Buscar

Simulado-Introdução-ao-Direito (1)

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Simulado: CCJ0003_SM_201501038311 V.1 	fechar Fechar
Aluno(a): ROSALINE HELENA SOUZA DE OLIVEIRA	Matrícula: 201501038311
Desempenho: 0,5 de 0,5	Data: 12/06/2015 17:24:19 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201501060582)	Pontos: 0,1 / 0,1
Para existir o direito adquirido, deve haver um fato aquisitivo e um direito em sentido objetivo, devendo ter tal fato aquisitivo todos os elementos exigidos pela lei antiga, pois, senão, deixa de haver direito adquirido para caracterizar-se a existência de simples expectativa, isto é, esperança de aquisição do direito. A legislação em vigor prevê que o direito à aposentadoria voluntária do servidor público se dá após 35 anos de contribuição e 60 anos de idade. O Sr. Hilário ingressou no serviço público no dia 17 de novembro de 1972 e nasceu no dia 01 de abril de 1947. Então: 
	O Sr Hilário só terá direito adquirido à aposentadoria, após o processo de sua aposentadoria se tornar um ato jurídico perfeito.
	No Brasil não há direito adquirido em matéria de direito público.
 (Certo) O Sr Hilário tem direito adquirido à aposentadoria, pois já contribuiu por mais de 35 anos e tem mais de 60 anos completos.
	O Sr Hilário tem expectativa de direito à aposentadoria, pois já contribuiu por mais de 35 anos e tem mais de 60 anos completos.
	O Sr Hilário não tem direito adquirido à aposentadoria, pois apesar de contribuir por mais de 35 anos e tem mais de 60 anos completos, ainda não deu entrada no pedido de aposentadoria.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201501125741)	Pontos: 0,1 / 0,1
(Paulo Nader)"A integração é um processo de preenchimento de lacunas, existentes na lei, por elementos que a própria legislação oferece (...)"podendo-se afirmar quanto a estes o seguinte:
	
 Os princípios gerais do direito se limitam aos princípios constitucionais, que devem ser observados na leitura do ordenamento jurídico.	
 Os costumes contra legem podem contribuir na constatação de lacunas, desde que, não fira as normas em vigor.
 (Certo) A equidade judicial permite ao magistrado que este se utilize de critérios subjetivos para o alcance de uma decisão justa e equilibrada nos limites legais.
	
 A analogia juris se dá pelo mesmo mecanismo que a interpretação extensiva.
	
 Na ausência de lei o juiz pode se recusar a decidir.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201501302125)	Pontos: 0,1 / 0,1
Sobre Direito e Moral, assinale a resposta verdadeira:
	O objetivo da moral é estabelecer e garantir um ambiente de ordem, enquanto que o Direito objetiva o aperfeiçoamento do ser humano.
	O campo do Direito é mais amplo que o campo da moral.
	Direito e moral são instrumentos de controle social, sendo que a moral é marcada pela coercibilidade, enquanto que o Direito é incoercível.
	A moral impõe deveres e confere direitos às pessoas, enquanto que o Direito apenas impõe deveres. 
 (Certo)	A sociedade não aceita o litígio porque necessita de ordem, de paz social. Em razão disso, pode-se afirmar que o Direito existe para evitar conflitos e para solucioná-los, quando estes já houverem sido instaurados, compondo-os.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201501221791)	Pontos: 0,1 / 0,1
Nas democracias contemporâneas, a soberania interna da ordem jurídica está intimamente associada
	à norma fundamental do pensamento de Kelsen, tendo em vista que toda democracia pressupõe universalidade de direitos
	às normas do direito internacional, donde derivam as formas pelas quais os regimes democráticos extraem a fundamentação de sua existência
	às normas derivadas da ética do homem médio, fundamento de todo valor e de todo direito
	às normas da burocracia de Estado, tendo em vista que o modelo de dominação legal-burocrático do Estado moderno pressupõe atribuição de toda estabilidade do poder à burocracia.
 
 (Certo)	às normas constitucionais, como base de regramento formal e material de todas as normas do sistema jurídico
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201501643882)	Pontos: 0,1 / 0,1
João contratou José como prestador de serviço para pintura da sua residência. Ficou acordado o valor de mil reais, e José teria que terminar a pintura em no máximo 3 dias. Considerando esses fatos,aponte a opção CORRETA:
 (Certo)	A relação jurídica entre João e José classifica-se como complexa, pois os dois há direitos e deveres recíprocos.
	Não há relação jurídica no caso apontado.
	João tem direito potestativo perante José, uma vez que este terá que terminar o serviço dentro do prazo escolhido por João.
	Trata-se de uma relação de direito real, uma vez que o objeto do serviço é um bem imóvel.

Continue navegando