondo a grade de todos os cursos da UNIP. Para os ingressantes a partir de 2016 serão necessárias 300 h até o 8º. Semestre (sugerindo-se 40h/semestre).
As Atividades Complementares já foram incluídas em algumas Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Tendo por referência o que foi divulgado para os cursos de Administração, podemos ter uma noção básica do que são as atividades complementares. Reproduzimos, como exemplo, parte da Resolução do CNE, de fevereiro de 2002, divulgado em relação aos cursos de Administração:
“As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade (...) As atividades complementares se constituem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando, sem que se confundam com o estágio supervisionado.”
São, portanto, atividades que podem abranger um enriquecedor leque de práticas complementares às aulas incluindo palestras, visitas, leituras e estudos dirigidos, peças teatrais, semanas e atividades culturais, filmes, cursos de extensão, etc. Trata-se, pois, de uma fabulosa complementação às atividades didático-pedagógicas comuns desenvolvidas em sala de aula, relacionadas à ampliação da formação acadêmica, profissional e social do aluno.
Serão consideradas atividades complementares as que o aluno possa vir a desenvolver dentro e fora da universidade, nos dias e horários os mais diversos, desde que não sejam sobrepostas aos seus horários normais de aula. Evidentemente, devem ser atividades voltadas à sua área profissional ou diretamente relacionadas à complementação de sua formação geral e, necessariamente, pertinente ao seu curso. 
Apresentamos, ainda, algumas informações em relação a tais atividades:
As duas últimas aulas de 6ª feira ou em data agendada pelos monitores serão dedicadas à orientação dessas atividades, de parte do Coordenador do curso e dos monitores os quais estarão presentes para orientar os alunos. Essas horas de orientação estão incluídas nas horas normais de coordenação (não é acréscimo de horas);
Os monitores do curso atuarão como AVALIADORES e FACILITADORES para entrega dos trabalhos dos alunos do 1°e 2º. anos do curso orientando e controlando as Atividades.
O Monitor deverá estar presente para auxiliar na definição e aprovação de projetos, pois diversas atividades poderão ser individualizadas, o que irá implicar em atendimentos grupais e individuais.
�
2. QUADRO DE ATIVIDADES
A seguir, apresentam-se as principais atividades, respectivamente com as cargas horárias e os comprovantes necessários. Caso alguma atividade não conste do quadro, deve-se pedir orientação ao Monitor.
	ATIVIDADE
	
	HORAS
	COMPROVANTES
	Atividades Científicas
Participação em congressos, seminários e eventos diversos em instituições de ensino
	
	De 5h a 10h
	Relatório de atividades + certificado
	Atividades Culturais / Esportivas
Teatro, show, feiras, exposições, palestras
	
	4h
	Relatório + ingresso ou certificado ou tíquete
	Cursos Extracurriculares 
Línguas, extensão, treinamento, disciplinas optativas (presencial ou on line)
	Até 3h 
De 4h até 8h 
Acima de 8h 
	5h
7h
10h
	Comprovante de matrícula e de carga horária cumprida (mensal ou total) + Relatório
	Filmes (máx.3/semestre – 1 fora da lista)
Cinema, locadora ou acervo próprio
	
	5 horas
	Resenha crítica + ingresso ou comprovante de locação. Se de acervo próprio, cópia da capa.
	Leitura de Artigos (prévia autorização)
Artigos de periódicos científicos
	
	5 horas
	Resenha crítica com começo meio e fim + cópia da primeira página do artigo
	Livros (máx.2/semestre – 1 fora da lista)
Livros em geral, acadêmicos ou não. 
	
	Até 8h
	Resenha crítica com começo meio e fim + cópia da capa
	Jornada
Palestras e atividades ligadas à Jornada do Curso
	1 ou 2 dias
3 dias 
	5h por dia
Total 18h
	Tickets validados pelos monitores ou representantes de classe + Relatório
	Junip / Monitoria
Atuação como membro efetivo da Empresa Junior - Junip ou de monitoria
	
	Até 50 horas (25 fixas + 25 variáveis)
	Declaração expedida pela Junip, constando as horas atribuídas de acordo com a participação e contribuição
	Coordenação de Projetos / Websites.
Desenvolver, implantar e coordenar projetos acadêmicos, sócio-ambientais...junto aos demais alunos ou comunidade
	
	Até 12 horas (*)
	Declaração expedida pelo Coordenador ADM ou empresa agraciada com o projeto
	Visitas Técnicas / Sociais
Visitas a empresas e instituições
	
	8h
	Relatório da visita (incluir fotos se possível) + comprovante fornecido pela organização.
	Voluntariado/doações (prévia autorização)
Atividades de assistência à comunidade
	
	6h
	Relatório de atividades + comprovante de participação
�
LANÇAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
a) As Atividades complementares deverão ser realizadas conforme orientações estabelecidas neste e em seus anexos
b) Em caso de dúvidas ou de atividade não prevista, o Coordenador decidirá quantas e qual delas cada aluno deverá fazer.
c) A aceitação ou não da atividade realizada pelo aluno dependerá da autorização prévia dos monitores e em última instância pelo Coordenador.
d) O Coordenador definirá a forma de comprovação das atividades dos alunos, como relatórios, certificados, impressos, etc.
e) Todas atividades realizadas deverão ser lançadas pelo aluno na Ficha de Atividades devendo apresenta-las ao Monitor, junto com o comprovante, no período previsto. Somente serão aceitas fichas e atividades complementares que estiverem em pastas (sacos plásticos transparentes) identificadas com o nome do aluno.
f) O Monitor definirá o número de horas devidamente cumpridas pelo aluno (vide anexo), anotará na Ficha de Atividade, datando e assinando por extenso, e a devolverá ao aluno. O aluno poderá escolher dentre os livros e filmes listados no anexo, podendo escolher apenas um título fora da lista filmes e um título fora da lista de livros.
g) A Ficha ficará em pasta em poder do aluno, que será responsável pela mesma.
h) O aluno ingressante a partir de 2016 deverá realizar e entregar semestralmente aproximadamente 40 horas, devendo acumular até o 8º semestre 300 h quando deverão ser entregues todas as fichas acumuladas para aprovação e assinatura do Coordenador. A responsabilidade pela guarda da pasta é do aluno.
i) O aluno que atingir e entregar, validadas anteriormente pelos monitores, todas as 300 horas ao final do 8º. semestre estará APROVADO nas Atividades Complementares do curso. Por outro lado, aqueles que não atingirem as 300 horas ou não entregarem a ficha até a data solicitada pelo coordenador, estarão Reprovados.
j) Apenas poderão ser computadas as atividades realizadas no semestre letivo, respeitados os limites do calendário escolar.
k) Os trabalhos referentes a resumos/análises deverão ser manuscritas e os projetos poderão ser digitados. Os trabalhos referentes a resumo/ análise deverão conter um nº mínimo de páginas (vide anexo) e ter uma referência ao assunto a qualquer disciplina do semestre e/ou a empresa que trabalha.
l) Os monitores deverão registrar a entrega dos trabalhos e os levarão para casa. Deverão corrigir os trabalhos podendo conforme o cumprimento / exatidão do trabalho avaliar as horas máximas como total, parcial (metade) ou zero (em caso de cola,trabalhos semelhantes ou cópia de trabalhos já realizados tipo internet...). Os casos omissos deverão ser levados a coordenação.
m) Não serão aceitos trabalhos entregues por outros alunos que não os próprios responsáveis, a menos que autorizado pelo monitor ou tutor da sala.
n) Os monitores / tutores estarão disponíveis no mínimo às 6as. feiras no 1º horário ou 2º. Horário para os alunos, sendo que os alunos somente poderão antecipar a entrega dos trabalhos caso os monitores autorizem, não devendo procurá-los enquanto estiverem assistindo aulas. 
A data estabelecida para entrega neste semestre será 17 e 18/05/2017.
o) Os monitores deverão recolher as pastas, confirmar o recebimento, analisar, assinar e lançar as horas dos trabalhos em planilha específica de controle bem como na ficha específica de cada aluno a qual será analisada pelo coordenador e lançadas as horas recomendadas ao final do semestre.
Lembrando que trabalhos semelhantes (plágios) terão zero, parciais ou de pouco conteúdo terão metade das horas previstas. Trabalhos incompletos (p.ex. faltando atestados ou certificados) só serão aceitos após completos. 
p) Cabem aos monitores ao final do semestre (04/06/2017) totalizarem as notas em planilha específica detalhando Horas totais bem como registrarem em cada ficha individual do aluno. As fichas individuais mais o relatório geral deverão ser entregues ao Coordenador para ser verificada, carimbada, e em seguida devolvidas aos Monitores que as devolverão aos alunos. 
q) As pastas corrigidas deverão ser devolvidas aos alunos no início do semestre seguinte junto com a divulgação da Planilha de Horas afixadas/enviadas à cada sala com cópia ao Coordenado de ADM. 
Os trabalhos deverão ser entregues pessoalmente por cada aluno junto com a ficha já lançada / preenchida com os títulos dos trabalhos (cabem aos monitores analisarem a forma de evidência da devolução). 
r) Ao final do 8º. Semestre, os alunos deverão entregar todas as Fichas e atividades complementares ao Coordenador junto com a Folha Capa de Atividades Complementares, que lançará as notas e as enviará à Secretaria.
s) Neste semestre os monitores estarão assim distribuídos
ADM Noturno: 
2º. Ano: Sala 25ª: Nathally Lobato, Vitor Vizotto.
3º. Ano: Sala 26ª: Nivea Lobato, Sergio Decario.
4º. Ano: Sala 27ª: Franciele, Renato e Camila.
 	E-mail para contato: monitoria_adm@yahoogrupos.com.br (não se esqueça de colocar no assunto o nome do monitor ou sala que queira contatar. Informe seu nome e RA no e-mail para ajudar na identificação).
RELAÇÃO DE ANEXOS
Manual de Atividades Complementares
Ficha de Atividades Complementares 
Formulário para Resumo de Atividades Complementares
Proposta de atividades complementares
Roteiro de Artigos
Roteiro para análise de Filmes ou Peças Teatrais.
Roteiro para análise de livros.
Roteiro para relatório de visita técnica.
Roteiro para curso Presencial ou On line.
Tickets de presença em palestras. 
Folha Capa Final AC (8º. Semestre).
Relação de Cursos On-line
								
		Jarbas C. Mattos
Coordenador ADM / 
UNIP – Araraquara
� PAGE \* MERGEFORMAT �4��19/02/2018��
_1080992335/Î>

Outros materiais