Buscar

APOL Questão 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução à Geografia
Leia o excerto a seguir: 
“A distinção entre Geografia Física e Geografia Humana foi sendo realizada sob diversas óticas. De um lado, os naturalistas e geógrafos ditos “físicos” deram uma expressiva contribuição para esta divisão, devido à necessidade de classificar, mapear, enquadrar, compreender e modelar as relações ecológicas, biogeográficas, hidro-climáticas e geomorfológicas por meio da observação e compreensão da natureza e seus processos formadores. De outro lado, evoluía uma Geografia voltada para a compreensão das formas e processos da sociedade, pautada nas Ciências Humanas, como por exemplo, a Economia, a Sociologia, a Antropologia, dentre outras.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LATUF, Marcelo de Oliveira. Geografia Física ou Humana, ou será apenas geografia?. Revista Formação, n.14, v.1. Provas. 2007. p.205-206.   Disponível em: <http://obshistoricogeo.blogspot.com/2014/11/geografia-fisica-ou-humana-ou-sera.html>. Acesso em; 14 mar. 2019.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Geografia Socioambiental a respeito da concepção adotada no texto pelo autor acerca da abordagem ambiental na geografia, pode ser afirmar corretamente que:
	
	A
	A concepção adotada toma em consideração a abordagem geográfica do ambiente vai além da discussão sobre a dicotomia geografia física e geografia humana, pois entende a unidade do conhecimento geográfico como resultante da interação entre os diferentes elementos e fatores que compõem seu objeto de estudo, assim a geografia auxilia a compreender os aspectos naturais e humanos nas questões ambientais.
Você acertou!
A concepção aqui adotada toma em consideração a convicção de que a abordagem geográfica do ambiente transcende à desgastada discussão da dicotomia geografia física versus geografia humana, pois concebe a unidade do conhecimento geográfico como resultante da interação entre os diferentes elementos e fatores que compõem seu objeto de estudo (texto-base. p.115).
	
	B
	A concepção dualista da geografia considera os aspectos humanos e sociais de forma diferenciada, o primeiro é fruto das concepções humanistas de meados do século XX, já o segundo foi abordado pelos geógrafos críticos a partir da década de 1980.
	
	C
	A abordagem socioambiental pode ser concebida como uma nova proposta frente aos desafios da questão ambiental, dos riscos e da emergência do capital moderno. Não obstante, a geografia será talvez a única ciência capaz de compreender os fenômenos físicos da questão ambiental.
	
	D
	A perspectiva dos geógrafos físicos naturalistas contribuiu para que a geografia se desenvolvesse dentro de uma perspectiva sistêmica e que a partir da discussão sobre a dicotomia da geografia, já no século XIX entre Humboldt e Ratzel se podia notar uma necessidade de divisão físico-humana que termina com a evolução do conceito de meio ambiente.
	
	E
	Apesar das pesquisas realizadas na Geografia Humana e na Geografia Física o autor concebe uma nova geografia, chamada socioambiental, que se difere das abordagens desenvolvidas anteriormente no âmbito da ciência geográfica, passando então a conceber uma geografia pautada na ecologia (para compreender a interação dos fenômenos físicos) e na antropologia (para tratar dos aspectos humanos).

Outros materiais