Buscar

AV Educação Ambiental Renata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0296_AV_201407043201 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201407043201 - RENATA MERTENS DE AGUIAR FERNANDES 
	Professor:
	KARINA LUCIA GARCIA MANTOVANI
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2014 08:16:47 
	
	 1a Questão (Ref.: 201407287310)
	3a sem.: Desenvolvimento sustentável
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Porque a Educação Ambiental, está interligada com o desenvolvimento econômico sustentável?
		
	
Resposta: Porque para que as próximas gerações possam suprir suas necessidades, precisamos usar os recursos que nos são oferecidos agora com consciência. Usar bem para não acabar.
	
Gabarito: Porque, o desenvolvimento econômico sustentável do ponto de vista ambiental pode premiar práticas sustentáveis e benéficas e também condenar as não sustentáveis e nocivas. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Porque, o desenvolvimento econômico sustentável do ponto de vista ambiental pode premiar práticas sustentáveis e benéficas e também condenar as não sustentáveis e nocivas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407129082)
	1a sem.: Meio Ambiente e educação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente com definições_______________ Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente Qual alternativa completa a frase acima 
		
	
	educacionais
	
	políticas
	
	econômicas
	
	materiais
	
	biológicas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407618092)
	2a sem.: Desenvolvimento Sustentavel
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na: 
		
	
	Rio 92.
	
	Conferência de Estocolmo em 1972.
	
	Conferencia da Biosfera.
	
	Conferencia de Tbilisi.
	
	Clube de Roma na publicacao do documento Limites de Crescimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407277521)
	5a sem.: Movimentos ambientalistas
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Entre as conferências ambientalistas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A Conferência da Biosfera, realizada no final da década de 60, teve como principal tema a utilização e a conservação dos recursos naturais de maneira racional, baseada nos conhecimentos científicos
	
	Durante a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental - Conferência de Tbilisi, foi produzido um documento denominado "Livro Azul", que ainda norteia a Educação Ambiental.
	
	A Conferência do Rio, ou Rio-92, também ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Durante esta Conferência ocorreu o famoso Discurso de Severn Suzuki.
	
	No Congresso de Moscou foi constado que houve uma melhoria significativa das condições ambientais, graças às propostas de Educação Ambiental discutida pela Conferência de Tbilisi, que o antecedeu.
	
	Na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, foram discutidas questões políticas, sociais e econômicas para propor ações corretivas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407249366)
	6a sem.: Indicadores Ambientais
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Explique como a AIA foi introduzida no Brasil, como foi regulamentada e o que gerou.
		
	
Resposta: A AIA foi introduzida no Brasil através da necessidade de um controle mais específico sobre a questão ambiental. Gerou indicadores para o acompanhamento, monitoramento e controle de áreas regionais ou locais, ajudando na coordenação e aplicação de políticas e de planos de ação.
	
Gabarito: foi introduzida por meio da Lei Federal n. 6.938 de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a política ambiental e dos demais procedimentos técnicos de gestão ambiental. Esses instrumentos foram regulamentados um a um por meio de Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, órgão superior do Sisnama. No caso da AIA, sua regulamentação em nível nacional deu-se a partir da Resolução 001/86 do Conama, que estabeleceu as definições, os critérios básicos e as diretrizes para a sua introdução no país, formalizando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), como condicionantes para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos ao meio ambiente. Posteriormente, a Constituição da República de 1988, em seu capítulo de meio ambiente (art. 225), consagrou o Estudo Prévio de Impacto Ambiental, como exigência para a implantação de obra ou atividades causadoras de significativa degradação do meio ambiente.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): foi introduzida por meio da Lei Federal n. 6.938 de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a política ambiental e dos demais procedimentos técnicos de gestão ambiental. Esses instrumentos foram regulamentados um a um por meio de Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, órgão superior do Sisnama. No caso da AIA, sua regulamentação em nível nacional deu-se a partir da Resolução 001/86 do Conama, que estabeleceu as definições, os critérios básicos e as diretrizes para a sua introdução no país, formalizando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), como condicionantes para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos ao meio ambiente. Posteriormente, a Constituição da República de 1988, em seu capítulo de meio ambiente (art. 225), consagrou o Estudo Prévio de Impacto Ambiental, como exigência para a implantação de obra ou atividades causadoras de significativa degradação do meio ambiente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407129072)
	4a sem.: Educação Ambiental, Pedagogia, Política e Sociedade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
		
	
	Manufaturado
	
	Econômico
	
	Humano
	
	Cultural
	
	Natural
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407250818)
	6a sem.: Indicadores Ambientais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Destaca mudanças de parâmetros biológicos e ambientais, produzidos geralmente por problemas de origem ou indução humana em escala global (diminuição do ozônio na estratosfera, chuva ácida) e em âmbito local e regional (contaminação de um rio, erosão de uma bacia hidrológica, etc). São também úteis na gestão de espaços naturais, mas apresentam maior importância em nível supra-regional, ajudando na coordenação de políticas e de planos de gestão em âmbito nacional e internacional, diz respeito a que programa abaixo?
		
	
	Programa de controle de impacto
	
	Programa de acompanhamento socioeconômico
	
	Programa de acompanhamento biológico
	
	Programa de monitoramento de plano de ação
	
	Programa de controle de poluição
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407287304)
	9a sem.: Educação ambiental e legislação
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
		
	
	Código de Minas
	
	Código de Águas
	
	Código de Educação ambiental
	
	Código de Caça
	
	Código Florestal
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407250837)
	8a sem.: Interdisciplinaridade x Pedagogia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual teoria diz respeito a descrição: É centrada na transmissão , na passagem de conhecimento do educador para os educandos, historicamente acumulados por meio da memorização. A relação entre professor é vertical, autoritáriae não há intenção de reflexão sobre as informações recebidas, o professor expõe conteúdo e os alunos memorizam e reproduzem por meio da expressão verbal escrita e oral a sua fala ou a temática apresentada em livro-texto. 
		
	
	Teoria Tradicional ou Clássica
	
	Teoria Neoliberal
	
	Teoria Crítica
	
	Teoria Economicista
	
	Teoria da Educação Não formal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407312167)
	9a sem.: Aula 9
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Corvalán e Kjellström (1996) "a exposição humana a poluentes no ar, água, solo e alimentos - seja em episódios de alto nível, a curto prazo, ou exposições de baixo nível, a longo prazo - é um grande contribuinte para a mortalidade e a morbidade crescentes". Com relação a este tema, é INCORRETO dizer que: 
		
	
	A promoção da saúde está presente em praticamente todos os capítulos da Agenda 21 Global, principal documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD). 
	
	A capacidade de estabelecer ligações entre dados de saúde e meio ambiente, e, portanto, entender a relação entre níveis de exposição e efeitos na saúde, é claramente vital, na tentativa de controlar exposições e proteger a saúde.
	
	Não se têm desenvolvido, de modo adequado, políticas públicas de caráter preventivo, tais como controles efetivos de contaminação do ar, da água e do uso do solo. 
	
	Esse problema se agrava, na medida em que as populações vão se expandindo, particularmente em centros urbanos.
	
	Esse problema se agrava, na medida em que as populações vão se expandindo, particularmente em centros rurais. 
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes