Buscar

AV Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201407221876 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201407221876 - ALESSANDRA NAZARETH MARIOTTI CONDE 
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2014 18:32:12 
	
	 1a Questão (Ref.: 201407286360)
	5a sem.: deficiência visual
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O senso comum diz que a pior cegueira é a da alma. Certamente ele se refere às pessoas que não querem ou não podem enxergar algum conteúdo por este ser ameaçador. Situação diferente ocorre com o cego que procura enxergar com os elementos que têm a sua disposição. Liste e explique 3 elementos que ajudam o cego a perceber e se orientar no mundo em que vive. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: 
Sistema braille, sorobã, lupa, reglete. Recursos de auxílio auditivo como gravadores, livro falado ou gravado, bolas com guizo, sinais de trânsito sonoros etc. Recursos eletrônicos calculadoras que falam, computadores com sintetizadores de voz, computadores com impressão aumentada gerada por hardware para aluno com baixa visão, programas e equipamentos atuais, o DOSVOX (decodifica a imagem visual em acústica). 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407285932)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação ao processo educativo do aluno com baixa visão ou cego muitos conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas. 
( ) A educação exigirá uma revisão das práticas convencionais que, muitas vezes, enfatizam os estímulos visuais e as imagens como meios e mediações do processo de ensinar e aprender. 
( ) O aluno cego e com baixa visão não têm as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, já que a deficiência visual limita sua capacidade de aprender por não ter acesso aos estímulos visuais. 
( ) O aluno necessita de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização. 
A ordem correta é 
		
	
	F V V 
	
	F F V 
	
	V V V 
	
	V F V 
	
	V F F 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407306066)
	7a sem.: DEFICIÊNCIA FÍSICA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Ana é uma aluna cadeirante que foi matriculada numa escola cuja biblioteca se localiza no segundo andar. Para o acesso a este pavimento existe apenas uma escada e isso, impossibilita Ana de se movimentar independentemente na escola. Por ser adolescente, Ana está se sentindo constrangida todos os dias quando quer usar a biblioteca e precisa da ajuda de terceiros para chegar até lá. A família pediu uma reunião com a direção e expôs a situação de constrangimento que é vivida por Ana, mas a escola não se mostrou solícita a mudar a biblioteca para o pavimento térreo e nem para construir uma rampa que facilitasse o acesso da aluna. O argumento usado pela direção foi: "Quando matriculamos Ana, sabíamos que ela teria dificuldades cognitivas provocadas pela condição da deficiência física. Lamentamos, mas não podemos mudar toda uma estrutura predial só pela sua filha. Vamos continuar dando apoio a ela todas as vezes que desejar usar a biblioteca, pois os inspetores foram treinados a manejarem a cadeira de rodas com respeito e cuidado". Mudar uma biblioteca e suas centenas de livros não é uma tarefa fácil, da mesma forma que também não é tão fácil construir uma rampa de acesso ao segundo pavimento. Entretanto, a fala da direção apresenta um erro no que se refere ao rendimento acadêmico de Ana. Qual foi esse equívoco? Justifique a sua resposta. 
		
	
Resposta
	
Gabarito: A diretora errou ao mencionar que Ana teria prejuízo ou dificuldades cognitivas por ser deficiente física. Não existe neste caso qualquer elemento que indique deficiência, atraso ou dificuldade cognitiva na aprendizagem de Ana. O problema é apenas de acessibilidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407285375)
	1a sem.: Normalidade X Deficiência
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como numa pessoa estática e passou a ser vista como: 
		
	
	pessoa incapaz
	
	pessoa dinâmica e com possibilidades 
	
	sujeito dependente
	
	bobo da corte
	
	ser demoníaco
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407485215)
	sem. N/A: Paradigmas educacionais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
		
	
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	
	Escolarização no turno oposto da escola da escola
	
	Atendimento educacional especializado
	
	Inclusão direita do aluno na escola regular
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407488376)
	sem. N/A: Inclusão
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e permanência de todos os alunos. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser adotada pela escola para tornar-se inclusiva:
		
	
	Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios.
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a segregação social e aprendizagem. 
	
	Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais.
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e remoção de barreiras para aprendizagem
	
	Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção dos grupos. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407285908)
	7a sem.: TECNOLOGIA ASSITIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda. 
		
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores. 
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina. 
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas. 
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407286056)
	6a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVAPontos: 0,5  / 0,5 
	Ao falar sobre a proposta de trabalho junto a alunos com alguma deficiência, um professor relata que: "soubemos de um caso de uma criança com Síndrome de Down de 4 anos de idade que fica andando livremente, durante o período de aula, pelos corredores da escola. Quem acaba tomando conta dela é a copeira". De acordo com os princípios orientadores da inclusão, podemos afirmar que essa proposta de trabalho no contexto escolar: 
		
	
	Está correta porque insere a criança no espaço físico da escola especializada na forma como ela consegue se comportar. 
	
	Está incorreta porque não atende às necessidades educacionais especiais que a criança apresenta. 
	
	Está incorreta porque a criança não está inserida na escola especial. 
	
	Está incorreta, pois esta criança deveria estar fazendo aulas de reforço escolar para se preparar para o processo de alfabetização. 
	
	Está correta porque envolve o trabalho de todos os profissionais da escola e não somente do professor. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407285630)
	8a sem.: Transtornos Globais do Desenvolvimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque V para afirmativa verdadeira e F para falsa, no que se refere ao manejo acadêmico de alunos portadores dos Transtornos Globais do Desenvolvimento: 
( ) Paulo é um aluno autista com dificuldades severas de comunicação, sua professora deve adotar a Comunicação Alternativa, como pranchas de comunicação com figuras, objetos concretos etc. 
( ) Jussara possui um aluno que apresenta comportamentos inadequados, como recurso pedagógico ela redireciona a atenção deste aluno para uma atividade que é do seu agrado, oferecendo atividades de curto tempo, sempre elogiando suas conquistas. 
( ) A preocupação em manter uma interlocução com os profissionais da saúde: fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, médicos não contribui nas estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores com alunos portadores de necessidades educativas especiais incluídos. 
( ) Helena possui um aluno autista inserido em sua turma, ela possui bastante preocupação com a arrumação de sua sala, possuindo espaços definidos, para as diferentes tarefas, pois seu aluno autista apresenta baixa tolerância às mudanças. 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
		
	
	V F V F
	
	F V F V
	
	F F V V
	
	V V F V 
	
	F F F V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407294132)
	9a sem.: ALTAS HABILIDADES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um aluno com altas habilidades que frequenta uma escola regular municipal foi incluído no programa de atendimento educacional especializado oferecido no contra-turno numa sala de recursos. De acordo com a proposta inclusiva de educação, podemos afirmar que esta medida está: 
		
	
	incorreta porque o educando com altas habilidades não necessita do atendimento educacional especializado porque já é superdotado. 
	
	incorreta porque este aluno será segregado do convívio social. 
	
	incorreta porque este aluno deverá ser encaminhado para uma escola especial para alunos com altas habilidades. 
	
	correta porque o aluno não precisará frequentar a turma regular e será desenvolvido um programa especial para desenvolver, ao máximo, suas habilidades específicas. 
	
	correta porque o educando com altas habilidades necessita do atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais