Buscar

Profissão farmacêutica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HEMATOLOGIA LABORATORIAL
A carreira de farmacêutico hematologista abrange uma grande área das análises clínicas que em que há bastante demanda pelo mercado de trabalho. 
No entanto, a carreira de hematologista ainda representa importante campo de atuação para o profissional farmacêutico, inclusive em pequenas cidades, onde existe possibilidade de empreender na área, investindo na abertura de um laboratório de análises clínicas.
Ser um farmacêutico hematologista exige do profissional conhecimentos aprofundados em hematologia clínica e suas subclasses, tais como coagulação e imuno-hematologia, além de ter conhecimento nas áreas de química analítica e instrumental. Exige do profissional aptidão para tarefas analíticas, gestão de laboratórios e capacidade de concentração. 
Contudo, para que condições clínicas e patologias sejam identificadas com precisão, é indispensável a utilização de meios próprios de avaliação — hemograma —, equipamentos e de um ambiente ideal. A hematologia laboratorial segue uma rotina de procedimentos, composta por três fases : Pré-analítica : que engloba atividades antecendentes ao ensaio laboratorial; Analítica: que é iniciada com a validação do sistema analítico, onde são avaliados controle de qualidade , e temina com o fornecimento de um resultado; Pós-analítica: Após o resultado analítico, que pode ser tanto quantitativo quanto qualitativo, há a entrega do laudo e a interpretação do resultado ao paciente.
Podemos citar beneficios da hematologia laboratorial como sendo, a identificação de anemias, por meio de hemogramas e avaliação de indices hematimétricos,análise da imunidade ,que com a indentificação de alterações no sistema linfático pode ser evitada uma fragilização do organismo do paciente , e acima de tudo a prevenção e tratamento precoce de doenças, onde as avaliações periódicas feitas pelo paciente, por exemplo, podem servir como forma de prevenir o surgimento e/ou agravamento de quadros clínicos, sobretudo em indivíduos detentores de algum fator de risco, como idade ou incidência de determinadas patologias na família.
CONCLUSÃO
Portanto, fica evidente que o procedimento de Hematologia laboratorial tem uma grande importância , não só para a qualidade do laboratório, mas principalmente para a saúde dos pacientes diagnosticados . 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Descubra o que é hematologia laboratorial e como aplicá-la em seu laboratório. Disponível em :<http://www.autolac.com.br/descubra-o-que-e-hematologia-laboratorial-e-como-aplica-la-em-seu-laboratorio/>. Acesso em 19/09/2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais