Buscar

A neurociência comprovou que o cérebro tem uma capacidade incrível de produzir neurônios ao longo de toda a vida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
A neurociência comprovou que o cérebro tem uma capacidade incrível de produzir neurônios ao longo de toda a vida, e de fazer com que eles criem novas ligações a partir de novos conhecimentos e atividades. o cérebro tem o que os cientistas chamam de plasticidade, que é a capacidade de se adaptar, de ser flexível, de moldar e modificar sua estrutura a partir de estímulos externos. ou seja, o cérebro vai mudando a partir de novas informações. E é por isso que conseguimos efetivamente aprender, mesmo depois de adultos ou até idosos. Sabendo desse potencial humano, assinale a sentença que melhor define essa constatação.
Escolha uma:
a. Na fase idosa, o sujeito pode até se adaptar e tentar ser flexível. Entretanto, já não é mais capaz de modificar sua estrutura neural. Ou seja, o cérebro de pessoas de idade avançada não consegue mais mudar a atitude mental nem sob a oportunidade de adquirir novas informações.
b. Os estudos da neurociência apontam que é na infância que o sujeito tem a maior capacidade de aprender e produzir a plasticidade neural.
c. há sempre algo para aprender, e o espaço entre o “querer” e o “executar” é a mentalidade de crescimento. Isso é possível e importante e qualquer época de vida, ou seja, o mindset de crescimento, a atitude mental de buscar sempre aprender algo todos os dias, pode e deve ser cultivado.
d. A neurociência comprovou que a busca por novos conhecimentos pode incitar problemas de memória e a dificuldade para tomar decisões além de outros sinais. Ou seja, o uso do cérebro faz os neurônios morrerem.
e. O cérebro humano tem um tempo de validade para abrir a novos aprendizados. Geralmente, na fase da adolescência é a que mais incita a presença da plasticidade neural.
Feedback
A resposta correta é: há sempre algo para aprender, e o espaço entre o “querer” e o “executar” é a mentalidade de crescimento. Isso é possível e importante e qualquer época de vida, ou seja, o mindset de crescimento, a atitude mental de buscar sempre aprender algo todos os dias, pode e deve ser cultivado..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Jack Mezirow foi um sociólogo americano e professor de educação continuada na universidade Columbia, nos Estados Unidos, falecido em 2014. Seu legado para a nação foi super válido, pois ele lançou a ideia da aprendizagem transformadora. A defesa central dessa teoria resume-se no que ele nomeou de “dilemas de desorientação” defendendo que é preciso tirar as pessoas da zona de conforto para desafiar o pensamento e, assim, chegando a máxima da autonomia de pensamento. Sobre as ideias de Mezirow, é assertivo dizer que:
I. Mezirow dizia que os adultos aprendem de dois jeitos: instrumental e comunicativo. instrumental é lidar com a resolução de problemas, e relações de causa e efeito. e comunicativo é expressar sentimentos e necessidades;
II. A estrutura de significado é uma constelação de conceito, crença, julgamento e sentimentos que molda uma determinada interpretação. Mezirow propõe que a gente DERRUBE essas estruturas;
III. Mezirow dizia que uma das condições que define o ser humano é a nossa incapacidade de compreender o significado das nossas experiências.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I e II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.
Feedback
A resposta correta é: II e III, apenas..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
“Dois pesquisadores na área de neurociência, os médicos Ramon Cosenza e Leonor Guerra, defendem que todo cérebro tem uma motivação intrínseca para aprender. Ou seja, aprender faz parte da natureza do cérebro. Mas ele só vai se dedicar a aprender aquilo que perceber como importante, como significativo.” 
Diante do exposto, podemos afirmar que muitas tendências do futuro na área da educação defendem:
Escolha uma:
a. Um aprendizado mais mão na massa, mais baseado em projetos colaborativos e casos reais, e menos no estudo tradicional de ler e depois fazer uma prova e marcar as respostas certas.
b. Um saber unicamente com base em projetos sociais e o menos técnico possível, tendo em vista os esforços da sociedade para acabar e/ou diminuir com a desigualdade social.
c. Um aprendizado estritamente empírico, pois afinal aprendemos exclusivamente na prática.
d. Um saber mais teórico, em detrimento da prática, com muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado.
e. Um saber mais familiar, pois é apenas e exclusivamente no convívio familiar que poderemos ter potencial maior de aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Um aprendizado mais mão na massa, mais baseado em projetos colaborativos e casos reais, e menos no estudo tradicional de ler e depois fazer uma prova e marcar as respostas certas..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
No atual mundo digital que vivemos, é perceptível a busca das pessoas por experiências profissionais em projetos cada vez mais diversificados. A realidade é que o futuro do trabalho tem muito mais a ver com um aprendizado contínuo do que com um saber fixo, por isso, a preferência por pessoas capazes de se reinventar o tempo todo, ou seja, uma cultura de aprendizado transformador. A partir dessa afirmação, assinale a sentença que melhor define essa ideia:
I. Precisamos sair do mindset fixo (ou seja, as coisas são como são, e eu sou assim, nunca vou mudar) para um mindset de crescimento (eu posso fazer mais e melhor). Isso é uma atitude mental, que em inglês, isso é chamado de mindset.
II. A neurociência já mostrou que nosso cérebro tem a capacidade de se aprimorar continuamente, permitindo uma expansão do nosso conhecimento. Quando nos resignamos a um estado fixo de “eu nasci assim e assim vou continuar”, ficamos estagnados. Por outro lado, quando adotamos uma mentalidade (mindset) de possibilidade de crescimento, ampliamos efetivamente nosso desempenho
III. O mercado de trabalho tem optado por pessoa capazes de se reinventar. O convite está em ampliar o repertório, fugir das repetições cotidianas, ouvir outros tipos de música. Conversar com pessoas que você normalmente não conversaria. Ver menos televisão e ler mais livros. Fazer coisas criativas como desenhar, escrever, fazer algum trabalho manual, por exemplo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. III, apenas.
c. I, II e III.
d. I e II, apenas.
e. I, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os fundamentos de uma aprendizagem se traduzem no encontro de um “sujeito que deseja, e que tem as condições para o aprender”, com um “objeto que pode, e que se coloca à disposição para o conhecimento”. Entretanto, a aprendizagem precisa ser transformadora. Como base nesta afirmação, e na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção a seguir, e que seja a correta, que apresenta alguns dos elementos para que uma aprendizagem seja transformadora.
Escolha uma:
a. Ato descontínuo e ato constante, uma vez que no processo de um conhecimento com outro novo conhecimento que não se conhecia até então – seja no mundo científico, filosófico, teológico ou empírico -, rompe-se o processo e se inicia um novo.
b. Instinto natural e instinto de sobrevivência, uma vez que a aprendizagem precisa ser promovida porque não surge naturalmente – precisa ser provocada.
c. Capacidade de mudar e capacidade de permanência, ao mesmo tempo, uma vez que o conhecimento, dependendo de qual seja, pode levar a uma paralisação do sujeito perante a sua própria natureza, e/ou à sua autodestruição.
d. Ameaça constante de desconstrução de conhecimentos e surgimento de conhecimentos somente a partir da provocação do meio. O conhecimento não surge, naturalmente; sempre precisa da Escola e de promotores de conteúdos.
e. Capacidade de expansão da consciência, e disposição de mudar e de crescer.
Feedback
A resposta correta é: Capacidade de expansão da consciência, e disposição de mudar e de crescer..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais