Buscar

complementar desen economico_aula_03_Final(2)

Prévia do material em texto

�
��Nome
	
	
	
	
	
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento. Tutor ANTONIO CANDIDO C DE A NETO
�
Introdução 
A introdução é uma apresentação com a síntese sobre o tema abordado e uma descrição de como ele será desenvolvido ao longo do texto.
O processo de globalização tem desafiado as empresas, cabendo aos gestores avaliarem e implementarem as medidas que sejam mais apropriadas para garantir a sua eficiência e qualidade. Neste trabalho falarei um pouco sobre esse processo
Descrição das definições de globalização
Definir conceitualmente o que é globalização e demonstrar, com exemplos, como e quando ela se dissemina ao redor do planeta. 
Globalização é um processo econômico e social que que integra pessoas do mundo todo. Através da Globalização as pessoas, as empresas e governos realizam transações financeiras e comerciais e disseminam aspectos culturais por todo planeta.
Com os mercados internos impregnando muitas multinacionais buscaram conquistar novos consumidores, principalmente dos países recém-saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas buscassem mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para fazerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente ,é ai que entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc. 
Definição de outsourcing 
Definir o que é outsourcing e citar, no mínimo, três exemplos de marcas globais que se encaixam neste fenômeno corporativo do mundo globalizado.
O outsourcing é um processo no qual uma organização contratada outra para desenvolver uma certa área da empresa.
O outsourcing está relacionado com a subcontratação de serviços e na quase sempre, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora.
Temos grandes empresas globais que se encaixam no ramo da 
Outsourcing global, como por exemplo:
Grupo Fiat, Nissan e HP
Estudo de caso
Escolher uma empresa, diferente das citadas no passo anterior, e produzir uma descrição detalhada de como ela se adaptou e se inseriu na realidade da globalização. Procure explorar aspectos econômico-financeiros e também as relações de trabalho resultantes deste processo. 
McDonald’s é a maior cadeia de fast food do mundo, com 32 mil pontos de venda em 117 países. Ela emprega a 1,7 milhões de pessoas, e só nos primeiros três meses de 2011, fez lucros por 1.200 milhões de USD dum rendimento de 6.100 milhões de USD.
A rede de fast-food McDonald’s existe desde os anos 1950, mas somente a partir dos anos 1980 se tornou um dos símbolos do capitalismo globalizado.
A adaptação do cardápio norte-americano aos gostos locais é um exemplo da 
complexa relação que a globalização estabelece no cotidiano das pessoas em várias partes do mundo, tornando questionável a ideia de que esse fenômeno representaria somente a homogeneização ou americanização dos costumes..
Juntamente com o seu famoso sanduíche Big Mac, vendido mundialmente, a empresa também é conhecida por produzir sanduíches e pratos adaptados ao gosto regional de cada país: na Índia, onde a vaca é um animal sagrado, existe o McCurry Pan, nas versões vegetariana e com frango; na Indonésia e em Taiwan, é vendido o McRice Burger, um sanduíche que substitui o pão por 
massa à base de arroz; em Israel, existe o McShwarma, um sanduíche kosher (que segue os padrões religiosos judaicos de preparação de alimentos)
Enquanto em certos países, como por exemplo a Alemanha, a Áustria ou o Brasil, os restaurantes Mcdonald’s já estão implantados, respectivamente desde 1971, 1978 e 1979, fazendo parte integrante da sua paisagem há várias décadas, emPortugal, a McDonald’s é um fenómeno relativamente recente, 
que é introduzido numa altura em que o tipo de alimentação fast food
começa a ser questionada em vários países, de tal modo que assistimos ao crescimento do número de grupos ligados à alimentação biológica, ao vegetarianismo e ao veganismo. 
A McDonald ́s chegou a Portugal a 23 de Maio de 1991, tendo inaugurado o primeiro restaurante no Cascais Shopping, ao qual se seguiu dois meses depois, o do Saldanha, em Lisboa, e um terceiro e quarto em 1992, na zona da Maia e em Setúbal, respectivamente. 
 
Considerações Finais
Fazer suas considerações a respeito dos aspectos positivos e negativos da relação entre globalização, empresa analisada e pessoas que são ou foram beneficiadas ou prejudicadas pela empresa analisada direta ou indiretamente. 
A alimentação moderna tem avançado em diversos lugares do mundo, ainda, esteja assentada nos discursos sobre a saúde, a estética corporal, a dietética, a agricultura biológica . Diante deste novo quadro, as cozinhas, que vivem em permanentes transformações, estão postas a situações de confronto com a implementação de novas técnicas, novas formas de consumo, novos produtos, a fusão dos mesmos, ensejando um saber permeado de inovação e criatividade, a globalização tem levado sabores ao redor do mundo e claro que as empresas par se darem bem tem que se adaptar aos gostos locais
Referências Bibliográficas
Citar as fontes sugeridas na atividade e outras que você tenha usado. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o Acesso em 29 abril 2015
http://www.infoescola.com/administracao_/terceirizacao-outsourcing/ Acesso em 29 abril de 2015
MCDONALD’S, Mundo McDonald’s, Sistemas McDonald’s Portugal, LDA,s./d. Acesso em 30 abril de 2015
(http://www.mcdonalds.com /countries/portugal/portugal.html). Acesso em 29 abril de 2015
Anhanguera Educacional Jacarei
Ano 2015
Anhanguera Educacional
Ano
�PAGE �5�
�

Outros materiais