Buscar

ESTUDO DO COMPORTAMENTO GERAL DA FORMIGA SELENOPSES INVICTA (Hymenoptera: Formicidae)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
DEPARTAMENTO DE QUIMICA E BIOLOGIA
CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS
DISCIPLINA: ETOLOGIA
Acadêmicas: 
Andréia Gomes – 112b125
Elenilde Pereira – 112b111
ESTUDO DO COMPORTAMENTO GERAL DA FORMIGA SELENOPSES INVICTA (Hymenoptera: Formicidae)
INTRODUÇÃO
Solenopsis é um gênero de formigas da subfamília Myrmicinae. Conforme AntWeb (2014) possui 196 espécies, 23 subespécie e 8 espécies extintas. 
O gênero Solenopsis é cosmopolita e taxonomicamente complexo com a maioria das espécies monomórficas e de tamanho diminuto.
Andreia
INTRODUÇÃO
Essas espécies têm colônias que podem ser muito grandes e as operárias são forrageiras
de superfície agressivas.
Estas formigas são comumente chamadas 
de "formigas-de-fogo" por causa da intensa sensação de queimação causada por suas picadas. Todas as espécies fazem ninhos subterrâneos, ocupando vários tipos de habitat.
INTRODUÇÃO
É encontrada, principalmente, na Floresta Amazônica, mas sua presença pode ser facilmente constatada em grandes centros, devido à facilidade que possui em explorar recursos e encontrar locais propícios para construir seus ninhos.
INTRODUÇÃO
As formigas Solenopsis são onívoras, ou seja, alimentam-se de animais e de uma variedade de alimentos domésticos;
As formigas-de-fogo estão entre os maiores engenheiros da natureza, famosas por trabalharem juntas para formar jangadas com seus próprios corpos que são quase impossíveis de afundar.
METODOLOGIA
Este trabalho teve como finalidade avaliar o comportamento geral para a espécie Solenopsis invicta. 
As observações foram feitas nos entornos do bairro Vila Vitória, Imperatriz, MA. 
As observações foram feitas durante o mês de abril, onde foi observado o comportamento alimentar, forrageio e a proteção à rainha e as larvas. 
Como critério de observação, foi feito visualmente em residências desse local.
RESULTADOS
Os resultados obtidos foram que as “formigas de fogo” formam ninhos de terra solta, dos quais, quando mexidos, sai um grande número de formigas, com muitas larvas e pupas. 
Devido ao crescimento urbano e a destruição do habitat natural desses insetos, é possível notar a presença destes em locais próximos às residências.
RESULTADOS
Foi observado que as formigas operárias fazem todo o trabalho de abastecimento da colônia, protegem as larvas e também a rainha dos perigos.
Um fato interessante é que as formigas de fogo são bastante unidas para a procura de alimentos assim como também para proteção da colônia.
RESULTADOS
São atraídas por carne e óleo e podem infestar roupas, camas e berços. 
Essa preferencia é observada quando se deixa alimentos em locais desprotegidos, como mesas, fogão, armário, etc., em pouco tempo elas infestam o alimento.
RESULTADOS
Categoria
Descrição
Forrageio
Sujeitos procuram e/ou capturam de qualquer tipo de alimento (fruto, folha, açúcar e gordura);
Alimentação
Sujeitos ingerindo qualquer tipo de material nutritivo;
Proteção à rainha e as larvas
Sujeitos protegem as larvas e também a rainha dos perigos;
CONCLUSÃO
As formigas vermelhas são comumente referidas como "formigas-de-fogo" por causa da intensa sensação de queimação causada por suas picadas. 
Tornam-se agressivas e atacam em grande número se o formigueiro for perturbado. 
Elenilde
CONCLUSÃO
As formigas-de-fogo estão entre os maiores engenheiros da natureza, famosas por trabalharem juntas para formar jangadas com seus próprios corpos que são quase impossíveis de afundar.
Fazem ninhos subterrâneos, ocupando vários tipos de habitat, isso por que apresentam grande facilidade em construir novos ninhos.
CONCLUSÃO
As formigas Solenopsis são onívoras, ou seja, alimentam-se de animais e de uma variedade de alimentos domésticos, tais como óleos, carnes, manteiga, queijos, frutas, pães e doces. 
CONCLUSÃO
Podem ser facilmente encontradas próximas as residências devido a essa atração por alimentos domésticos, mas também por que esses insetos estão sendo retirados de seu habitat natural.
 Para manter a sobrevivência da colônia estão mais próximas da vida urbana, por consequência disso, estão presentes cada vez mais em nosso dia-a-dia.
CURIOSIDADES
Se para você um Big Mac é o Caminho, a Verdade e a Vida, para as formigas é um verdadeiro manjar dos deuses, e as formigas-de-fogo – Solenopsis invicta – lutarão até o último inseto pelo seu prêmio.
Nos EUA, estas desavergonhadas são responsáveis por um prejuízo anual de cerca de US$ 6 bilhões, entre danos à agricultura e gastos com o controle dos insetos.
CURIOSIDADES
Elas são originárias da América do Sul, especialmente o Brasil, onde são chamadas também de "formiga lava pés". 
Elas chegaram aos EUA a partir da década de 1930, a bordo de navios cargueiros, espalhando-se primariamente pelo sudoeste dos EUA e, agora, estão se espalhando pela China, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia desde a década de 1990.
CURIOSIDADES
A ferroada é extremamente dolorosa e uma formiga é capaz de ferroar 10-12 vezes, fixando suas mandíbulas na pele e ferroando repetidamente em torno desse eixo.
Leva a uma pequena lesão dupla no centro de várias lesões pustulosas.
CURIOSIDADES
A capacidade de dispersão destas formigas deve-se ao seu hábito reprodutivo, alimentar, capacidade adaptativa e agressividade. 
CURIOSIDADES
Possuem altas fontes energéticas, um organismo adaptado a estiagens prolongadas assim como a inundações, características do clima de seu habitat original e virtual 
Falta de competidores proveram à formiga-fogo tudo que ela precisava para expandir seus domínios e dominar tudo o que estiver ao seu alcance. 
REFERENCIAS
Radiografias revelam os mistérios de balsas das formigas-de-fogo
Disponível em <http://www.formigasbrasil.com/search/label/Formiga-de-fogo> Acesso em 21/05/15
 
As Formigas. Disponível em <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/formiga.htm> Acesso em 21/05/15
 
Estudo com formigas lava-pés busca prevenir acidentes e combater a praga- Disponível em <http://www.ufjf.br/secom/2014/09/08/grupo-divulga-resultados-sobre-o-monitoramento-cientifico-e-comportamental-das-formigas-lava-pes/> Acesso em 21/05/15
 
OBRIGADO...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais