APOL 1 INTRODUCAO A EDUCACAO FISICA
4 pág.

APOL 1 INTRODUCAO A EDUCACAO FISICA


DisciplinaEducação Física55.402 materiais299.325 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Introdução à Educação Física
Leia a passagem de texto: 
\u201cSua influência sobre os profissionais foi tamanha que, de certa forma, a educação física e a revista Educação Física tornaram-se uma coisa só. Esse periódico deixou de ser somente um simples órgão informativo para representar a palavra de ordem que estava a serviço de um ideal\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA NETO, Samuel; ALEGRE, Atilio de Nardi; HUNGER, Dagmar; PEREIRA, Juliana Martins. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. p. 114. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base História da Educação Física: algumas pontuações, sobre as finalidades eugênicas e higiênicas da Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A ascensão das ideias eugênicas relacionadas à Educação Física ocorreu na ditadura militar brasileira.
	
	B
	Eugenismo e higienismo eram perspectivas opostas, defendidas por instituições que eram totalmente divergentes.
	
	C
	No Brasil, o eugenismo foi promovido pelo exército, enquanto o higienismo pela foi apoiado pela classe médica, militares, educadores e religiosos.
Comentário: A alternativa correta é a letra c). \u201cNa década de 30, no Brasil, dentro de um contexto histórico e político mundial, com a ascensão das ideologias nazistas e fascistas, ganham força novamente as ideias que associam a eugenização da raça à Educação Física. O exército passou a ser a principal instituição a comandar um movimento em prol do \u2018ideal\u2019 da Educação Física que se mesclava aos objetivos patrióticos e de preparação pré-militar. O discurso eugênico logo cedeu lugar aos objetivos higiênicos e de prevenção de doenças, estes sim, passíveis de serem trabalhados dentro de um contexto educacional. A finalidade higiênica foi duradoura, pois instituições militares, religiosas, educadores da \u2018escola nova\u2019 e Estado compartilhavam de muitos de seus pressupostos\u201d (texto-base História da Educação Física..., p. 249).
	
	D
	As instituições militares apoiavam a Educação Física pelo potencial patriótico dos esportes, mas não eram relacionadas à eugenização.
	
	E
	O discurso higiênico da Educação Física não é passível de ser trabalhado dentro de um contexto educacional, dado seu perfil excludente e preconceituoso.
Questão 2/5 - Introdução à Educação Física
Considere o extrato de texto: 
\u201cO objetivo de todas as Abordagens de Ensino da Educação Física Escolar é muito similar, propondo que a Educação Física apresente conteúdos significativos, enfatizando a necessidade de um corpo docente sério e comprometido com o processo de ensino aprendizagem\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MALDONADO, D. T.; HYPOLITTO, D.; LIMONGELLI, A. M. de A. Conhecimento dos professores de educação física sobre abordagens da educação física escolar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 13-19, 2008. p. 15. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Abordagens pedagógicas: definições e conceitos sobre a abordagem construtivista da Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Essa abordagem se popularizou pelo seu formato de \u201cdar a bola\u201d, garantindo autonomia aos alunos na escolha das atividades.
	
	B
	O principal foco dessa abordagem está em consolidar o espaço da Educação Física para críticas à realidade social.
	
	C
	Nessa abordagem, há o ensino dos movimentos aos alunos com ênfase na eficácia energética e motora para o rendimento.
	
	D
	É a abordagem que prioriza experiências positivas na infância para manutenção de um estilo de vida ativo.
	
	E
	Essa abordagem considera a aprendizagem na escola como um meio de enriquecer os aprendizados fora dela.
Comentário: \u201cA ideia central da abordagem construtivista está fixada na proposta de que o conhecimento absorvido pela criança em sua infância, por meio das brincadeiras e dos jogos fora da escola, é o subsídio central para a construção das aulas de Educação Física. Por outro lado, defende que o conhecimento adquirido pelas crianças na escola também serve de subsídio para que o universo de suas experiências corporais seja enriquecido e, consequentemente, modificado\u201d (texto-base Abordagens pedagógicas..., p. 82,83).
Questão 3/5 - Introdução à Educação Física
Atente para a afirmação: 
\u201c[...] a Educação Física, como área acadêmica, é composta por várias abordagens de pesquisa, utilizando referenciais teóricos provindos de diferentes concepções científicas, tanto em relação ao método utilizado para a aproximação do fenômeno investigado como em relação à própria construção do objeto de pesquisa\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DAOLIO, Jocimar. A produção acadêmica em Educação Física: a CAPES como um \u201cnão-lugar\u201d. Pensar a prática, v. 18, n. 2, p. 502-512, 2015. p. 502. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES, sobre as matrizes de debates sobre a identidade da Educação Física, analise as afirmativas:
 
I. Os discursos sobre a Educação Física poderiam ser classificados em duas grandes matrizes, a matriz científica e a matriz pedagógica.
II. O movimento humano seria o objeto articulador ou unificador de diversas abordagens da Educação Física para a matriz científica.
III. A matriz pedagógica compreende a Educação Física como uma disciplina científica que possui um objeto epistemológico específico: o movimento humano.
IV. A matriz pedagógica argumenta que é impossível construir um objeto único para a Educação Física, pois suas abordagens perpassam diferentes disciplinas. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I, II e IV
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II e IV são corretas. De acordo com o texto-base: \u201c[...] os discursos sobre a Educação Física poderiam ser classificados em duas grandes matrizes: (a) matriz científica e; (b) matriz pedagógica [I, correta]. A primeira matriz, [...] compreende a Educação Física como uma disciplina científica autônoma que possui um objeto epistemológico específico e delimitado à motricidade humana, cinesiologia, movimento humano, etc. [II, correta]. [...] Todavia, a matriz pedagógica [...] contrapõe-se ao entendimento da Educação Física como ciência [III, incorreta]. [...] O primeiro argumento diz respeito a impossibilidade de se construir um objeto único/unificador/articulador para a Educação Física, já que a área lida com diversas abordagens que perpassam por disciplinas do bioquímico ao antropológico, o que dificulta estudos integrativos e temáticos [IV, correta]\u201d (texto-base A identidade epistemológica..., p. 110).
	
	D
	II e III
	
	E
	II e IV
Questão 4/5 - Introdução à Educação Física
Considere o fragmento de texto: 
\u201cSão exemplos de PC [práticas corporais] e AF [atividade física]: jogos cooperativos e competitivos, brincadeiras, esportes, exercícios resistidos, outras modalidades de ginásticas, atividades recreativas, lutas, danças, atividades de aventura, movimentos corporais que levem o sujeito (re)conhecer seu corpo e suas partes, que trabalhem a coordenação motora e equilíbrio, agilidade, relacionadas à postura, alongamentos e relaxamentos, exercícios respiratórios, caminhada e corrida, entre outros\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, F. F. B. Práticas corporais e atividades físicas na atenção básica do sistema único de saúde: ir além da prevenção das doenças crônicas não transmissíveis é necessário. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 647-658, abr./jun. de 2016. p. 653. 
Considerando essas informações e os conteúdos
Jeferson
Jeferson fez um comentário
QUESTÃO 1/5 - LETRA "C"
0 aprovações
Carregar mais