A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
85 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

Pré-visualização | Página 1 de 22

1-Com as teorias curriculares pós-críticas vem o multiculturalismo, que teve origem nos países do Hemisfério Norte. O multiculturalismo perpassa as questões culturais e de relações de poder. Referente à ideologia do multiculturalismo, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Defende a ideia de diversidade cultural, rejeitando a hierarquia das culturas.
( ) Defende que a cultura deve ser trabalhada exclusivamente na disciplina de Arte.
( ) Defende a inclusão da disciplina de teatro no currículo das escolas.
( ) Defende que a cultura deve ser desconsiderada no currículo escolar.
2-Quando um currículo já vem fechado, ou seja, definido pelas secretarias da educação ou pela direção das escolas, na maioria das vezes, tende a apresentar uma prática curricular empobrecida, pois não leva em conta as experiências e vivências trazidas pelos alunos, professores ou comunidade em geral. Acerca das desvantagens deste tipo de currículo, analise as seguintes sentenças:
I- Um currículo que já vem pronto não provoca a reflexão e a autonomia do professor na construção de sua prática docente. CORRETA
II- Um currículo moldado pelos professores possibilita ações que levam o aluno a querer saber mais, pesquisar mais e aprender mais. CORRETA
III- O currículo deve vir pronto à escola, sem necessidade de contextualização, pesquisa ou complementação. ERRADA
IV- O currículo não precisa apresentar as intenções educativas da escola, uma vez que não se possibilitarão consultas e interações. ERRADA
3-O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho. CORRETA
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino. CORRETA
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo. ERRADA
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB. CORRETA
4-Quando pensamos no currículo, devemos levantar alguns questionamentos para reflexão e discussão pela equipe de profissionais da escola, sugeridos por César Coll (apud ANDRADE, 2003), dentre eles: o que ensinar, quando ensinar, como ensinar, o que, como e quando avaliar. Com relação a estes questionamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Os conteúdos programáticos de cada série estão relacionados ao questionamento sobre “O que ensinar”.
( F ) O professor pode decidir sozinho, sem preocupação com a estrutura dos conteúdos, sobre o questionamento do “Quando ensinar”.
( V ) O método a ser utilizado e a mediação pedagógica do professor encaixam-se no questionamento do “como ensinar”.
( V ) As discussões acerca da avaliação entre os profissionais da escola referem-se ao questionamento “O que, como e quando avaliar”.
FONTE: ANDRADE, Rosamaria Calaes de. Introdução: A ressignificação do currículo escolar. In: ACÚRCIO, M. R. B; ANDRADE, R. C. de (Org.). O currículo ressignificado. Porto Alegre: Artmed/Rede Pitágoras, 2003.
5-Um currículo é composto por planos de curso, conteúdos programáticos, atividades e objetivos, fundamentados em importantes documentos. Ao se referirem especialmente aos documentos, no caso dos materiais curriculares de base comum, autores ou até mesmo professores utilizam siglas comumente utilizadas e reconhecidas nos meios educacionais. Acerca do significado destas siglas, analise as seguintes opções:
I- MEC- Ministério do Ensino Curricular. ERRADA
II- PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais. CORRETA
III- RCNEI- Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. CORRETA
IV- PCNEM- Parâmetros Curriculares Nacionais para o ENEM. ERRADA
6-O currículo é composto por níveis de decisão elaborados em diversos contextos, na perspectiva macro e microcurricular. De acordo com Sacristán (2000), o currículo consiste no modelo de inter-relações recíprocas e circulares entre si, denominadas: currículo prescrito, currículo apresentado aos professores, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado e currículo avaliado. Sobre o currículo prescrito, analise as sentenças a seguir: 
I- Instrumento da política curricular como condicionamento de uma realidade que deve ser incorporada no currículo, prescrevendo orientações curriculares. CORRETA
II- Currículo traduzido pelos professores, que são os agentes ativos e decisivos na concretização dos conteúdos e significados do currículo. ERRADA
III- Cumprem as orientações e as regulamentações econômicas, políticas e administrativas para o sistema educacional e para os profissionais da educação. CORRETA
IV- Possui algumas funções no desenvolvimento curricular, tais como o currículo prescrito como cultura comum, organização do saber dentro da escolaridade, controle sobre a prática de ensino e na qualidade. CORRETA
FONTE: SACRISTÁN, Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
7-Segundo Sacristán (2000), o processo de desenvolvimento do currículo passa por várias fases: currículo prescrito, currículo apresentado ao professor, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado, currículo avaliado. Referente ao currículo realizado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
( ) Trata-se do ensino profissionalizante aplicado somente em escolas técnicas e universidades.
( ) Trata da pressão exercida sobre os professores referente às validações e às ideologias.
( ) Trata-se de um programa comum a todas as instituições de ensino que realizam as mesmas atividades.
( X ) Trata-se das experiências vivenciadas na prática educativa que não estão explícitas no currículo oficial.
8-O movimento denominado reconceptualista ocupava-se em demonstrar as injustiças e as ineficiências educacionais, uma vez que, nessa perspectiva, a escola tinha a função de mudar a sociedade. O movimento estava ligado à sociologia, e em uma de suas bases destacavam-se a hermenêutica, a fenomenologia, o marxismo e a Escola de Frankfurt. Referente à hermenêutica, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Envolve todos os atores educacionais na sua construção.
( ) Afirma que há somente uma maneira correta de interpretar um fato.
( ) Enfatiza que o currículo, uma vez construído, não pode ser modificado.
( X ) Destaca que pode haver múltiplas interpretações para um mesmo fato.
9-A elaboração do currículo contempla uma seleção restrita da cultura, valores que norteiam os objetivos e sobre o que se deve ser ensinado na escola. Dessa forma, o currículo expressa conteúdos que serão ensinados aos alunos, durante o período escolar. Sobre a organização dos conteúdos programáticos, que pode ser na forma implícita ou explícita, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O currículo oculto compõe valores, significados e atitudes impressos de forma implícita.
( ) O currículo expõe de forma implícita concepções que pertencem às secretarias de educação.
( ) O currículo oculto compõe a forma explícita caracterizada pela ação do professor.
( ) A forma implícita representa insinuações de valores no currículo de acordo com a legislação educacional.
10-O currículo apresenta legitimidade própria, cuja transformação implica a formação da consciência, tanto de alunos quanto de professores. Diante disso, qual deve ser a atuação do professor?
( ) Trabalhar somente temas que condizem àquela realidade, ignorando totalmente outros conteúdos.
( ) Conscientizar os alunos de que assuntos pertinentes à sociedade devem ser evitados, na escola.
( ) Investir no treinamento dos alunos mediante as necessidades industriais daquela região.
( X ) Proporcionar discussão sobre diferentes conhecimentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.