Buscar

Atividade para AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Constitucional Avançado
Disserte sobre Controle de Constitucionalidade. 
Foi criado a partir de documentos internacionais, chamados comumente de convenções. Tem por lógica aferir se as leis e os atos normativos ofendem ou não a algum tratado internacional que verse sobre direitos humanos.
Quem pode propor: Não é exclusivamente jurisdicional, também pode ser realizado por outros órgãos que integram a estrutura da administração direta e indireta.
O controle jurisdicional de convencionalidade pode ser realizado pelo poder jurídico de duas formas: Difusa e Concentrada.
Difusa: é aquela realizada difusamente por todos os órgãos do poder judiciário, inserido em um processo constitucional subjetivo e que não tenha como causa a solicitação específica de constitucionalidade ou inconstitucionalidade.
Concentrada: Pode ser parâmetro, por exemplo, a constituição federal, emenda constitucional, princípios constitucionais implícitos, além dos tratados dos direitos humanos aprovados na forma do art.5º, §3º, CF.
Disserte sobre o constitucionalismo global:
O constitucionalismo global ou globalizado busca difundir a perspectiva de proteção dos direitos humanos e de propagação para todas as nações. O novo constitucionalismo funda-se por um lado na supremacia da constituição e por outro na laicização, que nada tem relação com anti-religiosidade ou anti-filosofias, mas apenas sublinha a neutralidade e imparcialidade do Estado, sendo, portanto, um corolário do princípio da supremacia constitucional. A constituição é uma questão dos homens e das suas sociedades. E, entretanto, é umas das preocupações mais sérias e mais sagradas deles.
Disserte sobre o estado das coisas inconstitucionais:
Esse fato ocorre quando um quadro insuportável de violações dos direitos fundamentais começa a ocorrer de forma centralizada, decorrente da omissão ou comissão de diferentes autoridades públicas agravados pela inércia reiterada dessas mesmas autoridades, ou seja, a estrutura do órgão estatal está com sérios problemas e não consegue modificar a situação tida como inconstitucional.
Fala-se, então em uma inconstitucionalidade por ação positiva ou por atuação, a ensejar a inconstitucionalidade vertical dos atos inferiores as constituições e, em sentido diverso, em inconstitucionalidade por omissão, decorrente da inércia legislativa na regulamentação de normas constitucionais de eficácia limitada.
O que representa o neo constitucionalismo na jurisdição constitucional, sobretudo nas decisões do STF?
O neoconstitucionalismo visa dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, busca-se a eficácia da constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, sobretudo diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
Relacione as súmulas vinculantes com o momento de transição da jurisdição constitucional brasileira.
As súmulas vinculantes visam direcionar a atuação dos órgãos do poder judiciário, sobretudo quando há conflitos interpretativos-aplicativos das normas do ordenamento jurídico, de modo a garantir a segurança jurídica e a aplicação coerente dos preceitos jurídicos. Assim, nesse momento de transição da jurisdição constitucional brasileira, assumem um papel importante, uma vez que, buscam facilitar a aplicação do direito no caso concreto.

Outros materiais