Buscar

psicologia da aprendizagem atividade 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de PEDAGOGIA
	
	Atividade: aula 03 e 04 
	
	
	Disciplina: Psicologia da Aprendizagem 
	Semestre: 4 ª
	
	
PROFESSOR (a): Dra. Adriana R. Sordi 
COORDENADORA: Natacya Caetano
	ALUNO: 
	RGM:
	PORTFÓLIO 2
QUESTÃO 01 – Eduardo de 9 anos vem apresentando queixa de dificuldade de aprendizagem, identificado nas dificuldades de leitura e escrita da criança. Desde o inicio da sua vida escolar, que se iniciou aos 5 anos de idade na pré escola, devido a seu pai ser militar, já trocou de escola 4 vezes. Sua mãe apesar de ser do lar, tem mais dois filhos menores e que tomam seu tempo integral, justificando que não consegue ajudar Eduardo em suas tarefas escolares. Atualmente vem apresentando comportamento agressivo os colegas e professores e a queixa que não quer ficar na escola. Neste sentido, segundo Drouet (1995) podemos supor que as principais causas das dificuldades de Eduardo são:
Causas físicas e emocionais;
Causas educacionais e sócio econômicas;
Causas emocionais e educacionais;
Causas neurológicas e físicas;
Causas intelectuais e emocionais.
QUESTÃO 2 – Cordié (1996) cita que quando ocorre a dificuldade de aprendizagem a várias saídas emocionais encontradas pela crianças e pais. Quais são as saídas?
A primeira hipótese: a criança não fica passiva, ela reage em consequência da exclusão que sofre, ocorrendo os distúrbios de comportamentos. Assim, procura compensar seu fracasso de outra forma como, por exemplo, sendo o “palhaço” da sala. 
A segunda hipótese: a criança aceita seu fracasso, conformando-se com seu sofrimento e se identificando em ser o mau aluno, numa posição masoquista. 
A decepção dos pais pode significar para a criança uma retirada do amor deles em relação a ela. Instala-se, então, um estado depressivo, cujas manifestações normalmente 
são somáticas, sendo a depressão uma saída.
 A crença de que a debilidade existe, pois esbarramos nela a todo instante, abordando também o fracasso escolar relacionado apenas a causas desconhecidas, sem citar o fracasso escolar com suas origens orgânicas, seria mais uma saída.
R: A primeira e a segunda hipótese.
QUESTÃO 3 – As concepções teóricas da aprendizagem, de maneira implícita ou não pautam a prática docente. A partir destas, surgem outras abordagens teóricas que defendem cada qual sua maneira de trabalho. Assim:
Para a concepção ambientalista, a aprendizagem é entendida como um processo pelo qual o comportamento é modificado, como resultado da experiência e a partir de estímulos do meio. Sendo o papel do ambiente mais importante a maturação biológica.
 Para a concepção inatista a criança já nasce pronta e acabada, os pais, o meio em geral não teriam nada a acrescentar à sua formação. As origens dessa concepção estaria na teologia, entendendo que “Deus, de um só ato, criou cada homem e o fez em sua forma definitiva” (DAVIS, 1994, p.27). 
A concepção interacionista preocupa-se em explicar os comportamentos observáveis do sujeito, não levando em considerações outros aspectos da personalidade, como: sentimentos ou mesmo seu raciocínio. 
Para a teoria ambientalista a aprendizagem acontece na interação entre organismo e o meio, sendo a aquisição do conhecimento um processo construído pelo individuo durante toda a sua vida.
Estão corretas somente as afirmativas:
I 
I e II
III e IV
III 
Todas estão corretas
QUESTÃO 4 - Além das concepções teóricas do desenvolvimento humano, temos algumas abordagens teóricas da educação, que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, são elas: abordagem Tradicional, a abordagem Comportamental, a abordagem Humanista, a abordagem Cognitivista e a abordagem sócio-cultural.
o homem é visto como “tábula rasa”, ele é inserido num mundo que irá conhecer, sendo passivo nesse processo de conhecimento. Assim, o ensino nesta abordagem é centrado no professor, sendo este o detentor do saber [grifo da autora]. 
o conhecimento é visto com um caráter cumulativo, adquirido por meio de transmissão de conhecimentos. Sendo a educação então, entendida como instrução transmitida pela escola. 
Na abordagem humanista a escola, nesta abordagem, é o lugar onde se realiza a educação, que se restringe ao processo de transmissão de informações. O relacionamento entre professor/aluno é consequentemente o ensino, se dá de forma vertical.
Segundo Milhollan e Forisha (1978) apud Moreira (1993), considera o homem um organismo passivo, seu comportamento é direcionado por estímulos externos.
Veja as proposições abaixo:
As afirmativas I e II dizem respeito a abordagem tradicional.
A afirmativa I e verdadeira sendo a afirmativa II falsa
A afirmativa II e III são falsas.
A afirmativa I, II e IV são verdadeiras, sendo a II falsa
A afirmativa IV diz respeito a teoria Humanista
QUESTÃO 05 - Em relação a atuação do professor nas várias abordagens de ensino, podemos considerar incorreta a alternativa:
Na abordagem tradicional o professor utiliza a avaliação como exames e chamadas orais, visando a reprodução do conteúdo aprendido.
Na abordagem humanista o professor aceita o aluno como ele é, levando em consideração seus sentimentos, sendo que o aluno tem responsabilidade por sua própria aprendizagem.
Na abordagem tradicional o professor utiliza o encadeamento mental , a modelagem e o fading.
Na abordagem comportamental, o professor gera alto nível de aprendizagem , porem levando em consideração o que se quer ensinar; em que nível quer que o aluno aprenda; em quais condições o aluno deve responder.
Na abordagem cognitivista, provas, testes e exames são pouco aprovadas por esta abordagem.

Outros materiais