Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES DO PROP PROC CUIDAR SAUDE MULHER COM RESPOSTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXECICIO DISCIPLINARES DO PROP PROC CUIDAR SAUDE MULHER
	1,Para o Ministério da Saúde do Brasil, a atenção obstétrica e neonatal deve ter a humanização e a qualidade da assistência como características essenciais. Com o objetivo de garantir a qualidade da atenção à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) (Brasil, 2006). Para alcançar esse objetivo, o referido Programa estabeleceu alguns parâmetros a serem seguidos pelos serviços e profissionais de saúde, como
I - Realização de, no mínimo, seis consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação.
II - Estímulo ao parto normal e resgate do parto como evento fisiológico, e captação precoce das gestantes, com a realização da primeira consulta de pré-natal com até 120 dias de gestação.
III - Atenção à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto, com a realização das ações da primeira semana de saúde integral e da consulta puperperal, até 42° dia após o parto.
Estão corretas somente as afirmativas:
	A 
	 I.
	B 
	 I e II.
	C 
	 II e III.
	D 
	 I e III.
	E 
	 I, II e III.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E. 
	2.Para implementar as atividades de atendimento e acompanhamento do pré-natal, o profissional de saúde deve estar preparado e capacitado para identificar possíveis fatores de risco aos quais cada gestante está exposta e que podem comprometer a saúde materno-infantil. Das caracterísitcas maternas descritas abaixo, são considerados fatores de risco gestacional apenas
	A 
	 Idade inferior a 15 anos e superior a 35 anos, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, histórico de abortamento habitual e de cardiopatia.
	B 
	 Peso menor que 45 Kg ou maior que 75 Kg, histórico de recém-nascido ao termo, de cirurgia uterina anterior e de epilepsia.
	C 
	 Histórico de pré-eclâmpsia ou eclâmpsia e de macrossomia fetal, intervalo interpartal menor que seis meses ou superior a três anos.
	D 
	 Desvio do crescimento uterino, volume de líquido amniótico reduzido ou aumentado e situação conjugal segura.
	E 
	 Baixa escolaridade, condições ambientais favoráveis, altura inferior a 1,70 m, nuliparidade e multiparidade.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
	3.Uma gestante, 18 anos de idade, com 23 semanas de idade gestacional, procurou a Unidade Básica de Saúde para o acompanhamento do pré-natal e para a vacinação. A gestante apresentou em seu cartão de vacinação o registro de três doses de imunização antitetânica, sendo a última dose tomada há 7 anos. Nesse caso, a gestante deverá tomar
	A 
	 A primeira dose da vacina contra tétano.
	B 
	 Uma dose de reforço da vacina contra tétano e difteria e a primeira dose da tríplice viral.
	C 
	 Primeira dose da vacina toxoide tetânico e da hepatite B.
	D 
	 Uma dose de reforço da vacina dupla adulto (tétano e difteria).
	E 
	 Nenhuma dose, pois seu esquema vacinal já está completo.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. 
	4.(Fundação Carlos Chagas, 2007) Gestante de 15 anos, primigesta, analfabeta, no segundo trimestre de gestação, foi orientada em consulta de enfermagem a realizar esquema de vacina dupla tipo adulto (dT), pois não possui histórico de imunização comprovado. O esquema vacinal que deverá ser adotado neste caso será
	A 
	 Três doses, o mais precocemente possível, com intervalo mínimo de dez dias.
	B 
	 Uma dose de reforço apenas.
	C 
	 Três doses, o mais precocemente possível, com intervalo de sessenta dias ou, no mínimo, de trinta dias.
	D 
	 Três doses, com intervalo mínimo de quinze dias, e uma dose de reforço em dez meses.
	E 
	 Duas doses de reforço com intervalo de seis meses.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
 
	5.(Adaptado Provão, 2003) Ao assistir uma primigesta com 25 semanas de idade gestacional, espera-se encontrar os seguintes dados clínicos no histórico de enfermagem:
	A 
	 Redução das mamas, contrações de Braxton Hicks, hiperpigmentação da pele e instabilidade emocional.
	B 
	 Menor sensibilidade mamária, hipopigmentação da mucosa vaginal, síndrome da hipotensão supina e aumento da libido.
	C 
	 Redução do peristaltismo intestinal, útero pouco acima da sínfise púbica, hipertensão ortostática e desejos incoercíveis.
	D 
	 Linha nigra no abdomen, aumento do tônus muscular, mamas hipotróficas e rebaixamento da auto-estima.
	E 
	 Cloasma gravídico, aumento da frequência cardíaca, hiperpigmentação aréolo-mamilar e mamas mais volumosas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	6.Orquídea, 23 anos, primigesta com 12 semanas de idade gestacional, procurou o Centro de Saúde para realizar o acompanhamento do seu pré-natal. Durante a coleta de dados, a gestante queixou-se de náuseas e vômitos pouco frequentes, sobretudo no período da manhã. Considerando a queixa apresentada pela gestante, o enfermeiro deve
	A 
	 Orientar a gestante a fracionar a dieta, mantendo seis refeições leves ao dia, e evitar frituras, gorduras e alimentos como café, chá preto e doces.
	B 
	 Explicar à gestante que são sintomas comuns no início da gestação e agendar consulta médica imediata para adequada avaliação nutricional.
	C 
	 Orientar dieta fracionada, pelo menos seis refeições ao dia, ingerir dois litros de água ao dia e evitar grãos.
	D 
	 Estimular o repouso, preferencialmente em decúbito lateral direito para facilitar a digestão, e explicar que são sintomas frequentes na gestação.
	E 
	 Agendar consulta médica para avaliação do estado nutricional da gestante e referir ao pré-natal de alto risco.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
 
	7.Fundação Carlos Chagas, 2007) Gestante de 40 anos, primigesta, procurou o serviço de pré-natal de uma Unidade Básica de Saúde, queixando-se de pirose. Na consulta de enfermagem, recebeu orientações específicas para solucionar o problema, como
	A 
	 Ingerir alimentos ricos em gorduras.
	B 
	 Restringir a ingesta de líquidos.
	C 
	 Evitar alimentação fracionada.
	D 
	 Evitar café, chá preto, mates e doces. 
	E 
	 Fazer repouso, lateralizando a cabeça.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. 
	8.Na primeira consulta de pré-natal, realizada em uma Unidade Básica de Saúde, no dia 20 de fevereiro, Rosa, secundigesta, com 24 anos de idade, refere que a data da sua última menstruação foi dia 9 de janeiro. A idade gestacional e a data provável do parto de Rosa são, respectivamente
	A 
	 6 semanas e 16 de outubro.
	B 
	6 semanas e 15 de novembro.
	C 
	 7 semanas e 16 de novembro.
	D 
	 6 semanas e 15 de novembro.
	E 
	 8 semanas e 17 de novembro.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
	9.O Decreto Nº 94.406 de 1987 refere que o pré-natal de baixo risco pode ser inteiramente acompanhado pelo enfermeiro e que esse profissional pode solicitar exames de rotina e complementares. Para um bom acompanhamento do pré-natal, é necessário que o enfermeiro realize correta e adequadamente os procedimentos técnicos durante o exame clínico e obstétrico. Em relação a essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I - Em toda consulta de pré-natal o enfermeiro deve proceder ao cálculo da idade gestacional e da data provável do parto e realizar a avaliação do estado nutricional da gestante.
II - A avaliação dos sinais vitais, sobretudo da pressão arterial, que pode ser medida com a gestante em decúbito lateral esquerdo ou em posição supina, é primordial em toda consulta de pré-natal.
III - As técnicas propedêuticas específicas para a avaliação obstétrica incluem a mensuração da altura uterina, a palpação obstétrica abdominal, a ausculta dos batimentos
cardíacos fetais e o toque vaginal.
IV - A inspeção estática e dinâmica, a palpação e a expressão constituem as técnicas propedêuticas utilizadas na avaliação das mamas da gestante, sendo frequente a presença de colostro à expressão.
Estão corretas somente as afirmativas:  
	A 
	 I e II.
	B 
	 I e III.
	C 
	 III e IV.
	D 
	 II e IV.
	E 
	 I, II e III.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C. 
	10.(Adaptado CESPE, 2008) A Síndrome Hipertensiva Específica da Gravidez é definida como a hipertensão induzida pela gestação e incide em cerca de 5 a 10% das gestantes, por volta da 20ª semana de idade gestacional, sendo mais comum em nulíparas. A hipertensão arterial pode evoluir para um quadro de pré-eclâmpsia, cujos parâmetros que auxiliam no diagnóstico do quadro são os seguintes:
	A 
	Pressão arterial diastólica maior ou igual a 120 mmHg, cefaleia, distúrbios visuais, proteinúria superior a 300 mg/24 h e elevação da bilirrubina.
	B 
	Pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg, cefaleia, proteinúria superior a 300 mg/24 h e presença de edema.
	C 
	Pressão arterial sistólica maior ou igual a 150 mmHg, oligúria, dor em hipocôndrio direito, cefaleia associada à hipertensão arterial.
	D 
	Pressão arterial diastólica maior ou igual a 110 mmHg, sinais de comprometimento fetal, distúrbios visuais, proteinúria superior a 600 g/24 h.
	E 
	 Pressão arterial diastólica maior ou igual a 120 mmHg, distúrbios visuais e cefaleia associados à hipertensão arterial,e elevação de enzimas hepáticas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B. 
	11. A gestação é um evento fisiológico e, em função de sua natureza, sua evolução se dá na maior parte dos casos sem intercorrências. Entretanto, uma pequena parcela de gestantes apresenta algum tipo de agravo no seu quadro clínico, com maior probabilidade de evolução desfavorável da gravidez, sendo denominada de gestação de alto risco (Brasil, 2012). Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmativas
I - A gravidez ectópica corresponde à nidação do ovo fora da cavidade uterina, ocorrendo com maior frequência nas tubas uterinas.
II - O quadro clínico característico do deslocamento prematuro da placenta envolve a dor abdominal súbita, hipertonia uterina e alteração ou ausência dos batimentos cardíacos fetais.
III - A incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh é uma condição frequente em mulheres com fator Rh positivo, cuja profilaxia é a aplicação de imunoglobulina humana anti-D.
IV - O trabalho de parto prematuro corresponde à evolução do trabalho de parto entre 18 e 35 semanas de idade gestacional, cuja condução principal é o repouso, a hidratação e o uso de uterotônicos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A 
	 I e II.
	B 
	 III e IV.
	C 
	 I e III.
	D 
	 II e IV.
	E 
	 I e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
	12.(Adaptado CESCPE, 2008) O abortamento constitui uma das principais causas de óbito materno no país, sendo considerado um grande problema de saúde pública no Brasil. O abortamento é definido como a interrupção da gravidez até a idade gestacional de 20ª a 22ª semanas ou com o produto da concepção pesando menos que 500 gramas (Brasil, 2005). Acerca desse assunto, analise as seguintes assertivas
I - A diminuição da progesterona pode ser um fator predisponente para o abortamento, pois causa maior sensibilidade uterina e contrações que podem levar ao abortamento.
II - No abortamento habitual, as relações sexuais têm de ser proibidas e a mulher deve fazer repouso no leito e ser submetida a histerografia para excluir anormalidades uterinas.
III - São complicações do abortamento: grandes hemorragias, esterilidade secundária, salpingite, algias pélvicas, infecções e óbito da mulher.
IV - Controlar os sinais vitais, avaliar a presença de sinais de choque hipovolêmico, estabelecer acesso venoso para reposição líquida e oferecer apoio emocional são condutas de enfermagem nessa condição.
V - Após a realização da curetagem, deve-se providenciar medicação para inibir a lactação, realizar ordenha mamária e usar compressas aquecidas nas mamas para alívio da dor mamária provocada pela produção e descida do leite materno.
Estão corretas somente as assertivas:
	A 
	 I, II e III.
	B 
	 I, III e IV.
	C 
	 II, III e IV.
	D 
	 II, IV e V.
	E 
	 III, IV e V.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B. 
	13. Acerca da assistência de enfermagem durante o trabalho de parto normal, analise as afirmativas descritas a seguir.
I - O diagnóstico de trabalho de parto se faz, em geral, pela presença de contrações uterinas ritmicas e regulares, com padrão de duas contrações a cada dez minutos com duração de 20 a 60 segundos.
II - O controle rigoroso da frequência cardíaca fetal durante o trabalho de parto assegura a adoção de medidas apropriadas para garantir o nascimento de uma criança em boas condições vitais.
III - A parturiente deve ser orientada a não permanecer em decúbito dorsal horizontal porque essa posição aumenta o fluxo sanguíneo uterino e placentário.
IV - O sofrimento fetal pode se instalar em poucos minutos quando existe taquissistolia e hipertonia uterina, exigindo a vigilância contínua da frequência cardíaca do feto até a melhora do quadro clínico materno.
Estão corretas somente as afirmativas:
	A 
	 I, II e III.
	B 
	 II, III e IV.
	C 
	 I, II e IV.
	D 
	 I e III.
	E 
	 II e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C. 
	14.A ausculta dos batimentos cardíacos fetais constitui uma técnica propedêutica clinicamente indispensável à avaliação da vitalidade fetal durante o trabalho de parto.
PORQUE
O controle dos batimentos cardíacos fetais deve ser realizado a cada 15 ou 30 minutos e, antes, durante e depois da contração uterina, quando o trabalho de parto tornar-se acelerado.
 Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
	A 
	 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	B 
	 As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	C 
	 A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	D 
	 A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	E 
	 As duas asserções são proposições falsas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B. 
	15. O curso clínico do trabalho de parto normal é dividido clinicamente em diferentes períodos. Acerca desses períodos analise as seguintes afirmativas
I - A primeira etapa do trabalho de parto é chamada de dilatação, período em que ocorre a dilatação e o apagamento da cérvice uterina, sendo subdividida em fases latente e ativa.
II - A fase de expulsão, segunda etapa do trabalho de parto normal, é caracterizada apenas pela presença de contrações uterinas fortes e constantes, necessárias para o nascimento da criança.
III - A dequitação que constitui a terceira etapa do trabalho de parto normal, inicia-se com a expulsão do feto e termina com a expulsão da placenta, sendo desencadeada pela contração uterina.
IV - A primeira hora após a saída da placenta corresponde ao período de Greenberg, caracterizado pela presença de sangramento transvaginal que pode evoluir para uma hemorragia grave se não houver assitência ativa da equipe de saúde.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A 
	 I e II.
	B 
	 III e IV.
	C 
	 I, II e III.
	D 
	 I, III e IV.
	E 
	 I, II, III e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. 
	16. Todo recém-nascido (RN) deve ser examinado pela equipe de saúde logo após o nascimento e, nas primeiras 24 horas de vida. Em exame físico de um RN, sexo masculino, com dois dias de vida, nascido com idade gestacional de 39
semanas e Apgar 8 e 10, são esperadas as seguintes características
I - Perímetro cefálico entre 33 e 37 cm, geralmente 2 a 3 cm maior que o perímetro torácico; presença de hipertrofia mamária e frequência cardíaca entre 120 e 160 bpm.
II - Reflexos de preensão palmar e plantar e de Moro preservados; frequência respiratória em média de 40 ipm; cianose de extremidades; estrabismo e abdome cilíndrico.
III - Respiração caracteristicamente abdominal com ritmo irregular; hipotonia; reflexos de sucção e deglutição preservados e eliminações fisiológicas presentes.
IV - Permeabilidade anal; fontanelas anterior e posterior palpáveis e sem retração; presença de lanugem na pele; e coto umbilical, consituído de duas artérias e uma veia, em processo de mumificação.
Estão corretas apenas as assertivas:
	A 
	 I e II.
	B 
	 II e III.
	C 
	 III e IV.
	D 
	 I e IV.
	E 
	 II e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. 
	17. Durante uma consulta de enfermagem realizada na UBS Vila Céu, Violeta, uma puérpera no 5º dias de pós-parto normal sem episiotomia, relatou dor mamária e dificuldades para amamentar seu bebê há dois dias, referindo que o bebê não estava sugando adequadamente. Ao realizar o exame físico específico das mamas, o enfermeiro detectou a presença de ingurgitamento mamário e hiperemia em ambas as mamas, com dor à palpação. Em relação a esse quadro clínico, o enfermeiro deve recomendar
I - A aplicação de calor tópico para alívio da dor mamária e a amamentação exclusiva, orientando como deve ser a pega correta do bebê.
