Buscar

NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Neurociência das Emoções
O ser humano está em constante e crescente transformação, seja através de mudanças corporais, emocionais, culturais e sociais. Entender os fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento é fundamental para quem trabalha com a educação. A partir desta afirmação é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Um deles seria a etapa de vida em que a pessoa se encontra, mostrando que a mesma experiência vivida em diferentes momentos da vida pode ter significados distintos.
Você acertou!
A ideia não é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, mas sim de compreender que em cada momento, através da interação com o meio ambiente, as novas experiências são capazes de moldar e adaptar o cérebro  e de formar novos conceitos a respeito de si mesmo, do grupo, e do mundo. Outro seria a influência cultural, social e histórica, envolvendo padrões culturais e sociais, pode ser distinto ou transformado conforme a evolução ou momento histórico específico. O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo, seria o significado de todas estas experiências na vida da pessoa, pode trazer consequências emocionais negativas para si, bem como no rendimento escolar e nos relacionamentos com grupos e autoestima. (Tema 3: Fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento das emoções e aprendizagem, p. 9).
	
	B
	A ideia é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, onde cada comportamento ou atitude pertence exclusivamente a uma fase do desenvolvimento específica.
	
	C
	Outro seria a influência cultural e social, envolvendo padrões culturais e sociais, no entanto sem a influência histórica.
	
	D
	O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo não é forte o suficiente para acarretar dificuldades de aprendizagem.
Questão 2/5 - Neurociência das Emoções
As emoções são expressas das mais variadas formas, podendo ser classificadas em emoções primárias, emoções secundárias e emoções mistas. A partir desta classificação, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	As emoções secundárias são compartilhadas por todas as culturas e estão associadas a estados físicos e biológicos específicos.
	
	B
	As emoções secundárias se dividem em um grupo de estados afetivos sensoriais e vitais, sendo emoções aprendidas.
Você acertou!
O conceito da alternativa (A) se refere às emoções primárias, e não às secundárias, já o conceito da alternativa (C) é sobre as emoções mistas. As emoções secundárias são emoções aprendidas, as quais se dividem em estados afetivos sensoriais e estados afetivos vitais. Os exemplos da alternativa (D) dizem respeito às emoções secundárias. (Tema 5: Como expressamos as nossas emoções, p. 13-14).
	
	C
	As emoções primárias são compostas de uma mistura de estados afetivos antagônicos e contrastantes.
	
	D
	Exemplos de emoções primárias seriam a inveja, remorso, culpa, ciúme, vergonha.
Questão 3/5 - Neurociência das Emoções
O transtorno Bipolar caracteriza-se por uma oscilação entre humor depressivo e maníaco ou hipomaníaco. A respeito deste transtorno, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas e em seguida marque a alternativa com a sequência correta.
( ) Uma das causas do transtorno bipolar seria uma desordem neuroquímica, ocorrendo uma disfunção na serotonina.
( ) Outro componente bastante potente é a forte tendência genética, envolvendo probabilidade entre 25 a 50% de filhos de um dos pais com diagnóstico de bipolaridade também apresentar a doença.
( ) Nas crises de mania, o núcleo acumbens, sistema de recompensa ligado ao prazer, e o córtex pré-frontal ventromedial, ligados ao comportamento impulsivo, diminuem suas atividades.
( ) Já na fase depressiva, a amígdala, ligada a resposta dada aos estímulos emocionais, é hipoativada, caindo assim e ação do sistema de recompensa.
Nota: 0.0
	
	A
	F-F-F-V
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-V-F-V
Nas crises de mania, o núcleo acumbens, sistema de recompensa ligado ao prazer, e o córtex pré-frontal ventromedial, ligados ao comportamento impulsivo, aumentam suas atividades. Em contrapartida, o córtex pré-frontal lateral e o estriato ventral, relacionados à capacidade para analisar riscos na vida da pessoa, diminuem seus potenciais de ação.(Tema 2: Transtorno Bipolar, p. 5-6).
 
	
	D
	V-V-F-F
Questão 4/5 - Neurociência das Emoções
Uma das teorias mais aceitas na atualidade é de Antônio R. Damásio, ao estudar a relação entre emoções, raciocínio, tomada de decisões e áreas cerebrais ligadas, a partir do estudo de pacientes com lesões nos lobos pré-frontais. A partir de sua teoria, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Pessoas que possuem algum tipo de disfunção ou lesão nas regiões do cérebro ligadas às emoções apresentarão dificuldades de aprendizado.
Você acertou!
Como razão e emoção estão interligadas, Damásio, em sua teoria, afirma que pessoas com disfunção ou lesão cerebral em áreas ligadas às emoções apresentarão dificuldades de aprendizado. Assim, as emoções geram sentimentos - sendo um elo entre a consciência e o corpo - influenciando seus atos racionais, os quais são utilizados no processo da aprendizagem. A natureza e a extensão do nosso repertório de respostas emocionais depende do cérebro e de sua interação com o corpo. (Tema 4: Neurociências das Emoções na atualidade, p 12).
	
	B
	As emoções geram sentimentos no indivíduo, os quais influenciam seus atos racionais, no entanto não são utilizados no processo da aprendizagem.
	
	C
	As emoções e os sentimentos representam um elo entre a consciência e o espírito.
	
	D
	A extensão e a natureza do nosso repertório de respostas emocionais depende exclusivamente do cérebro.
Questão 5/5 - Neurociência das Emoções
Na Depressão, as neurociências apontam que a tendência a vivenciar eventos vitais negativos é influenciada pela genética, independente do risco genético para a depressão. Ou seja, o indivíduo vivencia uma situação negativa e assim pode alterar a resposta neuro-hormonal a futuros eventos estressores. A respeito da Depressão é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Exames de neuroimagens, como a ressonância magnética, mostram atrofia neuronal em pessoas deprimidas. Assim também diminuições no córtex dorsolateral pré-frontal, no giro cingulado dorsal e no lobo parietal inferior.
Você acertou!
As neurociências apontam que a tendência a vivenciar eventos vitais negativos é influenciada pela genética, independente do risco genético para a depressão. Ou seja, o indivíduo vivencia uma situação negativa e assim pode alterar a resposta neuro-hormonal a futuros eventos estressores. Outro achado mostra diminuição da atividade do giro cingulado anterior, influenciando na atenção executiva, recrutando "esforço" para uma tarefa. No Hipocampo, exames de ressonância magnética mostraram que pacientes deprimidos apresentam atrofia no hipocampo inibindo a formação de novos neurônios. (Tema 1: Depressão, p. 4-5)
	
	B
	As neurociências apontam que a tendência a vivenciar eventos vitais negativos é influenciada por fatores ambientais apenas, sendo que o risco genético é pequeno.
	
	C
	Outro achado mostra um aumento da atividade do giro cingulado anterior, influenciando na atenção executiva, recrutando "esforço" para uma tarefa.
	
	D
	Outra estrutura afetada na depressão é o hipocampo (principal sede da memória). Exames de ressonância magnética mostraram que pacientes deprimidos apresentam hipertrofia no hipocampo inibindo a formação de novos neurônios.

Outros materiais