A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol artes visuais  escultura

Pré-visualização | Página 2 de 2

– práticas tridimensionais, relacione enumerando corretamente os artistas concretos às suas respectivas obras:
1) Hélio Oiticica
2) Lygia Clark
3) Waldemar Cordeiro
4) Abraham Palatnik
(  ) O Beijo, 1967
(  ) Parangolé, 1964
(  ) Bichos, 1960
(  ) Aparelhos Cinecromáticos 
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 - 3 - 4 - 2
	
	B
	3 - 1 - 2 - 4
Você acertou!
Hélio Oiticica: Parangolé, 1964; Lygia Clark: Bichos, 1960 (livro-base, p.203-206); Waldemar Cordeiro: O Beijo, 1967 (livro-base, p. 204, 214); Abraham Palatnik: Aparelhos Cinecromáticos (livro-base 213).
	
	C
	2 - 3 - 4 - 1
	
	D
	4 - 3 - 1 - 2
	
	E
	1 - 2 - 4 - 3
Questão 5/5 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Considere o seguinte trecho: 
“Desde o Gótico, a escultura europeia foi sobrecarregada de musgo, matos – todo o tipo de excrescências superficiais que ocultavam completamente a forma. Brancusi teve a missão especial de acabar com elas e nos devolver a forma”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOORE, Henry. O escultor fala. In: CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 604. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais leia as afirmativas seguintes e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A escultura de Brancusi é determinada pela forma monolítica, sem alterar matéria e vazio.
( ) Brancusi buscava a renovação dos valores essenciais da arte, a relação espaço-tempo, movimento e matéria.
( ) Embora Brancusi não fosse adepto de materiais leves e transparentes, demonstrava um agudo senso espacial, no acabamento e polimento exaustivo dos materiais empregados, como o mármore e o bronze.
( ) Brancusi explorou a forma aberta e a relação entre cheios e vazios. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - V - F
	
	B
	V - V - V - F
Você acertou!
A afirmativa IV é falsa porque Brancusi não explorou a forma aberta e a relação entre cheios e vazios, mas, ao trabalhar a forma fechada e a superfície contínua, conseguiu fundar uma outra via para o desenvolvimento da escultura moderna. As demais (I, II e III) são verdadeiras porque Brancusi buscava a renovação dos valores essenciais da arte, a relação espaço-tempo, movimento e matéria. A escultura moderna resistiu às técnicas convencionais que se relacionavam com a tradição artística, e os trabalhos de Brancusi são de diversas escalas e de diversos materiais. A escultura de Brancusi é determinada pela forma monolítica, sem alternar matéria e vazio. E embora não fosse adepto de materiais leves e transparentes, demonstrava um agudo senso espacial no acabamento e pelo polimento exaustivo dos materiais empregados, como o mármore e o bronze. Ao utilizar-se da madeira, criava formas esotéricas, remetendo a tradições folclóricas de sua terra natal, dando ênfase a uma expressividade mágica mais do que às simetrias definitivas (livro-base, p.145-146).
	
	C
	F - V - F - V
	
	D
	F - V - V - V
	
	E
	F - F - V - F

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.