Buscar

U1 Avaliação da Unidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

U1 - Avaliação da Unidade
Todos as complexas operações de um computador digital acabam sendo combinações de simples operações aritméticas e lógicas básicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtrações), comparar bits, mover bits. Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos (ou gates - "portas" lógicas).
Com base na Lógica Digital, avalie a sentença a seguir preenchendo suas lacunas:
Tabela _____ é uma tabela que descreve a _____ de um circuito _____ em relação aos níveis lógicos presentes nas entradas do circuito. Uma tabela verdade é composta por uma coluna para cada valor de _____, e uma coluna final para os valores de _____ computados, dependendo da operação lógica utilizada.
A seguir assinale a alternativa correta.
c.verdade - saída - lógico - entrada - saída. 
Questão 2
A Figura-1 a seguir ilustra uma situação na qual um portão automático necessita de uma chave fim de curso e um sensor para determinar quando este portão pode ser fechado:
 
De acordo com as lógicas citadas à seguir, qual seria a(s) porta(s) lógica(s) ideal(is) para fazer o sistema funcionar corretamente?
 
1. Portão aberto, chave acionada (em 1);
 - Sensor não está detectando pessoas embaixo do portão (em 0);
 - Portão pode fechar;
 
2. Portão aberto, chave acionada (em 1);
 - Sensor está detectando pessoas embaixo do portão (em 1);
 - Portão não pode fechar;
 
3. Portão fechado, chave desacionada (em 0);
 - Portão pode abrir.
 A seguir assinale a alternativa correta.
d. AND. 
Questão 3
A eletrônica digital é um ramo da ciência que estuda e aplica dispositivos que trabalham com apenas dois níveis sinais lógicos. Esses níveis de sinal são comumente denominados: nível alto e nível baixo. Dentre as principais operações lógicas existentes estão a AND, a OR e a NOT. Cada uma dessas funções relaciona as entradas de uma forma diferente, fazendo com que o sinais de saída seja eventualmente alterado.
 
Com base nas informações disponíveis e nas operações lógicas sugeridas, analise as afirmações a seguir:
I. Na lógica AND se aplicarmos um nível alto na entrada junto com um nível baixo a saída será nível alto.
II. Na lógica OR se aplicarmos um nível alto na entrada junto com um nível baixo a saída será nível alto.
III. Na lógica NOT se aplicarmos um nível alto na entrada a saída será nível baixo.
e. Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
Questão 4
Em eletrônica digital o conceito de nível lógico é essencial, já que tanto os dispositivos de entrada como os dispositivos de saída dos circuitos trabalham baseados nesse conceito. Por exemplo, em uma fábrica um motor elétrico só deverá ligar se dois botões forem pressionados ao mesmo tempo. Neste caso temos 2 dispositivos de entrada, sendo eles os dois botões e um dispositivo de saída que é o motor. Um botão pode enviar nível alto quando estiver pressionado e nível baixo quando estiver não pressionado. Já o motor ligado pode ser representado pelo nível lógico alto e desligado pelo nível lógico baixo. Assim fica descrito a forma de funcionamento desse Sistema.
 Considerando os conceitos de lógica digital assinale a alternativa correta sobre o Sistema Descrito no texto.
e.Esse sistema poderá ser construído se for utilizada só uma porta lógica  AND. 
Questão 5
A Eletrônica Digital é uma área de estudos que vem contribuindo constantemente com a evolução de toda a eletrônica, embarcando na grande maioria das tecnologias existentes hoje, tais como na Informática, Automação Industrial e Telecomunicações entre tantos outros.
Assim, com base na Eletrônica Digital avalie a seguinte sentença preenchendo suas lacunas:
A eletrônica digital é uma área que se baseia na aplicação de sinais do tipo_________. Que por sua vez podem possuir níveis_____ ou _____, que na prática podem ser obtidos pela aplicação de tensões elétricas. Além disso, é preciso escolher a tecnologia correta para sua aplicação, já que existem diferentes tipos de dispositivos que funcionam com__________ diferentes.
d. discreto / altos ou baixos / tensões elétricas. 
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais