Buscar

AV1 ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202811246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Consiste em estar sempre focando os nossos atos e pensamentos no Evangelho, seguindo-o com todo o nosso fervor, de toda a nossa alma, com toda a força do nosso ser, fazendo ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem. Desta forma consiste na Lei:
		
	
	Lei Jurídica - lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à individualidade.
	
	Lei Natural e Jurídica - lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à perfeição.
	 
	Lei Natural - lei que trata de todas as coisas que amparam o crescimento espiritual do homem conduzindo-lhe à perfeição.
	
	Lei Natural e Jurídica - é uma fração da ordem moral, consequentemente um meio a serviço do homem
	
	Lei Natural - é uma fração da ordem moral, consequentemente um meio a serviço do homem
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202318780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem dispõe sobre direitos, deveres, responsabilidades, proibições e infrações, entre outros assuntos. Baseando-se no Código, analise as afirmativas a seguir. I - É proibida a recusa da execução de atividades que não sejam de sua competência legal. II - Não são permitidas as participações em movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. III - É permitido suspender as atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada não oferecer condições mínimas para o exercício profissional, ressalvados os casos de urgência e emergência. IV - É dever prestar à clientela uma assistência livre de riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	III e IV, apenas;
	
	I e IV, apenas;
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas;
	
	I e II, apenas;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202812000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Outra definição - ¿ciência dos costumes¿, sendo algo anterior a própria sociedade. descreva abaixo o significado:
		
	
	ética - surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
	 
	Moral - Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
	
	Ética e Moral - um ¿conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social¿
	
	Moral - Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.
	
	Ética - Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202812467)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em cada Estado existe um Conselho Regional, os quais estão subordinados ao Conselho federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com Escritório Federal em Brasília.
		
	
	Em 22 de Agosto de 1973, através da Lei 7.905,
	
	Em 25 de julho de 1973, através da, Lei n.º 10.507/02
	 
	Lei Nº 7.498/86 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem
	 
	Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905,
	
	Em 28 de Janeiro de 1973, através da Lei 5.905,
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202384983)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Dos princípios fundamentais. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza os Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética de Enfermagem.
		
	
	O profissional de enfermagem não respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões
	
	O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da Imprudência.
	
	O profissional de enfermagem não participa, como integrante da equipe de saúde, dasações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas,participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa.
	
	Nenhuma alternativa acima contempla o código de Ética dos profissionais de enfermagem
	 
	A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dapessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202383390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem diz respeito a assuntos.(Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), Marque a opção correta.
		
	
	Crime contra a inviolabilidade dos segredos e da coletividade
	
	Relacionados com o paciente e a Instituição, em razão do próprio trabalho.
	
	Relacionados com os pacientes em seus domicílios e na comunidade
	 
	Relacionados com os pacientes e seu estado de saúde
	
	Relativos aos serviços e equipamentos utilizados para a assistência de enfermagem
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202381992)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Enfermagem ¿ Em sua Resolução 300-(Revogadapela Resolução 375/2011 - COFEN, no exercício de sua competência, consignada no artigo 8º, inciso I da Lei 5.905, de 12 de julho de 1973, tendo em vista a deliberação do Plenário em sua 327ª Reunião Ordinária.CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, nos artigos 5º, inciso XIII e artigo 197, perante A Lei 7.498, de 25 de junho de 1986, que regulamenta o Exercício da Enfermagem em seus artigos: Resolve: Marque a alternativa incorreta.
		
	
	Art. 3º ¿ A Assistência de Enfermagem Pré -Hospitalar, tem que estar alicerçados em Protocolos Técnicos específicos, devidamente assinados pelo Diretor Técnico e pelo Enfermeiro Responsável Técnico de Enfermagem da Instituição ou Empresa.
	
	Parágrafo Único ¿ Toda Assistência de Enfermagem em atendimento em Unidades Móveis de UTI e Suporte Avançado de Vida (terrestre, aérea ou aquática) tem que ser prestada pelo Enfermeiro.
	 
	O Técnico de Enfermagem deverá desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem como forma de registro e anotações pertinentes à profissão e aos respectivos profissionais de Enfermagem.
	
	Art 2º ¿ O Enfermeiro deverá desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem como forma de registro e anotações pertinentes à profissão e aos respectivos profissionais de Enfermagem.
	
	Art. 1º Fixar os valores mínimos dos Honorários pela Prestação de Serviços de Enfermagem, constante da TABELA anexa ao Sindicato de Enfermagem de toda Jurisdição
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202820623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pai cruel, ao receber o boletim de seu filho (de 10 anos) e constatar o seu baixo aproveitamento escolar, com o propósito de corrigi-lo, agride a criança com um cabo de vassoura, abusando do exercício do direito de correção, resultando-lhe lesão corporal de natureza leve. A hipótese caracteriza o crime de:
		
	
	Constrangimento ilegal.
	
	Abuso de autoridade
	
	Tortura
	 
	Maus-tratos
	
	Lesão corporal de natureza leve.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202371375)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação ao segredo profissional referente ao menor de idade,(a criança)para o profissional de Enfermagem, o conteúdo do Segredo é tudo o que se refere ao cliente/paciente, família, funcionários e empresa em que trabalha. Exceto
		
	
	c) Não pode ser revelado quando o menor tenha capacidade de discernimento, mesmo quando solicitado pelos responsáveis;
	 
	e) Não pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor
	 
	b) pode ser revelado caso seja solicitado por pais ou responsáveis, em qualquer hipótese;
	
	d) Pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor.
	
	a) A sua manutenção é uma das responsabilidades do profissional de enfermagem;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202311289)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Enfermeiro é chamado ao COREN para responder processo administrativo por ter se desligado do cargo de chefia do seu serviço e não ter comunicado ao COREN em tempo hábil. Qual é o prazo estabelecido para que o Enfermeiro comunique ao COREN seu afastamento da chefia do serviço.
		
	 
	45 dias
	
	60 dias
	 
	15 dias
	
	30 dias
	
	75 dias

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes