Buscar

RESP. SOC. SÒ LETRA [ O ] (1)

Prévia do material em texto

SÓ QUESTÕES COM A LETRA “O”
01- O Art. 4º da Lei 601/1850, apresenta considerações acerca do direito a posse de terras, na qual estabelece que serão revalidadas as sesmarias, ou outras concessões do Governo Geral ou Provincial, não bastando simplesmente que as terras apresentem-se roçadas, derrubadas ou queimas de matos ou campos mas aquelas que se acharem providas das seguintes condições:
Escolha uma:
a. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras precisem se achar cultivadas, com morada habitual do respectivo sesmeiro ou concessionário, ou de quem os represente.  
b. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras devolutas devam ser repartidas pelos meeiros.
c. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras devam ser utilizadas para o cultivo da cana-de-açúcar.
d. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece subsídios para investimentos na área ambiental.
e. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras do litoral sejam distribuídas para as empresas que exploram a extração de pau-brasil;
02- O Balanço Social deve ser criado para sempre gerar benefícios aos seus empregados e nunca malefícios. Pra tal devem ser produzidos utilizando-se de alguns princípios ou limites:
Escolha uma:
a. Privacidade - Sigilo - Integralidade - Individualidade - Utilidade - Uniformidade
b. Privacidade - Sigilo -  Subjetividade - Uniformidade - Utilidade - Economicidade 
c. Privacidade - Sigilo -  Individualidade - Economicidade - Utilidade - Integralidade
d. Privacidade - Subjetividade - Individualidade - Economicidade - Utilidade - Sigilo
e. Sigilo - Subjetividade - Uniformidade - Individualidade - Economicidade – Utilidade
03- O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. O Balanço Social tem em média três vertentes que são:
Escolha uma:
a. os recursos sociais, recursos ambientais e recursos físicos.
b. econômica, ambiental e tecnológico.
c. os recursos humanos, ambiental e valor adicionado. 
d. recursos físicos, recursos financeiros e recursos humanos.
e. ecossistema, economia e desenvolvimento social.
04- O Balanço Social (BS), no sentido mais amplo, deve refletir toda a responsabilidade da empresa para com a sociedade. Considerando esta assertiva, enumere quais informações devem estar contidas nesse documento de forma a nutrir os interessados quanto às ações desenvolvidas pela empresa visando o aprimoramento das suas relações com a sociedade:
Assinale a alternativa que melhor reflete as ações desenvolvidas:
Escolha uma:
a. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza; formas de distribuição da riqueza; modelagem organizacional e relatório de ações sócio educativas;
b. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza; gestão de recursos humanos; relatório de ações sócio ambientais e interação com agentes externos.
c. Informações sobre o valor adicionado à economia e à sociedade; a gestão de recursos humanos; interação com o meio ambiente e com a sociedade; 
d. Informações sobre o valor adicionado à economia e à sociedade; formas de distribuição da riqueza; estratégias de gestão de pessoas e interação com agentes externos;
e. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza da empresa e a sua distribuição entre os funcionários; estratégias de seleção e treinamento e relatório de impactos ambientais;
05- O conceito de desenvolvimento sustentável deve ser assimilado pelas lideranças de uma empresa como uma nova forma de produzir sem degradar o meio ambiente, estendendo essa cultura a todos os níveis da organização, para que seja formalizado um processo de identificação do impacto da produção da empresa no meio ambiente e resulte na execução de um projeto que alie produção e preservação ambiental, com uso de tecnologia adaptada a esse preceito.
Algumas outras medidas para a implantação de um programa minimamente adequado de desenvolvimento sustentável são:
I - uso de novos materiais na construção e reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais
II - aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a geotérmica e reciclagem de materiais reaproveitáveis
III - consumo racional de água e de alimentos e redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde na produção de alimentos.
Agora, responda, em relação as afirmativas I, II e III:
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I e II são medidas adequadas
b. Apenas as medidas I e III são adequadas
c. Só a afirmativa I é uma medida adequada
d. As medidas II e III são adequadas
e. Todas as medidas são adequadas 
06- O crescimento econômico e sua idéia central é a de que a riqueza das nações é determinada pelo aumento da produtividade do trabalho, que tem origem em mudanças na divisão e especialização do processo de trabalho sem prejudicar a sociedade e o Meio Ambiente. Essa é a idéia foi formulada por um pensador da década de 80 e é conhecida como:
Escolha uma:
a. Tratado de Brundtland 
b. Carta a Terra
c. Teoria de Smith
d. Agenda 21
e. Relatório da ONU
07- O Desenvolvimento Sustentável é conceituado como:
Escolha uma:
a. aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável. 
b. aquele que possibilita a rentabilidade empresarial.
c. aquele que proporciono o desenvolvimento econômico.
d. aquele que constantemente tem um crescimento financeiro.
e. aquele que mantêm o mesmo padrão de desenvolvimento empresarial
08- O enfoque sistêmico possibilita uma visão global da empresa, que é o ponto de partida para a criação e gestão de negócios que respondam eficientemente à nova realidade de concorrência acirrada e de expectativas em mutação dos clientes. Essa visão global permite enxergar a empresa como um macrossistema que converte diversas entradas de recursos em saídas de produtos e serviços que ela fornece para sistemas receptores ou mercados. A organização é guiada por seus próprios critérios e feedback interno, mas é, em ultima instância, conduzida por componentes mais amplos que irão definir a sua sustentabilidade. Identifique esses componentes que conduzirão a organização para a sustentabilidade.
Escolha uma:
a. O feedback do mercado que atua e pelos efeitos que gera no meio ambiente. 
b. Os efeitos que são capazes de produzir para si e para o meio ambiente
c. O feedback do mercado e as ações que é capaz de produzir na operacionalização da sua atividade.
d. Os efeitos que são capazes de produzir para si e para todo o mercado.
e. O feedback interno e do próprio mercado.
09- O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise ecológica revela uma crise ética em nossos dias, uma crise de valores, uma crise de relações humanas e de convivência com as demais criaturas. Daí a importância da educação ambiental para a responsabilidade e o respeito à vida. Que valores deve expressar essa tal educação? 
Assinale a alternativa que melhor expressa essa interrogação.
Escolha uma:
a. Expressa valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam relações de interdependência e diversidade.  
b. Expressa valores e ações que contribuem para a consolidação das relações produtivas dando conhecimento aos impactos que a atividade é capaz de gerar.
c. Expressa valores e ações que contribuem para a continuidade das formas como se comportam as relações sociais, em particular, em relação a preservação ecológica.
d. Expressa valores e ações que não se confundem com a proposta das organizações de atuar em prol do aumento da riqueza patrimonial, fazendo uso ao mínimo possível dos recursos naturais.e.Expressa valores e ações que podem vir a transformar as relações sociais uma vez que buscam interferir na forma como se pretende conduzir os processos produtivos.
10- O meio ambiente encontra-se entre os direitos difusos e especialmente protegidos por ação civil pública, nos moldes definidos pela Lei 7.347, de 24 de julho de 1985. Para o qual se define tratar-se não apenas de um direito, mas de um dever, para o qual __________________
Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Cada cidadão tem o compromisso compulsório de preservar os recursos ambientais, especialmente, quando este faça uso e emprego desse recurso em causa própria. Estado deve impor que as gerações presentes e futuras atuem para evitar a poluição dos rios e a destruição da camada de ozônio. 
b. O Estado deve obrigar as empresas a investir 15% do seu lucro líquido em atividades de prevenção de riscos, visando reduzir os impactos dos processos produtivos ao meio ambiente.
c. Apenas a participação consciente e responsável das gerações presentes poderá ser um instrumento eficaz para que elas próprias e as futuras possam viver num ambiente ecologicamente equilibrado. 
d. O Estado deve impor que as gerações presentes e futuras atuem para evitar a poluição dos rios e a destruição da camada de ozônio.
e. Os governos atuem para obrigar o replantio de árvores nativas nas áreas devastadas para plantio e criação de animais, visando reduzir o aquecimento global.
11- O "Princípio da Cultura" não foi consagrado em relação à ocupação das terras da Amazônia. O que ocorreu para que isto acontecesse?
Escolha uma:
a. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, de acordo com o PIN - Programa de Integração Nacional, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela devastação da Amazônia. 
b. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida pediam o reconhecimento do governo para evitar que agentes de outros países pudessem lançar mão sobre a terra.
c. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato a sua demarcação, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, visando evitar que os índios a retomassem, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela extinção dos índios da Amazônia. 
d. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam grandes plantações de soja e contavam com o apoio econômico do governo, de acordo com o PRODAM - Programa para o Desenvolvimento da Amazônia, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela dívida externa do Brasil.
e. Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, para depois vendê-las aos estrangeiros, em sua maioria norte-americanos, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela influência junto aos povos indígenas para a independência daquelas terras da Amazônia.
12- O que dizer do meio ambiente tratado na escola. Pode-se dizer que se trata de um tema que gera um aprendizado social baseado no diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados que podem se originar do aprendizado em sala de aula ou da experiência pessoal do aluno. Dessa forma, a escola pode transformar-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte de uma realidade mais complexa e multifacetada. Com base no exposto, o que se torna mais desafiador nesse contexto. Assinale a alternativa que melhor estabelece esse desafio.
Escolha uma:
a. O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno. 
b. O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar essa relação harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente proporcionada por práticas localizadas e pontuais, muitas vezes associadas a realidade social de cada aluno.
c. O desafio é proporcionar uma educação ambiental que supere as estimativas dos cientistas quanto à capacidade do cidadão aceitar as mudanças de paradigmas;
d. O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental não é capaz de superar essa relação hostil entre os indivíduos e o meio ambiente.
e. o desafio é proporcionar com a educação ambiental estimativas de superação de todos os investimentos realizados para conter os avanços agressivos ao meio ambiente.
13- O surgimento do balanço social no Brasil foi decorrente da influência das duas vertentes, que são:
Escolha uma:
a. primeiro os Estados Unidos (Guerra do Vietnã) e participação do Brasil na ONU 
b. primeiro a mudança as leis de Meio Ambiente na Europa e segunda a 
economia brasileira.
c. primeiro a influencia da Europa e segundo a ditadura militar brasileira
d. primeiro a criação da ova lei do Trabalho no Brasil e segundo os Estados Unidos e a Guerra do Vietnã
e. primeiro dos países europeus e segundo os Estados Unidos 
14- Os recursos evidenciados na Demonstração do Valor Adicionado visam garantir informações que permitam uma avaliação quanto à capacidade da empresa em evidenciar, como um todo, os benefícios proporcionados em prol da comunidade; como a sua função social e a sua capacidade de contribuir para a formação da riqueza global do país, o PIB (Produto Interno Bruto). Assim, pergunta-se: quais recursos são contemplados na elaboração da DVA.
Escolha uma:
a. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); mão de obra utilizada na operacionalização de suas atividades; investimentos realizados em prol do aprimoramento das relações sociais e ambientais; e, recursos aplicados em pesquisas para aprimoramento de ações auto-sustentáveis.
b. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); insumos e serviços adquiridos de fornecedores; mão de obra utilizada na operacionalização de suas atividades; e, investimentos em ações de prevenção de impactos ambientais.
c. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: o financeiro (sejam dos acionistas ou de terceiros); Insumos e Serviços adquiridos de fornecedores; mão de obra utilizada na operacionalização de suas atividades; e recursos financeiros investidos em programas de erradicação da pobreza e da fome. 
d. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); insumos e serviços adquiridos de seus fornecedores; mão de obra necessária à operacionalização de suas atividades; e Serviços de utilidade pública como, por exemplo, água, energia elétrica e serviços de saneamento e urbanização. 
e. Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); investimentos em ações de prevenção de impactos ambientais; e, serviços de utilidade pública como água, energia elétrica e serviços de saneamento e urbanização.
15- Os investimentos adicionais com pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos e insumos, em geral, são compensados com economias de custo para as empresas e para o patrimônio natural humano. A reciclagem envolve economia de matéria-prima e, portanto, dos recursos naturais. O papel reciclado, por exemplo, substitui a celulose e, além de ser considerado mais barato, reduz os desmatamentos e a erosão dos solos. A partir de 1998, com a promulgação da Lei nº 9.605, o governo brasileiro estabeleceu sanções penais aos administradores e proprietários das empresas que comprometam a saúde dos ecossistemas com o seu processo produtivo. Face ao exposto, que tipo de puniçãoas empresas que não atentarem ao cumprimento dessa norma legal podem sofrer?
Escolha uma:
a. Perda da liberdade e comprometimento dos seus bens particulares. 
b. Perda da liberdade e/ou pagamento de sexta básica.
c. Comprometimento da imagem do negócio e o pagamento de sexta básica.
d. Pagamento de multa e impedimento ao acesso a financiamentos governamentais
e. Perda da liberdade e comprometimento da imagem da empresa.
16- O termo "desenvolvimento sustentável" apresenta, atualmente, várias definições, sendo uma delas "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas próprias necessidades". Esta definição de desenvolvimento sustentável foi criada oficialmente pela:
Escolha uma:
a. Reunião da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2002, através do documento "Carta da Terra".
b. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, através do documento "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano".
c. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, através do documento "Nosso Futuro Comum".
d. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, através do documento "Agenda 21". 
e. Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, em 1989, através do documento "Nossa Própria Agenda".
17- O termo meio ambiente é considerado, pelo pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse termo o qual requer estabelecer no ser humano a noção de pertencimento. Afinal, de acordo com o texto do qual foi extraído e a noção de senso comum insipiente, qual seria o significado da expressão "pertencimento"?
Escolha uma:
a. Significa que todos pertencem a um ambiente e que dele necessitamos visceralmente para existir;
b. Significa pertencer a um ambiente e preservá-lo não apenas para si, mas para as sociedades futuras. 
c. Significa pertencer a um ambiente que pode ser interno ou externo.
d. Significa possuir vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade "biocultural"; 
e. Significa que pertencemos a um ambiente, e, quanto mais rápido o homem reconheça o grupo a que pertence mais rapidamente ele encontrará a felicidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes