A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ED  SISTEMAS OPERACIONAIS UNIP -  RESPOSTAS E JUSTIFICATIVAS

Pré-visualização | Página 1 de 3

ED UNIP – SISTEMAS OPERACIONAIS (CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO & SISTEMAS)
EXERCICIO 1
Ao ligar o computador o usuário misterioso da figura observa que a tela do computador apresenta uma serie de mensagens que, são geradas pela BIOS (Basic Input/Output System – Sistema Básico de Entrada/Saída). A BIOS é um programa pré-gravado na memória ROM (Read-Only Memory – Memória Somente de Leitura) cuja função é realizar uma serie de verificações no hardware do computador.
Operações realizadas pela BIOS
 I. Verificar a configuração da CMOS que armazena as configurações do hardware.
 II. Carregar os manipuladores de interrupção.
 III. Verificar se a placa gráfica esta operacional.
 IV. Verificar se o computador esta sendo ligado ou reiniciado. 
 V. Verificar as portas, onde podem estar conectados mouse e teclado
 VI. Verificar os barramentos e as placas que se encontram conectadas a eles.
 VII. Em caso de erro apresentar uma notificação.
 VIII. Após a checagem geral serão exibidos detalhes sobre o Processador, Unidades de disco, Memória e finalmente a versão e data da BIOS.
Após a realização de todos os procedimentos descritos o computador estará apto ou não para a próxima etapa de sua inicialização, ou seja, executar um programa denominado bootstrap que, será o responsável pela escolha do sistema operacional que será carregado na memória.
 Por se tratar de uma pessoa muito curiosa o usuário misterioso passou a imaginar se seria possível ter no seu computador vários sistemas operacionais (Windows, Linux, Android, Mac Os, FreeBSD,...).
 No momento ele conseguiu este feito através da criação de três máquinas virtuais em seu notebook utilizando o programa Virtual Box, na primeira máquina virtual instalou o Linux Debian, na segunda o Windows 7 e na terceira o Android. O problema está no desempenho de cada máquina virtual, pois o hardware do computador é compartilhado entre o ambiente nativo e as máquinas virtuais.
 O dual-boot no caso do Linux pode ser conseguido através de um programa denominado GRUB que, subscreve o bootstrap. Qual o procedimento adotado pelo GRUB para escolha do sistema operacional desejado?
A - O GRUB carrega o sistema operacional que se encontra na primeira partição do disco rígido e após o carregamento do sistema operacional. O usuário poderá então escolher o sistema operacional que estará ativo.
B - O GRUB é um programa que pode substituir o conteúdo da MBR, o que permite a inicialização de alguns valores iniciais, tais como, registradores da CPU e controladores de dispositivos. O dual-boot será implementado através do carregamento de todas as partições disponíveis no HD, na memória RAM. O usuário poderá então escolher o sistema operacional que estará ativo.
C - O GRUB além da inicialização de alguns valores iniciais, tais como, registradores da CPU, controladores de dispositivos exibe ao usuário um menu com as diversas opções de kernel disponíveis para carregamento na memória.
D - O GRUB é um programa denominado escalonador de Sistema Operacional, onde a CPU será a responsável pela escolha do sistema operacional que deverá ser carregado.
E - O GRUB é um programa de gerenciamento de Sistemas Operacionais que apresenta ao usuário um menu com todas as opções de sistemas operacionais disponíveis. O carregamento do Sistema Operacional na memória somente ocorrerá após a fila de processos prontos, através do escalonador de CPU liberar o processo para carregamento na memória.
Justificativa: O grub carrega alguns valores iniciais( registradores da cpu, controladores de dispositivos) e exibe uma lista ao usuário com opções de kernel e dispositivos disponíveis para carregar na memória.
EXERCICIO 2
Durante o processo de desenvolvimento dos computadores uma serie de dispositivos foram desenvolvidos com a finalidade de reduzir a ociosidade da CPU. O calcanhar de Aquiles sempre esteve nos dispositivos de entrada e saída mais lentos que a CPU. Do lado do software os sistemas operacionais também tiveram que evoluir para suportar a evolução do hardware e as necessidades dos usuários que anseiam pela possibilidade de utilizar um número crescente de programas. Neste cenário a multiprogramação teve um papel de destaque.
Considere as asserções a seguir:
A multiprogramação aumenta a utilização de CPU, organizando as tarefas(código e dados) de modo que a CPU sempre tenha uma tarefa para executar e principalmente sem perda de tempo entre a troca de um processo que esta sendo executado pela CPU e um processo que se encontra na fila de processos prontos.
PORQUE
Em sistemas de tempo compartilhado, a CPU executa várias tarefas alternando entre elas, mas as trocas ocorrem com tanta freqüência que os usuários podem interagir com cada programa enquanto ele está sendo executado.
A - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
B - A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
C - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira
D - A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
E - As duas asserções são proposições falsas.
Justificativa: Em sistemas multiprogramados vários processos são mantidos na memória. Aqueles que não podem ser armazenados na memória principal (por limitação de espaço), permanecem em disco. Assim que for possível, o processo sairá do disco e serácarregado na memória principal. Sistemas multitarefa (ou de tempo compartilhado), a CPU alterna entre os processos com uma frequência tão alta que permite a interação do usuário com programas enquanto eles são executados. Ou seja, sistemas detempo compartilhado permite a comunicação constante entre o usuário e o programa.
EXERCICIO 3
Dentre as várias atividades do sistema operacional encontra-se o gerenciamento de processos, onde um processo é uma entidade ativa que sofre uma série de mudanças de estágio, tais como, novo, pronto, em execução, em espera e terminado. O que deve ser garantido pelo sistema operacional para que os diversos processos que se encontram em execução ou esperando pela oportunidade de serem executados prossigam com suas atividades.
A - Manter informações sobre quais partes da memória estão sendo usadas no instante atual e por quem. Decidir qual processo deve ser executado pela memória.
B - Manter informações sobre quais partes da memória estão sendo usadas no instante atual e por quem. Criação e remoção de processos dos registradores, tanto do sistema quanto dos usuários. Suspensão e reativação de processos.
C - Sincronização de processos. Comunicação entre processos. Tratamento de impasses entre processos. Decidir quais processos devem ser executados pelos usuários.
D - Criação e remoção de processos, tanto do sistema quanto dos usuários. Suspensão e reativação de processos. Sincroniza de processos. Comunicação entre processos. Tratamento de impasses entre processos.
E - Tratamento de impasses entre processos. Sincronização de processos. Comunicação entre processos. Alocar espaço e remover programas e dados da memória.
Justificativa: Deve ser garantido pelo sistema operacional a criação, remoção, suspensão e reativação, sincronização, comunicação entre si e tratamento de erros para os diversos processamentos em execução ou espera para serem executados prossigam com as atividades.
EXERCICIO 4 
O compartilhamento de dados e dispositivos se tornou uma constante nas sociedades modernas. As redes de computadores garantem a interconexão entre os diversos dispositivos.
Se qualquer um dos nossos usuários (vide figura) enviar um documento para impressão e a impressora se encontrar desligada o que deverá acontecer?
Assinale a alternativa incorreta:
A - A CPU para o que está fazendo e transfere imediatamente o controle para o Sistema Operacional.