Buscar

Conceito, Critérios e Mensuração de Ativos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARCIO DOUGLAS ALMEIDA MENDES
CONCEITO, CRITÉRIOS DE RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DE ATIVO
BELÉM/PA
MAIO/2015
MARCIO DOUGLAS ALMEIDA MENDES
CONCEITO, CRITÉRIOS DE RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DE ATIVO
Atividade requerida como avaliação parcial da disciplina de Teoria II, da Faculdade de Ciências Contábeis, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará.orientado pela:
PROFESSORA KELLY FARIAS
BELÉM/PA
MAIO/2015
1. CONCEITO DE ATIVO
Podemos considerar um ativo como sendo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual a entidade espera obter futuros benefícios econômicos.
Para um item ser considerado um ativo é necessário atender a três termos fundamentais, o de controle realizado pela entidade, ser resultante de um evento que ocorreu no passado e a geração de benefício econômico futuro.
1.2 CONTROLE PELA ENTIDADE
O primeiro aspecto fundamental para que seja classificado como um ativo está na relação de controle.Se a entidade detiver o controle dos benefícios econômicos que são esperados da propriedade. O que não quer dizer que para ter controle dos benefícios de um bem é necessário ter controle legal (âmbito jurídico), apesar de muitos ativos estarem ligados a direitos legais como o de propriedade.
1.3 RESULTADO DE EVENTOS PASSADOS
Um ativo deve ser fruto de transações passadas. Normalmente os ativos são adquiridos pela entidade através de compras ou produção, no entanto existem outras transações que geram ativos para entidade.
Apesar de a existência do gasto estar associado a geração do ativo, há situações em que a entidade pode obter um ativo sem que ocorra gastos como no caso em que recebe um imóvel de propriedade de um ente ou governamental.
1.4 BENEFÍCIO ECONÔMICO FUTURO
Benefício econômico futuro é o potencial de um bem contribuir , direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa da entidade. Este benefício pode estar sob a forma de algo que será convertido em caixa ou pode produzir saídas de caixa.
2. RECONHECIMENTO DE ATIVO
Um ativo deve ser reconhecido pela entidade em seu balanço patrimonial, se for provável que benefícios econômicos futuros provenientes deste ativo fluirão para a entidade e seu custo ou valor possam ser mensurados com confiança.
Quando o gasto incorrido com um bem não proporciona a expectativa provável de geração de benefício econômico, este bem não deve ser reconhecido pela entidade como um ativo, mas sim como uma despesa que deverá passar pelo resultado do exercício. 
3. CRITÉRIOS DE MENSURAÇÃO DE ATIVO
De acordo com o pronunciamento conceitual básico ( CPC 00), mensuração é: 
“... o processo que consiste em determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado...”
Para determinar tais montantes referidos acima é necessário ter uma base de mensuração que deverá ser adotada na entidade. As bases de mensuração são: a do custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente.
3.1 CUSTO HISTÓRICO
Neste tipo de mensuração os ativos são registrados pelo valor da compra , os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
3.2 CUSTO CORRENTE
Refere-se ao registro de ativos tendo como base o valor a ser pago se este mesmo ativo ou ativo equivalente, fosse adquirido na data do balanço.
3.3 VALOR REALIZÁVEL
Conhecido como valor justo, é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou vendido entre as partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que caracterizem uma transação compulsória.
É o valor de venda que este ativo teria se fosse vendido ou trocado no mercado atualmente.
3.4 VALOR PRESENTE
Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo ativo no curso normal das operações (Godwill).

Continue navegando