Buscar

RESUMÃO DE TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO histo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMÃO DE TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
Principais funções do tecido epitelial: revestimento de superfícies, absorção de moléculas, secreção, percepção de estímulos, contração.
Formado por células justapostas.
Nos tec. Epiteliais que revestem as cavidades de órgãos ocos (ex: aparelho digestório, respiratório e urinário) esta camada de tec. conjuntivo recebe o nome de lamina própria. A porção das células epiteliais voltadas para o tecido conjuntivo é denominada porção para o tec. conjuntivo é denominada porção basal, enquanto a extremidade oposta, voltada para uma cavidade ou espaço é denominada porção apical.
Ao redor de células musculares há células adiposas e células de schwann a lamina basal forma uma barreira que limita ou controla a troca de macromoléculas entre essas células e o tecido conjuntivo.
Função da lamina basal: papel estrutural na filtração de moléculas, influenciar a polaridade das células, regula a proliferação e a diferenciação celular, ligando-se com fatores de crescimento; influir no metabolismo celular; organizar as proteínas nas membranas plasmáticas de células adjacentes, afetando a transcursão de sinais através destas membranas; servir como caminho e suporte para migração de células. A lamina basal parece conter informações necessárias para algumas interações célula-célula, junções neuromusculares.
Junções intercelulares: para a coesão e comunicação entre células. Os vários tipos de junções servem não só como locais de adesão, mas também como vedantes. Tipos – junção de adesão (zônula de adesão), hemidesmossomos ( contem integrinas, proteínas receptoras além de terem um papel nas doenças autoimune da pele), desmossomos, junções impermeáveis (zônula de oclusão) e junções de comunicação (junções comunicantes gap)
Possui modificações com a função de aumentar sua superfície ou mover partículas: microvilos- em células que exercem intensa absorção, com as do Ep. de revestimento; Ex. borda em escova ou borda estriada; Estereocilios - longos e imóveis de células do epidídimo e do ducto deferente; Cílios e flagelos- estão inseridos em corpúsculos basais, utiliza ATP como fonte de energia para o movimento. Ex. de estruturas biliada, traqueia e flagelos em espermatozoides, longos e limitados a um por célula.
No ep. de revestimento as células são organizadas em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou revestem as cavidades do corpo. Classificação: Epitelio simples com uma só camada podendo ser do tipo pavimentoso queratinizado ou não queratinizado e ainda o simples cubico; Epitelio estratificado contendo mais de uma camada; Epitelio Pseudoestratificado pavimentoso ou de transição.
As células neuroepiteliais são células sensoriais especializadas. Ex. células das papilas gustativas e da mucosa ofatória.
As células neuroepiteliais são células ramificadas que contém miosina e um grande numero de filamentos de actina, são capazes de contração. Ex. mamarias sudoríparas e salivares.
A nutrição do epitélio vem do tec. conjuntivo, a área de contato entre o epitélio e a lamina própria pode ser aumentada pela existência de uma interfase irregular entre os dois tecidos sob forma de evaginação do conjuntivo, chamada de papilas. Com maior frequência em tecidos ep. de revestimento sujeitos a forças mecânicas, como pele, língua e gengiva.
 O complexo formado pela lamina basal e por componentes de tecido conjuntivo é denominado de membrana basal.
As células epitelias apresentam dois domínios principais: domínio apical e um basolateral. 
Baseado no livro Junqueira e Carneiro 11 edição e Abraham L. Kierszenbaum
Recomendo http://medicina.ucpel.tche.br/atlas/histologia/

Outros materiais