Buscar

APOL GEOGRAFIA AGRÁRIA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Geografia Agrária
Atente para trecho de texto a seguir: 
“É necessário discutir quais as consequências de um projeto voltado para a produção de commodities, inserido no contexto do jogo de interesses no mercado mundial”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMAZ, Fernanda. O modelo socialista de cooperativa de produção agrícola (CPA-MST): contradições e avanços – estudo de caso de Copava. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/2010_FernandaThomaz.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Tendo por referência os conteúdos do livro-base Geografia agrária sobre as características das commodities, analise as proposições a seguir:
I. Commodities são mercadorias secundárias negociadas na bolsa de valores.
II. Commodities são mercadorias, bens comerciáveis negociados por empresas na bolsa de valores, cujos preços são definidos pela cotação do dólar.
III. As commodities podem ser compostas por produtos agropecuários como a soja, o café, o boi, o milho, etc., e, também, por produtos industriais, como o algodão e o açúcar.
IV. A cotação das commodities é feita pela moeda internacional, enquanto que os valores atribuídos à produção camponesa são submetidos à moeda nacional. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 25.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
Você acertou!
As assertivas II, III e IV estão corretas, pois as três discorrem sobre as características das commodities. A afirmação I está incorreta, porque as commodities são mercadorias primárias e não secundárias: “Commodities são mercadorias primárias negociadas na bolsa de valores, tendo cotação e negociabilidade mundiais. Ou seja, seus preços são definidos mundialmente e, por consequência, ditados pelo dólar. Como citamos anteriormente, a preferência da agricultura capitalista é por produtos que permitam ganho maior de renda; logo, tais mercadorias, cotadas mundialmente e remuneradas em dólar, são a escolha mais racional. Enquanto os gêneros da produção camponesa são cotados nacionalmente (e até por vezes localmente), seguindo também um misto de lei de uso e de mercado, as commodities seguem um padrão mundial em relação a seus preços, pouco importando o mercado nacional. Assim, a agricultura capitalista foca na produção de grãos (no caso do Brasil, soja e milho, especialmente), açúcar, silvicultura (madeira), bovinos, aves e suínos, café, laranja e tabaco. Tais mercadorias seguem a lei de oferta e procura em nível global; portanto, graças à produção elevada e à necessidade mundial de tais produtos, a maior parte dessa produção se destina à exportação” (livro-base, p. 138).
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	III e IV
Questão 2/4 - Geografia Agrária
Considere a seguinte informação: 
“[...] As ocupações rurais não agrícolas (ORNA), bem como outros elementos do novo rural brasileiro parecem estar associados e bastante próximos à Recampenização no Brasil, o que pode diferenciar da Holanda, pois em nosso País, o [trabalho] rural não agrícola torna-se também possibilidade, medida e forma de evitar a pobreza rural, bem como condições baixas de reprodução social. O que nos países da Europa pode parecer opção de vida e mesmo prática de consciência ambiental é muitas vezes no Brasil, uma necessidade e maneira de integrar e inserir-se na organização produtiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINELLO, Andrpe Sousa. Recampenização e impérios alimentares: conceitos e casos no Brasil atual. Congresso Internacional de História. Maringá/PR, p. 1-16, 2009. < http://www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/163.pdf >. Acesso em: 27 jun. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a ocupação do campo brasileiro e, mais especificamente, sobre o que caracteriza o processo de recampezinação, leia as seguintes proposições e assinale a alternativa correta:
Nota: 25.0
	
	A
	Pode-se afirmar que a recampenização, no Brasil, é a migração para o campo e a reconstituição da organização camponesa por massas de ex-escravos.
Você acertou!
A Alternativa correta é a letra (a), uma vez que explicita o processo de migração de ex-escravos para o campo, onde ocuparam terras e passaram a produzir de maneira autossuficiente. A alternativa (b) está incorreta, porque a recampezinação foi o processo de saída da cidade e não do campo. Por seu turno, as alternativas (c), (d) e (e) também estão incorretas, pois a motivação para a recampezinação se deu pelo enfraquecimento do campo e pela revolta industrial (livro-base, p.88, 89).
	
	B
	Pode-se afirmar que a recampenização, no Brasil, é uma forma de êxodo rural desempenhado por grupos de camponeses.
	
	C
	A recampenização brasileira foi estimulada pelo receio dos proprietários de terras com a questão ambiental e, consequentemente, com as suas produções.
	
	D
	A recampenização, no Brasil, foi estimulada pelos conflitos entre as diferentes classes da elite agrária.
	
	E
	A recampenização brasileira é o processo que beneficiou a migração de ex-escravos para o campo fornecendo a eles o acesso à propriedade das terras.
Questão 3/4 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Na teoria de Chayanov, a família camponesa não contrata mão de obra fora do estabelecimento, possuindo seus próprios meios de produção e, ocasionalmente, é obrigada a empregar parte de sua força de trabalhos em atividades não agrícolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLOEG, Jan Douwe Van der. O modo de produção camponês revisitado. <http://www.jandouwevanderploeg.com/PORT/doc/diversidade_O_modo_de_prod.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Tomando por referência essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia agrária sobre o modo de produção camponês e os recursos recebidos pela produção, assinale a alternativa correta:
Nota: 25.0
	
	A
	A autonomia que o camponês possui sobre as decisões de produção, bem como a liberdade de dispor de seus excedentes da maneira que desejar, assegura o orçamento familiar, o qual será exclusivamente destinado à aquisição de maquinário.
	
	B
	O excedente da produção é destinado a uma poupança familiar. Essa poderá ser utilizada para a compra de sementes, instrumentos de trabalho, vestuários, utensílios domésticos, entre outros bens de consumo.
Você acertou!
A alternativa (b) é a alternativa correta, pois a parcela de ganhos monetários que não for investida na produção será destinada à poupança familiar e esse fator é um dos elementos que conferem o bem-estar da UFP. A alternativa (a) é incorreta justamente pelo fato de que o excedente de ganhos não é investido em maquinário. A alternativa (c) é incorreta porque, em virtude da necessidade de manutenção familiar, a produção camponesa não pode cessar. A alternativa (d) é incorreta, pois coloca o modo de produção capitalista inserido na UFP, além de afirmar o beneficiamento do empregado pelo empregador no sistema capitalista. A alternativa (e) é incorreta, pois a primeira parcela da produção é destinada à subsistência da família (livro-base, p. 130).
	
	C
	O campesino pode optar por parar a sua produção, caso o mercado não esteja fornecendo mais demandas de consumo. A fim de que possa garantir seu sustento, outras alternativas de trabalho e renda são asseguradas ao camponês como, por exemplo, a venda de artesanatos.
	
	D
	O trabalho contratado faz parte das unidades familiares de produção e as possibilidades de ofícios que o campesinato possui fornecem mais bens ao proprietário da força de trabalho que, consequentemente, beneficiará seu empregado.
	
	E
	Na produção camponesa, a primeira parcela de produtos é destinada à venda, a segunda parte da produção total poderá alimentar o próximo ciclo de produção e a terceira parte servirá ao consumo familiar.
Questão 4/4 - GeografiaAgrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] a agricultura familiar, apesar de ainda manter certa relevância, vem perdendo dinamismo quando confrontada com os dados do conjunto das atividades produtivas do sistema agroalimentar, porque, em decorrência das transformações estruturais do sistema capitalista que impactaram a agricultura, houve um desmonte das unidades familiares de produção e isso fez com que aspectos analíticos mais importantes, dinâmica do trabalho e geração de renda, ultrapassem os limites restritos das unidades produtivas agrícolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATTEI, Lauro. Sistema familiar de produção: algumas questões para o debate. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n.35, p. 205 -223, 2004. s. p. 
Segundo os conteúdos do livro-base Geografia agrária acerca da organização da propriedade camponesa da terra e a sua Unidade Familiar de Produção (UFP), assinale a alternativa correta:
Nota: 25.0
	
	A
	A Unidade Familiar de Produção opera por meio da divisão de rendimentos entre os produtores, assegurando o princípio de uma sociedade mais justa e igualitária.
	
	B
	A propriedade camponesa se organiza sobre a extração de mais valia, em que o aumento do valor de um bem acontece após a sua aquisição.
	
	C
	A produção na propriedade camponesa acontece com o fim de atender as demandas do mercado e da família, visando auferir maior lucro para que haja investimentos em novos bens de produção.
	
	D
	Existe um equilíbrio entre o trabalho exercido pelos camponeses e o aproveitamento da produção, pois não é objetivo da UFP a obtenção da mais valia, a produção acontece até suprir a necessidade familiar.
Você acertou!
A alternativa correta é a (d), porque, em razão da produção familiar visar a constante existência da atividade camponesa, os camponeses fazem o uso racional da terra e em concordância com a real necessidade da produção, sem a condição de produzir para a demanda da acumulação (livro-base, p. 130). “Há uma busca implacável pelo balanço ideal entre trabalho e consumo. Na UFP, não se trabalha sempre mais, desejando maiores rendimentos sempre, mas sim até se atingir o grau de satisfação da família” (p. 130).
	
	E
	A organização da UFP acontece pela dinâmica exercida entre os investimentos advindos da produção anterior e a soma do que foi gerado pela terra. O objetivo final da UFP é a acumulação dos rendimentos com o propósito de manter a constante rotatividade do capital, bem como a produção contínua.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes