Buscar

U2S1 Atividade de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

U2S1 - Atividade de Aprendizagem
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
Questão 1
A eletrônica digital pode ser entendida como sendo aquela que trabalha com sinais discretos, mais especificamente níveis altos (1) e baixos (0). Na verdade, o nível alto pode ser obtido a partir da aplicação de uma tensão elétrica positiva, de por exemplo +5V, já o nível baixo pode ser obtido pela aplicação de uma tensão nula, 0V ou GND.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. Apesar de os níveis de tensão baixo ser GND é possivel obter esse através da aplicações de tensões abaixo de um valor denominado de VIL (V Input Low). E, do mesmo modo, é possível obter um nível alto aplicando tensões elétricas maiores que um valor denominado de VIH (V Input High).
PORQUE
 
II. Em circuitos digitais, na verdade, os níveis de lógicos alto e níveis lógicos baixo podem ser obtidos através de uma faixa de valores de tensão e não de um valor único.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II  é justificativa da asserção I. 
Questão 2
É possível dividir o estudo da eletrônica em duas grandes áreas: Eletrônica Digital e Eletrônica Analógica.  A princípio a Eletrônica Digital pode ser entendida como sendo aquela que trabalha com sinais discretos, mais especificamente níveis altos (1) e baixos (0). Já a Eletrônica Analógica trabalha com uma variação continua de sinal, como pode ser observado na tendência de carga e descarga de um capacitor. A Figura-1 ilustra a carga e descarga em um capacitor.
 
Figura-1
Fonte: Castilhos, 2017.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Os celulares são sistemas estritamente digitais, ou seja, todos os seus circuitos só funcionam de forma digital, não possuindo nada analógico.
PORQUE
 
II. A eletrônica analógica e a eletrônica digital não podem fazer parte do mesmo sistema pois são compostas de circuitos distintos e não integráveis
c. As asserções I e II são falsas. 
Questão 3
Para o desenvolvimento de um sistema baseado em eletrônica digital é preciso selecionar dentre as diferentes tecnologias existentes a que mais se encaixa naquilo que se quer fazer. Existem diferentes tecnologias que se aplicam aos circuitos digitais. Existem por exemplo tanto circuitos TTL e CMOS, quanto o LTTL (Low Power TTL), BiCMOS, LVC (Low VoltageCMOS), entre outros.
 
Considerando essa gama de diferentes componentes e levando em conta o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. As diferentes tecnologias fazem com que o projetista tenha que se preocupar em escolher a melhor para que seu projeto funcione corretamente.
 
PORQUE
 
II. Uma escolha errada pode fazer com que o dispositivo não funcione, já que as diferentes tecnologias utilizam níveis de tensão elétrica diferentes.
A seguir assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é justificativa da asserção I. 
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais