Buscar

Fundamentos de Política Pública

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação:  » FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	RONALD CASTRO PASCHOAL
	Turma: 
	Nota da Prova: 10,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 21/11/2018 11:30:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201802808278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Teoria Política Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Políticas públicas não são pautadas no que o governo escolhe fazer, mas sim em um conjunto de fatores sociais e interpessoais públicas que não dependem da sociedade.
	
	A democracia é o governo do povo, exercido por ele mesmo, é o governo que busca o interesse da maioria e ela é quem governa, é o governo que são livres para mandar e obedecer, é o governo dos que são iguais em direitos.
	
	Poder é a capacidade de impor a própria vontade a outros, em uma relação social, mesmo contra a vontade daqueles, mas com sua aceitação.
	
	Segundo Max Weber, o governo democrático republicano exerce uma dominação racional legal, e assim o cidadão age e defende o próprio interesse, portanto as escolhas e projetos públicos devem atender aos interesses e desejos destes cidadãos que interferem na administração e no controle das ações de seus governantes.
	
	As formas boas de governo são aquelas em que os governantes visam ao interesse comum de uma parte da sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201802808288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, seguem as seguintes afirmativas:
I. A importância da escolha e decisão é recíproca entre cidadãos e governantes. O papel do cidadão ao fazer a escolha e a decisão de eleger um governo, e por outro lado as escolhas e as decisões de um governo que tem como função precípua de governar com impessoalidade.
II. No processo de escolher e decidir, nenhum indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos.
III. Os indivíduos não são egoístas: cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais e dos próximos.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	Somente II.
	
	I, II e III.
	
	Somente III.
	 
	Somente I.
	
	Somente I e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201802808290)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os Fundamentos de Políticas Públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Um indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma ideia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia.
	
	O grupo social é o conjunto de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à persecução de objetivos comuns.
	 
	No processo de escolher e decidir, nenhum indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos.
	
	Cidadão pode ser conceituado de várias formas. Um dos conceitos é retratado como o habitante de uma determinada cidade, aquele que exerce seus deveres praticando a cidadania, aquele que goza de direitos civis e políticos.
	
	O agente social é o agente de transformação de sua realidade, protagonista de mudanças, socializa saberes na sua comunidade, aquele que pode agir em seu próprio nome ou representando outros.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201802238094)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ser __________ sempre correspondeu ao reconhecimento da legitimidade para tomar parte dos processos decisórios que envolvem a vida e liberdade das outras pessoas residentes naquela cidade, ou mesmo no caso de uma guerra de outras pessoas residentes em outras cidades, consideradas, nesse caso, inimigas. Indique nas alternativas a seguir a que completa de forma correta a lacuna na frase acima:
		
	
	eleitor
	
	habitante
	
	nação
	 
	cidadão
	
	população
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201802808309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre principais conceitos de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. As definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e ideias se desenvolvem, isto é, os governos.
II. Políticas públicas são, na verdade, ações da sociedade que irão produzir efeitos específicos em prol do individualismo.
III. Políticas públicas são a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	 
	I e III.
	
	I.
	
	I, II e III.
	
	III.
	
	II.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201802852204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considera-se exemplo do mecanismo de freios e contrapesos, que caracteriza a divisão de funções entre os órgãos do poder na Constituição brasileira de 1988, a:
		
	
	impossibilidade de Deputado Federal ou Senador, desde a posse, ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
	
	possibilidade de adoção, pelo Presidente da República, de medidas provisórias, com força de lei.
	
	autorização, concedida pelo Congresso Nacional ao Presidente da República para exercer atribuição legislativa limitada no objeto e no tempo.
	 
	nomeação pelo Presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
	
	possibilidade de Deputado Federal ou Senador ser investido em cargo de Ministro de Estado, sem perder o respectivo mandato.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201802254893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Montesquieu propôs a separação e convivência harmônica entre os poderes para o bom funcionamento do Estado, tanto em monarquias quanto em repúblicas. Os poderes republicanos são:
		
	
	moderador, legislativo, executivo.
	
	ministério público, judiciário e legislativo.
	 
	executivo, legislativo e judiciário.
	
	fiscal, orçamentário e moderador.
	
	presidente, governador e prefeito
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201802723935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Constituem-se como elementos centrais da formulação da agenda política governamental, EXCETO:
		
	
	Decisão.
	
	Planejamento de agenda.
	
	Avaliação.
	 
	Controle.
	
	Implementação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201802794098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a formulação das políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O segundo passo do processo de formulação de políticas públicas trata da formulação de políticas. Esse é o momento onde deve ser definido qual o objetivo da política, quais serão os programas desenvolvidos e as metas alcançadas, o que significa a rejeição de várias propostas de ação.
	
	O terceiro passo do processo de formulação de políticas públicas trata da tomada de decisões e adoção de políticas. Esta fase contempla a decisão e a definição em torno de competências das diversas esferas públicas envolvidas, dos recursos e estratégias de implementação, cronogramas e parâmetros de avaliação.
	
	O quarto passo do processo de formulação de políticas públicas trata da implementação. É o momento onde o planejamento e a escolha são transformados em atos. O corpo administrativo é o responsável pela execução da política, cabe a eles a ação direta, ou seja, a aplicação, o controle e monitoramento das medidas definidas.
	 
	O quinto passo do processo de formulação de políticas públicas trata do encerramento. O ciclo de vida de uma política não começa de novo até que seja criada e implementada uma nova política com sucesso.
	
	O primeiro passo do processo de formulação de políticas públicas trata da identificação do problema e formação da agenda. Duranteesta fase, um problema é identificado e analisado, e possíveis soluções são exploradas por meio de pesquisa e análise. A medida seguinte é a definição de agenda.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201802255431)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A implementação e execução da política pública ocorrem articulando múltiplos contextos, indique a alternativa que não contém um desses contextos:
		
	
	o político;
	
	o orçamentário;
	
	o fiscal;
	
	o legal;
	 
	o comercial;
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 07/11/2018 até 27/11/2018.
Parte inferior do formulário

Outros materiais