II - A suspensão imediata da amamentação na mama comprometida até a avaliação médica, indicando consulta com esse profissional.
III - A realização de massagem nas mamas e da ordenha manual até o alívio da dor, estimulando a amamentação do bebê.
Estão corretas somente as afirmativas.
	A 
	 I.
	B 
	 II.
	C 
	 III.
	D 
	 I e II.
	E 
	 II e III.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C. 
	 18.Puérpera, 34 anos, secundípara, no segundo dia pós-parto normal com episiotomia médiolateral direita, está sendo avaliada pelo enfermeiro da maternidade Luz, onde deu à luz a um recém-nascido do sexo feminino, com Apgar 8 e 9, sem intercorrências clínicas. Nesse caso clínico, o enfermeiro deve
I - Observar a presença de loquiação e suas características, como coloração, quantidade, odor e consistência, utilizando o método de inspeção, acompanhado do sentido do olfato.
II - Identificar a presença de alterações tromboembolíticas por meio da avaliação dos membros inferiores utilizando as manobras de Homan e de Bandeira.
III - Avaliar a involução uterina por meio da inspeção e palpação abdominal, investigando a altura do fundo uterino, a consistência do útero e a presença de sensibilidade dolorosa.
IV - Inspecionar a região vulvo-perineal, observando a presença de sinais flogísticos, de hematoma ou de infecção no local da episiotomia e avaliar o processo cicatricial da episiorrafia.
Estão corretas somente as afirmativas:
	A 
	 I e II.
	B 
	 II e III.
	C 
	 III e IV.
	D 
	 I, II e III.
	E 
	 I, II, III e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E
	19.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o climatério é uma fase biológica da vida que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher (Brasil, 2008). Em relação à esse período, analise as afirmativas descritas abaixo.
I - As mulheres no climatério não sofrem de nenhuma doença (carência hormonal) e o tratamento hormonal deve ser encarado pelos profissionais de saúde como uma opção terapêutica para os casos em que existam indicações específicas.
II - A menopausa é um marco do período climatérico, que corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecida após 12 meses sem menstruações e acontece geralmente em torno dos 48 a 50 anos de idade.
III - Os fogachos ou "ondas de calor" constituem o sintoma mais comum nas mulheres ocidentais, manifestando-se como uma sensação transitória súbita e intensa de calor na pele, principalmente do tronco, pescoço e face.
IV - A adoção de medidas promotoras de qualidade de vida com a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física, a alimentação adequada e a redução de fatores de risco, como o tabagismo e o uso excessivo de álcool, são essenciais para a promoção de saúde da mulher na fase climatérica.
Estão corretas somente as afirmativas:
	A 
	 I e II.
	B 
	 III e IV.
	C 
	 I, II e III.
	D 
	 II, III e IV.
	E 
	 I, II, III e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (2008), a assistência à saúde da mulher no climatério deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar de saúde, cuja atuação deve abranger a promoção de saúde, a prevenção de doenças e a atenção aos sintomas clínicos característicos dessa fase, e podem ser oferecidos pelos serviços de saúde. Em relação à abordagem clínica da mulher nessa fase, analise as assertivas descritas abaixo.
I - As queixas clínicas frequentes na anamnese incluem os fogachos, a irritabilidade, a artralgia, a mialgia, as palpitações, o aumento da memória e do interesse pelas atividades de rotina.
II - O exame ginecológico inicia-se pela avaliação mamária, que emprega as técnicas propedêuticas de inspeção, palpação e expressão mamilar, esta última realizada com intuito de averiguar a presença de descarga papilar patológica.
III - As distopias, com prolapsos genitais de diferentes graus, são frequentemente detectadas durante a inspeção dinâmica da vulva, sendo indicativas de cirurgia e/ou orientação para a realização de exercícios para recuperação da tonicidade muscular da pelve, dependendo do grau.
IV - O rastreamento dos cânceres do colo do útero e das mamas é uma condição primordial para a detecção do câncer na mulher e deve ser sempre realizado pelo enfermeiro na consulta de enfermagem da mulher na fase climatérica.
Estão corretas apenas as assertivas:
	A 
	 I e III.
	B 
	 II e IV.
	C 
	 II, III e IV.
	D 
	 I, II e III.
	E 
	 I, III e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais