ESTUDOS  DISCIPLINARES DO PROP PROC CUIDAR SAUDE MULHER  COM RESPOSTA

ESTUDOS DISCIPLINARES DO PROP PROC CUIDAR SAUDE MULHER COM RESPOSTA

Pré-visualização3 páginas
EXECICIO DISCIPLINARES DO PROP PROC CUIDAR SAUDE MULHER
	1,Para o Ministério da Saúde do Brasil, a atenção obstétrica e neonatal deve ter a humanização e a qualidade da assistência como características essenciais. Com o objetivo de garantir a qualidade da atenção à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) (Brasil, 2006). Para alcançar esse objetivo, o referido Programa estabeleceu alguns parâmetros a serem seguidos pelos serviços e profissionais de saúde, como
I - Realização de, no mínimo, seis consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação.
II - Estímulo ao parto normal e resgate do parto como evento fisiológico, e captação precoce das gestantes, com a realização da primeira consulta de pré-natal com até 120 dias de gestação.
III - Atenção à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto, com a realização das ações da primeira semana de saúde integral e da consulta puperperal, até 42° dia após o parto.
Estão corretas somente as afirmativas:
	A 
	 I.
	B 
	 I e II.
	C 
	 II e III.
	D 
	 I e III.
	E 
	 I, II e III.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E. 
	2.Para implementar as atividades de atendimento e acompanhamento do pré-natal, o profissional de saúde deve estar preparado e capacitado para identificar possíveis fatores de risco aos quais cada gestante está exposta e que podem comprometer a saúde materno-infantil. Das caracterísitcas maternas descritas abaixo, são considerados fatores de risco gestacional apenas
	A 
	 Idade inferior a 15 anos e superior a 35 anos, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, histórico de abortamento habitual e de cardiopatia.
	B 
	 Peso menor que 45 Kg ou maior que 75 Kg, histórico de recém-nascido ao termo, de cirurgia uterina anterior e de epilepsia.
	C 
	 Histórico de pré-eclâmpsia ou eclâmpsia e de macrossomia fetal, intervalo interpartal menor que seis meses ou superior a três anos.
	D 
	 Desvio do crescimento uterino, volume de líquido amniótico reduzido ou aumentado e situação conjugal segura.
	E 
	 Baixa escolaridade, condições ambientais favoráveis, altura inferior a 1,70 m, nuliparidade e multiparidade.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
	3.Uma gestante, 18 anos de idade, com 23 semanas de idade gestacional, procurou a Unidade Básica de Saúde para o acompanhamento do pré-natal e para a vacinação. A gestante apresentou em seu cartão de vacinação o registro de três doses de imunização antitetânica, sendo a última dose tomada há 7 anos. Nesse caso, a gestante deverá tomar
	A 
	 A primeira dose da vacina contra tétano.
	B 
	 Uma dose de reforço da vacina contra tétano e difteria e a primeira dose da tríplice viral.
	C 
	 Primeira dose da vacina toxoide tetânico e da hepatite B.
	D 
	 Uma dose de reforço da vacina dupla adulto (tétano e difteria).
	E 
	 Nenhuma dose, pois seu esquema vacinal já está completo.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. 
	4.(Fundação Carlos Chagas, 2007) Gestante de 15 anos, primigesta, analfabeta, no segundo trimestre de gestação, foi orientada em consulta de enfermagem a realizar esquema de vacina dupla tipo adulto (dT), pois não possui histórico de imunização comprovado. O esquema vacinal que deverá ser adotado neste caso será
	A 
	 Três doses, o mais precocemente possível, com intervalo mínimo de dez dias.
	B 
	 Uma dose de reforço apenas.
	C 
	 Três doses, o mais precocemente possível, com intervalo de sessenta dias ou, no mínimo, de trinta dias.
	D 
	 Três doses, com intervalo mínimo de quinze dias, e uma dose de reforço em dez meses.
	E 
	 Duas doses de reforço com intervalo de seis meses.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
 
	5.(Adaptado Provão, 2003) Ao assistir uma primigesta com 25 semanas de idade gestacional, espera-se encontrar os seguintes dados clínicos no histórico de enfermagem:
	A 
	 Redução das mamas, contrações de Braxton Hicks, hiperpigmentação da pele e instabilidade emocional.
	B 
	 Menor sensibilidade mamária, hipopigmentação da mucosa vaginal, síndrome da hipotensão supina e aumento da libido.
	C 
	 Redução do peristaltismo intestinal, útero pouco acima da sínfise púbica, hipertensão ortostática e desejos incoercíveis.
	D 
	 Linha nigra no abdomen, aumento do tônus muscular, mamas hipotróficas e rebaixamento da auto-estima.
	E 
	 Cloasma gravídico, aumento da frequência cardíaca, hiperpigmentação aréolo-mamilar e mamas mais volumosas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	6.Orquídea, 23 anos, primigesta com 12 semanas de idade gestacional, procurou o Centro de Saúde para realizar o acompanhamento do seu pré-natal. Durante a coleta de dados, a gestante queixou-se de náuseas e vômitos pouco frequentes, sobretudo no período da manhã. Considerando a queixa apresentada pela gestante, o enfermeiro deve
	A 
	 Orientar a gestante a fracionar a dieta, mantendo seis refeições leves ao dia, e evitar frituras, gorduras e alimentos como café, chá preto e doces.
	B 
	 Explicar à gestante que são sintomas comuns no início da gestação e agendar consulta médica imediata para adequada avaliação nutricional.
	C 
	 Orientar dieta fracionada, pelo menos seis refeições ao dia, ingerir dois litros de água ao dia e evitar grãos.
	D 
	 Estimular o repouso, preferencialmente em decúbito lateral direito para facilitar a digestão, e explicar que são sintomas frequentes na gestação.
	E 
	 Agendar consulta médica para avaliação do estado nutricional da gestante e referir ao pré-natal de alto risco.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
 
	7.Fundação Carlos Chagas, 2007) Gestante de 40 anos, primigesta, procurou o serviço de pré-natal de uma Unidade Básica de Saúde, queixando-se de pirose. Na consulta de enfermagem, recebeu orientações específicas para solucionar o problema, como
	A 
	 Ingerir alimentos ricos em gorduras.
	B 
	 Restringir a ingesta de líquidos.
	C 
	 Evitar alimentação fracionada.
	D 
	 Evitar café, chá preto, mates e doces. 
	E 
	 Fazer repouso, lateralizando a cabeça.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. 
	8.Na primeira consulta de pré-natal, realizada em uma Unidade Básica de Saúde, no dia 20 de fevereiro, Rosa, secundigesta, com 24 anos de idade, refere que a data da sua última menstruação foi dia 9 de janeiro. A idade gestacional e a data provável do parto de Rosa são, respectivamente
	A 
	 6 semanas e 16 de outubro.
	B 
	6 semanas e 15 de novembro.
	C 
	 7 semanas e 16 de novembro.
	D 
	 6 semanas e 15 de novembro.
	E 
	 8 semanas e 17 de novembro.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. 
	9.O Decreto Nº 94.406 de 1987 refere que o pré-natal de baixo risco pode ser inteiramente acompanhado pelo enfermeiro e que esse profissional pode solicitar exames de rotina e complementares. Para um bom acompanhamento do pré-natal, é necessário que o enfermeiro realize correta e adequadamente os procedimentos técnicos durante o exame clínico e obstétrico. Em relação a essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I - Em toda consulta de pré-natal o enfermeiro deve proceder ao cálculo da idade gestacional e da data provável do parto e realizar a avaliação do estado nutricional da gestante.
II - A avaliação dos sinais vitais, sobretudo da pressão arterial, que pode ser medida com a gestante em decúbito lateral esquerdo ou em posição supina, é primordial em toda consulta de pré-natal.
III - As técnicas propedêuticas específicas para a avaliação obstétrica incluem a mensuração da altura uterina, a palpação obstétrica abdominal, a ausculta dos batimentos