Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
INTRODUÇÃO
Existe uma preocupação com o ensino da leitura e da escrita na educação básica, pois os alunos apresentam grande dificuldade na leitura e na escrita. O ensino não pode ser voltado apenas para uma sistematização de regras fonográficas. Para se aprender a ler e a escrever o aluno precisa antes aprender a compreender e estruturar um texto (Brasil, 1998).
Nesse sentido, discute-se a importância de alfabetizar letrando na educação atual. Alfabetização e letramento são conceitos distintos, mas que devem ser trabalhados concomitantes para alcançar o objetivo educacional e tornar o aluno alguém alfabetizado e letrado. O presente estudo baseou-se em estudos de Magda Soares, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 
DESENVOLVIMENTO
	A comunicação entre as pessoas de uma determinada comunidade se dá a partir dos signos construídos que formam o sistema de linguagens e códigos, no Brasil, conhecido como sistema alfabético. A linguagem é necessária para estabelecer uma comunicação e ela é recheada de significados comuns para a sociedade afim de, garantir a compreensão entre os falantes. 
	A linguagem é “então uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua história” (BRASIL, 1998, p. 22). Logo, é possível produzir a linguagem em diferentes contextos como uma lista de compras, uma carta ou uma conversa entre amigos em algum lugar. 
	Hoje, sabe-se que a leitura e a escrita são a base do ensino e do desenvolvimento da vida profissional de todos os seres humanos. Apesar de cada país possuir sua própria cultura e língua, o intuito é sempre o mesmo, transmitir uma mensagem que pode ser entendida pelos outros. Dessa forma, as pessoas são capazes de fazer registros de suas próprias ideias e compreender os registros de semelhantes. O desenvolvimento dessas habilidades contribuíram para intensificar a dinâmica da sociedade (LUNA & SILVA, 2013).
	No entanto, para compreender melhor como se desenvolve esse processo de aquisição da linguagem é importante compreender sobre o que é a alfabetização e o letramento. Alfabetização é basicamente adquirir conhecimento do alfabeto, do código da linguagem, é aprender as habilidades de ler e escrever e segundo Soares e Batista (2005, p.24):
Alfabetização é o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. E o domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema de representação quanto às capacidades motoras e cognitivas para manipular os instrumentos de escrita.
	No entanto, somente conhecer e compreender os códigos do alfabeto não é suficiente para incutir na criança o processo de tornar a criança um escritor e leitor. É preciso também letrar a criança. Esse termo surgiu recentemente no vocábulo da linguagem da educação e das ciências lingüísticas em decorrência de compreender e nomear as práticas sociais de leitura e escrita, que ultrapassam os conceitos da alfabetização (SOARES, 2004).
	Para Soares (2010, p. 65) o conceito de letramento “cobre uma vasta gama de conhecimentos, habilidades, capacidades, valores, usos e funções sociais”. A autora ainda conceitua letramento como prática ligada à escrita e suas funções em uma sociedade letrada onde tudo está organizado em torno do sistema de escrita e de textos. 
	Logo, entende-se que o letramento relaciona-se com as práticas sociais de leitura e escrita, permitindo que o aluno desenvolva capacidades de leituras diferenciadas. Nas escolas, o ensino da leitura e escrita, tornou-se fundamental, pois elas são a base para a sobrevivência na sociedade atual e a escola passa a ser o espaço a realizar esta tarefa.
	Logo é necessário que hoje o processo de alfabetização nas séries iniciais, ocorra concomitante ao processo de letramento, em uma relação intrínseca denominada alfabetizar letrando. 
	Segundo Santos (2010) é importante compreender que o processo de alfabetizar não é apenas seguir o que está proposto em cartilhas ou métodos fonéticos e silábicos, de maneira descontextualizada. Ensinar as crianças a partir de técnicas associadas a leitura é perceber que elas fazem parte de um meio social. Ao utilizar esse meio como forma de ensino, garantindo a elas um ganho cultural, já que a linguagem oral e escrita são instrumentos básicos de expressão de idéias, sentimentos e imaginação. De acordo com as diretrizes da educação básica (2013), a aquisição da linguagem oral está relacionada às situações cotidianas as quais os alunos estão inseridos. Nesse sentido, Soares (2004) acredita que a alfabetização ocorra em decorrência do letramento, visto que, um indivíduo antes de aprender a ação de ler e escrever já tem contato com diferentes domínios sociais. 
	Então, alfabetizar letrando consiste em inserir o aluno no processo ensino-aprendizagem da língua através da aquisição do sistema alfabético por meio de diferentes gêneros textuais presentes nas diferentes práticas sociais presentes na sociedade. 
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A partir dos estudos realizados, compreende-se a importância de conhecer a diferença entre alfabetizar e letrando, como também a complementaridade desses processos que inseparáveis e indispensáveis. Alfabetização e letramento são conceitos que devem ser ensinados juntos e mutuamente afim de, garantir a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições de uso da língua em diferentes práticas sociais.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf&Itemid=30192>.
SANTOS, G.M. O Processo de Alfabetização na Educação Infantil: Percursos de uma Professora-Pesquisadora. Disponível em: <http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/GMS.2.2010.pdf>
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, jan.-abr./2004. 
_____. Letrar é mais que alfabetizar. Jornal do Brasil, 26 nov. 2000. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/%7Eedpaes/magda.htm>
SOARES, M.; BATISTA, A.A.G. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/faE/UFMG, 2005. 64 p. Coleção Alfabetização e Letramento. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_Letramento.pdf>
LUNA, Franciele da SIlca; SIVA, Ruth André. PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.UNISALESIANO. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Curso de Pedagogia.LINS, SP, 2013. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56174.pdf>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais