Buscar

aula_6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA+
DIREITO INTERNACIONAL
Prof.ª Dra. Ana Luiza Gama
Aula 6: Condição jurídica do Estrangeiro e Tratados Internacionais (I)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Caso 1 – Aula 4.
Inimiga natural do bom senso, a intolerância costuma fazer entre inocentes a maior parte de suas vítimas. O atentado terrorista contra a missão diplomática da Organização das Nações Unidas no Iraque, na terça-feira passada (19 de Agosto de 2003), não foge desse padrão: atingiu um organismo internacional que trabalhava pela paz, pela ordem e para mitigar os males das pessoas. A explosão matou 23 pessoas, de diversas nacionalidades, todas elas empenhadas em pavimentar o caminho para a consolidação de um governo capaz de colocar o país de pé.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Uma das vítimas era a força motora desse esforço – o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, de 55 anos, chefe da representação da ONU no Iraque, que desde junho vinha desempenhando, com a peculiar competência, justamente o papel que se espera das Nações Unidas, qual seja, o de promover um mínimo de entendimento entre partes aparentemente incompatíveis. Eram 4 e meia da tarde quando uma betoneira amarela parou debaixo da janela de seu escritório em Bagdá. Detonada por um fanático suicida, a carga de 700 quilos de explosivos derrubou parte do prédio. Sob os escombros, imobilizado por uma viga que lhe esmagou as pernas, Vieira de Mello chegou a fazer ligações de seu telefone celular, mas não resistiu e sangrou até a morte antes que o resgate chegasse, já no começo da noite. 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
No que se refere ao tema da Responsabilidade Civil no direito internacional, responda:
A Organização das Nações Unidas teria o dever de reparar os danos causados, já que o diplomata estava a serviços da ONU? Explique.
b) O Brasil teria o dever de reparar os danos causados, já que o diplomata representava o País no exterior? Explique
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Sugestão de resposta:
Abordar a questão da responsabilidade da ONU como sujeito de direito internacional, dotada de personalidade distinta de seus membros e com capacidade de agir no limite das competências que lhe são atribuídas pelos Estados. Analisar se é caso de responsabilidade objetiva ou subjetiva.
Analisar a responsabilidade do Brasil, a partir de seus elementos (Ação/omissão, dano e nexo de causalidade).
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
“Que, no caso de um agente das Nações Unidas no exercício das suas funções, sofrer um dano em circunstâncias envolvendo a responsabilidade de um Estado-Membro, as Nações Unidas, como uma organização internacional, tem capacidade para fazer uma reivindicação internacional contra o governo de Jure e de facto responsável, com vistas a obtenção da reparação devida em virtude do dano ao Nações Unidas.”(Parecer sobre a reparação por danos sofridos a serviço da ONU, CIJ, 11-04-1949)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Aula 4 – Objetiva 1
	
No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta.
a) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.
b) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República.
c) Em nenhuma hipótese, brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.
d) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Aula 4 – Caso 2
No âmbito do direito internacional, a soberania, importante característica do palco internacional, significa a possibilidade de:
 
a) Igualdade entre países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
b) Um estado impor-se sobre o outro.
c) A ONU dominar a legislação dos Estados participantes.
d) Celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
				
Condição jurídica do Estrangeiro
(Entrada x Saída compulsória)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
				
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
				
A problemática:
O século XXI é marcado pelo aumento dramático dos fluxos migratórios no mundo como consequência do agravamento das desigualdades, da intensificação dos conflitos armados no oriente, com as catástrofes ambientais... 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
No mundo, é a Organização Mundial de Imigração (http://www.iom.int/cms/en/sites/iom/home.html e http://www.brasil.iom.int/) que se ocupa da questão. Esta organização internacional tem como missão:
Auxiliar no atendimento aos crescentes desafios operacionais da gestão da migração. Avançar na compreensão de questões de migração.
Estimular o desenvolvimento social e econômico por meio da migração. 
Defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
A questão dos Haitianos
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
A questão dos Haitianos
Quadro 01 – Número de vistos concedidos aos haitianos – 2011/2012 
Ano Homens Mulheres Total
		 2011 597 123 720
		 2012 4.017 843 4.860
Fonte: MTe/CNIg
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	Quadro 11 – Motivos declarados para a migração/2013 (Fonte: Dados da pesquisa 
	Motivos Nº absoluto %
	Trabalho 209 61,5
	Melhor qualidade de vida 50 14,7
	Estudar 19 5,6
	Ajudar a família 22 6,5
	Crise no Haiti 7 2,1
	Outros 13 3,8
	Não responderam 20 5,9
	Total 340 100
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Entrada do estrangeiro
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Direito de ir e vir
(Art. 13 da D.U.D.H.)
X
Soberania dos Estados
Artigo 1º da Convenção de Havana sobre condição do estrangeiro:
“Os Estados têm o direito de estabelecer, por meio de leis, as condições de entrada e residência dos estrangeiros nos seus territórios.”
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
No Brasil é competência da União legislar sobre a condição do estrangeiro (Art. 22 da CRFB).
		
	Ainda está em vigor o Estatuto de Estrangeiro de 1980 (Lei 6815/80 modificada pela Lei 6964/80 e regulamentada pelo Decreto 86.715/81), mas um novo anteprojeto de Estatuto foi encaminhado ao Ministério da Justiça por uma comissão de especialistas. 
(http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/08/nova-lei-de-migracoes-devera-substituir-estatuto-do-estrangeiro)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
O anteprojeto encaminhado tem por princípio o respeito aos direitos humanos tal como assentado pela nossa Constituição e por esta razão rompe com o modelo anterior, de perfil notadamente autoritário.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
“...como consequência do imperativo anterior, a presente proposta promove uma mudança de paradigma da legislação
migratória brasileira. Até então considerada uma área subordinada aos temas de segurança nacional ou de controle documental do acesso a mercados de trabalho, com o advento deste Anteprojeto o Brasil passa a abordar as migrações internacionais sob a perspectiva dos Direitos Humanos.”
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
“.. Portanto, ao estabelecer uma tipologia jurídica do “migrante”, o Anteprojeto abandona o conceito de “estrangeiro”, não apenas de conotação pejorativa em nossa cultura, mas também juridicamente consagrada na lei vigente como um sujeito de segunda classe, vulnerável à discricionariedade,
senão à arbitrariedade do Estado, e privado, sem justificação plausível num regime democrático, de parcela significativa dos direitos atribuídos aos nacionais. O anteprojeto converte a dicotomia brasileiro/estrangeiro em uma nova paleta conceitual. A expressão migrante compreende imigrantes (os nacionais de outros Estados ou apátridas que chegam ao território brasileiro) e emigrantes (os brasileiros que deixam o território do Brasil).”
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Política migratória brasileira
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
No Brasil, é o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) que delineia a política migratória brasileira.  O CNIg é um órgão colegiado, criado pela Lei n° 6.815, de 19 de agosto de 1980, vinculado ao Ministério do Trabalho, com organização e funcionamento definidos pelos Decretos n° 840, de 22 de junho de 1993, e nº 3.574, de 23 de agosto de 2000.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
O CNIg e tem por finalidade:
I) Formular a política de imigração;
II) Coordenar e orientar as atividades de imigração;
...
V) Promover ou fornecer estudos de problemas relativos à imigração;
VI Estabelecer normas de seleção de imigrantes, visando proporcionar mão-de-obra especializada aos vários setores da economia nacional e captar recursos para setores específicos;
VII) Dirimir as dúvidas e solucionar os casos omissos, no que diz respeito a imigrantes;...
 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
O visto consular:
mera expectativa de direito
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Art. 26. O visto concedido pela autoridade consular configura mera expectativa de direito, podendo a entrada, a estada ou o registro do estrangeiro ser obstada ocorrendo qualquer dos casos do artigo 7º, ou a inconveniência de sua presença no território nacional, a critério do Ministério da Justiça.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
A não concessão de visto pela autoridade consular não implica em violação ao direito subjetivo do estrangeiro, já que este não tem direito à entrada, mas mera expectativa de direito.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Impedimento / denegação de entrada
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
“Diante do Princípio da Soberania, o qual deve ser observado por todos os Estados civilizados deste planeta, incluindo-se aí a República Federativa do Brasil, a emissão e revogação de vistos, o controle de entrada de estrangeiros nos Estados Unidos da América, sua permanência e saída compulsória são matérias de índole discricionária daquele país, sobre a qual apenas os EUA podem se manifestar, o que, aliás, o Consulado desse país assim o fez, informando que o visto do Recorrente foi revogado eis que informações pessoais do mesmo o tornaram inelegível sob os ditames da Lei de Imigração e Nacionalidade daquele país. 5. Dano moral não configurado.”(RF-2 - AC APELAÇÃO CIVEL AC 200250010023001 (TRF-2) )
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Modalidade e tipo de visto consular
Cada tipo de visto corresponde a uma finalidade da viagem e a um prazo de estada no país. Ambos devem ser respeitados pelo estrangeiro, sob pena de DEPORTAÇÃO.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Medidas de saída compulsória de estrangeiro
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
BRASIL Ente político
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DEPORTAÇÃO
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	Art. 57. Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento*, será promovida sua deportação. 
Instrução de Serviço n° 3, de 17-8-1990 
Fundamentos
Artigos 57 a 64 da Lei 6815/80.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Aplicação
	
Irregularidade na condição de entrada, estada ou permanência do estrangeiro
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Notificação
		
3 ou 8 dias para deixar o país 
(Art. 58, I e II da lei 6815/80, art. 98, I e II do decreto 86.715/81 e Instrução de Serviço nº 3/90)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Art. 57. Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento, será promovida sua deportação. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)
 § 1º Será igualmente deportado o estrangeiro que infringir o disposto nos artigos 21, § 2º, 24, 37, § 2º, 98 a 101, §§ 1º ou 2º do artigo 104 ou artigo 105.
 § 2º Desde que conveniente aos interesses nacionais, a deportação far-se-á independentemente da fixação do prazo de que trata o caput deste artigo.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Procedimento
Autoridade de polícia marítima, aérea e de fronteiras por portaria (I.S. nº 3/90)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Destino do deportado
País de nacionalidade ou de procedência
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Periculosidade
	Art. 62 da Lei 6815/80
			
				EXPULSÃO
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Art. 62. Não sendo exequível a deportação ou quando existirem indícios sérios de periculosidade ou indesejabilidade do estrangeiro, proceder-se-á à sua expulsão
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
EXPULSÃO
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Fundamento
	
	Prática de ilícito penal
	Crime, atentado a segurança nacional, à ordem pública, economia popular ou por ato nocivo ao interesse nacional
	
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
Medida administrativa e de natureza política
- Ato discricionário do Presidente da República.
		Não há obrigatoriedade de comunicar ao estado de origem do estrangeiro.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
Exceções à concessão da medida
 
Art. 75 da Lei 6815/80
Inciso I: Extradição inadmitida
Inciso II: Proteção à família brasileira 			 	 		dependência econômica
		ônus da prova do Estado	
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
Proteção da família brasileira
Art. 75, II da lei 6815/80
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
“Tratou-se de expulsão de estrangeiro, portador de visto de turista, condenado pelo crime de associação para tráfico de entorpecentes, já tendo cumprido integralmente sua pena... Nesse contexto, o Min. Paulo Medina, em voto-vista, sustentou que houve defesa deficiente, visto que o defensor dativo, em uma lauda, pugnou pela decretação imediata da expulsão e não se possibilitou contraditório quanto à afirmação da Administração de que não há dependência econômica do filho em relação ao expulsando; o que não vem ao caso, visto que cabe a ela provar que não há tal dependência, aceita por presunção legal....
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
“...Em assentada anterior, o Min. Luiz Fux, antecipando seu voto, concedeu a ordem, ao fundamento de que o Direito atualmente prestigia a busca da identidade da família, mesmo que monoparental, e o Min. Humberto Gomes de Barros sustentou que o interesse maior, sob o aspecto social, é manter o pai ao alcance da cobrança da obrigação de alimentar. Com esses entendimentos, a Seção, por maioria, concedeu a ordem para anular o procedimento administrativo e impedir a expulsão. Precedentes citados: HC 16.819-PA, DJ 15/4/2002, HC 144-DF, DJ 10/3/1990, e MS 3.399-DF, 5/6/1995. HC 22.446-RJ, Rel. originária Min. Eliana Calmon, Rel. para acórdão Min. Humberto Gomes de Barros, julgado em 11/9/2002.” 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Procedimento
Inquérito expulsório
 Artigos 100 e seguintes do Dec. 86.715/81
 Competência: Ministério da Justiça
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	Art. 101 do Decreto 86.715/81
 	“Os órgãos do Ministério Público remeterão ao Ministério da Justiça, de ofício, até trinta dias após o trânsito em julgado, cópia da sentença condenatória de estrangeiro, autor de crime doloso ou de qualquer crime contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a economia popular, a moralidade ou
a saúde pública, assim como da folha de antecedentes penais constantes dos autos. 
	Parágrafo único - O Ministro da Justiça, recebidos os documentos mencionados neste artigo, determinará a instauração de inquérito para expulsão do estrangeiro. “
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Quem pode determinar?
Presidente da república: por Decreto (decreto expulsório)
	 Art. 66 da lei 6815/80.
Ministro da justiça: por Portaria
 Delegação: decreto nº 3.447 de 05 de maio de 2000
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Revogação
Art. 66, § Único da lei 6815/80
Art. 66. Caberá exclusivamente* ao Presidente da República resolver sobre a conveniência e a oportunidade da expulsão ou de sua revogação. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)
Parágrafo único. A medida expulsória ou a sua revogação far-se-á por decreto.
* Decreto nº 3447/2000
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
	Art. 67. Desde que conveniente ao interesse nacional, a expulsão do estrangeiro poderá efetivar-se, ainda que haja processo ou tenha ocorrido condenação. 
SOBERANIA
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
	Procedimento sumário
				Art. 71 da lei 6815/80
	
	“Nos casos de infração contra a segurança nacional, a ordem política ou social e a economia popular, assim como nos casos de comércio, posse ou facilitação de uso indevido de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, ou de desrespeito à proibição especialmente prevista em lei para estrangeiro, o inquérito será sumário e não excederá o prazo de quinze dias, dentro do qual fica assegurado ao expulsando o direito de defesa.” 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
	
A expulsão impede o retorno
Crime de reingresso
(art. 338 do CP)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
EXTRADIÇÃO
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Conceito
 	“É a entrega, por um Estado a outro, e a pedido deste, de pessoa que em seu território deva responder a processo penal ou cumprir pena. Cuida-se de uma relação executiva, com envolvimento judiciário de ambos os lados: o governo requerente da extradição só toma essa iniciativa em razão da existência do processo penal – findo ou em curso – ante sua Justiça; e o governo do Estado requerido (...) não goza, em geral, de uma prerrogativa de decidir sobre o atendimento do pedido senão depois de um pronunciamento da Justiça local.”(F. Rezek)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	A extradição vem ganhando importância com a crescente interdependência dos Estados e com a necessidade imperiosa de cooperação no combate a criminalidade.
	
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Objetivo
Aplicação territorial da lei penal
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Finalidade
 Combate à impunidade, realização da justiça universal
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Extradição Ativa
1) Ativa
Brasil requer
 ao País X
a
Extradição 
de Zé 
 
Brasil
Zé
País X
Zé
Prática de crime
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Extradição Ativa
	“Quando se tratar de indivíduo reclamado pela justiça brasileira e refugiado em país estrangeiro, o pedido de extradição deverá ser transmitido ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores, que examinará e, se o julgar procedente, o encaminhará ao Ministério das Relações Exteriores, para os fins convenientes, fazendo-o acompanhar de cópia dos textos da lei brasileira referentes ao crime praticado, à pena aplicável e á sua prescrição, e de dados ou informações que esclareçam devidamente o pedido. Em casos de urgência, o Ministério da Justiça e Negócios Interiores solicitará as necessárias providências ao das Relações Exteriores, para que este peça a prisão preventiva do extraditando." (ART. 20 DO DEC.395/38)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Extradição Passiva
2) Passiva
País X requer
 ao Brasil
a
Extradição 
De Mané
 
Brasil
Mané
País X
Mané
Prática de crime
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Fundamentos da extradição passiva
Artigos 76 e seguintes da Lei 6815/80
Art. 110 e seguintes do Dec. 86715/81
Art. 5º, LI e LII da CRFB
Art. 207 e seguintes do RISTF
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Competência
Supremo Tribunal Federal
	Art. 102, I, “i” da CRFB
		
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Fundamentos do pedido
§ 1º DO ART. 82 DA LEI 6815 DE 1980
	
	“Art. 82. 
  § 1º O pedido, que noticiará o crime cometido, deverá fundamentar-se em sentença condenatória, auto de prisão em flagrante, mandado de prisão, ou, ainda, em fuga do indiciado.
    (...)   
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Princípio da reciprocidade
A extradição é instituto de cooperação internacional
	
Fundamento em tratado de extradição 
ou em
Acordo de reciprocidade 
				
			Art. 76 da Lei 6815/80
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Extraditando preso e colocado à disposição do STF
		
			 Art. 208 do RISTF
	“Art. 208. Não terá andamento o pedido de extradição sem que o extraditando seja preso e colocado à disposição do Tribunal.”
		CF/88: art. 5°, LXI (autoridade competente).
		Lei n. 6.815/80: art. 84 (prisão do extraditando).
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Condições para a concessão da medida de extradição
		
			 Art. 77 da Lei 6815/80
	“Art. 77. Não se concederá a extradição quando:
	(...)”
	
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
			PRINCÍPIO DA NACIONALIDADE
“Art. 77. Não se concederá a extradição quando:
	I - se tratar de brasileiro, salvo se a aquisição dessa Nacionalidade verificar-se após o fato que motivar o pedido;
Art. 5º da CRFB. Todos são iguais...
	LI – Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
			
Natos!!
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
			PRINCÍPIO DA NACIONALIDADE
	Brasileiros natos jamais podem ser extraditados ou expulsos ou deportados!
	Brasileiros naturalizados, apenas quando:
	a) pratica crime antes da naturalização ou
	b) por envolvimento em tráficos de drogas
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
“Art. 77. Não se concederá a extradição quando:
II - o fato que motivar o pedido não for considerado crime no Brasil ou no Estado requerente;
(...)
			
			Princípio da Identidade
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
O Princípio da identidade refere-se:
- Ao(s) crime(s) que fundamenta(m) o pedido e impede a extradição
- Às penas: não impede a extradição, desde que
		Art. 91, III da lei 6815/80
		O Estado requerente firme o compromisso (acordo internacional) em comutar a pena corporal ou perpétua em privativa de liberdade.		
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	Os pedidos formulados são apreciados e deferidos individualmente.
Princípio da especialidade
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	
Exemplo
Caso Cesare Battisti
Pedido de extradição fundado em:
- Homicídio 1 (Verifica-se todos os requisitos do art. 77)
- Homicídio 2 (Idem)
- Homicídio 3 (Idem)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Quais são os requisitos para a concessão da extradição, segundo 
o Estatuto do Estrangeiro?
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
“Art. 77. Não se concederá a extradição quando:
(...)
III - o Brasil for competente, segundo suas leis, para julgar o crime imputado ao extraditando;
IV - a lei brasileira impuser ao crime a pena de prisão igual ou inferior a 1 (um) ano;
V - o extraditando estiver a responder a processo ou já houver sido condenado ou absolvido no Brasil pelo mesmo fato em que se fundar o pedido;
VI - estiver extinta a punibilidade pela prescrição segundo a lei brasileira ou a do Estado requerente;
(...)
DIREITO
INTERNACIONAL
Aula: 6
“Art. 77. Não se concederá a extradição quando:
(...)
	 VII - o fato constituir crime político; e
	 VIII - o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante Tribunal ou Juízo de exceção.
      § 1° A exceção do item VII não impedirá a extradição quando o fato constituir, principalmente, infração da lei penal comum, ou quando o crime comum, conexo ao delito político, constituir o fato principal.
		 É vedada a extradição por crime político
			(Art. 5º, LII da CRFB)
		 
		
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
		 
	
	Crime político é aquele praticado com a intenção de destruir ou modificar instituições políticas (Estado/governo), seja diretamente ou em relação à pessoa que a representa. 
	Os meios são proporcionais aos fins.
		 A Constituição brasileira trata de forma mais benéfica o criminoso político (impede a sua extradição).
	
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
		 
	Crime político e terrorismo
	No terrorismo o objetivo é a violência contra inocentes. Os meios (o terror) são o próprio fim do ato terrorista.
	Nossa Constituição trata com extremo rigor o terrorismo (art. 4º, VIII da CRFB)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
"O repúdio ao terrorismo: um compromisso ético-jurídico assumido pelo Brasil, quer em face de sua própria Constituição, quer perante a comunidade internacional. Os atos delituosos de natureza terrorista, considerados os parâmetros consagrados pela vigente CF, não se subsumem à noção de criminalidade política, pois a Lei Fundamental proclamou o repúdio ao terrorismo como um dos princípios essenciais que devem reger o Estado brasileiro em suas relações internacionais (CF, art. 4º, VIII), além de haver qualificado o terrorismo, para efeito de repressão interna, como crime equiparável aos delitos hediondos, o que o expõe, sob tal perspectiva, a tratamento jurídico impregnado de máximo rigor, tornando-o inafiançável e insuscetível da clemência soberana do Estado e reduzindo-o, ainda, à dimensão ordinária dos crimes meramente comuns (CF, art. 5º, XLIII)...
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
...A CF, presentes tais vetores interpretativos (CF, art. 4º, VIII, e art. 5º, XLIII), não autoriza que se outorgue, às práticas delituosas de caráter terrorista, o mesmo tratamento benigno dispensado ao autor de crimes políticos ou de opinião, impedindo, desse modo, que se venha a estabelecer, em torno do terrorista, um inadmissível círculo de proteção que o faça imune ao poder extradicional do Estado brasileiro, notadamente se se tiver em consideração a relevantíssima circunstância de que a Assembléia Nacional Constituinte formulou um claro e inequívoco juízo de desvalor em relação a quaisquer atos delituosos revestidos de índole terrorista, a estes não reconhecendo a dignidade de que muitas vezes se acha impregnada a prática da criminalidade política." (Ext 855, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 26-8-2004, Plenário, DJ de 1º-7-2005.)
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
		 
Não é vedada a extradição:
Fato principal constituir infração da lei penal comum
Crime conexo ao crime político.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Art. 80 e seguintes da Lei 6815/80
Procedimento
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Prisão preventiva
(Art. 82 da lei 6815 de 1980)
	
	“Art. 82. Em caso de urgência, poderá ser ordenada a prisão preventiva do extraditando desde que pedida, em termos hábeis, qualquer que seja o meio de comunicação, por autoridade competente, agente diplomático ou consular do Estado requerente. 
        
 § 1º O pedido, que noticiará o crime cometido, deverá fundamentar-se em sentença condenatória, auto de prisão em flagrante, mandado de prisão, ou, ainda, em fuga do indiciado.
    (...)   
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
   Art. 80. A extradição será requerida por via diplomática ou, na falta de agente diplomático do Estado que a requerer, diretamente de Governo a Governo, devendo o pedido ser instruído com a cópia autêntica ou a certidão da sentença condenatória, da de pronúncia ou da que decretar a prisão preventiva, proferida por Juiz ou autoridade competente. Esse documento ou qualquer outro que se juntar ao pedido conterá indicações precisas sobre o local, data, natureza e circunstâncias do fato criminoso, identidade do extraditando, e, ainda, cópia dos textos legais sobre o crime, a pena e sua prescrição. 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Art. 102 do estatuto de Roma do tribunal penal internacional. 
	
	Termos utilizados para os fins do presente Estatuto:
	Por "entrega" se entenderá a entrega de um indivíduo por um Estado ao Tribunal, em conformidade com o disposto no presente Estatuto;
	Por "extradição" se entenderá a entrega de um indivíduo por um Estado a outro, em conformidade com o disposto em um tratado, convenção ou no direito interno.
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Impossibilidade de novo pedido
			Art. 88 da lei 6815/80
	
“Art. 88. Negada a extradição, não se admitirá novo pedido baseado no mesmo fato.” 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Aula 4 – Caso 2
	Paolo, italiano, líder de uma organização extremista que fazia oposição ao governo da Itália na década de 70, foi condenado por quatro homicídios ocorridos entre 1978 e 1979 e condenado à prisão perpétua. O julgamento terminou em 1993, mas o ex-ativista nunca cumpriu a pena que lhe foi imposta, fugindo para a França, onde viveu até 2004, quando o então presidente francês, Jacques Chirac, se posicionou favorável à extradição. Paolo, fugindo novamente e desta vez para o Brasil, foi preso a pedido do governo Italiano que solicita ao governo brasileiro a “entrega” de Paolo para que possa ele cumprir a pena que lhe foi imposta. 
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
	Neste ínterim, Paolo solicita a concessão do status de refugiado, o que foi negado pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), sob o argumento que não é possível comprovar a alegada perseguição política, mas concedido unilateralmente pelo Ministro da Justiça. 
Neste contexto, responda: 
Qual seria a medida de saída compulsória cabível à hipótese? Justifique.
A medida poderia ser concedida? Justifique com base nos requisitos para sua concessão.
Se concedida a extradição, pode o Presidente da República se negar a efetivar a entrega de Paolo?
DIREITO INTERNACIONAL
Aula: 6
Aula 4 – Caso 2
No âmbito do direito internacional, a soberania, importante característica do palco internacional, significa a possibilidade de:
 
a) Igualdade entre países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
b) Um estado impor-se sobre o outro.
c) A ONU dominar a legislação dos Estados participantes.
d) Celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes